Home / Cursos Online / Educação / Temas Transversais

Curso Online Temas Transversais

Avaliação

O que você aprenderá

  • O conceito de temas contemporâneos transversais
  • As diretrizes da BNCC para aplicação dos temas transversais
  • As diferenças entre BNCC e PCNs em relação a abordagem dos TCTs
  • O que são as macro áreas temáticas
  • A interdisciplinaridade como meio de relacionar os conhecimentos dos temas transversais
  • Os projetos e outras práticas de ensino para trabalhar a transversalidade na escola.  

Descrição

Além das disciplinas escolares, divididas por áreas do conhecimento, existem também alguns temas específicos que devem ser abordados na sala de aula. Tratam-se de temas atuais, assuntos presentes no cotidiano da sociedade, mas que não se encaixam numa única disciplina.

A esses temas a Base Nacional Curricular (BNCC), documento norteador para a aplicação de aulas, deu o nome de temas contemporâneos transversais TCTs.

O termo “contemporâneos” vem justamente do fato deles serem atuais e relevantes para a vida em sociedade. Já o termo “transversais” tem a ver com a forma que eles devem ser aplicados.

Conforme citamos acima, eles não se encaixam em uma disciplina específica, isso porque a amplitude deles requerem conceitos de várias disciplinas para serem compreendidos.

Portanto, os temas devem “atravessar” todas as disciplinas, sendo assim todos os professores devem abordá-los, mas a partir de diferentes perspectivas.

Um bom exemplo de tema transversal é o meio ambiente. Seria muito complicado escolher uma única disciplina para abordá-lo, afinal o meio ambiente pode ser ensinado tanto nas aulas de Biologia e Química quanto nas de Geografia.

O mesmo acontece com outros assuntos. São eles: saúde, multiculturalismo, orientação sexual, economia e cidadania. Várias disciplinas possuem conteúdos que colaboram com a compreensão das discussões em torno deles.

A BNCC estipula que tais temas sejam obrigatórios em sala de aula, por isso é importante compreendê-los de forma profunda. Além disso, como a obrigatoriedade deles implica a associação de disciplinas, é preciso descobrir quais técnicas se adequam melhor a esse contexto, dentre elas a interdisciplinaridade.

Ficou interessado em aprender mais sobre os temas transversais e descobrir qual a importância de se trabalhar com os TCTs na escola? No Curso Online Temas Transversais você aprenderá isso é muito mais!

O que aprenderei no Curso Online Temas Transversais

No primeiro módulo você vai entender quais são os temas transversais estipulados pela BNCC, quais as orientações deste escrito para aplicação dos temas e o que dizem outros documentos educacionais, como os PCNs e a legislação.

Ainda nesse primeiro módulo entenderá um pouco sobre o contexto histórico dos temas transversais, suas alterações nos últimos anos e como relacionar PCNs e BNCC.

Já no segundo módulo você aprenderá de forma mais aprofundada sobre os temas contemporâneos transversais e as seis áreas que os agrupam. Aqui você entenderá mais a fundo as definições dos PCNs para tais temas.

Em seguida, no terceiro módulo, você entenderá a importância da interdisciplinaridade, isto é, relacionar os conteúdos entre si, para aplicação da transversalidade.

Como os professores devem aplicar os temas transversais em conjunto com colegas de outras disciplinas? Os conceitos da interdisciplinaridade podem ajudar bastante.

No quarto módulo, você verá as principais práticas de ensino que facilitam as atividades com os temas contemporâneos transversais. Descobrirá, principalmente, como a criação de projetos pode facilitar o desenvolvimento das atividades por parte dos alunos e favorecer a interdisciplinaridade com os professores.

Por fim, no último módulo, aprenderá como se dá a inclusão dos temas transversais nos currículos e como relacioná-los com as áreas do conhecimento e as competências exigidas na BNCC.

Áreas de atuação para quem estuda temas transversais

Professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares são profissionais da educação que precisam ter um profundo conhecimento sobre os assuntos da BNCC, dentre os quais estão incluídos os temas transversais.

Os docentes porque vão desenvolver suas aulas a partir das orientações desse documento. Já os coordenadores e diretores por serem profissionais que guiam e dão suporte ao professor, uma vez que precisam direcionar o docente na execução dos currículos e planos de aulas elaborados à luz da BNCC.

Portanto, são esses os principais profissionais que devem aprender sobre o conceito dos temas transversais, as melhores práticas para aplicá-los e como implementá-los nos currículos e planos de aulas.

Então, ficou interessado em compreender melhor os temas transversais da BNCC e qual a importância de se trabalhar com os TCTs na escola? Nossos cursos online podem ajudar você, em específico o Curso Online Temas Transversais!

Esse curso é composto por cinco módulos com conteúdos que vão ajudá-lo a compreender os temas contemporâneos transversais, desde seu surgimento em 1997, quando foi citado nos PCNs, até os dias atuais, após a reformulação feita pela BNCC.

Acesse o portal, inscreva-se e comece a estudar agora mesmo.

Mais de 1.200 alunos já comprovaram os benefícios de estudar com o Educamundo, uma plataforma que é referência em cursos online com certificado.

Objetivos

•Descobrir quais são os temas transversais contemporâneos.
• Entender as razões para aplicar os temas transversais.
• Compreender as orientações da BNCC para a aplicação dos TCTs.
• Diferenciar as diretrizes da BNCC e dos PCNs.
• Analisar os benefícios dos projetos na aplicação dos temas transversais.
• Aprender como aplicar a transversalidade por meio da interdisciplinaridade.

Área de aplicação

A aplicação dos temas contemporâneos transversais em sala de aula é obrigatória, segundo a BNCC. Portanto é fundamental que os professores conheçam todos esses temas, o que cada um deles aborda e as melhores práticas para aplicá-los. Logo, nosso curso é indicado, principalmente, para os docentes. Como o curso também mostra como implementar tais temas nos currículos e planos de aulas, os diretores e coordenadores pedagógicos também se beneficiarão com ele.

Pré-requisitos acadêmicos

Nossos cursos online com certificados são direcionados para várias áreas de atuação profissional, para que estes possam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, bem como para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes Livres online.

MEC e Conselhos Profissionais

Uma dúvida muito comum entre os alunos é se os certificados de cursos livres são reconhecidos pelo MEC, mas esta é uma questão que fica muito simples depois de conhecermos suas responsabilidades.

O MEC somente reconhece cursos online ou presenciais de graduação ou pós graduação. Ou seja, os cursos livres não são regulamentados pelo MEC. Mas pode ficar tranquilo, pois nossos cursos são válidos e reconhecidos de acordo com a lei. Vamos aos detalhes:

Veja a explicação no próprio site no MEC:

“Há exigência de atos autorizativos para a oferta de "cursos livres", como de capacitação, extensão e aperfeiçoamento, por exemplo?
Não. O que caracteriza os "cursos livres" é justamente a ausência de atos autorizativos por parte do Poder Público...”

Quer conferir? Segue o link do site do MEC: http://portal.mec.gov.br

Como aluno do Educamundo é pessoa bem informada, ainda trazemos mais detalhes sobre regulamentações de cursos:

Quanto aos cursos técnicos ou de ensino médio?
Para estes, a regulamentação fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação.

E no ensino fundamental e infantil?
A regulamentação fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação

Mas então, qual a regulamentação para os cursos livres?
Nossos cursos livres são amparados pelas seguintes legislações:

  • Lei de Diretrizes e Bases - LDB - Lei 9394/96, Art.40;
  • CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
  • Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

E para quê servem os certificados de cursos livres?
Nossos certificados são frequentemente utilizados para:

  • Fins curriculares;
  • Provas de títulos;
  • Avaliações de empresas, bem como promoções internas;
  • Para enriquecer o currículo;
  • Para obter gratificações adicionais conforme plano de carreira;
  • Para seleções em mestrados e doutorados;
  • Para créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos públicos e várias outras possibilidades, nas modalidades atualização, aperfeiçoamento ou capacitação.

Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

No entanto, como somos zelosos com nossos alunos, orientamos a consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade, conselhos profissionais (CRECI, CRO, CREA e outros) ou na instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma ou especificação que impeça sua aceitação. Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Conteúdo Programático

Introdução

Módulo I: Conceito de temas transversais na BNCC, legislação e PCN's

  • Contexto histórico e pressupostos pedagógicos dos TCTs
  • PCNs e os temas transversais nos anos iniciais do ensino fundamental
  • Temas transversais nos PCNs para os anos finais do ensino fundamental
  • Diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica
  • A aprendizagem e os temas transversais em educação
  • O conceito de transversalidade na educação

Módulo II: PCNs e BNCC: como aplicar os temas contemporâneos transversais

  • Temas contemporâneos transversais ou temas transversais? Relação entre PCNS e BNCC
  • As diferenças entre os PCNs e a BNCC
  • PCN e BNCC: foco de cada documento
  • Proposta de práticas de implementação dos temas contemporâneos transversais da BNCC
  • Meio ambiente no ensino fundamental I
  • Tema transversal meio ambiente para o ensino fundamental II
  • Tema saúde para os anos iniciais do ensino fundamental
  • Tema transversal saúde para os últimos anos do ensino fundamental
  • Pluralidade cultural no primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental
  • Pluralidade cultural para o terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental
  • Orientação sexual como tema transversal no ensino fundamental

Módulo III: Transversalidade e interdisciplinaridade: caminhos para relacionar conhecimentos

  • Os caminhos da interdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade e transversalidade na educação
  • Conhecimento em rede
  • Interdisciplinaridade e transversalidade
  • Interdisciplinaridade e temas transversais no ensino infantil
  • Temas contemporâneos e transversais na BNCC: as contribuições da transdisciplinaridade
  • Diagnóstico no projeto político pedagógico sobre a transversalidade e interdisciplinaridade

Módulo IV: Projetos e outras práticas de ensino como facilitadores da transversalidade na escola

  • Transversalidade, interdisciplinaridade e pedagogia de projetos
  • A prática interdisciplinar e transversal na pedagogia de projetos
  • As questões de gênero no cotidiano escolar: uma perspectiva interacionista
  • Estratégia de projetos e a construção da rede
  • Estratégia de projetos e educação em valores
  • Educação ambiental: sensibilização e reflexão por oficinas e rodas de conversa
  • Abordagem do “diferente” em sala de aula por meio da literatura infantil
  • Educação para o consumo: uma proposta transversal para o ensino de História

Módulo V: Integração dos temas contemporâneos transversais nos currículos escolares

  • Interação das áreas do conhecimento com temas transversais no currículo paulista
  • Temas transversais e conteúdos obrigatórios: o referencial curricular de Rondônia
  • Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental I
  • PCNs para o ensino fundamental II
  • Temas transversais: um estudo sobre as representações sociais de docentes
  • BNCC na prática: currículo escolar

Conclusão

Bibliografia

1
MATRICULE-SE
Acesse mais de 1.200 cursos por um ano inteiro investindo apenas R$ 69,90 e ganhe 10 certificados digitais de 5h.
2
ESCOLHA SEUS CURSOS
Você escolhe quantos cursos deseja fazer e aproveita todo o material selecionado pela equipe pedagógica.
3
AVALIE SEUS CONHECIMENTOS
Você escolhe a carga horária do curso, entre 5h a 420h e faz uma avaliação de verdadeiro ou falso.
4
CONQUISTE SEU CERTIFICADO
Seja aprovado na avaliação, pague a taxa e emita seu certificado para subir de nível em sua carreira.

O que faz com que nosso certificado seja tão valorizado e destaca o Educamundo

  • Tempo ideal de estudos

Uma plataforma que respeita o tempo mínimo de estudos para dar credibilidade a quem aprende e confiança a quem contrata.

  • Autenticidade do certificado

Todo certificado possui o QR Code, um número exclusivo para dar segurança para você e quem recebe seu certificado.

  • Múltiplos conteúdos

Oferecemos, em nossos cursos, conteúdos diversificados e rigorosamente escolhidos por nosso setor pedagógico, para lhe proporcionar o melhor desenvolvimento e senso crítico.

  • Carga horária flexível

Aqui você tem a liberdade para escolher cargas horárias entre 5h e 420h, conforme sua necessidade.

Cursos online em diversas áreas do conhecimento

No Educamundo, você encontra cursos online sobre Administração, Saúde, Direito, Comunicação, Educação, Idiomas, Bem-estar, Psicologia, Tecnologia, entre muitas outras áreas do conhecimento. Oferecemos mais de 1.200 opções de cursos para agregar valor à sua formação acadêmica, profissional e pessoal.

Todos os cursos online com certificado são desenvolvidos por um setor pedagógico dedicado que seleciona os temas de alta relevância e os materiais mais enriquecedores.

Certificados valorizados e com flexibilidade

Oferecemos também a opção de obter uma certificação de qualidade em todos os cursos. A carga horária da certificação varia entre 5 e 420 horas e é definida pelo aluno antes de fazer a avaliação.

Os cursos online com certificado são excelentes para você:

  • Prova de títulos em concurso público;
  • Melhorar sua performance em entrevistas de emprego e processos de progressão de carreira;
  • Somar horas em atividades complementares da faculdade;
  • Comprovar seus conhecimentos.

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem que lhe dá total liberdade

Para agregar a qualidade do ensino a recursos tecnológicos excelentes, o Educamundo disponibiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de um ambiente totalmente dinâmico, intuitivo e otimizado para computadores e dispositivos móveis.

No AVA você:

  • Confere todos os materiais contidos nos cursos;
  • Consegue facilmente assimilar todas as aulas;
  • Se organiza de maneira prática;
  • Acompanha todo o processo de certificação.

O que você aprenderá

  • O conceito de temas contemporâneos transversais
  • As diretrizes da BNCC para aplicação dos temas transversais
  • As diferenças entre BNCC e PCNs em relação a abordagem dos TCTs
  • O que são as macro áreas temáticas
  • A interdisciplinaridade como meio de relacionar os conhecimentos dos temas transversais
  • Os projetos e outras práticas de ensino para trabalhar a transversalidade na escola.  

Descrição

Além das disciplinas escolares, divididas por áreas do conhecimento, existem também alguns temas específicos que devem ser abordados na sala de aula. Tratam-se de temas atuais, assuntos presentes no cotidiano da sociedade, mas que não se encaixam numa única disciplina.

A esses temas a Base Nacional Curricular (BNCC), documento norteador para a aplicação de aulas, deu o nome de temas contemporâneos transversais TCTs.

O termo “contemporâneos” vem justamente do fato deles serem atuais e relevantes para a vida em sociedade. Já o termo “transversais” tem a ver com a forma que eles devem ser aplicados.

Conforme citamos acima, eles não se encaixam em uma disciplina específica, isso porque a amplitude deles requerem conceitos de várias disciplinas para serem compreendidos.

Portanto, os temas devem “atravessar” todas as disciplinas, sendo assim todos os professores devem abordá-los, mas a partir de diferentes perspectivas.

Um bom exemplo de tema transversal é o meio ambiente. Seria muito complicado escolher uma única disciplina para abordá-lo, afinal o meio ambiente pode ser ensinado tanto nas aulas de Biologia e Química quanto nas de Geografia.

O mesmo acontece com outros assuntos. São eles: saúde, multiculturalismo, orientação sexual, economia e cidadania. Várias disciplinas possuem conteúdos que colaboram com a compreensão das discussões em torno deles.

A BNCC estipula que tais temas sejam obrigatórios em sala de aula, por isso é importante compreendê-los de forma profunda. Além disso, como a obrigatoriedade deles implica a associação de disciplinas, é preciso descobrir quais técnicas se adequam melhor a esse contexto, dentre elas a interdisciplinaridade.

Ficou interessado em aprender mais sobre os temas transversais e descobrir qual a importância de se trabalhar com os TCTs na escola? No Curso Online Temas Transversais você aprenderá isso é muito mais!

O que aprenderei no Curso Online Temas Transversais

No primeiro módulo você vai entender quais são os temas transversais estipulados pela BNCC, quais as orientações deste escrito para aplicação dos temas e o que dizem outros documentos educacionais, como os PCNs e a legislação.

Ainda nesse primeiro módulo entenderá um pouco sobre o contexto histórico dos temas transversais, suas alterações nos últimos anos e como relacionar PCNs e BNCC.

Já no segundo módulo você aprenderá de forma mais aprofundada sobre os temas contemporâneos transversais e as seis áreas que os agrupam. Aqui você entenderá mais a fundo as definições dos PCNs para tais temas.

Em seguida, no terceiro módulo, você entenderá a importância da interdisciplinaridade, isto é, relacionar os conteúdos entre si, para aplicação da transversalidade.

Como os professores devem aplicar os temas transversais em conjunto com colegas de outras disciplinas? Os conceitos da interdisciplinaridade podem ajudar bastante.

No quarto módulo, você verá as principais práticas de ensino que facilitam as atividades com os temas contemporâneos transversais. Descobrirá, principalmente, como a criação de projetos pode facilitar o desenvolvimento das atividades por parte dos alunos e favorecer a interdisciplinaridade com os professores.

Por fim, no último módulo, aprenderá como se dá a inclusão dos temas transversais nos currículos e como relacioná-los com as áreas do conhecimento e as competências exigidas na BNCC.

Áreas de atuação para quem estuda temas transversais

Professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares são profissionais da educação que precisam ter um profundo conhecimento sobre os assuntos da BNCC, dentre os quais estão incluídos os temas transversais.

Os docentes porque vão desenvolver suas aulas a partir das orientações desse documento. Já os coordenadores e diretores por serem profissionais que guiam e dão suporte ao professor, uma vez que precisam direcionar o docente na execução dos currículos e planos de aulas elaborados à luz da BNCC.

Portanto, são esses os principais profissionais que devem aprender sobre o conceito dos temas transversais, as melhores práticas para aplicá-los e como implementá-los nos currículos e planos de aulas.

Então, ficou interessado em compreender melhor os temas transversais da BNCC e qual a importância de se trabalhar com os TCTs na escola? Nossos cursos online podem ajudar você, em específico o Curso Online Temas Transversais!

Esse curso é composto por cinco módulos com conteúdos que vão ajudá-lo a compreender os temas contemporâneos transversais, desde seu surgimento em 1997, quando foi citado nos PCNs, até os dias atuais, após a reformulação feita pela BNCC.

Acesse o portal, inscreva-se e comece a estudar agora mesmo.

Mais de 1.200 alunos já comprovaram os benefícios de estudar com o Educamundo, uma plataforma que é referência em cursos online com certificado.

Objetivos

•Descobrir quais são os temas transversais contemporâneos.
• Entender as razões para aplicar os temas transversais.
• Compreender as orientações da BNCC para a aplicação dos TCTs.
• Diferenciar as diretrizes da BNCC e dos PCNs.
• Analisar os benefícios dos projetos na aplicação dos temas transversais.
• Aprender como aplicar a transversalidade por meio da interdisciplinaridade.

Área de aplicação

A aplicação dos temas contemporâneos transversais em sala de aula é obrigatória, segundo a BNCC. Portanto é fundamental que os professores conheçam todos esses temas, o que cada um deles aborda e as melhores práticas para aplicá-los. Logo, nosso curso é indicado, principalmente, para os docentes. Como o curso também mostra como implementar tais temas nos currículos e planos de aulas, os diretores e coordenadores pedagógicos também se beneficiarão com ele.

Pré-requisitos acadêmicos

Nossos cursos online com certificados são direcionados para várias áreas de atuação profissional, para que estes possam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, bem como para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes Livres online.

MEC e Conselhos Profissionais

Uma dúvida muito comum entre os alunos é se os certificados de cursos livres são reconhecidos pelo MEC, mas esta é uma questão que fica muito simples depois de conhecermos suas responsabilidades.

O MEC somente reconhece cursos online ou presenciais de graduação ou pós graduação. Ou seja, os cursos livres não são regulamentados pelo MEC. Mas pode ficar tranquilo, pois nossos cursos são válidos e reconhecidos de acordo com a lei. Vamos aos detalhes:

Veja a explicação no próprio site no MEC:

“Há exigência de atos autorizativos para a oferta de "cursos livres", como de capacitação, extensão e aperfeiçoamento, por exemplo?
Não. O que caracteriza os "cursos livres" é justamente a ausência de atos autorizativos por parte do Poder Público...”

Quer conferir? Segue o link do site do MEC: http://portal.mec.gov.br

Como aluno do Educamundo é pessoa bem informada, ainda trazemos mais detalhes sobre regulamentações de cursos:

Quanto aos cursos técnicos ou de ensino médio?
Para estes, a regulamentação fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação.

E no ensino fundamental e infantil?
A regulamentação fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação

Mas então, qual a regulamentação para os cursos livres?
Nossos cursos livres são amparados pelas seguintes legislações:

  • Lei de Diretrizes e Bases - LDB - Lei 9394/96, Art.40;
  • CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
  • Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

E para quê servem os certificados de cursos livres?
Nossos certificados são frequentemente utilizados para:

  • Fins curriculares;
  • Provas de títulos;
  • Avaliações de empresas, bem como promoções internas;
  • Para enriquecer o currículo;
  • Para obter gratificações adicionais conforme plano de carreira;
  • Para seleções em mestrados e doutorados;
  • Para créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos públicos e várias outras possibilidades, nas modalidades atualização, aperfeiçoamento ou capacitação.

Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

No entanto, como somos zelosos com nossos alunos, orientamos a consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade, conselhos profissionais (CRECI, CRO, CREA e outros) ou na instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma ou especificação que impeça sua aceitação. Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Conteúdo Programático

Introdução

Módulo I: Conceito de temas transversais na BNCC, legislação e PCN's

  • Contexto histórico e pressupostos pedagógicos dos TCTs
  • PCNs e os temas transversais nos anos iniciais do ensino fundamental
  • Temas transversais nos PCNs para os anos finais do ensino fundamental
  • Diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica
  • A aprendizagem e os temas transversais em educação
  • O conceito de transversalidade na educação

Módulo II: PCNs e BNCC: como aplicar os temas contemporâneos transversais

  • Temas contemporâneos transversais ou temas transversais? Relação entre PCNS e BNCC
  • As diferenças entre os PCNs e a BNCC
  • PCN e BNCC: foco de cada documento
  • Proposta de práticas de implementação dos temas contemporâneos transversais da BNCC
  • Meio ambiente no ensino fundamental I
  • Tema transversal meio ambiente para o ensino fundamental II
  • Tema saúde para os anos iniciais do ensino fundamental
  • Tema transversal saúde para os últimos anos do ensino fundamental
  • Pluralidade cultural no primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental
  • Pluralidade cultural para o terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental
  • Orientação sexual como tema transversal no ensino fundamental

Módulo III: Transversalidade e interdisciplinaridade: caminhos para relacionar conhecimentos

  • Os caminhos da interdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade e transversalidade na educação
  • Conhecimento em rede
  • Interdisciplinaridade e transversalidade
  • Interdisciplinaridade e temas transversais no ensino infantil
  • Temas contemporâneos e transversais na BNCC: as contribuições da transdisciplinaridade
  • Diagnóstico no projeto político pedagógico sobre a transversalidade e interdisciplinaridade

Módulo IV: Projetos e outras práticas de ensino como facilitadores da transversalidade na escola

  • Transversalidade, interdisciplinaridade e pedagogia de projetos
  • A prática interdisciplinar e transversal na pedagogia de projetos
  • As questões de gênero no cotidiano escolar: uma perspectiva interacionista
  • Estratégia de projetos e a construção da rede
  • Estratégia de projetos e educação em valores
  • Educação ambiental: sensibilização e reflexão por oficinas e rodas de conversa
  • Abordagem do “diferente” em sala de aula por meio da literatura infantil
  • Educação para o consumo: uma proposta transversal para o ensino de História

Módulo V: Integração dos temas contemporâneos transversais nos currículos escolares

  • Interação das áreas do conhecimento com temas transversais no currículo paulista
  • Temas transversais e conteúdos obrigatórios: o referencial curricular de Rondônia
  • Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental I
  • PCNs para o ensino fundamental II
  • Temas transversais: um estudo sobre as representações sociais de docentes
  • BNCC na prática: currículo escolar

Conclusão

Bibliografia

1
MATRICULE-SE
Acesse mais de 1.200 cursos por um ano inteiro investindo apenas R$ 69,90 e ganhe 10 certificados digitais de 5h.
2
ESCOLHA SEUS CURSOS
Você escolhe quantos cursos deseja fazer e aproveita todo o material selecionado pela equipe pedagógica.
3
AVALIE SEUS CONHECIMENTOS
Você escolhe a carga horária do curso, entre 5h a 420h e faz uma avaliação de verdadeiro ou falso.
4
CONQUISTE SEU CERTIFICADO
Seja aprovado na avaliação, pague a taxa e emita seu certificado para subir de nível em sua carreira.

O que faz com que nosso certificado seja tão valorizado e destaca o Educamundo

  • Tempo ideal de estudos

Uma plataforma que respeita o tempo mínimo de estudos para dar credibilidade a quem aprende e confiança a quem contrata.

  • Autenticidade do certificado

Todo certificado possui o QR Code, um número exclusivo para dar segurança para você e quem recebe seu certificado.

  • Múltiplos conteúdos

Oferecemos, em nossos cursos, conteúdos diversificados e rigorosamente escolhidos por nosso setor pedagógico, para lhe proporcionar o melhor desenvolvimento e senso crítico.

  • Carga horária flexível

Aqui você tem a liberdade para escolher cargas horárias entre 5h e 420h, conforme sua necessidade.

Cursos online em diversas áreas do conhecimento

No Educamundo, você encontra cursos online sobre Administração, Saúde, Direito, Comunicação, Educação, Idiomas, Bem-estar, Psicologia, Tecnologia, entre muitas outras áreas do conhecimento. Oferecemos mais de 1.200 opções de cursos para agregar valor à sua formação acadêmica, profissional e pessoal.

Todos os cursos online com certificado são desenvolvidos por um setor pedagógico dedicado que seleciona os temas de alta relevância e os materiais mais enriquecedores.

Certificados valorizados e com flexibilidade

Oferecemos também a opção de obter uma certificação de qualidade em todos os cursos. A carga horária da certificação varia entre 5 e 420 horas e é definida pelo aluno antes de fazer a avaliação.

Os cursos online com certificado são excelentes para você:

  • Prova de títulos em concurso público;
  • Melhorar sua performance em entrevistas de emprego e processos de progressão de carreira;
  • Somar horas em atividades complementares da faculdade;
  • Comprovar seus conhecimentos.

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem que lhe dá total liberdade

Para agregar a qualidade do ensino a recursos tecnológicos excelentes, o Educamundo disponibiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de um ambiente totalmente dinâmico, intuitivo e otimizado para computadores e dispositivos móveis.

No AVA você:

  • Confere todos os materiais contidos nos cursos;
  • Consegue facilmente assimilar todas as aulas;
  • Se organiza de maneira prática;
  • Acompanha todo o processo de certificação.