Você sabe qual a diferença entre as ocupações de assistente ou auxiliar contábil? Essas nomenclaturas geram dúvidas e confundem as pessoas, que muitas vezes até ficam sem saber se podem ou não se candidatar à determinada vaga.

Além de assistente e auxiliar, há também a ocupação de analista – será que está relacionada ao mesmo tipo de ocupação? Vamos tentar explicar aqui se há diferença, qual é e como funciona a nomenclatura na prática.

Apesar disso, tenha em mente que seja qual for a definição, uma coisa é certa: o profissional deve estar sempre preparado para os desafios da profissão. Para isso, nada melhor do que capacitar-se ou aperfeiçoar os conhecimentos.

O Educamundo tem vários cursos online na área de Contabilidade, como o Curso Online Assistente Contábil, que aborta o tema deste artigo.

Assistente ou auxiliar contábil? Saiba se há diferença

Vamos começar explicando o que diz a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Há uma classificação geral, sob o código 4131 – auxiliares de Contabilidade. Essa classificação engloba as subdivisões:

  • 4131-05 – Analista de folha de pagamento (calculista de folha de pagamento)

  • 4131-10 – Auxiliar de contabilidade, onde estão incluídos:

    • Assistente de serviço de contabilidade

    • Auxiliar contábil

    • Auxiliar de contas a pagar e de contas a receber

    • Auxiliar de custos

    • Auxiliar de escrituração fiscal

    • Auxiliar financeiro

    • Revisor contábil

  • 4131-15 – Auxiliar de faturamento (faturista)

De acordo com a CBO, auxiliar e assistente são a mesma coisa. Já o analista está sob outro código, na família do contador. Ou seja, para ser analista contábil é preciso ter graduação superior, enquanto assistente e auxiliar são cargos de nível médio.

Entretanto, isso varia muito de empresa para empresa, e também de seus planos de cargos e salários.

Diferença entre auxiliar e assistente 

Algumas organizações estipulam que o candidato começa como auxiliar contábil e depois, por mérito, passa a assistente contábil.

Muitas também têm níveis diferentes para a ocupação de assistente, como:

  • Assistente Contábil I
  • Assistente Contábil II
  • Assistente Contábil III

Essa é uma forma de promover os colaboradores.

O profissional e sua responsabilidade no sistema de administração financeira e contábil

O sistema de administração financeira e contábil de uma empresa fica a cargo de gestores, com o assistente contábil dando suporte nas atividades de rotina do setor.

O controle contábil e controle administrativo é função de quem?

O controle contábil e o controle administrativo também é função dos gestores. Administração e Contabilidade normalmente têm profissionais distintos, se reportando a um administrador geral.

O analista pode exercer a função de gestor no setor da contabilidade.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Analista contábil o que faz esse profissional?

O analista contábil o que faz? De acordo com a CBO, o analista pode legalizar empresas, elaborar contratos, administrar tributos, registrar atos e fatos contábeis, administrar o Departamento Pessoal, elaborar demonstrações contábeis, prestar consultoria e informações gerenciais, entre outras atividades.           

Em todos esses cenários, o assistente contábil é peça essencial para o desenvolvimento das rotinas contábeis, pois é ele quem está a cargo da parte operacional, que “faz tudo acontecer”.

Por isso, é essencial uma boa qualificação nessa área, assim como atualização constante.

Você pode contar com os cursos online com certificado do Educamundo e transformar-se em um excelente assistente contábil. Com um investimento de apenas R$ 69,90 você estuda durante um ano inteiro, fazendo quantos cursos quiser do Pacote Master. São mais de 1.200 opções na área contábil e demais áreas do conhecimento.

Faça sua inscrição agora mesmo, inicie seus estudos e dê uma alavancada em sua carreira. Boa sorte!