A pesquisa de mercado qualitativa é uma das formas mais concretas de levantar informações sobre o público alvo e viabilidade de atuação de uma empesa/marca, veja mais a seguir.

Pesquisa de mercado qualitativa: quando e como fazer?

Vender um produto ou serviço mudou com o tempo. Hoje em dia, com o aumento da concorrência e a difusão das tecnologias, a empresa precisa entender seu público e estabelecer uma conexão com ele.

Usada para ajustar negócios existentes ou que estão em fase de implantação, a pesquisa de mercado traz informações importantes que podem aumentar de forma significativa o lucro da empresa.

É uma das melhores estratégias para conhecer os consumidores alvos, entender as suas necessidades e mudar as estratégias de marketing quando necessário (visando maior eficiência).

Esse instrumento reúne diversas informações relevantes de um determinado público selecionado através de metodologias como a qualitativa ou quantitativa.

A pesquisa de mercado qualitativa é uma das mais utilizadas porque faz uma análise mais subjetiva do público estudado, o que facilita a elaboração de estratégias para atingir fatores emocionais, resolver problemas do cliente e aumentar as vendas.

O que busca a pesquisa qualitativa?

A pesquisa qualitativa busca dar mais liberdade de opiniões aos entrevistados, os quais são livres para colocar seu ponto de vista e falar o que pensam. As perguntas qualitativas não são objetivas, visto que o propósito não é contabilizar os resultados e sim entender o comportamento de consumo do grupo estudado.

Em maior parte dos casos, o número de entrevistados é menor do que o usado em uma pesquisa quantitativa, devido a maior complexidade da análise.

Para entender mais sobre tais conceitos, uma boa dica é participar de um Curso Online Pesquisa de Mercado, lembrando que os cursos online com certificado contribuem para o crescimento e promoção no trabalho.

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Quando a pesquisa de mercado qualitativa deve ser feita?

A pesquisa de mercado qualitativa deve ser feita quando o objetivo é levantar informações subjetivas sobre o público, tais como nos seguintes casos:

  • quando for lançar um novo produto indefinido e os entrevistados opinam sobre ele;

  • quando se quer gerar hipóteses sobre os mais diversos aspectos;

  • quando se quer identificar comportamentos de compra, desde objeções até preferências;

  • quando quer conhecer os valores que o seu público-alvo busca ao escolher uma empresa; e muitos outros casos.

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Como fazer uma pesquisa qualitativa?

A pesquisa qualitativa conta com algumas etapas, abaixo as explicamos:

Definição do objetivo

Antes de começar é preciso definir de forma clara quais os objetivos que se busca alcançar, uma dica é fazer um objetivo geral e outros específicos.

Definição das perguntas qualitativas

As perguntas qualitativas devem ser elaboradas depois de definir os objetivos. Para uma boa pesquisa qualitativa elabore poucas perguntas e que, ao mesmo tempo, abordem os objetivos de forma concreta (neste momento, é importante definir também como e onde essas perguntas serão feitas).

Definição dos entrevistados

Defina as características que são mais relevantes para os objetivos, tais como: gênero, idade, escolaridade e etc.

Análise dados qualitativos

Na análise de dados qualitativos deve-se destacar os pontos fortes do levantamento, por exemplo: comentários, sentimentos, emoções e frases relevantes.

Interpretação de dados qualitativos

A interpretação de dados qualitativos é o momento final da pesquisa de mercado qualitativa, nela as informações levantadas se tornam informações úteis para a empresa, pode ser feita por meio de relatórios ou matrizes.

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