O termo progressão de carreira é bastante difundido no funcionalismo público. Trata-se de uma mudança na carreira do servidor, como uma promoção de um funcionário de empresa privada.

O que poucos sabem é que há também casos em que o servidor público consegue uma promoção funcional. Mas afinal, o que é uma coisa e outra? Já vamos explicar a diferença.

No entanto, uma coisa que você precisa saber agora é que os cursos online com certificado do Educamundo atendem os requisitos para ajudar tanto na progressão quanto na promoção – e mais além, porque na Educação há a evolução funcional.

Você vai conhecer mais sobre isso ao longo deste texto.

Progressão de carreira ou promoção funcional?

Quem tem um cargo, emprego e função pública, ao contrário do que se pensa, tem como avançar na carreira.

Isso acontece, basicamente, de três maneiras:

  1. Pela progressão de carreira: um avanço horizontal de cargo. O servidor passa de uma faixa salarial para outra, sem mudar de classe;

  2. Promoção funcional: é quando o servidor assume outra função ao subir de um nível hierárquico para outro;

  3. Evolução funcional: é a passagem de níveis de professores da rede pública.

Em todos os casos, cursos online estão entre os tipos de recursos que podem auxiliar o servidor a avançar na carreira.

Por isso, não perca mais tempo, ao conseguir a sua licença capacitação, adquira ou aperfeiçoe suas competências com os cursos do Educamundo.

Diferença entre cargo, emprego e função pública

Essas definições estão diretamente relacionadas aos tipos de servidores públicos:

  1. Os estatutários: sendo funcionários públicos, possuem cargos criados por lei, previstos em determinado número e remunerados por pessoa jurídica de direito público;

  2. Os empregados públicos celetistas: possuem emprego, são contratados por autarquias ou fundações sob uma relação trabalhista celetista, ou seja, regida pela CLT;

  3. Os servidores temporários: têm funções que são as atribuições dadas a cada categoria profissional, e a determinados servidores que executam serviços temporários ou eventuais.

A gestão de pessoas no setor público

A licença capacitação é parte de ações da gestão de pessoas no setor público. Assim como na iniciativa privada, é essencial à valorização do capital humano.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Como funciona a licença capacitação do servidor público federal

A licença capacitação do servidor público federal, assim como nas esferas estaduais e municipais, é direito adquirido pelo servidor a cada cinco anos após sua efetivação no cargo público.

O servidor tem direito até três meses de licença, para participar de programas de capacitação.  O Educamundo faz parte desse processo e certifica, diariamente, centenas de servidores, que aproveitam os excelentes conteúdos de nossos cursos para adquirir ou aperfeiçoar novas competências.

Entre as áreas mais buscadas estão Educação, Saúde, Administração, Direito, Recursos Humanos e outras.

O que é lotação de servidor público?

Lotação de servidor público significa ele ser vinculado junto ao órgão para o qual ele se candidatou, assim como à função. Caso ele precise ser alocado em outro órgão ou função, diz-se que é ele está em exercício.

Por que se capacitar com o Educamundo

Você já percebeu que o Educamundo é a sua melhor opção para se qualificar desde a preparação para o concurso público até sua progressão de carreira.

Sendo assim, é hora de fazer a sua matrícula e iniciar seus estudos. Invista apenas R$ 69,90 e garanta o acesso a mais de 1.200 cursos que compõem o Pacote Master.

Durante a vigência de sua matrícula, que é de um ano, você poderá fazer quantos cursos quiser. E caso opte pela certificação, pode definir a carga horária – temos opções de 5 a 420 horas.

Aproveite todos esses benefícios e alavanque sua carreira!