Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Tudo sobre o curso de direito: faculdade, matérias e Exame da Ordem

ESTATUTO-DA-OAB-3-2-1

O curso de direito é um dos mais requisitados em todo o país. Responsável pela qualificação de profissionais do funcionalismo estatal e de advogados, o mesmo é considerado por muitos como um curso difícil, entretanto, com paciência e dedicação, formar-se na área não precisa ser coisa de outro mundo.

Por esse motivo, uma rápida análise sobre os pontos mais importantes do curso e a definição de objetivos ainda na faculdade, podem ajudar nessa caminhada. Preparamos este artigo para lhe explicar tudo sobre o curso de direito a fim de auxiliar em sua decisão sobre a escolha ou não deste curso superior.

Tudo sobre o curso de direito

Em grande parte das faculdades, o curso de graduação em direito é composto por 10 semestres. Uma vez concluído o curso, o aluno se torna um bacharel em direito. Entretanto, para se tornar um advogado, é preciso utilizar os conhecimentos adquiridos e buscar a aprovação no Exame da OAB.

##lista_curso##

Faculdade de advocacia ou curso de direito?

Muitos pensam que só existe um caminho profissional para aqueles que se formam neste curso. Porém, diferente do que se pensa, o curso abre muitas portas para estudantes que querem trabalhar com leis, acordos, consultoria e demais assuntos.

Afinal de contas, não existe faculdade de advocacia, mas sim um curso de direito responsável pelo ensino do conjunto de normas e princípios de determinado Estado. Com esse conhecimento, o estudante pode se tornar, além de advogado, um juiz, um promotor, um defensor público, um procurador, dentre outros. As possibilidades e caminhos profissionais são os mais diversos.

Quais matérias do curso de direito?

O curso de direito é um ramo das ciências humanas, logo, nele se aprende muito sobre o homem e a sua relação com a sociedade. Por esse motivo, logo no início, você terá contato com matérias como a introdução à ciência do direito, filosofia, sociologia e psicologia, disciplinas que formarão a base do aluno para a compreensão de assuntos mais complexos.

Mais a frente, o discente aprenderá assuntos mais técnicos e matérias do curso de direito mais voltadas a resolução de conflitos que naturalmente aparecerão em seu ambiente profissional. Dentre elas, podemos citar:

  • Direito Constitucional;

  • Direito Civil;

  • Direito Penal;

  • Direito Empresarial;

  • Direito Tributário;

  • Direito Processual;

  • Direito Administrativo;

  • Direito do Consumidor;

  • Direito Ambiental;

  • Direito Internacional;

  • Direito do Trabalho;

  • Direitos Humanos.

Cada uma dessas disciplinas é responsável pela definição de conceitos e pela explicação de legislações referente a cada tema.

##lista_vantagens##

Passar na OAB é fundamental para exercer a advocacia

Após estudar todos os semestres, enfrentar diversas disciplinas, TCC e estágios, eis que você chega no último semestre e com ele surge a tão famosa preocupação em passar na OAB. Vale salientar que para exercer a advocacia no país é necessário estar inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil.

Se você tem interesse em atuar como advogado, essa é a melhor hora de realizar o exame da Ordem e buscar a sua identidade profissional.

Para conseguir a aprovação é necessário estar preparado para a prova, e pensando em auxiliar a todos os interessados na carreira de advocacia, que o Educamundo criou uma oportunidade incrível para você.

Investindo o valor único de {preco_matricula} uma vez por ano, você garante acesso completo ao Curso Online Estatuto da OAB e a todos os mais de 1200 cursos online com certificado opcional do Pacote Master. São cursos em mais de 23 áreas do conhecimento humano!

Só o portal de cursos online que mais cresce no país pode lhe oferecer tanto, por tão pouco. Portanto, não perca mais tempo, inscreva-se agora mesmo e garanta seu acesso ao curso. Estude, aprenda e dê o primeiro passo para se tornar um advogado de sucesso!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.