Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Pesquisa de mercado quantitativa é a melhor opção para a sua empresa?

pesquisa-de-mercado3-2-1

A pesquisa de mercado quantitativa é o método mais utilizado para descobrir aspectos objetivos sobre o público alvo, mas será que é a melhor opção para a sua empresa?

A resposta depende, isso porque a pesquisa quantitativa possui objetivos diferentes da pesquisa qualitativa, logo, a sua eficácia dependerá diretamente dos objetivos que você deseja alcançar.

Além disso, podem ser usados os dois métodos em conjunto, o que torna a análise mais completa.

Unânime é que a pesquisa de mercado oferece subsídios sólidos para conhecer a fundo o seu público-alvo e compreender quais são as suas necessidades, fatores os quais influenciam diretamente sobre o lucro da empresa.

Conheça a seguir mais sobre a pesquisa de mercado quantitativa e descubra se ela é a melhor opção para sua empresa.

##lista_curso##

O que é pesquisa de mercado quantitativa?

A pesquisa quantitativa é um tipo de pesquisa que oferece dados conclusivos, tendo como principal objetivo quantificar e entender a dimensão de um problema.

Diferentemente da pesquisa qualitativa, a pesquisa quantitativa oferece dados objetivos e numéricos sobre determinado comportamento do consumidor.

Por exemplo, enquanto a pesquisa qualitativa entende o porquê da escolha de um produto, a pesquisa quantitativa informará quantos consomem o produto.

Normalmente a pesquisa quantitativa e a coleta de dados é mais fácil de implementar do que na qualitativa.

Coleta de dados quantitativos

A coleta de dados quantitativos é o processo de “busca” de informações dos consumidores.

Pode ser feita de diversas formas, inclusive online.

Para conseguir com que os consumidores forneçam os dados necessários é comum utilizar estratégias de bonificações como oferecer brindes e descontos aos participantes.

Amostragem de dados quantitativos

A amostragem é o processo de escolha de uma determinada parcela de público capaz de representar com bastante exatidão a visão de uma parte maior de consumidores.

Por exemplo, selecionar 100 pessoas, das quais 40 são homens, 40 mulheres e 10 adolescentes. Também, com uma idade de 20 a 30 anos, com hábitos específicos etc.

Através da análise das respostas desse público é possível “padronizar” o que os demais consumidores alvo pensam ou a forma como se comportam.

Vale lembrar que a amostragem de dados quantitativos tende a ser maior, ou seja, é entrevistada uma parcela maior do público quando comparada a análise quantitativa.

Se deseja aprender mais sobre o assunto é possível estudar através do Curso Online Pesquisa de Mercado.

pesquisa de mercado quantitativa

Quando utilizar a pesquisa de mercado quantitativa?

Como já mencionado, a pesquisa de mercado quantitativa visa à obtenção de dados quantitativos, seu uso pode ser para diversos objetivos. Dentre os usos mais comuns da pesquisa de mercado quantitativa estão:

  • Medir o tamanho de um mercado, frequência de compra, etc;

  • Tem por objetivo confirmar hipóteses;

  • Medir a tendência de comportamento.

Análise de dados quantitativos

A análise de dados quantitativos é o momento em que o profissional responsável faz um estudo das informações recebidas e organiza de forma visual para apresentar aos demais integrantes da equipe/empresa.

É comum utilizar gráficos para facilitar o entendimento.

Essa análise deve ser realizada com foco nas questões que a empresa desejava esclarecer, por exemplo, se um determinado produto seria ou não bem visto pelos consumidores ou até mesmo o preço ou cor.

A análise de dados quantitativos é feita utilizando métodos estatísticos, por isso a importância de definir a amostragem de forma correta. Pense que aquela parte estudada será a representação de todos os seus consumidores.

##lista_vantagens##

Como é feita a pesquisa quantitativa?

A pesquisa quantitativa utiliza questionários fechados, os quais não dão abertura para o entrevistado expor sua opinião de forma extensa. Desta forma obtém um resultado conciso e sem limitações, ou com opiniões diversificadas.

A elaboração do questionário é então uma das etapas principais do trabalho, sendo o método mais utilizado o Survey.

O que é método Survey?

O Survey é um tipo de questionário elaborado para ser preenchido de forma rápida com foco em largo alcance, costuma ser usado em pesquisas com grande número de entrevistados, é composto por perguntas elaboradas de forma estratégica, as quais seguem requisitos cronológicos.

Quer aprender mais sobre pesquisa de mercado e como fazer? Os cursos online com certificado do Educamundo são excelentes opções.

Com um investimento de apenas {preco_matricula} você adquire o Pacote Master por um ano e pode fazer os mais de 1200 cursos online disponíveis na plataforma.

Inscreva-se agora mesmo e invista no seu futuro com os cursos de altíssima qualidade do portal Educamundo. Deixe suas dúvidas nos comentários que nossa equipe capacitada responderá. Até mais!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.