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Entenda conceitos e aspectos importantes da consultoria empresarial

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Consultoria empresarial é um processo interativo de um consultor externo à uma empresa. Ele tem a responsabilidade de auxiliar as pessoas na tomada de decisões, sem controlar diretamente os processos da empresa.

A consultoria empresarial é um serviço que, por meio de aconselhamento, ajuda empresas a potencializarem a sua capacidade de atingir os resultados e objetivos planejados e desejados.

Também conhecida por consultoria organizacional, pode atender aos diversos setores da economia, auxiliando com análise e implementação de ações para solucionar problemas, assim como transmitir técnicas bem-sucedidas de gestão.

Na verdade, a consultoria tem vários objetivos, mas todos direcionam para o mesmo caminho: a grande ajuda que um consultor de negócios pode dar para que organizações descubram o que interfere em seu crescimento e que impede a economia de recursos para expansão de seu mercado.

Mais do que isso, além de identificar ameaças, a consultoria pode apontar oportunidades – e nada como um outro olhar para ver isso. E depois, com um planejamento empresarial personalizado, indicará as ações para a retomada do sucesso do negócio.

Esse é o tema de nosso artigo, que traz uma prévia dos conteúdos que compõem o Curso Online Consultoria Empresarial, do Educamundo. Continue conosco e descubra o quão interessante é a carreira de consultor empresarial, e também as várias dicas sobre outros cursos online com certificado que daremos ao longo do texto.

Antes de começarmos é importante saber:

  • Como são as empresas que prestam serviço de consultoria? São empresas que unem conhecimento técnico e científico, baseado em teorias, à experiencia, com foco em soluções práticas para problemas gerenciais ou pessoais de uma organização.
  • Qual a finalidade de uma empresa de consultoria? Preparar profissionais para que eles possam ajudar a empresa em que atuar, a resolver seus problemas e enxergar oportunidades de crescimento. Para as empresas, a finalidade da consultoria é levantar e analisar informações relevantes para definir um diagnóstico e desenvolver ações que sejam lucrativas a ela.

3 razões para contratar uma consultoria empresarial

A consultoria não precisa ser contratada necessariamente quando há problemas em uma empresa. Empresários podem recorrer a essa prática para promover melhorias e crescimento em seu empreendimento, sair da estagnação etc.

Algumas razões pelas quais vale a pena contratar uma consultoria empresarial:

1. Fazer uma reavaliação do uso do capital da empresa

Em cenários de incertezas, por causa da instabilidade econômica, de períodos de crise e até mesmo por efeito da sazonalidade, é normal que as empresas reduzam gastos fazendo cortes. Com isso, investem menos e procuram formas de poupar.

Um consultor de negócios pode reavaliar custos, investimentos ou qualquer outro tipo de aplicação do capital, e por meio de um diagnóstico empresarial, encontrar soluções.

O que pode acontecer em um cenário desses? O consultor pode readequar custos, rever as estratégias da organização, propor uma reestruturação organizacional, aconselhar como investir melhor o dinheiro e apontar oportunidades no mercado.

2. A consultoria proporciona um olhar diferenciado

Nada como um olhar "de fora" sobre os problemas da organização, pois assim se identifica mais facilmente o que está interferindo nos processos e atrapalhando os bons resultados do negócio.

Lembre-se que esse olhar é capacitado e especializado em analisar o mercado, identificar ameaças e enxergar possibilidades. Além disso, o consultor de negócios não somente identificará os problemas como também os resolverá.

3. Neutralidade em tomadas de decisões

Essa é uma das grandes vantagens da contratação de uma consultoria organizacional, pois o profissional vem de fora (no caso de consultoria externas, pois há a modalidade interna) e não precisa fazer lobby.

Vamos explicar: ele não é funcionário efetivo, não disputa poder nem cargo dentro da organização. Ou seja, a tomada de decisão não terá interferência por causa de interesses pessoais.

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Eficiência e eficácia em consultoria empresarial

O trabalho de um consultor é, após feito um diagnóstico empresarial, indicar ações que garantam a eficiência e a eficácia dos processos nas organizações.

Esses dois termos, apesar de serem sinônimos no dicionário, têm uma conotação diferente no meio corporativo. São conceitos diferentes, utilizados pela administração na gestão empresarial.

Para ficar mais claro e você entender definitivamente a diferença entre os termos:

  • Eficiência: é o uso adequado dos meios disponíveis. Atingir resultados com a mínima perda de recursos, sejam eles materiais, financeiros ou humanos;

  • Eficácia: é atingir os resultados, objetivos e metas esperados.

Um exemplo prático: dois empreendimentos fabricam o mesmo produto e vendem 5 mil unidades mensais ao mesmo preço, de R$ 6,00. O empreendimento A tem um custo de R$ 2,00 e o B tem um custo de R$ 1,00, e ambos têm lucro. Nesse cenário, podemos afirmar que os dois empreendimentos são eficazes, pois conseguem produzir, vender e ter lucro. No entanto, o empreendimento B é o mais eficiente, pois consegue ter um custo menor e, consequentemente, um lucro maior.

Peter Drucker, considerado pai da administração moderna, define de um modo bem fácil de entender: eficiência é fazer certo as coisas e eficácia é fazer as coisas certas.

A ISO 9001:2015 define eficácia desta forma: "extensão em que as atividades planejadas são realizadas e os resultados alcançados" e eficiência como "relação entre o resultado alcançado e os recursos usados".

Na consultoria os dois aspectos são trabalhados, pois o consultor vai encontrar as melhores formas de otimizar recursos, reduzir custos etc., para alcançar os melhores resultados, como maximizar a produtividade e garantir a competitividade da empresa.

Agora que você está por dentro desses conceitos, ficará mais fácil entendê-los quando fizer nossos cursos online voltados à área administrativa.

Auditoria de posição

A auditoria de posição é uma das etapas da consultoria empresarial. Trata-se de um estudo feito para se chegar a respostas para a seguintes perguntas:

– Quem somos?

– O que fazemos?

– O que fazemos de melhor?

– O que fazemos bem feito?

– Qual a nossa maior competência?

Para fazer uma auditoria de posição, o consultor terá um roteiro com perguntas que serão feitas a funcionários, sobre os pontos fortes e fracos da empresa. Uma vez identificados, se torna possível estabelecer ameaças e oportunidades, não detectadas diretamente, mas sim a partir dos resultados dos pontos fortes e fracos.

A partir disso, o consultor faz um planejamento empresarial com um projeto para reduzir as ameaças e explorar as oportunidades.

Veja um exemplo prático: se uma auditoria de posição detecta que há atrasos em pagamentos porque a empresa está bastante endividada (ponto fraco), a ameaça pode ser um possível pedido de falência. Isso exige um ou mais projetos para a redução ou eliminação desse risco, como a elevação do capital de giro. A partir daí se forma um plano de ação com as ações para que sejam alcançados os objetivos do projeto.

Falar em auditoria nos leva a um problema bastante comum no meio empresarial: a confusão que se faz entre consultoria e auditoria. Veja esse assunto em nosso próximo tópico.

Consultoria empresarial

Consultoria x auditoria

Nosso curso de consultoria esclarece a diferença entre esses dois tipos de serviços administrativos. Muitas vezes nem os próprios empresários sabem diferenciá-los e não têm ideia de qual dos dois serviços precisam em determinado momento em seu negócio – ou pensam ser a mesma coisa. Mas vamos desfazer essa confusão agora mesmo.

Auditoria empresarial

Essa função é direcionada a análises contábeis e de balanço, assim como para checar se os lançamentos contábeis são a realidade da organização.

Auditorias empresariais são amplamente utilizadas por empresas de capital aberto para informar a acionistas sobre os números do balanço, se estão certos ou não. Diz-se ser uma função de cunho vertical, pois faz uma análise contábil profunda.

Áreas operacionais de empresas, como o chão de fábrica, não são auditadas. A abordagem de áreas como essa é somente contábil, no "pacote" geral da empresa.

Consultoria Empresarial

Diz-se ser de cunho horizontal, pois faz a análise de todas as áreas da empresa. Em uma indústria, por exemplo, a consultoria faz um Planejamento e Controle de Produção (PCP), o que não é feito por uma auditoria.

Além de identificar distorções ou erros que interferem na lucratividade da organização, a consultoria também elabora e implementa um plano de ação estratégico para corrigir os problemas encontrados durante a realização do diagnóstico empresarial.

Diagnóstico empresarial

O diagnóstico empresarial é uma das etapas da consultoria organizacional. Trata-se de uma metodologia de avaliação de organizações, que permite uma análise detalhada das áreas de gestão de um empreendimento.

Ao entender mais a fundo a organização, se consegue resolver os problemas de forma mais rápida e prática, pois o diagnóstico aponta para o que é realmente relevante e não se perde tempo conjecturando ou com coisas sem importância.

Agora que você sabe do que se trata, pode estar se perguntando no que ele realmente ajuda. O diagnóstico identifica possíveis falhas e distorções na gestão de áreas como estratégia, operações, finanças, marketing e recursos humanos.

A partir de sua aplicação, o consultor elabora um planejamento empresarial com desdobramento em planos de ações que visam evitar falhas e promover melhorias organizacionais.

O Curso Online Consultoria Empresarial do portal também mostra os benefícios e o que um diagnóstico empresarial analisa. Também veremos essas pautas a seguir.

Benefícios de um diagnóstico empresarial

Podemos citar três importantes benefícios dessa ferramenta:

1. Entender quais são as áreas importantes para o negócio: cada organizações tem suas particularidades, como as áreas mais importantes, fator que varia de uma para outra. Os planos de ação terão estratégias baseadas nesses setores como prioridade.

2. Descobrir o grau de maturidade da empresa: o empreendimento está no nível amador ou em um mais maduro, o suficiente para começar a traçar novos objetivos? A partir dessa descoberta são criadas as estratégias, bem como o propósito do negócio.

3. Identificar o quê e onde precisa ser feito: com o diagnóstico empresarial se pode ver exatamente onde estão as falhas ou os erros, e também o que a empresa não está fazendo para chegar a um novo patamar de gerenciamento.

O que um diagnóstico empresarial analisa?

Cada empresa é diferente, mas há alguns itens que devem ser analisados independentemente do tipo de negócio. Veja alguns aspectos verificados de cada área de gestão:

♦ Estratégia: metas de curto, médio e longo prazo e também análise ambiental;

♦ Finanças: controle, planejamento, indicadores financeiros e margem de contribuição e lucratividade;

♦ Operações: logística, qualidade e processos;

♦ Marketing: mídias online e offline, relacionamento com clientes e plano de marketing;

♦ Recursos Humanos: recrutamento, seleção e retenção de talentos, treinamento e desenvolvimento.

Da análise desses fatores é que se forma o diagnóstico e posteriormente, o plano de ações, que dá continuidade às etapas da consultoria empresarial.

O tópico seguinte nos conta um pouco sobre o perfil do consultor empresarial. Além de conhecimentos que ele adquire em cursos online, presenciais e diversos tipos de treinamentos, há certas qualidades que se espera desse profissional.

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Características e habilidades de um consultor empresarial

Quem se capacitar para seguir carreira como consultor empresarial precisa saber que há certas características e habilidades muito valorizadas nesse profissional. Nosso curso de consultoria traz materiais que tratam dessa pauta, com dicas importantes sobre esse perfil.

Elencamos as principais, que fazem parte de um conjunto de características divididas em conhecimento, habilidades e comportamentais:

  • Conhecimentos técnicos em economia, administração e política;

  • Proatividade (antecipar-se a possíveis problemas);

  • Raciocínio lógico e realista;

  • Saber trabalhar em equipe;

  • Ter visão estratégica e inovadora;

  • Ter espírito de liderança;

  • Bom relacionamento interpessoal; entre outras.

Salientamos que um profissional pode ter essas características de forma natural, mas também pode desenvolvê-las. Aqui no portal há excelentes cursos online com certificado que ajudam nesse sentido. Relações interpessoais e liderança são exemplos de temas de alguns de nossos cursos, que podem, inclusive, complementar o curso de consultoria.

Guia da profissão: funções e ganhos

  • O que faz um consultor dentro de uma empresa? Ele faz um planejamento de ações, recomenda, assisti ou aconselha sobre diversos assuntos como:recursos humanos, análise financeira, pesquisa de mercado,desempenho da empresa, qualidade dos produtos, segurança e outros.
  • O que é uma consultoria de gestão empresarial? É um pequeno de grupo de especialistas em gestão, que irá ajudar a equipe de diretores e gerentes da empresa com insights e sugestões. Esses especialistas possue know How, foco e olhar externo que ajudam a enxergar melhor as soluções dos problemas.
  • Quanto custa uma consultoria empresarial? O preço de uma consultoria empresarial pode variar entre R$1.000 á R$1.200 por dia o que renderia em torno de R$140 por hora. Podendo o valor depender de alguns fatores como:características da consultoria, campo de trabalho e qualidade da consultoria. Para o cálculo leve em consideração o custo do projeto que está pedindo, a margem de lucro do consultor e os benefícios que a consultoria vai trazer para a empresa.
  • Quanto cobrar por uma consultoria empresarial? Um consultor empresarial cobra em média no inicio de carreira R$20 por hora, assim que o profissional se adéqua no mercado de trabalho a sua reputação aumenta com o seu valor de serviço podendo chegar a até R$200 por hora.
  • Como elaborar um projeto de consultoria empresarial? Seguindo passos importantes como: levantar informações do cliente (diagnóstico), definir o tipo de projeto a ser oferecido, contendo as etapas e riscos atrelados, definir o prazo do projeto, levantar os custos diretos,escolher os consultores adequados, lembrar dos impostos no preço final, calcular o preço de venda, enviar a proposta e acompanhar a execução.

As melhores opções em cursos online você encontra no Educamundo

O Educamundo é a opção perfeita para quem quer e precisa se qualificar com qualidade e excelência. Os materiais de nossos cursos online com certificado são elaborados por uma equipe pedagógica competente, que disponibiliza temas atualizados, com embasamento em conteúdos consistentes e fontes confiáveis.

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