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Quais são as 10 competências gerais da BNCC?

  • Por: Equipe Educamundo
  • 07/02/2022

Instrumento importante para assegurar os direitos de crianças e jovens de todo o país, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC - tornou - se um documento de conhecimento necessário não apenas de profissionais da educação, mas de pais e de toda a sociedade.

Esse documento busca preparar os jovens para os desafios sociais e pessoais do século XXI, bem como para o mercado de trabalho.

Para assegurar o cumprimento de seus objetivos, a base cita 10 competências que precisam ser observadas e é sobre elas que falaremos neste artigo.

O que é BNCC?

A BNCC é um documento que define um conjunto de aprendizagens essenciais para crianças e jovens nos três níveis de educação: infantil, fundamental e médio. Não trata-se de um currículo, mas uma declaração estatal de observância obrigatória que serve de referência para a elaboração dos currículos escolares.

O que é competência para a Base Nacional Comum Curricular?

As competências da Base Nacional Comum Curricular são valores ou princípios que devem ser obrigatoriamente observados para que se chegue ao fim almejado pela criação da Base, qual seja, o desenvolvimento de habilidades essenciais para os desafios da sociedade no século XXI.

Quais são essas 10 competências da BNCC?

As competências a seguir devem ser observadas não apenas para alunos do ensino básico, mas também do ensino fundamental e médio. 

Ao final será possível compreender que atualmente as necessidades escolares são outras e elas não se satisfazem com a transmissão de um conteúdo teórico que precisa ser decorado pelo estudante, mas vão além e são estruturadas de modo que o aluno tenha um desenvolvimento completo, integral.

01 - Conhecimento

Conhecer e valorizar os conhecimentos de ontem (o que a sociedade já produziu) para compreender os de hoje e pensar em construir uma sociedade mais justa e inclusiva no futuro, observando aspectos físicos, sociais e digitais de modo que se consiga explicar a realidade.

02 - Pensamento científico, crítico e criativo

Analisar, testar, resolver problemas e pensar em soluções. Assim pode ser definida a competência do pensamento científico, crítico e criativo. 

O principal objetivo aqui é recorrer aos conhecimentos científicos, realizar uma análise crítica e pensar com criatividade e imaginação para conhecer causas, testar hipóteses e pensar em soluções para os desafios do mundo. 

03 - Repertório cultural

Pensar em inclusão e reconhecer as diversas abordagens culturais deve ser uma habilidade de todo estudante. Por isso a competência do “repertório cultural” volta-se ao aluno para que este conheça e valorize as diversas manifestações culturais existentes, sejam locais ou mundiais e desse modo participe das diversas manifestações artístico-culturais, explorando as relações entre culturas e sociedades.

04 - Comunicação

Conhecer as formas de expressão e saber utilizá-las, isso é o que busca a competência da “comunicação”. Aqui o aluno precisa utilizar diferentes linguagens, seja verbal, corporal, digital, sonora ou visual para partilhar informações, experiências e ideias em diferentes contextos. Isso ajuda o estudante, inclusive, a desenvolver a escuta.

05 - Cultura digital

Ensinar o aluno a utilizar a tecnologia para promover conhecimentos, descobrir, se comunicar e resolver problemas, sempre de forma crítica, reflexiva e com ética, instruindo o uso responsável, tanto como usuário, quanto como criador de conteúdo digital.

06 - Trabalho e projeto de vida

Conhecer e valorizar os diversos saberes e vivências culturais, se apropriar de tais conhecimentos e experiências para que se entenda as relações do mundo do trabalho, com isso poder alinhadas ao seu projeto de vida dando ao aluno a capacidade de gerir esse conhecimento e com isso saber fazer escolhas, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

07 - Argumentação

Defender ideias, opiniões e pontos de vista com base em fatos, informações confiáveis e dados sólidos sempre respeitando e promovendo os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, seja em âmbito local ou global.

08 - Autoconhecimento e autocuidado

Conhecer-se e cuidar da saúde física e mental compreendendo seu local na sociedade, reconhecendo a diversidade humana e sabendo da existência de emoções distintas. Essa competência visa contribuir para a construção dos valores e vivências sociais.

09 - Empatia e cooperação

Muito além do individual, o aluno precisa entender que vive em sociedade e como agente social precisa desenvolver habilidades essenciais para o convívio humano como a empatia e a cooperação, respeitando a diversidade, os direitos humanos e que, através do diálogo, consigam resolver problemas.

10 - Responsabilidade e cidadania

Pensando em âmbito social e cidadão, a última competência visa formar no aluno o desenvolvimento dos princípios éticos, democráticos, inclusivos e sustentáveis em uma sociedade. Pensando nelas, cabe ao aluno agir, seja no âmbito pessoal e coletivo, com responsabilidade, autonomia, determinação, resiliência e flexibilidade. 

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Como se sabe, a Base Nacional Comum Curricular é um documento importante e de conhecimento obrigatório para todo professor que ensina nos níveis por ela regulados. 

O conhecimento da BNCC é fundamental para a transformação e expansão de suas futuras diretrizes, bem como aprimoramento dos estudantes com conhecimentos indispensáveis para o seu pleno desenvolvimento.

Para isso, o professor precisa se capacitar para entender todos os seus aspectos.

Pensando nisso e sabendo da importância deste conteúdo para o docente, o setor pedagógico do Educamundo criou um vasto conteúdo em formato de curso para que você, professor ou profissional de educação, tenha uma visão geral das regras ali expostas. 

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Agora queremos saber, você já conhecia essas competências? Qual a sua opinião sobre elas? Deixe na caixa de comentários abaixo e até a próxima!

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