O que você sabe sobre altas habilidades ou superdotação? Sabe que o conceito sobre o termo gerou muitos estudos nas últimas décadas?

Pois é, em alguns países, assim como no Brasil, as concepções em torno do que seria uma criança superdotada apontam que esse não é um grupo homogêneo e que há vários fatores que podem definir um indivíduo como superdotado ou com altas habilidades. As inteligências múltiplas, por exemplo, tão em voga nos anos 90, estariam entre esses fatores.

Isso significa que um aluno com altas habilidades pode não se destacar em matemática, por exemplo, mas ser excepcional com o uso da linguagem para se expressar.

Os estudos em torno do que é inteligência têm resultado em teorias, como a das inteligências múltiplas e a triádica de inteligência. Essas teorias têm, inclusive, colocado em xeque os tradicionais testes de QI para a identificação de superdotação ou altas habilidades.

Que tal saber mais sobre as inteligências múltiplas e sua relação com o conceito de superdotação? Continue lendo o artigo.

Conheça um pouco sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas

Na década de 80, o psicólogo Howard Gardner liderou um grupo de pesquisadores a fim de chegar a um conceito mais apurado sobre inteligência. Esse trabalho resultou na Teoria das Inteligências Múltiplas.

Para chegar a uma conclusão sobre as competências humanas que poderiam se encaixar no conceito de inteligência, os pesquisadores estudaram evidências em vários campos, inclusive o da inteligência de autistas, savants e em pessoas com lesões cerebrais, de diferentes culturas. Este último aspecto foi importante porque uma das premissas da teoria das inteligências múltiplas é de que algumas inteligências são mais valorizadas em determinadas culturas do que em outras.

A conclusão do estudo resultou na identificação de oito inteligências:

  • linguística;

  • lógico-matemática;

  • espacial;

  • corpo-cinestésica;

  • musical;

  • naturalista;

  • interpessoal;

  • intrapessoal.

No final da década de 90, o psicólogo adicionou mais uma inteligência a essa lista: a espiritual.

Teoria triádica de inteligência

Desenvolvida por um pesquisador da Universidade de Yale, Robert Sternberg, essa teoria aponta que a inteligência não pode ser medida da forma tradicional, pois o comportamento inteligente é muito amplo.

Segundo Sternberg, uma pessoa pode ser inteligente de três formas:

  • pelo uso de uma inteligência analítica;

  • pelo uso de uma inteligência criativa;

  • pelo uso de uma inteligência prática.

Necessidades educacionais especiais: estimular a criatividade ajuda com o desenvolvimento mental

Educadores têm um trabalho árduo para atender às necessidades educacionais especiais, tanto de alunos com deficiência quanto de alunos superdotados ou com altas habilidades, sobretudo pela falta de recursos adequados.

No entanto, podem desenvolver atividades simples e que contemplem esses alunos, considerando os diferentes tipos de inteligência para ajudar com seu desenvolvimento mental.

Para isso, criará ações que visem estimular a criatividade, o raciocínio, a expressão e todos os demais aspectos relacionados às inteligências.

Definindo o que são altas habilidades/superdotação

Altas habilidades/superdotação é o termo utilizado para definir indivíduos que se sobressaem em determinado campo de conhecimento ou competência. São crianças/alunos que se destacam fortemente em determinada habilidade, como raciocínio lógico-matemático, nas artes, na linguagem, dentre outras.

 

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