Acessibilidade escolar é conjunto de ações que visa integrar em um mesmo espaço crianças e adolescentes com diferentes necessidades, sejam elas físicas ou intelectuais. O termo serve de base para uma questão muito trabalhada atualmente: a inclusão educacional.

Ter um plano de acessibilidade escolar é um passo importante para construir uma escola inclusiva. Afinal, o documento registra todas os processos que devem ser adotados pela instituição para promover a integração social e um ensino abrangente aos mais variados tipos de alunos.  

Contudo, montar esse documento não é uma tarefa fácil. Afinal de contas, você precisa fazer um análise aprofundada de diversas questões, incluindo arquitetura, metodologias pedagógicas, recursos multimídias disponíveis e necessários, qualificação da equipe, entre outras coisas.

Para ajudá-lo com isso, o Educamundo conta com diversos cursos online, grande parte deles na área da educação. Um exemplo é o Curso Online Acessibilidade e Informática na Escola Inclusiva, que mostra como a informática e as ferramentas digitais podem ser úteis no processo de aprendizagem. Então, siga acompanhando o texto para conhecer outros conteúdos que  a plataforma oferece e que vão ajudá-lo na hora de elaborar um plano escolar.

Pontos importantes para montar um plano de acessibilidade escolar

Nos tópicos a seguir, reunimos os principais pontos a serem observados antes da elaboração do plano.

Criar metodologias que facilitem a integração social

Uma das principais vantagens da educação inclusiva é a integração social que ela promove entre os estudantes. Então, trabalhar atividades e aulas que promovam esse contato entre as diferenças é um dos principais pontos que devem aparecer no plano que você irá montar.

Aqui no portal, temos diversos cursos voltados à questão social que pode ajudar bastante esse processo. Como exemplo, podemos citar:

Fornecer condições para os alunos terem autonomia e liberdade

Não é incomum que estudantes com deficiência apresentem dificuldades, porém a escola inclusiva deve proporcionar condições para que eles tenham o máximo de autonomia e liberdade durante o período educacional. Isso inclui tanto questões relacionadas à locomoção, com rampas de acesso e elevadores, como de aprendizagem.

Sendo assim, oferecer ferramentas que os ajudem a fazer as atividades, acompanhar as aulas e acessar o material didático é essencial para um desenvolvimento autônomo e construtivo.

Para auxiliá-lo com isso, alguns cursos nos quais você pode investir, além do citado no início deste post, são:

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Adaptar metodologias para o máximo aproveitamento de disciplinas

Para que cada aluno tenha um bom aproveitamento de disciplinas na escola, é preciso que ele tenha acesso a um material de qualidade, seja estimulado a participar das aulas e interagir com os colegas nos trabalhos em grupo. Porém, apenas por meio do desenvolvimento de metodologias pedagógicas que se adaptem às mais diferentes necessidades dos alunos de uma turma é que isso ocorrerá.

Desse modo, é importante trabalhar com atividades personalizadas, contar com a presença de um professor auxiliar, desenvolver aulas lúdicas que não fiquem presas às explicações teóricas, entre outras coisas. Os cursos a seguir podem ajudá-lo com essas questões:

Bem, com tudo o que explicamos ao longo do post, você já tem uma ideia geral de como elaborar um plano de acessibilidade escolar. Porém, caso queira colocar o tema em prática na sua instituição de ensino, confira o nosso ebook Os 5 passos indispensáveis para ser uma escola acessível. Ele foi elaborado por uma equipe pedagógica especializada e tem a qualidade de um dos maiores portais de cursos online com certificado do Brasil. Baixe o material agora mesmo!

E-book Acessibilidade e Informática na Escola Inclusiva