Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Top 10 cursos online em assistência social: conquiste sua capacitação

00i_assistencia-021-1

Serviço social é uma profissão cujo objetivo é promover intervenções nas desigualdades existentes na sociedade, em busca da coesão social. Cada decisão de intervenção do serviço social é apoiada em princípios de justiça e assistência social, direitos humanos e respeito pela diversidade.

Segundo o Conselho Federal de Serviço Social – CFESS o Brasil tem aproximadamente 120 mil profissionais registrados no conselho da categoria. Isso significa que milhares de pessoas fizeram uma faculdade de serviço social, seja através de cursos online ou presenciais. O número coloca o Brasil em segundo lugar no ranking de países com maior número de assistentes sociais, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, ainda segundo o CFESS. As atividades que estes profissionais realizam fazem toda diferença. Mas, você sabe o que um assistente social faz? Você muito provavelmente já ouviu falar de alguns programas do Governo Federal, como: Bolsa Família, Prouni, Minha Casa Minha Vida e o Pronatec. Estes são exemplos de programas sociais que possivelmente tiveram a participação de um profissional deste ramo em sua elaboração ou em uma das fases de implementação.

Bom, neste artigo explicaremos melhor sobre a profissão e a área, além de listar os cursos de serviço social a distância que qualquer pessoa interessada no ramo deve fazer. Com os cursos EAD indicados, você se tornará um profissional totalmente capacitado para concorrer as melhores vagas de emprego, conquistar progressões em sua carreira e também se preparar para provas de concursos públicos, por exemplo. Mas antes, vamos começar compreendendo melhor sobre as terminologias envolvidas no ramo.

 Afinal, qual a diferença entre assistente social e serviço social?

Você deve ter reparado que utilizamos os dois termos, não é mesmo? Eles têm uma pequena diferenciação. “Assistente social” refere-se ao profissional com faculdade de serviço social, do nível de graduação. O outro termo, “serviço social”, é a profissão regulamentada pela Lei  8.662/1993, já mencionada no artigo. Ah, tem uma outra palavrinha que você também deve ter em mente o significado: assistência social. Essa é a política pública prevista na Constituição Federal e direito de todo mundo, assim como a saúde ou educação, por exemplo. Essa assistência é regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

 O que um assistente social faz?

É a Lei Federal 8.662/1993 que estabelece as competências e atribuições do ramo. Quem faz um curso de assistente social e exerce as atividades da profissão, é responsável por analisar, elaborar, coordenar e executar planos, programas e projetos para possibilitar e garantir os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a cultura e a própria assistência social. Analisar as condições de vida da população e orientar pessoas a como ter acesso a alguns direitos constitucionais são competências de quem atua no serviço social também.

 Aqui no Brasil, infelizmente, muitas pessoas estão vulneráveis e passam por graves situações de desigualdade social, pouco acesso à informação, educação ou até mesmo falta de saneamento básico. Então, obter uma orientação direcionada e específica é fundamental, tornando a profissão bem necessária por aqui. Se você tem o sonho de atuar na área ou se interessa sobre temas específicos, não deixe de fazer cursos online com certificado. Temos certeza que uma certificação respeitada poderá abrir diversas portas.

É de senso comum pensar que os assistentes sociais podem trabalhar apenas em instâncias públicas, mas isso não é uma verdade. Eles podem trabalhar em ONGs, empresas privadas, hospitais, creches ou escolas e em diversos lugares. Nestes lugares, os assistentes podem atuar na defesa dos direitos das mulheres, das pessoas idosas, das crianças e adolescentes, lésbicas, gays, travestis, negros, indígenas ou outras minorias. Dá para perceber que são muitas as possibilidades para quem deseja se destacar nesse campo como assistente social, profissional cada vez mais necessário. Para isso, você pode investir em muitas alternativas, como os cursos a distância, que qualificam tanto aqueles que estão na faculdade de serviço social quanto quem já trabalha na área e demais interessados. Com um curso online em assistência social você demonstra ser um profissional que corre atrás de seus objetivos e não está acomodado. Isso faz uma diferença enorme em processos seletivos. Sem contar que você adquire conhecimento de qualidade e fica preparado para lidar com situações inusitadas ou aprende métodos e técnicas para elaborar projetos sociais, por exemplo.

Pensando nisso, elencamos os cursos online mais buscados do ramo por nossos alunos que almejam crescimento profissional e conhecimento acadêmico. Conheça agora o nosso Top 10 cursos de serviço social a distância.

10 melhores cursos online em assistência social

Tecnologia Assistiva

Promover o bem-estar e dar mais dignidade à vida das pessoas com deficiência é fundamental e o assunto vem sendo discutido em vários âmbitos, como escolas, universidades, empresas ou ambientes comunitários. A tecnologia assistiva ou TA, como também é conhecida, compõem um conjunto de práticas, metodologias, recursos, materiais, produtos e estratégias criadas e desenvolvidas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, participação, inclusão social e autonomia das pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, transtornos globais do desenvolvimento e incapacidades nas mais diversas condições.  Auxiliar a desenvolver, mesmo que indiretamente, e disponibilizar meios para a inclusão e garantir que todos tenham seus direitos cumpridos são funções importantíssimas de um assistente social. Por isso, você deve estar por dentro de todos os conceitos envolvidos na tecnologia assistiva. No curso online Tecnologia Assistiva, terá a oportunidade de conhecer as leis e políticas de tecnologia assistiva do Brasil.

curso de assistente social

Gestão Pública Participativa

A base da política em nosso país é a democracia e a participação ativa dos brasileiros nas ações políticas. Ou seja, os cidadãos têm todos os direitos de poderem participar das tomadas de decisões governamentais (ou pelo menos deveria ser. Mas, este deve ser assunto para um outro artigo). Em meio a tantas crises, mais do que nunca vale a pena estudar mais sobre o cenário do Brasil e conhecer sobre os meios de participação popular. Por isso, o curso online Gestão Pública Participativa aparece no segundo lugar do ranking dos cursos EAD mais buscados.

Você terá a oportunidade de ter acesso a um conteúdo atual sobre os conceitos envolvidos em uma gestão democrática e entenderá o que é orçamento participativo. O ponto alto e o diferencial deste curso online em Assistência Social se materializa, principalmente, no quinto módulo, onde o aluno irá estudar: os desafios da construção de uma gestão democrática e participativa no âmbito da educação.

Assistência às Crianças e Adolescentes em Situação de Risco

Conforme já mencionado aqui e como todos sabem, são muitas as crianças e adolescentes em situações de risco no país. Isso significa que várias pessoas vivem situação de violência, sejam agressões físicas, psicológicas ou sexuais, e distantes de um convívio em família. O curso online Assistência às Crianças e Adolescentes em Situação de Risco apresenta aos alunos dados estatísticos sobre esta triste realidade no Brasil, os direitos e deveres garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, a relação e atuação dos Conselhos Tutelares e muito mais. Este curso de assistente social é super importante para que você ingresse no trabalhos com jovens, seja em ONGs ou nos próprios Conselhos.

SUAS – Sistema Único de Assistência Social

Conhecer o famoso Sistema Único de Assistência Social é a base para qualquer curso de assistente social. Saber de cor e salteado tudo sobre a Lei 12.435, que entrou em entrou em vigor em 2011, é quase uma obrigação para os assistente sociais. O SUAS é constituído por uma série de ações que garantem benefícios e previnem riscos sociais a toda população.

O curso online SUAS – Sistema Único de Assistência Social apresenta os conceitos e definições do sistema, os tipos e níveis de gestão do SUAS, inclusive as diferenças entre o plano de assistência social e o plano de ação. O material selecionado pelo nosso setor pedagógico exclusivo também aponta os desafios que as instâncias públicas enfrentaram na implementação do projeto e que ainda enfrentam em sua manutenção.

Estatuto da criança e do Adolescente

No meio da nossa lista de cursos a distância também não poderia deixar de faltar o curso online Estatuto da criança e do Adolescente. O ECA é um marco bastante positivo na história dos direitos humanos aqui do Brasil. A garantia dos direitos e da proteção de crianças e adolescentes teve início já na Constituição Federal, que afirma que esta é uma responsabilidade tanto do Estado quanto da família e de toda sociedade. O Estatuto vem para reforçar e estabelecer estes direitos. Segundo a lei, todas as crianças e jovens possuem direitos à vida, alimentação, educação, respeito, dignidade, liberdade, convivência familiar e comunitária, profissionalização, cultura, lazer, esporte.

 A partir do Estatuto da Criança e do Adolescente também são instituídas as funções dos Conselhos Tutelares e a proibição do trabalho para crianças e adolescentes. Além disso, também garante a proteção de pessoas que passam por maus-tratos, abuso ou exploração sexual e trabalho infantil ou escravo. Mesmo sendo um avanço na história do país, há quem defenda que o ECA precisa de uma nova reformulação e de melhorar em muitos quesitos. Faça sua inscrição nos cursos online com certificado, atualize os seus conhecimentos e não deixe de formular uma opinião sobre o assunto também. Lhe ofereceremos todo suporte e base para isso.

Adoção de Crianças e Adolescentes

Você sabia que existem muito mais famílias querendo adotar do que crianças ou adolescentes disponíveis para adoção? Pode parecer um pouco estranho, mas é a verdade. E, entender a realidade deste cenário por meio de um curso de serviço social a distância é de suma importância.

Segundo o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), “para cada criança pronta para adoção, há seis pessoas dispostas a acolhê-las na família”. Você deve estar se perguntando por que, então, ainda existem crianças para serem adotadas, não é mesmo? A resposta aparece quando olhamos para o perfil dos jovens disponíveis para adoção. Eles são, na maioria, pretos ou pardos, acima de 10 anos de idade e do sexo masculino. As famílias geralmente buscam recém-nascidos, brancos e que não possuem irmãos. Além disso, a falta de conhecimento e as questões burocráticas também são fatores que influenciam para o processo não dar seguimento. Entender todas estas questões através do curso online Adoção de Crianças e Adolescentes pode salvar vidas. Já parou para pensar nisso? Com o conhecimento deste e dos outros cursos online você pode, por exemplo, auxiliar uma família a iniciar o processo de adoção.

Acolhimento Familiar e Institucional

Este é um dos nossos cursos a distância com conteúdos exclusivos. O curso online Acolhimento Familiar e Institucional irá abordar os principais desafios das entidades de acolhimento institucional e irá tratar das diferenças entre acolhimento familiar e institucional. O aluno que se inscrever neste curso online em Assistência Social entenderá como funciona as dinâmicas dos serviços de acolhimento e como os programas do governo relacionados ao assunto protegem crianças e adolescentes em abrigos por todo o território nacional. Este é um dos cursos EAD indicados para quem deseja se especializar no ramo da guarda subsidiada, área que está carente de profissionais bem capacitados.

Direitos Humanos

O curso online Direitos Humanos não são somente para profissionais da área do Direito. Assistentes sociais, profissionais da educação ou quaiquer outros cidadãos também devem conhecer estes direitos. Segundo as Organizações das nações Unidas – ONU, os direitos humanos são "direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição". É um assunto tão sério e delicado que existem leis específicas e órgãos internacionais atuando fortemente em prol da garantia de uma condição digna de vida para as pessoas. Este é sem dúvidas um dos cursos a distância de interesse de todos. Aqui no Educamundo, você terá a oportunidade de conhecer mais sobre o surgimento, contexto histórico e diretrizes dos Direitos Humanos no Brasil e no mundo. É um curso bastante completo e dinâmico. Temos certeza que você vai querer passar horas assistindo vídeos e lendo os materiais super interessantes que selecionamos.

Direito Infância e Juventude – Fundamentos Essenciais

O curso online Direito infância e Juventude – Fundamentos Essenciais leva o aluno a compreender melhor tudos sobre os princípios e diretrizes doutrinários legais referentes à proteção e orientação da criança e do adolescente. Visto que o profissional que atua no serviço social lida diretamente com esse público, é fundamental que ele conheça as leis e auxilie jovens a terem direitos garantidos. O material do curso resgata a Constituição Federal, o ECA e aborda tudo sobre ato infracional e medidas socio-educativas.

Violência Doméstica contra Mulher

Infelizmente, a maioria dos casos de violência contra mulher acontece dentro de suas próprias casas. Você já ouviu a frase: em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher? Não é bem assim que as coisas funcionam. No curso online Violência Doméstica contra Mulher, listaremos os vários tipos de agressão, apresentaremos as leis vigentes nestes casos, como acionar e quais instâncias recorrer quando o assitente social se deparar com algum caso de violência contra a mulher. 

Tudo sobre serviço social: recapitulando

  • O que é serviço social? É uma graduação que coloca no mercado profissionais conhecidos como assistentes sociais, que atuam de forma propositiva em todas as esferas da sociedade.
  • O que estuda no curso de serviço social? Disciplinas como Antropologia, Filosofia, Teoria Política, Sociologia Contemporânea, Direito e Legislação Social, Relações de Gênero, Seguridade Social e muitas outras.
  • Quanto tempo dura o curso de serviço social? Os cursos de graduação têm a duração de quatro anos, já um curso de serviço social a distância (livre) pode ter duração de até {carga horaria maxima} horas.
  • O que faz um assistente social? Analisar as condições de vida da população e orientar pessoas a como ter acesso a alguns direitos constitucionais e políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a cultura e a própria assistência social.

Gostou da lista dos cursos online com certificado mais buscados na área de assistência social? Deu vontade de fazer dois, três, quatro… ou os dez cursos? Não se preocupe. Aqui no Educamundo, oferecemos a oportunidade do aluno se matricular por um valor único de {preco_matricula}, sem mensalidades. Com este investimento você poderá realizar quantos cursos desejar. Não vai perder essa, não é mesmo?

Não esqueceça de comentar no espaço abaixo e compartilhar este artigo em suas redes sociais. Até a próxima!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.