O Assistente Contábil é o profissional responsável pelo controle e execução das finanças de uma empresa. Para o desempenho da atividade deve possuir graduação em ciências contábeis, conhecimentos em matemática financeira e habilidades de comunicação, escrita, planejamento e organização.

Cada vez mais pessoas buscam se qualificar na área contábil, afinal, esse é um setor em crescimento no mercado de trabalho. Nesse contexto, um curso de assistente contábil  se destaca como uma ótima ferramenta para capacitar, atualizar e aperfeiçoar quem atua ou pretende atuar nesse campo.

O assistente contábil é responsável por executar e controlar diversos trabalhos relativos à contabilidade, como registrar documentos, analisar contas e classificar despesas. É um profissional extremamente importante para qualquer organização, pois é através dele que a diretoria tem conhecimento dos seus lucros e gastos, e a partir disso faz um bom planejamento tributário.

Com o crescimento do empreendedorismo no Brasil, a carreira em contabilidade é promissora, mas é preciso estar qualificado, o que reforça o fato de um curso online assistente contábil ser uma excelente opção para adquirir ou melhorar seus conhecimentos. Além disso, os cursos a distância revolucionaram a forma de se capacitar profissionalmente, você pode estudar em casa, no horário que desejar, sem gastar dinheiro e tempo se locomovendo até a sede do curso.

Neste artigo vamos mostrar os principais detalhes sobre essa profissão, assim como alguns pontos importantes do curso de assistente contábil do Educamundo, que tem todos os aspectos necessários para a capacitação e aperfeiçoamento profissional. Confira nossas informações e dicas para fazer esse curso online.

Você deve saber:

  • A área contábil de uma empresa é o setor responsável pela organização e regulamentação de documentos relacionados aos pagamentos de impostos, salários, dentre outras despesas, além do acompanhamento de movimentações bancárias e de demais registros financeiros.

Importância da contabilidade para as empresas

A contabilidade é fundamental em qualquer organização, pois entre outras funções, auxilia gestores a planejar ações estrategicamente baseando-se nos recursos existentes. Além disso, permite que finanças pessoais sejam separadas das corporativas, organizando e gerindo de forma eficiente os recursos disponíveis. Isso mostra a importância do assistente contábil, que é o braço direito do responsável pelo setor contábil.

Depois de fazer o curso de contabilidade online , o cursista estará capacitado para trabalhar com a área financeira e contábil dentro de uma organização. Veja as atividades diárias da profissão:

  • Registrar documentos

  • Fazer o acompanhamento de leis trabalhistas

  • Executar e controlar os relatórios referentes à contabilidade

  • Auxiliar no desenvolvimento de demonstrativos e balancetes

  • Calcular impostos como ICMS, CONFINS, PIS, e outros

  • Avaliar impostos retidos

  • Analisar movimentações bancárias

  • Fechamentos fiscais

  • Organizar documentação

  • Fazer a classificação contábil

  • Emitir notas de venda, entre outras.

Como você pode ver, para trabalhar nessa área é necessário ter noções básicas de contabilidade, que nossos cursos online podem oferecer com excelência e qualidade. Estudantes da área também precisam conhecer essas noções e, além de enriquecer o currículo e ajudar nos estudos, o curso online de assistente contábil também pode contar como horas de atividades complementares de graduações e cursos técnicos.

Outros cursos online podem também ajudar na carreira de assistente contábil, como os voltados à area administrativa e à contabilidade pública, principalmente se você pretende concorrer a cargos públicos. Vale muito a pena conhecer todos os cursos online com certificado do portal, você se surpreenderá com os benefícios que pode obter.

Teoria da Contabilidade 

No curso online Assistente Contábil você vai aprender que a contabilidade é uma ciência que controla o patrimônio e o representa para servir como um instrumento para as tomadas de decisões dentro das empresas.

O estudo da teoria da contabilidade é essencial para que o profissional aprenda como aplicar na prática o seu conhecimento. Como em toda profissão, o embasamento teórico é um guia para o desenvolvimento das funções no dia a dia em uma organização.

Conceitos contábeis

Nos cursos na área de contabilidade você vai ver três conceitos da contabilidade: Convenções Contábeis, Princípios e Postulados. Veja o que é cada um deles:

  • Convenções: esses são conceitos que guiam o profissional e normatizam os padrões para escriturar a rotina contábil, como: materialidade, objetividade, evidenciação e conservadorismo.

  • Postulados: são conhecidos como os “Pilares da Contabilidade” justamente por serem a base da teoria contábil. O Postulado da Continuidade propõe que o processo contábil seja permanente, partindo do princípio de que a entidade não terá um fim. Ele coloca o Patrimônio como o objeto principal da Contabilidade, por isso prevê a diferença entre patrimônio da entidade e patrimônio próprio, ainda que a empresa pertença a uma única pessoa.

  • Princípios: representam o padrão das técnicas de contabilidade. São, no total, sete princípios: Entidade, Continuidade, Oportunidade, Registro pelo valor original, Atualização Monetária, Competência e Prudência.

Os três conceitos da contabilidade são aprofundados no curso de contabilidade online do portal Educamundo.

Demonstrações contábeis

Conhecidas também como demonstrações financeiras, as demonstrações contábeis são relatórios agrupados capazes de fornecer informações extremamente importantes sobre a situação financeira de uma organização em determinado período.

Em palavras mais simples, podemos dizer que as demonstrações contábeis são o raio-x de uma empresa, pois mostram o status financeiro da entidade.

Nos cursos na área da contabilidade vemos que as empresas fazem três tipos de demonstrações contábeis: demonstração de fluxo de caixa, demonstração de resultados e balanço patrimonial. De acordo com as normas, esses relatórios devem ser neutros e mostrar as atividades da entidade durante certo período. Esses relatórios norteiam as decisões do gestor financeiro.

Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial é essencial para a tomada de decisões, pois ele mostra a possibilidade de crescimento por trás dos números apresentados. Explicando de uma maneira mais didática: se você trabalha em uma empresa e por meio do balanço descobre que uma quantidade significativa de vendas estagnou em contas a receber, vai buscar formas de mudar esse cenário. Mudar as políticas de crédito pode ser o suficiente para fazer com que os recebíveis sejam resolvidos no prazo de um mês. Sem o balanço, as vendas feitas sem o retorno financeiro poderiam levar o gestor a acreditar ser necessária a contratação de um empréstimo ou investir em campanhas para vender mais, sendo que apenas o ajuste na política de crédito seria o suficiente.  

Demonstrações de fluxo de caixa e demonstrações de resultados

As demonstrações de fluxo de caixa promovem uma visão real da capacidade da entidade em manter as suas operações. O lucro líquido e outros métodos de contabilidade podem sugerir um quadro financeiro positivo, pois podem ser manipulados. Com as demonstrações de fluxo de caixa isso não acontece, pois uma queda no fluxo operacional serve como um alerta para que os gestores avaliem os preços praticados, as despesas, dívidas, o inventário, entre outras decisões para resolver o problema em um curto espaço de tempo.

Sem ter noções básicas de contabilidade  você pode pensar que demonstração de fluxo de caixa e demonstração de resultados são a mesma coisa, mas em nosso curso online vai aprender que são coisas bem diferentes. A demonstração de resultados inclui intangíveis e não mostra quando as contas a pagar serão pagas ou quando os recebíveis serão realmente recebidos, diferente da demonstração do fluxo de caixa, que é uma projeção para determinado período e leva em conta também a depreciação. É uma ferramenta bastante útil, principalmente para comparar o desempenho com os concorrentes do mesmo setor e de mesmo porte.

Os cursos na área de contabilidade  trazem esses conceitos apresentados de forma mais profunda e com exemplos, para que o aluno entenda na prática como funciona. Parece muita coisa, não é? Mas uma das vantagens de fazer um curso a distância é que você pode voltar ao conteúdo sempre que tiver alguma dúvida.

Curso de assistente contábil

Métodos de escrituração contábil

O método de escrituração é a forma como o profissional procede para fazer o registo dos fatos contábeis. No curso de contabilidade online abordamos dois métodos de escrituração: partidas simples e partidas dobradas. Há outras formas de escrituração contábil, mas conforme for avançando no seu curso online, você vai perceber que elas sempre derivam desses dois métodos.

Método das Partidas Simples

Esse método é mais usado por entidades sem fins lucrativos, pois é considerado incompleto para fazer o controle do Patrimônio de forma global.

Ele só envolve o registro das operações para o controle de apenas um elemento. Por exemplo: no livro Caixa são registrados apenas a entrada e saída de dinheiro, sem considerar elementos como Patrimônio ou se há lucro ou prejuízo.

Método das Partidas Dobradas

Esse método prevê que o valor final lançado nas contas de débito deve ser o mesmo que o valor final lançado nas contas de crédito. Em outras palavras, para todo débito deve haver um crédito de igual valor e vice-versa. Caso um lado aumente, consequentemente o outro deve aumentar também. É preciso ter isso sempre em mente: não há débito sem crédito, assim como não há crédito sem débito.

Os lançamentos das partidas dobradas podem acontecer das seguintes formas:

a) 1 débito + 1 crédito

b) 1 débito + vários créditos

c) Vários débitos + 1 crédito

d) Vários débitos + vários créditos

No curso, você aprende esse e outros métodos com mais clareza e detalhes, e também com exemplos práticos, importantes para entender melhor como funciona a contabilidade. 

Livros contábeis obrigatórios e facultativos

Outro tópico importante em um curso de assistente contábil diz respeito aos livros contábeis, que são divididos entre obrigatórios e facultativos. Como vimos acima, os elementos da escrituração mais conhecidos e valorizados pelos gestores são os demonstrativos e os balanços, porém, nos cursos online voltados à contabilidade aprendemos que os livros contábeis têm igual importância. Mesmo o livro facultativo não deve ser desprezado, pois funciona como uma ferramenta para controlar entrada e saída de dinheiro.

Os livros obrigatórios são: Livro Diário e Livro Razão, enquanto o Livro Caixa é opcional para alguns tipos de negócios.

Livro Diário

O nome é autoexplicativo, mesmo para quem não tem noções básicas de contabilidade. Nele são registradas todas as movimentações, mesmo que não gerem nenhum tipo de alteração nas finanças.

Ele é marcado por termos de abertura assinados e autenticados pela Junta Comercial, assim como os termos de encerramento. Os registros são feitos obedecendo a ordem cronológica dos lançamentos. As movimentações de todo o ano são mostradas em partidas dobradas com a finalidade de documentar a movimentação de crédito e débito.

Livro Razão

Assim como o Livro Diário, o Livro Razão é obrigatório, mas não é necessário fazer os termos de abertura e encerramento. Esse livro faz o controle dos saldos de todas as contas registradas, resumindo essas informações e fazendo o fechamento de forma correta. Ele abrange os lançamentos de resultados, mas o seu principal objetivo é com as contas que afetam o patrimônio.

Livro Caixa

O Livro Caixa é facultativo, mas nem por isso deixa de ser importante - por isso ele também é estudado no curso online Assistente Contábil. Apenas as empresas tributadas pelo Simples Nacional têm a obrigação de fazer o Livro Caixa.

Esse livro é uma excelente ferramenta para fazer a gestão do fluxo de caixa, os registros das entradas e saídas são feitos de forma simples obedecendo a ordem cronológica, mas sem considerar crédito e débito ou as partidas.

Considerado um auxiliar do Livro Diário, para as empresas em que o Livro Caixa é obrigatório é necessário fazer os termos de abertura e encerramento com as devidas assinaturas.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Carreira de assistente contábil e mercado de trabalho

Os cursos online com certificado capacitam o assistente contábil a trabalhar com outros profissionais da área contábil e administrativa. O mercado de trabalho é promissor, por esse profissional poder trabalhar em empresas de qualquer segmento, elaborando fluxo de caixa, classificando lançamentos, revisando folha de pagamento, emitindo guias e todas as atividades que vimos neste artigo.

O assistente contábil tem um futuro promissor, considerando, principalmente, o cenário atual, em que a implantação do eSocial pede profissionais especializados no sistema. Já a adaptação das normas de contabilidade às IRFs (as internacionais) se estenderá até 2022. Portanto, o mercado estará bastante aquecido.  

Investir em bons cursos a distância é essencial para conseguir ótimas oportunidades do mercado de trabalho, mas também é necessário ter algumas qualidades específicas como ser muito organizado e metódico, ser proativo responsável e comunicativo com os colegas de trabalho, além de ter uma visão analítica. Com cursos na área de contabilidade o profissional pode ocupar cargos relacionados a assistente contábil e auxiliar administrativo.

Guia da profissão:

  • O que faz um assistente de contabilidade? O assistente contábil classifica despesas, analisa e reconcilia contas, registra documentos, escrituras e livros fiscais. Também auxilia na elaboração de balanços e demonstrativos, desenvolvimento e acompanhamento de planilhas e relatórios de contabilidade, calcular impostos, monitorar as movimentações bancárias e zelar pelo cumprimento das leis trabalhistas.
  • Qual a função de auxiliar de contabilidade? São funções do assistente contábil:
  1. lançar fechamentos fiscais
  2. executar baixas de recebimento
  3. acompanhar movimentações bancárias
  4. organizar documentações referentes à contabilidade da empresa
  5. registro de documentos - acompanhamento das leis trabalhistas
  6. exercer balancetes, calcular impostos (PIS, CONFINS, ICMS, etc.)
  7. verificar impostos retidos - gerar lançamentos contábeis
  8. auxiliar na apuração dos impostos
  9. analisar contas patrimoniais
  10. emitir notas de venda e de transferência
  • Qual a diferença entre assistente e auxiliar contábil? O assistente contabil é responsável por uma série de atividades relacionadas a vida financeira da empresa como relatórios financeiros, movimentações bancárias, cálculo de impostos, etc, já o auxiliar contábil trabalha junto ao assistente de contabilidade, dando suporte à execução dessas atividades e facilitando o acesso a informações e adiantamento dos materiais solicitados.
  • O que pode fazer o perito assistente contábil? O perito contábil trabalha na investigação e esclarecimento de problemas relacionados ao setor contábil da empresa. Costuma ser convocado por juízes para elaborar laudos técnicos sobre as responsabilidades de movimentações financeiras indevidas. Também atua em investigações e laudos referentes a questões trabalhistas.
  • Quanto ganha assistente contábil? Um assistente contábil ganha em início de carreira um salário aproximado de R$ 1.500,00 reais, já o profissional com experiência e em uma empresa de porte médio/grande recebe, em média, entre R$ 3.200,00 a R$ 5.000,00 reais.

Curso de assistente contábil e demais cursos online do Educamundo

O curso de assistente contábil despertou seu interesse? Você sabe que ao se matricular nesse curso você terá acesso aos demais cursos a distância que compõem o pacote master? São mais de 1200 cursos distribuídos em vários campos do conhecimento.

O investimento é de R$ 69,90, em taxa única e sem mensalidades. Isso lhe dá acesso ao portal durante um ano inteiro. Não perca essa oportunidade de dar uma guinada na sua carreira profissional, nossos cursos online com certificado são elaborados por uma equipe pedagógica competente e comprometida em disponibilizar conteúdos atualizados, que lhe deixarão afiado para os desafios das organizações empresariais, públicas e sociais. Faça a sua inscrição e comprove!

Um curso na área é para você?

  • O que se aprende em um curso de assistente contábil? Em um curso de assistente contábil se aprende:
  1. Conceito de Contabilidade
  2. Organização Documental e Protocolo
  3. Objeto e Finalidade da Contabilidade
  4. Características da Informação Contábil
  5. Usuários da Contabilidade
  6. Sistema de Informação Contábil
  7. Papeis e Tarefas de um Assistente Contábil
  8. Conhecimentos Necessários ao Assistente Contábil
  9. Limites Técnicos de um Assistente Contábil
  10. Rotinas do Assistente Contábil
  11. Coleta de Documentos
  • Quanto custa um curso de assistente contábil? Um curso de assistente contábil custa em média R$ 1.200,00 a R$ 1.700,00, para quem busca se atualizar ou aprender mais sobre o assunto pode realizar o curso do Educamundo por apenas R$ 69,90 ao ano, no pacote Master.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo e que volte mais vezes. Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão. Boa sorte e até breve!