Trabalhar com crianças superdotadas requer um profissional preparado tanto para identificar esses alunos quanto para oportunizar o seu processo de aprendizagem.

Desenvolver o potencial dessas crianças é o grande desafio, pois requer adaptações no currículo para que as aulas desafiem esses alunos, atraiam sua atenção e não se tornem monótonas para eles.

O ensino criativo é a saída para que educadores consigam alcançar esse público. No entanto, podemos afirmar que ainda há poucos profissionais que compreendem a fundo o que é superdotação ou altas habilidades e que estão preparados para esse trabalho.

É claro que não é fácil, mas, aos poucos, os educadores podem aprender mais sobre esse universo. Conhecer os tipos de habilidades mais comuns em crianças superdotadas pode ser um bom começo.

Crianças superdotadas e os tipos de habilidades que elas apresentam

A definição brasileira para altas habilidades/superdotação considera que isso envolve um algo grau de facilidade de aprendizado. Isso resulta na facilidade em o indivíduo dominar rapidamente procedimentos, conceitos e atitudes.

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial (1994) os educandos que se encaixam nessa definição são o que apresentam desempenho notável nos seguintes aspectos (de forma isolada ou combinados): capacidade intelectual geral; capacidade de liderança; pensamento criativo ou produtivo; aptidão acadêmica específica; talento especial para artes e capacidade psicomotora.

Conheça quais são os tipos de habilidades

Tipo intelectual

Características mais comuns:  rapidez, flexibilidade e fluência do pensamento, excelente memória e capacidade de resolver problemas.

Tipo criativo — ou de pensamento criativo

Suas principais características são a forma diferente e inovadora de resolver problemas, a imaginação e a originalidade.

Tipo acadêmico

Esse tipo mostra uma aptidão específica, concentração, rapidez de aprendizagem, gosto pelas matérias acadêmicas de interesse, alta habilidade para sintetizar e organizar o conhecimento.

Tipo social

Tem grande capacidade de liderança e demonstra sensibilidade interpessoal, atitude de colaboração, capacidade para resolver situações complexas, empatia e alto poder de influência e persuasão em um grupo.

Tipo talento especial

Este tipo destaca-se por apresentar alto desempenho nas áreas musicais, das artes plásticas, literárias e cênicas.

Tipo psicomotor

Apresenta interesse e grande habilidade por atividades psicomotoras. Tem alto desempenho — considerado até fora do comum — em agilidade, movimento, velocidade, resistência, força e coordenação motora.

 

Jogos para alunos com altas habilidades e outras atividades

Identificar o aluno com altas habilidades ou superdotado e reconhecer o seu tipo de habilidade, torna mais fácil a tarefa de desenvolver atividades que o envolvam.

Os jogos para alunos com altas habilidades, por exemplo, desafiam, entretêm e ajudam a desenvolver o potencial dessas crianças. Jogos didáticos, artesanais e de montar são exemplos.

Já o tipo psicomotor precisa de jogos de movimento, enquanto os do tipo talento especial precisam de atividades ligadas às artes. Ou seja, para elaborar as aulas e criar materiais é preciso identificar previamente os tipos de habilidades.

Para complementar:

Sobre pessoas com altas habilidades podemos afirmar que são seres altamente sensíveis e que possuem outras características como:

  • têm relacionamento difícil com colegas da mesma idade que não têm os mesmos interesses;

  • são vulneráveis a críticas;

  • são perfeccionistas;

  • têm um alto grau de empatia;

  • apresentam problemas de conduta, como indisciplina, quando têm que realizar atividades pouco desafiadoras;

  • sentem tédio com as atividades curriculares regulares;

  • apresentam tendências a questionar regras;

  • se interessam por problemas políticos, sociais e filosóficos.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Aprenda sobre superdotação e altas habilidades no Educamundo

Que tal se capacitar com nosso Curso Online Trabalhando com Pessoas com Altas Habilidades?

No Educamundo, você faz sua matrícula e garante acesso não só a esse, mas aos mais de 1.200 cursos online do Pacote Master.

Isso mesmo, por apenas R$ 69,90, pago apenas uma vez ao ano, você tem acesso à plataforma durante doze meses, e pode fazer todos os cursos que quiser nesse período.

Inscreva-se já e descubra por que somos o portal referência em cursos online com certificado!