Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Mapeamento de processos e gestão de pessoas na administração pública

mapeamento-de-processos

Se você é um servidor público ou alguém que deseja prestar concursos públicos, você deve compreender o mapeamento de processos e a gestão de pessoas, pois isso será fundamental.

Já sabe qual é a importância de ter processos bem definidos e pessoas bem gerenciadas na administração pública?

Venha entender, neste artigo, tudo sobre a gestão de processos, sua relação com o setor público, quais os benefícios que ela pode trazer, como ela se relaciona com a gestão de pessoas e como você pode desenvolver seu conhecimento nessa área.

Acompanhe esse texto e aumente seus conhecimentos sobre o mapeamento de processos e a gestão de pessoas.

O que é Mapeamento de Processos e qual a sua importância na Administração Pública?

Mapeamento de processos é uma técnica que consiste em:

  • Identificar;
  • Documentar;
  • Analisar;
  • Melhorar.

Os recursos de uma organização.

Um processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas que transformam insumos em produtos ou serviços, gerando valor para os clientes, usuários e cidadãos.

Na administração pública, o mapeamento de processos é importante para garantir a eficiência, a eficácia e a qualidade dos serviços prestados à sociedade. Sem falar que o mapeamento de processos contribui para a transparência e a melhoria contínua da gestão pública.

Quais os 6 impactos positivos que podem ser gerados a partir do mapeamento de processos?

O mapeamento de processos pode gerar diversos impactos positivos para a administração pública, tais como:

1. Redução de custos e desperdícios

Ao realizar a gestão de processos, é possível identificar as atividades que não agregam valor, os recursos que são mal aproveitados, os gargalos que causam atrasos e as falhas que comprometem a qualidade.

Com isso, é possível eliminar ou otimizar esses elementos, reduzindo os custos e os desperdícios.

2. Aumento da produtividade e da capacidade operacional

A equipe consegue padronizar as formas de execução, estabelecer metas e indicadores de desempenho, definir responsabilidades e atribuições, implementar controles e feedbacks e automatizar tarefas repetitivas.

Dessa forma, aumenta a produtividade e a capacidade operacional dos órgãos públicos e facilita o batimento de possíveis metas que algumas ramificações possuem.

3. Melhoria da qualidade e da satisfação dos clientes ou usuários

Com uma análise da gestão de processos, conseguimos conhecer as necessidades e as expectativas dos clientes, ou usuários dos serviços públicos, alinhando os procedimentos aos requisitos. E claro, sempre obedecendo a legislação vigente e a metodologia permitida pelo órgão.

4. Facilitação da comunicação e da integração entre as áreas

Após uma verificação da gestão de processos conseguimos visualizar o fluxo das atividades, as interfaces entre as áreas, os pontos críticos e as oportunidades de melhoria, otimizando a comunicação e a integração entre as áreas envolvidas.

5. Estímulo à inovação e à criatividade

Quando realizamos o mapeamento dos processos, fica muito mais fácil encontrar lacunas, restrições e obstáculos presentes nos procedimentos.

Essa análise permite a promoção de novas ideias e criatividade, buscando alcançar soluções impactantes para lidar com os desafios enfrentados pela administração pública.

6. Fortalecimento da cultura de gestão por processos

A partir do levantamento da gestão de processos se torna possível disseminar o conhecimento sobre as ordens entre os servidores públicos, sensibilizar sobre a importância da gestão por processos para o alcance dos objetivos estratégicos da organização, capacitar sobre as ferramentas e as metodologias de mapeamento de processos e engajar na busca pela melhoria contínua das normas.

O que é e como a Gestão de Pessoas influencia a Administração Pública?

A gestão de pessoas é o conjunto de políticas, práticas e sistemas que visam:

  • Atrair;
  • Desenvolver;
  • Motivar;
  • Reter.

As pessoas que compõem uma organização.

A gestão de pessoas é essencial para o sucesso de qualquer organização, seja ela pública ou privada, pois os colaboradores são o principal ativo e o diferencial competitivo de uma organização.

Na administração pública, a gestão de pessoas influencia diretamente a qualidade dos serviços prestados, pois os servidores públicos são os responsáveis por executar os procedimentos, atender os clientes ou usuários, resolver os problemas e propor as melhorias.

Portanto, a gestão de pessoas na administração pública deve buscar:

  • Atrair os melhores talentos para o serviço público, por meio de concursos públicos transparentes, justos e meritocráticos;
  • Desenvolver as competências dos colaboradores, através de programas de capacitação, treinamento e educação continuada;
  • Motivar os concursados com sistemas de recompensa, reconhecimento e carreira, que valorizem o desempenho, a produtividade e a inovação;
  • Reter os trabalhadores, por meio de um ambiente de trabalho saudável, seguro e participativo, que estimule o comprometimento, a cooperação e a satisfação.

Gestão Pública e Mapeamento de Processos: como se relacionam?

A gestão pública é a aplicação dos princípios, das técnicas e das ferramentas da administração para:

  • Planejar;
  • Organizar;
  • Dirigir;
  • Controlar.

As questões do setor público.

A gestão pública visa garantir o cumprimento da missão, da visão e dos valores da organização pública, bem como o atendimento das demandas e das necessidades da sociedade.

O mapeamento de processos é uma das ferramentas mais importantes da gestão pública, pois permite conhecer, analisar e melhorar as práticas que compõem a cadeia de valor da organização pública.

Essa metodologia possibilita alinhar a ordem aos objetivos estratégicos da organização pública, otimizar os recursos disponíveis, aumentar a eficiência e a eficácia dos serviços públicos.

Portanto, a gestão pública e o mapeamento de processos se relacionam de forma direta e complementar, pois ambos buscam melhorar a qualidade da administração pública e o bem-estar da sociedade.

Como desenvolver meu conhecimento em mapeamento e gestão de pessoas?

Se você se interessou pelo tema do mapeamento de processos e da gestão de pessoas na administração pública e quer desenvolver seu conhecimento nessa área, existem algumas formas que podem te ajudar:

  • Busque fontes confiáveis de informação sobre o assunto, como livros, artigos, sites e blogs especializados;
  • Faça cursos online do Educamundo sobre Mapeamento e Gestão de processos na Administração pública e aprenda tudo sobre o tema com profissionais com experiência na área e com exercícios práticos;
  • Participe de eventos, seminários, workshops e palestras sobre o tema, que possibilitem a troca de experiências e o networking com outros profissionais da área;
  • Acompanhe as boas práticas e os casos de sucesso de outras organizações públicas que aplicam o mapeamento de processos e a gestão de pessoas em seus processos;
  • Pratique o que você aprendeu em seu ambiente de trabalho ou em projetos voluntários, utilizando o mapeamento de processos e a gestão de pessoas nas áreas que você participa ou coordena.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você entender o que é mapeamento de processos e gestão de pessoas na administração pública. E se você gostou deste texto, venha dar uma lida nestes daqui também!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.