Guia do aluno de curso online: Otimize seus estudos em 7 passos - Blog do Educamundo

 BLOG

Blog Educamundo

Cursos online e o mundo

ead
 Equipe Educamundo  16/12/2016

Guia do aluno de curso online: Otimize seus estudos em 7 passos

Antes da internet, se alguém quisesse buscar conhecimento novo, teria que procurar um curso presencial muitas vezes em cidades distantes, adequar toda a sua agenda ao horário da escola, gastar com transporte e tudo mais. Por estes e outros motivos, os cursos online estão sendo cada vez mais procurados. Os benefícios desta modalidade de ensino são inúmeros, conheça alguns:

• Qualidade do conteúdo;

• Flexibilidade de horários – Você estuda quanto tempo desejar, no horário que quiser;

• Currículo fica mais valorizado – Possibilidade de fazer centenas de cursos diferentes que não teriam na sua cidade;

• Fácil de aprender - Se você não entendeu ou não se recorda de algo, é só rever o vídeo.

Porém, mesmo com todas estas vantagens e facilidades, algumas pessoas param de fazer o curso por distração, falta de disciplina ou motivação. Se este for o seu caso, fique tranquilo e não deixe o seu sonho de lado, nós temos a solução.

Vamos te ensinar em 7 passos, técnicas que te auxiliarão no processo de aprendizagem. Neste artigo vamos tratar sobre: como manter o foco e disciplina para fazer cursos online; como estabelecer uma meta de cursos fácil de ser atingida  e também traremos técnicas incríveis que poderão potencializar o seu estudo. Confira a nossa lista:

Passo 1: Escolha um curso online que você realmente se identifique:

Quantas vezes você já ouviu histórias de pessoas que optam por um curso em uma determinada área por pressão dos pais, cônjuge ou amigos, se arrependem e desistem no meio do caminho?

Seus familiares sempre vão querer o melhor para você e se indicam algo é porque realmente acreditam que aquilo se encaixa com o seu perfil, mas ninguém melhor do que você mesmo, para saber o que realmente te faz feliz e não tenha dúvidas que a sua vontade de estudar será infinitamente maior se o assunto for realmente do seu interesse.

Mas aqui também entra outra questão: às vezes nem a própria pessoa sabe qual o curso seria o melhor para ela. Neste caso, o ideal é fazer uma autoanalise. Faça a seguinte pergunta a si mesmo:

Qual o meu objetivo com o curso? Ou: O que eu realmente gosto de fazer?

Os objetivos podem ser muitos como:

• Aprimorar o seu conhecimento no trabalho - Neste caso você deverá optar por cursos na área em que atua;

• Ingressar no mercado profissional – Se você está em busca do primeiro emprego, pense nas coisas que gosta de fazer, matérias favoritas da escola, pesquise e converse com profissionais. Se identificou com algo? Experimente fazer o curso, mesmo que depois você descubra que não gosta tanto daquilo, conhecimento nunca é demais.

• Fazer atividades complementares da faculdade – Já se o seu objetivo é obter créditos de horas nesta disciplina faça um EAD voltado para a área da sua graduação;

Vamos dar alguns exemplos:

Gosta de Fotos? Que tal o  Curso Online Fotografia?

Pretende trabalhar na área administrativa? Conheça o Curso Online Auxiliar de Escritório / Administrativo;

Faz faculdade de marketing? Faça o: Curso Online Marketing Cultural;

Cursos relacionados que podem te interessar:

No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a mais de 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Passo 2: Pare de procrastinar e comece estudar o quanto antes:

O ideal é não perder mais tempo. Assim que você decidir qual curso deseja fazer, providencie a matrícula e se organize para começar a estudar logo, o quanto antes. Mentalize que você já está perdendo por ainda não ter começado e vá atrás do prejuízo.

Há quantos anos você diz que vai começar a fazer o inglês e não começa? E daqui um ano? Ainda pretende estar enrolando sem ao menos ter iniciado?

Analise: se você iniciar o curso online inglês hoje e tiver disciplina. Daqui a 1 ano a realidade será outra e você poderá aproveitar as inúmeras oportunidades que esta experiência poderá te trazer. Exemplos: trabalhar em uma empresa multinacional, viajar para a Disney, fazer um intercâmbio, etc.

O seu futuro será traçado com as ações que você realiza no presente. Se você realmente quer algo grandioso lá na frente, dê pequenos passos certos agora. Mentalize isto e corra atrás.

Passo 3: Adquira o hábito e a rotina de estudos:

Pode ter certeza que no começo não será a tarefa mais simples do mundo, mas se você quer aprender a estudar de forma eficiente, deverá criar este hábito. Estipule um horário, os dias da semana e comece a repetir, todas as vezes em que se propôs. Se conseguir se organizar para o estudo ser diário, melhor ainda.

Pense na sua rotina: leve em consideração o seu horário de trabalho, as atividades que precisa fazer na sua casa, deixe também um tempinho livre para o lazer e um dia de folga. Se propor a estudar sem pausa todos os dias, pode ser muito prejudicial: em um primeiro momento você ficará exausto pelo excesso de informações e quando resolver tirar um dia de descanso poderá se sentir frustrado por não ter alcançado o seu objetivo do diário e poderá desistir de tudo. Por isso é importante pensar em algo que não seja tão pesado, para você não parar.

Cronograma de estudos:

Suponhamos que esta seja sua rotina: você trabalha das 7:00 h às 17:00 h em uma determinada empresa. Chega na sua casa, cuida dos afazeres domésticos, e está disponível para o estudo das 20:00 h às 23:00 h de segunda a sexta e folga aos finais de semana. O curso online que escolheu tem carga horária de 60 horas.

A conta é bem simples: 3 horas de estudos diários x 5 dias da semana = 15 horas de curso semanais.

O curso tem duração de 60 horas dividido por 15 horas semanais = 4 semanas de aula.

Ou seja, se você for uma pessoa 100% focada conseguirá concluir este curso em 4 semanas exatas e ainda terá o final de semana livre para a diversão.

Passo 4: Crie metas e tenha muita disciplina:

O cronograma que passamos no exemplo anterior está correto, porém o ideal é APENAS se basear nele para fazer a sua META.

Ele daria certo se você fosse um robô, mas como somos seres humanos, infelizmente ( ou felizmente ) não conseguimos ser tão precisos. Afinal, na nossa vida acontecem muitos imprevistos: haverá dia que você estará indisposto, que precisará passar mais tempo no trabalho, que receberá uma visita inesperada, ou que simplesmente quer deitar e ver TV.

Por isso dê uma "margem de erro" a si mesmo (mas não muita, para não ficar enrolando). Crie como meta que terminará o treinamento do exemplo em 5 semanas e se esforce muito para isso.

Deixe este dado bem visível para que você não se esqueça e se cobre quando pensar na possibilidade de desanimar. Uma boa dica é colocar um despertador no celular nas horas de início, fim e pausas. Por falar em pausa, não deixe de fazê-las, ficar horas na frente do computador sem se movimentar deixará sua mente cansada e você não conseguirá absorver o necessário. Estudar por 40 minutos e descansar por 10 min. é um tempo legal para não fugir da concentração.

Outra técnica bem bacana é se “presentear” sempre que uma meta diária for concluída. Este mimo não precisa ser nada de valor. Pode ser algo que você está se privando de fazer para dar ênfase ao estudo. Exemplo: todas as vezes que você concluir suas 3 horas de estudo, se permita assistir a série da Netflix que você adora, ou veja aquele canal de comédia do Youtube. Ah! E para o bem do seu próprio rendimento seja justo! Jamais fique com a recompensa se não tiver alcançado sua meta.

Também é importante salientar que é muito melhor fazer algo do que não fazer nada. Nos dias que você não conseguir estudar as três horas, estude duas ou até mesmo uma, mas NÃO deixe de estudar. Em pouco tempo o hábito de fazer o curso online virará uma rotina e você nem sentirá que ficou estudando por horas seguidas, seu corpo e mente vão se adaptando e quando menos esperar seu dia  ficará vazio se não der uma estudadinha se quer, pode apostar.

Passo 5: Mantenha-se mais longe possível de distrações:

Na hora do estudo, desative todas as redes sociais e deixe o celular no modo avião. Também peça a colaboração de sua família: avise que você está estudando, o quanto isso é importante para você e que gostaria de não ser incomodado. Ter disciplina é o que te levará ao sucesso, e como já dissemos anteriormente, consegui-la é uma tarefa muito difícil,  enquanto mais você se distrair com coisas que não te trazem conhecimento algum, mais longe você ficará dela, do seu foco e de consequentemente atingir sua meta.

O bacana de deixar as distrações de lado é que aos poucos você vai percebendo quanto tempo perde consumindo informações que não acrescentam em nada e te privam de conquistar algo bem maior. Seja rígido com você mesmo, se for disciplinado conseguirá concluir este curso online e qualquer outra meta que se propuser a alcançar.

Outro item extremamente importante para otimizar o seu processo de aprendizagem, é criar um ambiente agradável e calmo para assistir as aulas:

• Estude de preferência em um local fechado, porém ventilado e sozinho. Tentar aprender no meio da sala é praticamente “pedir” para seus familiares falarem com você o tempo todo;

• Se atente a iluminação e temperatura do ambiente. Se sentir incomodado por esses fatores poderão diminuir sua capacidade de aprendizagem;

• Coloque uma música instrumental. Estudos comprovam que elas podem ajudar a aprender melhor e, além disso, te deixam mais focado e com criatividade aguçada;

• Não se esqueça de levar todos os materiais necessários para a sua sala de estudos como: canetas, cadernos, garrafinha com água para se hidratar, etc. Fazer interrupções para buscar algo poderá desviar sua atenção, além da perda de tempo;

Passo 6: Faça muitas anotações durante as aulas:

Até aqui falamos mais do comportamento que você deve ter para não perder o foco nos estudos, porém, para aprender melhor além da disciplina, você deverá entender de fato as aulas e o conteúdo aplicado. Uma ótima dica é fazer pequenas anotações durante as vídeo aulas e depois fazer esquemas que facilitem a memorização. Não é necessário escrever palavra por palavra tudo o que o professor disser. Foque no que é mais importante e vá fazendo tópicos e sub tópicos que te façam lembrar do assunto. Assim que terminar a aula, reveja todo o seu esquema e revise tudo o que foi dito.

Para potencializar o seu aprendizado, separe um dia para fazer as revisões da semana toda, se você escolher o sábado, todos os sábados deverão ser reservados para este fim. Isto fará com que você fixe ainda mais o conteúdo.

Você também pode usar o método do professor. É bem simples e muito eficiente: no final da aula, finja que você é o professor e imagine que está ensinando o que aprendeu para os seus "alunos imaginários". Talvez seus familiares estranhem sua atitude, mas acredite! Realmente funciona. Quando você explica algo com suas palavras, acaba entendendo melhor do assunto e fica mais simples para gravar na mente.

Outra ótima opção é fazer uma avaliação quando concluir o curso, assim você saberá se realmente aprendeu, ou se precisa focar mais em algo.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso todos mais de 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Passo 7: Mantenha uma vida saudável:

Mexa-se! Quando começar a estudar, provavelmente ficará muito tempo sentado na mesma posição. Por isso é imprescindível a prática de exercícios físicos, inclusive você poderá usar os intervalos das aulas para fazer as atividades. Basta praticar por 5 minutinhos exercícios aeróbicos, como uma de série de polichinelos, abdominais ou corrida para todo aquele cansaço mental ir embora e você receber uma dose de endorfina (aquele hormônio da felicidade) que te deixará mais animado e disposto para estudar. Sem falar na parte estética, que também melhora muito...

Atente-se aos alimentos: cuidado com massas, carboidratos e doces. Além de ter pouco valor nutritivo eles são digeridos rapidamente pelo organismo e causam pouca saciedade, por isso fazem com que você sinta fome rapidamente, coma mais e engorde. E quando você exagera então, aí pode causar desde indisposição e preguiça até doenças como o diabetes. Aposte nos naturebas: frutas, verduras, grãos, alimentos integrais e sucos naturais te deixarão mais saudável para a fazer qualquer tipo de atividade, seja ela de esforço físico ou mental.

Também dê prioridade ao seu sono, dormir bem é essencial para manter sua cabeça descansada e receptível a novos conhecimentos. Se sua agenda permitir, tire uma soneca de 20 a 30 minutos durante a tarde. Parece bobeira, mas este cochilo traz muitos benefícios a favor do aprendizado.

Dica Extra:

Você também pode fazer mais de um curso ao mesmo tempo, assim diversifica o conteúdo e dá uma descansada dos assuntos. Só não exagere na quantidade deles ou poderá se perder. Voltando aquele nosso exemplo:  se você tem 3 horas livres por dia, o ideal é fazer no máximo dois treinamentos ao mesmo tempo. Que podem ser divididos em: segundas, quartas e sextas, aulas do curso de carga horária maior, e terças e quintas, aulas do curso de duração menor. Fazendo isto, em breve você terá concluído dois cursos simultaneamente para enriquecer ainda mais seu currículo.

Seguindo estes 7 passos e repetindo-os sem jamais desistir, você conseguirá estudar de modo muito eficiente, onde e quando quiser.

O Educamundo tem diversos cursos livres online de muita qualidade à sua escolha e sabe do melhor? Para ter acesso a eles basta investir apenas R$ 69,90 na matrícula. É isto mesmo, sem mensalidades.

E você? O que faz para melhorar seu aprendizado? Conte suas estratégias para a gente, nós do Educamundo vamos adorar conhecê-las.

Data Modificação  16/12/2016
Colunista

Equipe Educamundo

 

.

 Aguarde...

© www.educamundo.com.br - Todos os direitos reservados

Use seu smartphone para ler este codigo.

C
o
m
p
a
r
t
i
l
h
a
r