Em algum momento na vida você precisará falar em público - seja em um seminário na faculdade, uma dinâmica de grupo, em entrevistas de emprego ou uma apresentação para seus clientes no trabalho. Há quem passe por estas ocasiões sem maiores problemas, com total facilidade, mas outras pessoas ficam aflitas só de pensar que precisarão fazer algo do tipo. Neste caso, não há nada mais inteligente do que apostar em um bom curso de oratória.

O Educamundo, portal com expertise em cursos a distância, se preocupou em elaborar um material exclusivo para quem pretende melhorar performance retórica. Estamos falando do Curso Online de Oratória, que disponibiliza um conteúdo amplo e diferenciado para estudantes, profissionais e demais interessados. Vale saber que esta capacitação foi preparada por uma equipe pedagógica dedicada, e por isso não há dúvidas quanto sua primazia.

Se você busca por técnicas de oratória conceituadas, não deixe de conhecer tudo o que este curso online pode oferecer. Este artigo foi feito para lhe mostrar mais detalhes dessa opção de estudo e explicar tópicos interessantes sobre a arte de falar publicamente. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas.

O que é oratória?

Você já deve ter ouvido falar na palavra "oratória", mas talvez não tenha parado para pensar em seu real significado. Ela pode ser traduzida como a arte de falar em público com o intuito de atingir um objetivo específico. Ou seja, não basta ter facilidade para se expressar em meio a um grupo de pessoas, ser desinibido e não ter vergonha - é preciso estabelecer uma meta antes mesmo do discurso começar.

Estima-se que esta técnica tenha nascido no século V a.C, quando os advogados precisaram evoluir suas capacidades de persuasão e eloquência para convencer os tiranos da época a devolverem terras aos verdadeiros donos. Como esta era uma missão bem complicada, os métodos foram se aprimorando cada vez mais para conseguir completá-la.

Por isso que hoje, quando se fala nas principais características de um bom profissional de Direito, lembramos principalmente do poder de argumentação e convencimento. Para auxiliar estudantes e profissionais da área, há diversos cursos online que prezam muito por esse tipo de disciplina. 

Você sabia? Na Grécia antiga, a oratória era considerada tão importante para a sociedade que era ensinada nas escolas. A fama de grandes filósofos nos dias atuais se deve muito ao fato de que eram excelentes oradores.

Hoje, séculos e séculos depois de seu surgimento, tal metodologia aparece como algo indispensável para profissionais de qualquer área de atuação e até mesmo para estudantes de diferentes fases do ensino. Em tempos nos quais a comunicação rápida e precisa impera, é necessário descobrir como se expressar para ser compreendido, seja em trabalhos escolares ou atividades laborais.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Objetivos da oratória

Antes de aprender técnicas de oratória, é preciso levar em consideração quais os objetivos delas. Essa aplicação deve ser bem pensada para que as metas estipuladas sejam atingidas por completo. É preciso criar discursos que façam valer a comunicação assertiva, atraindo a atenção do público, qualquer que ele seja, e passando mensagens que sejam de fácil compreensão.

Os principais objetivos da oratória são: informar, comunicar, entreter, educar, convencer e motivar. Claro que há muitas outras finalidades para uma boa apresentação que são particulares de cada pessoa, mas estas são as mais recorrentes.

Suponhamos que você determinou que a sua apresentação em uma reunião de trabalho tenha o intuito de convencer seus interlocutores. Ao final, percebe que o discurso não surtiu o efeito esperado - é aí que surge a necessidade de estudar táticas de oratória.

Quando você tem uma boa noção de como falar em público, considerando para quem está dirigindo a palavra, o que será dito, a linguagem que deve ser aplicada, o tempo de duração ideal, entre outros tópicos, o objetivo é facilmente alcançado. Felizmente tudo isso pode ser aprendido em cursos online com certificado de qualidade, que além disso são muito práticos e econômicos.

Características da boa oratória

O desconhecimento sobre as ferramentas primordiais da boa oratória faz com que muitas pessoas passem por constrangimentos ao falar em público. Há quem esqueça o que vai falar, tenha uma crise de riso, de choro ou de estresse, comece a gaguejar, troque as palavras, perca o seu objetivo principal e tenha até uma dor de barriga, tudo isso bem na hora H. 

Segundo o professor Renato Avanzi, o orador deve pensar nos seguintes aspectos:

  1. Quais são os objetivos: defina onde quer chegar com a sua fala. É bacana deixar claro para o público também, quais são as suas metas da apresentação em questão. Muitas pessoas se perdem no meio do discurso por não saber nem porque estão abordando tal assunto, desta forma, é imprescindível fazer um planejamento de oratória antes de começar.
  2. Quais as expectativas de quem irá ouvi-lo: este quesito é importante para que seu público saia satisfeito depois de ouvir você - o que ele quer saber? Quais são os temas mais interessantes para abordar? Por exemplo: você trabalha em uma indústria de borracha e foi convidado por uma escola para dar uma palestra sobre o material. Sua aula terá que ser adaptada para instigar interesse nos alunos, falando sobre temas mais atuais como a reciclagem, por exemplo, ou até mesmo a transformação do material em diversos objetos. 
  3. Qual será o conteúdo daquilo que será falado: além de adequar a linguagem a cada tipo de público, seu conteúdo precisa ser totalmente compreensível por todos que estão lhe ouvindo, sem dificuldades. Você não pode, por exemplo, fazer uma apresentação na língua inglesa, se as pessoas presentes não têm domínio no idioma. Da mesma forma, não deve utilizar termos técnicos se os ouvintes não estão familiarizados com a área. Estes são fatores que impedem uma boa oratória e a assertividade de qualquer comunicação, seja no trabalho, no ambiente acadêmico e até na vida pessoal.
  4. A forma como serão passadas as mensagens: a maneira como ocorre a comunicação com os públicos é muito importante e também é explicitada em cursos online. Leve em consideração tanto a comunicação verbal como a não verbal - caracterizada pelos gestos -, o vestuário, os trejeitos e as emoções durante a fala. Esse quesito é bem importante, pois por qualquer deslize você pode ser mal compreendido pelas pessoas e pode perder boas oportunidades. Por aqui temos um bom curso online a respeito das Formas de Comunicação, vale a pena conhecer.
  5. Como o orador criará vínculos com seu público: ao se aproximar do público, com a linguagem, o conteúdo, a empatia, entre outros, você conseguirá criar o que chamamos de "estoque da boa vontade" em seu público. Ele ficará mais receptivo com a suas palavras, mais participativo e compreensivo com a apresentação, aula, palestra, enfim, qualquer tipo de comunicação. Com isso, se houver falhas, como por exemplo esquecer algum termo, o público lhe ajudará a lembrar ou simplesmente entenderá sua situação. O vínculo estará estabelecido.

Bons cursos a distância podem preparar você para se tornar um expert em oratória. Nesse sentido, temos o curso online que aborda de forma bem completa a Habilidade Comunicativa da Linguagem. É uma excelente dica para complementar seus estudos e ajudar na hora de discursar.

Curso de oratória

Como lidar com o medo ao falar em público

Falar em público é algo que aflige boa parte das pessoas e por isso um curso online de oratória se mostra tão necessário. Para se ter uma ideia, a empresa britânica OnePoll realizou uma pesquisa feita com 2 mil voluntários em 2013, e constatou que entre as situações que mais lhes causavam temor eram, em primeiro lugar, a perda de entes queridos e, em segundo, o fato de se apresentar na frente de outras pessoas. Esse medo ultrapassou muitos outros bem compreensivos como o de cobras e do fim do mundo. Impressionante, não é mesmo?

Não é incomum vermos pessoas passando por situações adversas quando têm que estar em destaque para uma ou mais pessoas. Veja que não é preciso uma multidão para deixar alguém aflito - só de estar em evidência na frente de um entrevistador ou repórter, por exemplo, já é razão para suar, gaguejar, esquecer o que seria dito, entre outras demonstrações de nervosismo e ansiedade.

É um misto de fobias que surgem no momento crucial de uma apresentação: de errar, esquecer, aparecer, ser reprimido, ser motivo de piada, entre outros. Alguns medos existem, pois nascem de situações ameaçadoras, particulares a cada pessoa. Mas afinal, como falar em público lidando com todos estes medos? Selecionamos algumas técnicas perfeitas que podem ser conferidas detalhadamente em cursos online com certificado de nosso portal. Veja:

Não pense nos julgamentos alheios

Quem possui medo de falar em público geralmente fica imaginando o que as pessoas vão achar do discurso, do seu porte físico, de sua maneira de falar, de suas opiniões, entre outras coisas. Há um certo limite entre preparar sua fala para atrair o público e se reprimir pensando que os outros não gostarão de algo. Se a sua fala está coerente, adequada, respeitosa, não há problemas em fazê-la. Ganhe autoconfiança e não antecipe os julgamentos que podem surgir.

Considere os benefícios que podem ser alcançados

Muitas vezes, saber como falar em público representa a chance de conquistar algum benefício, seja ele pessoal, profissional ou acadêmico. Levar isso em consideração ajuda bastante a perder o medo. Afinal, uma apresentação pode garantir uma promoção ou a líderança de uma equipe, por exemplo. Há sempre uma vantagem implícita em ser um orador.

Mentalize situações positivas de outras apresentações

Uma boa dica para quem quer perder o medo de falar em público é relembrar bons momentos ocorridos em apresentações passadas. Tente mentalizar os aplausos que você recebeu, a aproximação com as pessoas da plateia, a avaliação do público, sua boa desenvoltura a respeito de um tema que dominava, os benefícios conquistados a partir de sua fala. Pensar nisso pode ser uma boa tática para ir em frente em seu discurso com muita segurança.

Pratique e prepare-se

De acordo com a especialista Linda Descano, o orador deve preparar seu discurso adequando a linguagem e todos os outros quesitos já citados por aqui e praticá-lo diversas vezes até adquirir a desenvoltura necessária. A ideia não é de forma alguma decorar palavra por palavra, mas sim entender o que será explicado, partindo de uma linha de raciocínio coerente e fluente, para que você esteja seguro e a plateia entenda perfeitamente.

Além disso, ela indica uma técnica interessante para não passar aperto no dia decisivo: prever certas situações e até mesmo perguntas dos ouvintes. Elabore respostas pertinentes para estas hipóteses. Isso será muito útil para você que tem medo de ser questionado durante apresentações.

Faça pausas durante o discurso

Fazer pausas durante o processo ajuda a regularizar a respiração e organizar os pensamentos. Vai mudar de assunto? Tome uma água, respire fundo e retome o discurso calmamente. Além de você se tranquilizar, conseguirá manter a atenção do público.

É válido saber que mesmo que haja uma preparação primorosa, adversidades acontecem inevitavelmente. Mas se você estiver seguro, conseguirá contorná-las ou superá-las sem o menor problema. O mais importante é manter a postura e a confiança, seguir as dicas acima e as que estão presentes em nosso curso de oratória.

Sem sombra de dúvidas os cursos online são excelentes formas de aprender conceitos, técnicas e muitos macetes para se dar bem neste ramo. Temos especificamente uma capacitação sobre Como Falar em Público, que propõe uma abordagem bem direta acerca desta pauta.‍ 

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Curso de oratória: aprenda a se expressar e alcance o sucesso

Nosso Curso Online de Oratória pode ser uma ótima pedida para você melhorar seu currículo, se dar bem nas entrevistas de emprego e conquistar suas metas. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Coaching Villela da Matta, o profissional capaz de dominar técnicas de oratória dispara na frente dos concorrentes quando estão atrás de uma vaga ou promoção. Que tal se preparar para conseguir esse feito?

Faça já sua inscrição no Educamundo para conhecer este e outros cursos a distância ideais para potencializar sua carreira. Com um investimento de apenas R$69,90, você garante o acesso a mais de 1200 capacitações do Pacote Master para se destacar no mercado de trabalho e atingir o sucesso. Elas ficarão disponíveis durante um ano inteiro para você aprender os conteúdos que desejar.

Nosso portal oferece aos alunos a opção de realizar cursos online com certificado, que podem ser apresentados como somatória em provas de títulos de concursos públicos (caso o edital permita), em atividades complementares da faculdade ou do curso técnico ou simplesmente para atestar seus conhecimentos em processos seletivos diversos. Você escolhe a melhor carga horária para sua necessidade, entre 5 e 360 horas e passa por uma avaliação para testar seu aprendizado. Simples e seguro.

Esperamos que tenha gostado de nossa abordagem e do curso de oratória apresentado por aqui. Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe seu comentário abaixo, ele é muito importante para nós. Apareça mais vezes por aqui para conhecer outros conteúdos. Até mais!