Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Primeiros socorros: como ser um socorrista de excelência

primeiros-socorros2-2-1

A conscientização popular sobre a prática de primeiros socorros está cada vez mais forte.

E isso é extremamente importante, uma vez que é através das técnicas de primeiros socorros aplicadas corretamente que o sistema de saúde se torna mais eficaz e salva mais vidas. 

Uma pessoa cujo papel é fundamental nessa história é o socorrista. No artigo de hoje, vamos entender melhor o que faz um socorrista e qual a sua relevância no pronto atendimento.

Primeiros socorros na prática: o socorrista

O que faz um socorrista

O socorrista é uma pessoa especializada na execução de técnicas de primeiros socorros, auxiliando a manter a vítima viva e o mais estável possível até a chegada do atendimento especializado. Geralmente, ele trabalha em hospitais e redes de pronto atendimento. O corpo de bombeiros também costuma ter um grupo de socorristas. 

Este profissional também atua em grandes empresas, nas quais é indispensável a presença de um profissional capacitado em casos de acidentes. Além disso, voluntários e civis também podem se tornar socorristas, atuando em ONGs, tragédias e em locais de alto risco.

Veja também: Curso Online Programa Saúde da Família

 ##lista_curso##

Tipos de socorristas

Existem vários profissionais que assumem o papel de socorristas, geralmente aqueles que já estão acostumados a atuar em áreas de risco. Entre eles, podemos destacar bombeiros, paramédicos e enfermeiros. Entretanto, voluntários civis também podem se tornar socorristas com o treinamento adequado.

Um resgatista faz o mesmo que um socorrista?

Embora os dois termos sejam bastante semelhantes, há uma pequena diferença entre eles.Um socorrista resgatista é o profissional da categoria que auxilia vítimas que precisam ser resgatadas, assim como o próprio nome diz.  

Afogamentos ou situações em que um grupo de pessoas se perdeu em meio a uma floresta são exemplos de situações nas quais um resgatista atua. 

A importância de um curso de socorrista

Um bom curso de socorrista é fundamental para preparar um profissional para atuar em situações de risco. É preciso focar em sua formação e escolher um bom espaço de estudos. 

Aqui no Educamundo, por exemplo, oferecemos o Curso Online Primeiros Socorros. Por apenas {preco_matricula} ao ano, você tem acesso a 1.200 cursos online com certificado do Pacote Master. 

São centenas de cursos online na área da saúde para você estudar. Uma oportunidade e tanto para quem deseja se especializar, não é mesmo? 

##lista_vantagens##

Dicas para ser um excelente socorrista

Ao trabalhar como socorrista, é preciso tomar alguns cuidados. Em primeiro lugar, esteja preparado para lidar com todo tipo de situação. Uma das características mais comuns do trabalho deste profissional é a incerteza. Por isso, é importante ficar atento e manter a calma. 

Além disso, lembre-se de que a vítima, provavelmente, estará nervosa e com medo. Por isso, é fundamental acalmá-la, explicando o que você está fazendo e como isso irá ajudá-la. 

E prepare-se! Estude bastante e adquira o máximo de conhecimento possível para que você possa auxiliar pessoas da melhor forma!

Gostou do texto? Comente o que achou aqui embaixo, inscreva-se em nosso portal e comece a estudar!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.