Quem estuda ou está estudando direito das sucessões, percebe que o mesmo tem uns temos bem próprios. É preciso conhecer o conceito de herdeiro, inventariante, dentre outros.

Além destes termos, existem regras que vão explicar pontos desse procedimento, dentre tais regras está o princípio da saisine, amplamente mencionado em doutrinas civilistas e em jurisprudências em todo o país.

Neste artigo vamos explicar em que consiste o direito sucessório e qual a sua relação com o princípio mencionado. Acompanhe a leitura!

O que é direito das sucessões e qual a sua relação com o princípio da saisine?

O direito das sucessões é conceituado como um conjunto de regras que disciplina a transferência do patrimônio de uma pessoa para outras, em razão da sua morte, seja por meio de regras legais ou dispositivos testamentários. O mesmo está disposto em livro específico dentro do código civil. 

O Princípio da saisine é uma dessas regras, o mesmo pode ser identificado dentro do artigo 1784 cc, vejamos a sua redação.

Artigo 1784 do cc e a abertura da sucessão

Art. 1.784. Aberta a sucessão, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários.

A herança é um conjunto de bens, direitos e obrigações que uma pessoa deixa para os seus herdeiros logo após a morte.

Com ela, há a consequente abertura da sucessão, transmitindo-se assim os bens para os herdeiros.

O princípio da saisine vem determinar a quem cabe ficar a posse dos bens do falecido, logo após a sua morte. De acordo com a sua regra conceitual - mesma disposta no artigo 1.784 - caberá aos herdeiros.

É importante salientar ainda que a herança é um bem indivisível, ou seja, caberá a todos os herdeiros a responsabilidade pelo seu uso e cuidado, até a referida sentença da partilha, que dirá o quinhão respectivo para cada um deles.

Para que você entenda o princípio da saisine, vamos explicá-lo através de um exemplo.

Maria é uma grande empresária, que constituiu um patrimônio com casas, automóveis, empresas e um alto valor em dinheiro. Após a sua morte, todos os bens, pelo princípio da saisine, ficam com os seus cinco filhos e com o seu esposo.

Entretanto, os bens não podem ser divididos (mesmo entre eles) até que se faça a devida partilha. 

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Aprenda mais sobre o direito sucessório com o Educamundo

Como informado, o princípio da saisine é apenas um dos institutos dentro do direito sucessório.

Para entender aspectos dessa disciplina é fundamental que você estude cada um dos termos a ela associados, inclusive o procedimento de transmissão dos bens.

Aqui no Educamundo, o nosso setor pedagógico criou o Curso Online Direito das Sucessões: avanços e retrocessos, com um conteúdo completo que explica tudo sobre o tema.

Se é do seu interesse aprender tais tópicos, inscreva-se no portal!

Investindo apenas R$ 69,90 uma única vez ao ano, você garante acesso a este e a todos os mais de 1.200 cursos online com certificado opcional do Pacote Master.

Aproveite essa oportunidade, qualifique-se ou atualize-se com o portal de cursos online de destaque no país!