Home / Blog / Mercado de Trabalho / Saiba quais são as habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho
mercado-de-trabalho Mercado de Trabalho

Saiba quais são as habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho

  • Por: Equipe Educamundo
  • 28/04/2022

A pandemia de Covid-19 trouxe consequências preocupantes para o mercado de trabalho. No trimestre que encerrou em fevereiro de 2022, a taxa de desemprego no Brasil chegou a 11,2%. Os dados são da pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse número representa um total de 12 milhões de brasileiros. Desde 2020, quando a doença começou a se espalhar, a taxa chegou ao recorde de 14,7%. Ou seja, quase 15 milhões de desempregados no Brasil.

Diante disso, muitos brasileiros precisaram se qualificar para voltar ao mercado de trabalho ou se destacar nele. Para ajudar você nesse processo, separamos algumas habilidades mais valorizadas pelos empregadores. Então, continue a leitura para saber!

Soft Skills x Hard Skills — o que são e como diferenciá-las?

Antes de tudo, é preciso entender o que são soft skills e hard skills. São habilidades que ajudam a garantir um alto desempenho no trabalho.

As soft skills tratam de competências de interação com outras pessoas. Já as hard skills são as habilidades técnicas adquiridas por meio de cursos, treinamentos, workshops etc.

Para que a diferenciação fique ainda mais clara, separamos alguns exemplos de cada uma. Vamos começar pelas soft skills:

- capacidade de persuasão;

- proatividade;

- comunicação interpessoal;

- resolução de conflitos;

- senso de liderança;

- capacidade de trabalhar sob pressão.

Agora, veja exemplos de hard skills:

- cursos técnicos;

- mestrados e doutorados;

- graduação;

- cursos de capacitação;

- conhecimento em língua estrangeira;

- treinamentos técnicos;

- habilidades tecnológicas.

Quais são as habilidades mais buscadas pelo mercado de trabalho?

Agora, você já sabe as diferenças entre soft skills e hard skills. Então, é hora de saber quais são as habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho. Confira a seguir:

Comunicação

A boa comunicação é a habilidade básica para qualquer profissional. Ela é aplicada desde a entrevista de emprego até o relacionamento dentro da empresa. Então, tenha segurança na fala e vença a timidez. Se comunicar bem é primordial para que a sua mensagem seja compreendida.

Comprometimento

Com tantas dificuldades impostas pelo mercado de trabalho, o comprometimento se torna uma habilidade básica que todo colaborador deve ter. Por isso, é importante cumprir prazos, evitar faltas e atrasos, ir além do trabalho, entre outras características.

Criatividade

A criatividade é uma habilidade que pode fazer você se destacar entre outros profissionais ou candidatos. Mais do que isso, vai ajudar a empresa a inovar mais do que os concorrentes. Portanto, ser uma pessoa que sabe oferecer soluções que fogem do tradicional conta muito para o mercado de trabalho.

Flexibilidade

Com tantas mudanças constantes, as empresas têm buscado cada vez mais profissionais que saibam se adaptar aos diferentes cenários. O exemplo mais recente que tivemos foi a adoção do home office diante da pandemia. Logo, é preciso saber enfrentar desafios e imprevistos, buscar soluções e se dispor a mudanças.

Liderança

Saber escutar, inspirar equipes, motivar colaboradores e acompanhar mudanças. Essas são características que o mercado de trabalho tem exigido dos profissionais. Logo, é importante ter um perfil de liderança e buscar as melhores soluções para superar os desafios.

Resiliência

A resiliência nada mais é do que ter inteligência emocional. Ou seja, saber lidar com adversidades, não se abalar com críticas e evitar o desânimo diante dos desafios. Essas são habilidades importantes para quem quer se dar bem em um processo seletivo e se destacar na empresa.

Quais habilidades devo desenvolver?

Segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial, muitas empresas têm encontrado dificuldades para se desenvolverem por falta de habilidades. Diante desse cenário, a pesquisa apontou 15 habilidades que estarão em alta até 2025.

Veja a lista a seguir para saber quais você já tem e quais ainda precisa desenvolver:

  • pensamento analítico e inovação;

  • aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem;

  • solução de problemas complexos;

  • pensamento crítico e análise;

  • criatividade, originalidade e iniciativa;

  • liderança e influência social;

  • uso de tecnologia, monitoramento e controle;

  • projeto de tecnologia e programação;

  • resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade;

  • raciocínio, resolução de problemas e ideação;

  • inteligência emocional;

  • solução de problemas e experiência do usuário;

  • orientação de serviço;

  • análise e avaliação de sistemas;

  • persuasão e negociação.

A Educamundo te ajuda nesse processo

O desenvolvimento de habilidades é fundamental para se recolocar no mercado de trabalho ou alcançar novos patamares.

A Educamundo pode ser a sua parceira nesse processo de qualificação. Temos um catálogo de mais de 1.200 cursos online. Por apenas R$ 69,90, você tem acesso a todos eles durante um ano. Há também opções de cursos gratuitos.

Na nossa plataforma, você pode se desenvolver nas seguintes áreas:

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as habilidades se tornaram critérios importantes em um processo seletivo. Dessa maneira, é preciso buscar formas de desenvolvê-las para você se dar bem.

Já que falamos sobre os cursos, que tal saber por que você deve investir em um curso online em 2022?

Artigos que podem te interessar:

Artigos em Destaque