Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Por que o inglês básico é fundamental para profissionais de todas as áreas?

ingles-basico

Apenas 5% da população fala o inglês básico e 1% tem fluência no idioma, isso coloca o país no 60º lugar no ranking de proficiência

Apesar disso, o interesse por aprender inglês se mostra crescente, pois esse idioma é essencial para:

  • Ter melhores oportunidades de emprego;
  • Se comunicar com pessoas de outras nacionalidades;
  • Compreender filmes;
  • Escutar músicas;
  • Acessar diferentes livros.

Venha com a gente neste texto e entenda os motivos pelos quais o inglês básico ainda é fundamental para profissionais de todas as áreas e como você pode melhorar o seu nível de conhecimento nessa língua. Acompanhe!

O inglês básico ainda é demandado no mercado de trabalho?

Quando se trata do valor da língua estrangeira no ambiente profissional, até mesmo o nível básico desempenha um papel muito importante. 

O inglês básico, apesar de seu caráter introdutório, oferece uma base valiosa. Ele permite que profissionais tenham entendimento e comunicação mínimos em uma língua franca que é predominante nos negócios, ciência, tecnologia e em muitas outras áreas.

Muitos materiais de estudo, como manuais, guias, recursos educacionais e tutoriais, estão disponíveis somente em inglês.

Ter conhecimentos básicos dessa língua amplia o leque de informações acessíveis para o profissional, fornecendo uma vantagem no aprendizado contínuo e no desenvolvimento profissional.

Ao buscar emprego, o inglês básico muitas vezes atua como um requisito mínimo. Muitas empresas exigem que os candidatos possuam pelo menos uma compreensão básica dessa língua. Isso pode ser parte integrante do processo seletivo, demonstrando a necessidade e a importância do inglês básico no mercado de trabalho atual.

E até mesmo em cargos públicos, muitas provas de concursos externos e internos exigem o inglês básico e levam isso como um diferencial.

Quais as 6 habilidades que fazem parte do inglês básico?

Se você está começando a aprender inglês, pode se perguntar quais são as habilidades que você precisa desenvolver para se comunicar nesse idioma. Dê uma olhada nas 6 principais:

1. Leitura

Leia textos adequados ao seu nível de inglês e ao seu interesse. Procure entender o contexto, o propósito e o significado geral do assunto. Use um dicionário online para consultar as palavras que você não conhece. Faça anotações e resumos do que você leu.

2. Escrita

Escreva sobre temas variados e relevantes para você. Siga as orientações de estrutura, coerência e coesão dos textos. Revise o seu conteúdo quanto à ortografia, pontuação e gramática. Peça feedback de um professor ou de um colega.

3. Fala

Mesmo com o inglês básico, fale sempre que puder, com pessoas nativas ou não. Procure conversar sobre assuntos do seu cotidiano, das suas opiniões e dos seus planos. Pratique a pronúncia das palavras e das frases. Grave a sua fala e ouça depois para identificar os seus pontos fortes e fracos.

4. Audição

Ouça diferentes tipos de obras, como:

  • Podcasts;
  • Rádios;
  • Vídeos;
  • Músicas;
  • Filmes;
  • Séries.

Escolha áudios adequados ao seu nível de fluência e interesse. Preste atenção no contexto, no propósito e na mensagem geral que está sendo passada. Faça anotações e responda a perguntas sobre o que você ouviu.

5. Gramática

Estude as regras gramaticais do inglês com livros, sites ou aplicativos. Faça exercícios para fixar o conteúdo. Aplique as regras nas suas atividades de leitura, escrita, fala e audição.

6. Vocabulário

Aprenda novas palavras e expressões em inglês todos os dias. Use flashcards, jogos ou aplicativos para memorizar. Revise o vocabulário periodicamente. Use as palavras e expressões nas suas atividades de leitura, escrita, fala e audição.

Seguindo essas dicas, você vai desenvolver as 6 habilidades que fazem parte do inglês básico e se tornar um falante mais confiante e competente desse idioma.

Preciso mesmo aprender o inglês básico ou posso usar o Google tradutor?

Aprender inglês significa dominar as estruturas gramaticais, o vocabulário e a pronúncia essenciais para se comunicar de forma simples e clara.

Você não precisa ser fluente ou saber tudo sobre a língua, mas sim ter a capacidade de entender e se fazer entender em situações cotidianas.

O Google tradutor pode ser útil em algumas situações, como quando você precisa ler um texto simples ou enviar uma mensagem rápida. No entanto, ele também tem muitas limitações e desvantagens.

A ferramenta nem sempre é precisa ou confiável. Ele pode cometer erros de gramática, vocabulário, contexto ou sentido. E também pode não captar as nuances, as expressões idiomáticas, os regionalismos ou os aspectos culturais da língua. Além disso, ele pode não funcionar bem em situações que exigem interação oral ou compreensão auditiva.

Estudar o inglês básico é muito mais vantajoso do que depender do Google tradutor. Você terá mais autonomia, confiança, oportunidades e conhecimento e não dependerá de nenhuma ferramenta para se comunicar ou interpretar algo.

O Google tradutor pode ser um apoio ocasional, mas não substitui o aprendizado da língua.

Como o aprendizado do inglês pode fazer diferença em seu currículo?

O inglês é a língua mais falada no mundo, sendo usada como meio de comunicação entre pessoas de diferentes países e culturas. Além disso, o inglês é a língua oficial de muitas organizações internacionais, como a ONU, a OTAN, a União Europeia e o Mercosul.

Portanto, saber inglês é fundamental para quem deseja se envolver em projetos de cooperação, intercâmbio ou diplomacia com outros países.

Muitas das pesquisas, publicações e descobertas mais relevantes são feitas em inglês ou traduzidas para esse idioma. Assim, quem domina o inglês tem acesso a um vasto conhecimento e pode se atualizar constantemente sobre as novidades e tendências de sua área de atuação.

Sem falar que o inglês é um requisito cada vez mais exigido nos concursos públicos, tanto para cargos federais quanto estaduais e municipais.

Muitas provas incluem questões de inglês ou até mesmo uma prova específica de proficiência nesse idioma. Quem tem um bom nível de inglês pode se destacar dos demais candidatos e aumentar suas chances de aprovação.

Como garantir o meu aprendizado do inglês básico?

Assista a filmes e séries com legendas em inglês

Uma forma de melhorar o seu vocabulário, a sua pronúncia e a sua compreensão auditiva é assistir a filmes e séries com legendas em inglês. Assim, você pode acompanhar o que os personagens estão dizendo e associar as palavras aos seus significados.

Leia livros infantis em inglês

Esses livros costumam ter uma linguagem simples, frases curtas e ilustrações que ajudam a entender o contexto. Você pode começar com livros que já conhece em português, como os clássicos da literatura infantil, e depois avançar para outros títulos.

Escreva um diário em inglês

Você pode relatar o seu dia a dia, os seus sentimentos, os seus planos e os seus sonhos. Isso vai ajudar você a expressar as suas ideias em inglês, ampliar o seu vocabulário e revisar a gramática.

Faça um curso de inglês básico online

Por fim, uma forma de garantir o seu aprendizado do inglês básico é fazer um curso de inglês básico online.

Um curso online oferece flexibilidade de horário, economia de tempo e dinheiro, e conteúdo personalizado de acordo com o seu nível e os seus objetivos.

E uma excelente opção é o nosso Curso Inglês Básico! Nele você aprenderá:

  • O verbo to be no presente;
  • O verbo TO BE no passado;
  • Os artigos definido e indefinidos: THE, A, AN;
  • Os pronomes demonstrativos;
  • Os pronomes e adjetivos possessivos;
  • O plural em Inglês;
  • O presente simples;
  • O passado simples;
  • O futuro com will e going to;
  • O presente contínuo;
  • O verbo haver: there is e there are;
  • As question words: palavras interrogativas;
  • Os cognatos e falsos cognatos.

Para fazer o curso de Inglês Básico, basta se inscrever no portal por apenas R$ 79,90 e ter acesso ilimitado a todos os cursos durante um ano inteiro. Você pode estudar pelo computador, tablet ou celular, e ainda contar com o apoio de uma equipe pedagógica qualificada.

O inglês básico ainda é muito demandado no mercado de trabalho. Se você quer se destacar na sua carreira e aproveitar as oportunidades que o mundo oferece, você precisa aprimorar seu inglês constantemente.

Não se esqueça que o aprendizado de um idioma é um processo contínuo e que requer dedicação e persistência. Mas também é uma fonte de prazer e realização pessoal. Então não desista dos seus sonhos e comece hoje mesmo a melhorar seu inglês!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.