Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Certificado digital e impresso têm a mesma validade?

certificado-digital-2

Certificado digital é um documento virtual que comprova a aquisição de novos conhecimentos e competências após a conclusão de um curso, workshop, seminário e outros. É utilizado para fins diversos fins, como currículo, comprovação de atividades complementares na faculdade etc. 

A quantidade de pessoas que têm optado por fazer cursos online cresce expressivamente a cada dia. Para alguns, somente o conhecimento está em jogo, mas para maioria, a conquista de um certificado é igualmente importante. 

Dessa forma, elas têm se deparado com a opção de receber seu certificado digitalmente e frequentemente têm dúvidas a respeito de sua validade. 

Para tirar essas dúvidas, elaboramos este artigo. Aqui você vai ficar sabendo se o certificado de cursos online quando é digital é válido e se é o mesmo modelo do impresso, dentre outras coisas. Acompanhe!

Certificado digital e impresso são iguais?

Bem, o modelo de certificado digital é o mesmo que o impresso. Não há como um curso oferecer as duas opções e um deles não ser válido. A diferença é que a via digital você pode salvar e guardar no seu computador ou, transformá-la em uma via impressa. Basta imprimi-lo. Esses são os tipos de certificado em cursos online

As empresas e instituições brasileiras que trabalham com ensino a distância disponibilizam a certificação impressa e/ou o certificado online – aquele que fica disponível na tela do computador. Na maioria das vezes, fica a cargo do aluno optar por um, por outro ou até mesmo pelos dois.

Dessa forma, você pode ficar tranquilo e fazer seus cursos com certificado com segurança.

##lista_curso##

Como é o modelo de certificado ideal?

O modelo de certificado ideal é aquele que contém informações necessárias para que seja considerado válido por quem o recebe. Veja quais são essas informações, em casos de cursos livre, como os de nosso portal:

  • Nome completo do aluno;

  • Número de um documento oficial do aluno (CPF é a melhor opção);

  • Data de início e conclusão do curso;

  • Nota obtida na avaliação;

  • Modalidade do curso (aperfeiçoamento, atualização, capacitação);

  • Carga horária;

  • Nome e CNPJ da empresa ou instituição que ofereceu o curso;

  • Assinatura do diretor ou procurador;

  • Chave de segurança e/ou QR Code para atestar a autenticidade do certificado;

  • Conteúdo programático (geralmente no verso).

Qual a melhor opção de certificado de cursos online?

O certificado digital – ou online – e impresso têm o mesmo valor. Inclusive, se considerarmos a onda crescente de conceitos como sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, as empresas devem estar seguindo um só caminho: optando pela versão online.

Se você quer ajudar o meio ambiente, fique com a certificação digital, assim estará ajudando a evitar o impacto que a indústria da celulose causa ao nosso planeta. 

Você sabia que para produzir uma tonelada de papel, são necessárias de duas a três vezes essa mesma quantidade em madeira? 

Além disso, o processo demanda água em abundância (mais do que qualquer outra atividade industrial) e muita energia. Atualmente, o processo de produção de papel está em 5º lugar na lista dos maiores consumidores de energia do globo. 

O impacto ainda é agravado pelo uso de produtos químicos altamente tóxicos, usados na separação e no branqueamento da celulose. O processo químico presente neste método representa alto risco à saúde humana e ao meio ambiente, afetando a qualidade da água, do solo e dos alimentos.

É claro que o papel é um objeto de valor inestimado e altamente importante na nossa sociedade, além disso, a indústria da celulose emprega milhões de pessoas mundo afora. No entanto, é necessário que pensemos a nossa relação com o consumo e de qual maneira podemos contribuir para diminuirmos os desperdícios do dia a dia. 

Tendo em vista que atualmente você pode enviar seus documentos e certificados via email, não há nenhum problema em optar pela certificação online. E, como já dissemos, caso precise apresentar uma via física, basta fazer a impressão. 

Além disso, você não corre o risco de guardar o certificado impresso e esquecer onde, ou de perdê-lo. Se guardar a via digital em seu computador, saberá sempre onde buscar.  

A receptividade por parte das empresas e órgãos públicos em receber a certificação online tem aumentado consideravelmente. Muitas empresas vêm tomando medidas para amenizar os efeitos provocados pelo desperdício, e uma delas trata da digitalização dos dados. 

Aqueles armários gigantescos cheios de gavetas, hoje dão lugar a potentes HDs, capazes de guardar milhões de dados de forma segura e em um espaço bem menor. Além de liberar espaço físico em suas dependências, as empresas contribuem para o meio ambiente ao receber e armazenar documentos de maneira digital.

##lista_vantagens##

Cursos com certificação e a veracidade do documento

Ao fazer cursos com certificação, certifique-se de escolher uma instituição idônea.

Peça um modelo de certificado e verifique se ele apresenta todos os dados necessários e se tem uma chave de segurança (um número de registro ou um QRCode). É através dessa chave que as empresas poderão validar ou não seu certificado online. 

Tem sido cada vez mais comum a inserção do QR Code (aquele código de barras em formato quadrado) como método de validação. Portanto, é bom ficar atento aos portais que oferecem cursos online gratuitos, muitas vezes você poderá pagar um preço alto por um certificado sem validade.

É importante dizer que, uma vez que o tenha conquistado, o certificado é seu, independente se impresso ou online. Assim, as instituições EAD devem liberar o download do arquivo (geralmente em formato PDF) para seu computador, smartphone ou tablet.

Nossa dica: antes de solicitar o certificado impresso, verifique se a empresa, o órgão público ou a instituição em que você apresentará sua certificação aceita recebê-la online. O certificado online sempre estará à sua disposição, e com poucos cliques, você poderá enviá-lo a quem desejar. Lembre-se que com o arquivo salvo em seu computador você não precisará esperar pela entrega do documento na sua casa.

Para finalizar, uma super dica: aproveite os cursos do nosso portal e garanta um certificado válido e reconhecido em todo o território nacional.  

Temos mais de 1.200 cursos online, em mais de 20 áreas do conhecimento. Você pode estudar de qualquer lugar e de acordo com sua disponibilidade de horário.

Faça sua matrícula e venha para o portal que é referência em cursos online com certificado no país!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.