Home / Blog / Dicas / Como aprender inglês: 5 dicas para estudar o idioma
Como aprender inglês Dicas

Como aprender inglês: 5 dicas para estudar o idioma

  • Por: Parceiros
  • 01/06/2021

A Covid-19 fez com que os brasileiros adquirissem novos hábitos. Impossibilitados de sair de casa por causa do distanciamento social, muita gente aproveitou esse tempo para colocar em prática uma vontade que a falta de tempo impedia: aprender inglês.

De acordo com pesquisa realizada pela British Council, apenas 5% da população brasileira fala inglês, atualmente a  língua mais falada do mundo. O que deixa o país, de acordo com a EF Education First, na 53ª posição em um ranking de 70 países. 

Os motivos para aprender o novo idioma são os mais variados: entre os estudantes, o mais comum é a chance de realizar um intercâmbio futuramente,  expandir os horizontes e viajar pelo mundo na pós pandemia. 

Para os adultos, o profissional que domina a língua inglesa ganha destaque e aumenta as possibilidades para cargos e salários melhores.

Quer saber algumas dicas para se organizar melhor e aprender inglês sem sair de casa? Continue lendo.

5 dicas para aprender inglês online  

Para aprender inglês em casa basta dedicação e comprometimento, encaixando o estudo na rotina diária. Abaixo, veja 5 dicas para ajudar a tornar a prática mais efetiva:

1. Administre bem o seu tempo para que aprender inglês faça parte de sua rotina 

Antes de começar, é importante saber quanto tempo você tem disponível para estudar em casa. Verifique sua rotina e tente dedicar cerca de uma hora e meia, pelo menos, duas vezes por semana para suas aulas de inglês online. Ou duas horas e meia uma vez por semana.

Mas, o estudo do idioma também deve ocorrer em dias que você não tem curso de inglês online para fixar melhor o que você aprendeu ao longo da semana.

2. Faça um curso de inglês online ao vivo e presencial

Hoje os cursos de inglês tiveram que se adaptar para continuar suas aulas mantendo a segurança dos alunos e respeitando as normas de saúde pública. Por isso, muitos começaram o que é chamado de modalidade híbrida (inglês online ao vivo e presencial), em que o estudante pode escolher aprender o idioma alguns dias na sala de aula virtual e outros de modo presencial.  

Independente de onde a pessoa preferir estudar, a nova modalidade permite aos alunos tirar dúvidas na hora com o professor e interagir em tempo real com os colegas de turma. 

Dessa forma, quem está aprendendo inglês se sente muito mais motivado, vendo que pertence a uma turma com o mesmo nível de conhecimento no idioma, só que sem sair de casa (quando preferir). 

3. Tenha um local apropriado para aprender inglês em casa

Procure escolher um local sossegado, para ter foco total nos estudos. É essencial que o local tenha acesso à internet para que você acompanhe as aulas. Mas, além do computador e do celular, também tenha ao seu lado um caderno e uma caneta para anotar. Vai ajudar bastante a dar uma sensação de linearidade ao aprendizado.

Mas se a concentração ainda se mostrar um desafio, recorrer a um curso que possua uma modalidade híbrida, ou seja, podendo ser um curso de inglês online e presencial pode ser uma boa ideia. Dessa forma, você pode escolher de onde prefere assistir a aula (de casa, do trabalho ou em sala de aula). 

O importante é tornar a prática uma regularidade na sua rotina assim como era nas aulas presenciais. 

5. Vá além da sala de aula virtual para aprender inglês online

Hoje é possível achar inúmeras formas de continuar (e aperfeiçoar) o seu aprendizado para além dos horários das aulas. Em plataformas como o YouTube e o Spotify, por exemplo, é possível encontrar uma gama de vídeos e podcasts no idioma em que se está aprendendo, para treinar o listening e a compreensão da língua. 

A leitura também é muito importante. Procure tirar um tempo do seu dia para ler algo de seu interesse na língua, irá ajudar bastante a ampliar o seu vocabulário.

6. Torne seu aprendizado de inglês divertido

Uma ótima forma de estimular o aprendizado do inglês é integrá-lo às suas tarefas cotidianas. Assistir a  filmes e documentários legendados na língua  e jogar games online, por exemplo, estando em contato com várias pessoas do mundo todo, são ótimas formas de manter a prática do idioma.

Para tornar o distanciamento social mais divertido, por que não unir a prática de aprender inglês com uma noite de karaokê com sua família? Você tem a chance de cantar todas as suas músicas internacionais preferidas e aperfeiçoar sua pronúncia na língua inglesa.

 Vale lembrar que treinar o idioma das mais variadas formas é essencial para a fixação e desenvolvimento do aprendizado de inglês.

Hoje em dia é possível aprender inglês online, dando à pessoa a flexibilidade necessária para ter suas aulas na segurança do lar, graças a tecnologia, que também cumpre outro papel muito importante.

As aulas online e ao vivo permitem que os alunos mantenham a interação entre si, outra parte muito importante do processo, para que se sintam estimulados e possam interagir como se fosse a sala de aula real.

Artigos que podem te interessar:

Artigos em Destaque