Para se manterem competitivas e sobreviverem em cenários por vezes economicamente instáveis, as organizações usam todos os recursos que têm à sua disposição. São ferramentas de gestão, auxílio de consultores e tudo que ajudar a alcançar as metas, tomadas de decisão e melhorias de seus processos e produtos.

Entre esses recursos está a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que pode culminar na certificação ISO 9001. A certificação não é obrigatória, no entanto proporciona alguns benefícios, que vamos lhe contar neste artigo.

7 razões para uma empresa buscar a certificação ISO 9001

Implantado o SGQ, por que a empresa não tentar a certificação ISO 9001? Há excelentes motivos para isso, quer ver?

1. Atender aos requisitos do cliente

Há clientes que só fazem negócios se a empresa for certificada e esta, por sua vez, quer manter (ou ganhar) o cliente. Mas esse benefício não deve ser visto de forma isolada, e sim, ter como meta a melhoria contínua.

2. Melhorar a qualidade dos processos e produtos

Adotar um método de padronização evita vários problemas como defeitos em produtos, falhas ou retrabalho. A padronização ajuda a minimizar erros e desperdícios, melhorando a eficiência e, consequentemente a economia de recursos financeiros.

3. Acesso a novos mercados

Por se tratarem de padrões internacionalmente conhecidos e utilizados, as organizações podem chegar a novos mercados no exterior.

4. Gerenciamento de funcionários

Tendo padrões e métricas, os funcionários podem direcionar seu foco no que é realmente importante. Com os procedimentos certos é fácil se concentrar no que realmente importa.

5. Aumentar a satisfação do cliente com seus produtos

Atender às expectativas do cliente significa fornecer o que eles esperam receber. O nível de reclamação é uma boa métrica para saber se isso está acontecendo.

6. Melhorar a consistência das operações

Processos com menos variações resultam em produtos mais consistentes. Mesmo peso e mesmas dimensões são exemplos do que o cliente espera receber – e dificilmente aceitam variações. Aumentando o controle dos processos, minimiza as chances disso acontecer.

7. Elevar a empresa a outro patamar

A credibilidade na certificação ISO deve ser levada em conta. A certificação coloca qualquer organização em um grupo mais seleto e reconhecido. Isso é muito importante em um processo comercial.

O que é o selo ISO 9001?

O selo ISO 9001 é o símbolo que vai junto à logomarca da empresa certificada. Ele aparece em documentos institucionais, como cartões de visita, folhetos, site, assinatura em e-mails e qualquer outro tipo de documento utilizado pela organização – até mesmo nas redes sociais.

Essa é uma estratégia de divulgação de que a organização atua em conformidades com o sistema de gestão da qualidade da ISO.

Competências para a implementação das normas de padronização ISO 9001

É necessário que as organizações apresentem algumas competências para implementar as normas de padronização ISO 9001.

O que é preciso que a organização faça:

  • Determine se os responsáveis pelo trabalho de implementação têm as competências necessárias que afetem o desempenho e eficácia do SGQ.
  • Assegure que sejam profissionais competentes, treinados e com conhecimento e experiência necessários.
  • Retenha a informação documentada, para evidenciar a competência.

Por que é importante uma consultoria ISO 9001

Uma consultoria ISO 9001 é essencial para empresas que querem se adequar os requisitos à norma para tentar a certificação.

Por meio da consultoria, a organização receberá diagnósticos organizacionais e mapeamento dos principais processos, assim como apoio à implementação do SGQ e busca da certificação.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Como conseguir a certificação ISO 9001 em 5 passos

  1. Defina um método e uma equipe de implementação
  2. Faça um diagnóstico e planejamento
  3. Envolva todos os colaboradores da empresa
  4. Implemente os requisitos
  5. Faça uma auditoria interna

Se você gostou do tema tratado neste post, vai gostar ainda mais quando fizer nosso Curso Online Gestão da Qualidade-ISO 9000.

Além disso, ao fazer sua inscrição no portal, você garante acesso a um pacote de cursos – o Pacote Master – e, durante a vigência de sua matrícula, poderá fazer quantos de seus cursos online quiser.

O investimento é de apenas R$ 69,90, pagos uma única vez. Não deixe para depois! Inscreva-se agora mesmo e garanta o seu acesso aos mais de 1.200 cursos online com certificado opcional que o portal oferece. Bons estudos e até a próxima postagem!