Curso Online Síndrome de Burnout | Educamundo

  • Alunos com
    matrícula ativa

    22.676

  • Alunos estudando
    no momento

    11.338

  • Alunos que se
    matricularam hoje

    879

  • Pessoas nesta
    página agora

    527

  • Certificados
    liberados hoje

    62

  • Avaliação média
    desse curso

    4.0 em 5

  • Já fizeram
    este curso

    434

O que aprenderei?
A definição de Síndrome de Burnout
A diferença entre Burnout e depressão
As manifestações clínicas da Síndrome de Burnout
Os principais instrumentos de diagnóstico
Os diferentes tipos de tratamento
As descobertas mais recentes sobre o assunto.  

Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout é definida como uma combinação de exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal causada pelo estresse crônico ligado ao trabalho. O termo surgiu na década de 70 e era associado exclusivamente a profissões de “ajuda ao próximo”, como medicina e enfermagem. Atualmente, sabe-se que a Síndrome pode afetar profissionais de quaisquer áreas, especialmente aqueles que trabalham constantemente sob pressão.

No Brasil, de acordo com dados da International Stress Management Association (ISMA-BR), 30% dos profissionais sofrem com o Burnout. O impacto do estresse no trabalho ainda é difícil de ser mensurado, mas é fácil perceber que ele cobra um preço alto tanto dos profissionais, quanto das empresas.

Para sanar este problema, instituições públicas e privadas têm se empenhado na busca por medidas que sejam capazes de minimizar o estresse no ambiente de trabalho e melhorar o enfrentamento dos trabalhadores frente às adversidades, aumentando, assim, a demanda por profissionais especializados em transtornos mentais ocupacionais.

Se você atua ou deseja atuar na área, o Curso Online Síndrome de Burnout do Educamundo é uma ótima oportunidade de aprender tudo que precisa. Nossos cursos online são elaborados por uma equipe pedagógica exclusiva que seleciona cuidadosamente os melhores e mais atualizados materiais sobre o tema, buscando estimular o aprendizado de uma forma didática e prazerosa.

Continue a leitura deste artigo para conhecer a grade curricular completa do Curso Online Síndrome de Burnout, as áreas de atuação para profissionais especializados neste transtorno, o processo de avaliação e certificação e os diferenciais para quem estuda no Educamundo.

O que você vai estudar no Curso Online Síndrome de Burnout

Os cursos online do Educamundo têm como prioridade a qualidade, a praticidade e o dinamismo. Nossos materiais são constantemente atualizados com as referências mais confiáveis sobre cada tema. O método de ensino utilizado garante aos alunos um estudo completo e flexível por meio de materiais elaborados por especialistas, artigos, vídeos, links e podcasts.

No Curso Online Síndrome de Burnout, você vai encontrar 6 módulos exclusivos sobre o tema, além de uma extensa lista de materiais complementares. Logo no início o aluno aprenderá sobre o conceito de Burnout, as profissões que mais sofrem os efeitos do estresse ocupacional, o impacto socioeconômico da síndrome e seus fatores causais.

O módulo seguinte abordará um assunto que é sinônimo de dúvida para muitas pessoas: a diferença entre Burnout e depressão. Esta é uma questão polêmica e amplamente discutida entre os mais renomados especialistas na área. Entretanto, discussões mais aprofundadas sobre o tema são raramente encontradas em referências brasileiras de domínio público. Pensando em oferecer um conteúdo completo para nossos alunos, realizamos uma intensa busca na literatura nacional e internacional, reunindo tudo que você precisa saber sobre o diagnóstico diferencial destes dois transtornos.

Na sequência abordaremos temas como manifestações clínicas, principais instrumentos para diagnóstico e intervenções que podem ser usadas para prevenir e tratar o Burnout. Por fim, haverá um módulo dedicado às descobertas recentes e às pesquisas mais promissoras na área, para você se torne um expert no assunto.

Áreas de atuação para profissionais que atuam no controle do estresse no trabalho

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 45% da população desenvolve alguma atividade profissional. Esta parcela representa a base da economia mundial, de modo que cuidar da saúde ocupacional não visa apenas o benefício do trabalhador, mas também contribui para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável das sociedades.

O principal desafio das instituições públicas e privadas para garantir a saúde dos profissionais tem sido, justamente, o controle do estresse no trabalho. Portanto, buscar meios eficazes de combater este problema é hoje uma prioridade da agenda de saúde de diversos países.

Neste contexto, um profissional, de qualquer área, capaz de identificar fontes de estresse ocupacional e de sugerir possíveis intervenções para prevenir transtornos mentais ligados ao trabalho, certamente terá mais chances de alcançar melhores posições no mercado.

Não poderíamos deixar de citar os estudantes e profissionais de saúde, uma vez que estes podem direcionar toda a carreira para o ramo da saúde ocupacional. Apesar de psiquiatras e psicólogos serem os mais lembrados quando o assunto é Síndrome de Burnout e demais transtornos ligados ao trabalho, outros profissionais de saúde — como enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas — também precisam deste conhecimento para desenvolver suas atividades com excelência.

Para finalizar, técnicos em segurança do trabalho também podem se beneficiar dos conhecimentos adquiridos no Curso Online Síndrome de Burnout, uma vez que garantir a segurança no ambiente de trabalho é uma das medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde para prevenir e tratar este transtorno.

Processo de avaliação e certificação do nosso curso online sobre Burnout

Além de todo o conhecimento adquirido, os cursos online com certificado podem te ajudar de diversas formas, como na pontuação de provas de títulos de concursos públicos (caso conste no edital), em atividades complementares exigidas em cursos de graduação, na progressão de carreira e muito mais.

Aqui no Educamundo você tem a possibilidade de adquirir certificação para cada uma das capacitações concluídas. Este procedimento é opcional e muito simples, você só precisa se inscrever no portal e escolher um de nossos cursos. Ao finalizar o conteúdo, faça a avaliação final com questões de verdadeiro ou falso. Se sua pontuação for igual ou superior a 70%, você está aprovado. Caso contrário, não se preocupe, você ainda tem mais 4 tentativas.

Uma vez aprovado, invista na taxa de avaliação e cumpra o tempo mínimo de estudos de acordo com a carga horária escolhida (5h a 360h).

Os diferenciais para quem estuda sobre estresse ocupacional no Educamundo

No Educamundo você encontra os melhores cursos de ensino a distância (EAD), e nossos mais de 200 mil alunos já puderam comprovar isso.

Além de ter acesso a um material de qualidade, aqui você estuda por um preço justo. Investindo uma taxa única de apenas R$69,90 é possível acessar mais de 1200 cursos online do Pacote Master por um ano inteiro. É isso mesmo! Você não paga nada a mais para ter todo conteúdo do Educamundo à sua disposição, 24h por dia.

Se inscrevendo no portal você ainda tem a opção de conquistar certificação em 23 diferentes áreas de conhecimento. Não tem como negar que esta é uma excelente oportunidade. Então não perca mais tempo! Inscreva-se agora mesmo e invista no seu futuro com nossos cursos online com certificado.

Objetivos

• Aprofundar seus conhecimentos sobre a Síndrome de Burnout.
• Distinguir Síndrome de Burnout e depressão.
• Identificar as manifestações clínicas da Síndrome de Burnout.
• Discutir sobre o diagnóstico da Síndrome de Burnout.
• Apresentar os diferentes tipos de tratamento para este transtorno psiquiátrico.
• Conhecer as descobertas recentes e as pesquisas mais promissoras na área.

Área de aplicação

O Curso Online Síndrome de Burnout é voltado para estudantes e profissionais da área da saúde, especialmente do ramo da psicologia e psiquiatria. O curso está direcionado, ainda, para aqueles que queiram aperfeiçoar, atualizar seus conhecimentos e obter uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes livres.

Pré-requisitos acadêmicos

Nossos cursos online com certificados são direcionados para várias áreas de atuação profissional, para que estes possam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, bem como para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes Livres online.

Pré-requisitos técnicos

Sugerimos que você utilize os recursos abaixo:

  • Navegador Google Chrome ou Mozilla Firefox (versão mais atualizada possível);
  • Leitor de arquivos PDF (Adobe Reader 7 ou Superior, Foxit Reader ou Sumatra);
  • Conexão com a internet de pelo menos 64 kbps;
  • Computador que tenha processador Pentium 2 ou superior;
  • Computador com pelo menos 1Gb de memória.

O processo de certificação no Educamundo é simples e dinâmico. Após estar matriculado e ter estudado o conteúdo proposto, o aluno deverá comprovar seus conhecimentos através da Avaliação por questionário, no qual opta por responder um questionário com um número definido de perguntas.

Não existem avaliações presenciais, tudo é realizado através do site.

O certificado só será emitido após o aluno ter cumprido seu período de estudos, ter aprovação na avaliação do curso pretendido e confirmado o pagamento da taxa de avaliação.

O MEC autoriza apenas cursos de graduação e pós-graduação. Por sua vez, as Secretarias de Educação dos Estados autorizam cursos técnicos profissionalizantes e cursos do ensino médio.

O cursos de nosso portal são Cursos Livres de Educação Continuada para atualização, aperfeiçoamento e capacitação e não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Ampla legislação brasileira trata sobre a oferta de cursos livres.

Após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Cursos Livres passaram a integrar a Educação Profissional, mas como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizando-se pela modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar conhecimentos, ao cidadão, que lhe permitam se aperfeiçoar, se capacitar ou se atualizar para o trabalho. Cursos Livres não exigem escolaridade anterior. Fonte: Secretaria de Educação de São Paulo.

Utilizando-se de nossa significativa experiência em educação e tecnologia, nosso portal busca apoiar o incentivo educacional para a sociedade, estabelecido na Constituição Federal. Em seu artigo 205 ela dispõe que a educação é direito de todos e deverá ser incentivada pela sociedade. Esta prática é também descrita pelo artigo 206, que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.

Outros ordenamentos legais que tratam sobre os cursos livres são o Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.

Nossos certificados são válidos para fins curriculares, prova de títulos, avaliações de empresas bem como promoções internas, para enriquecer seu currículo, obter gratificações adicionais conforme plano de carreira, seleções para mestrados e doutorados, créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos públicos e várias outras possibilidades, nas modalidades atualização/aperfeiçoamento/capacitação. Os certificados não podem ser utilizados para outros fins tais como, certificados técnico profissionalizante ou graduação, pós-graduação como também não dão direito de assumir responsabilidades técnicas. Sempre consulte previamente o edital ou instituição em que pretende apresentar o certificado para verificar as especificações e as regras que se aplicam.

Pode ficar certo que terá em mãos uma certificação respeitada em todo território nacional. Mais de 130 mil pessoas já atestaram a qualidade dos serviços que disponibilizamos em nosso portal. Faça parte você também.

Veja como é fácil demais conseguir seus certificados no Educamundo:

Como Funciona

Cursos EAD

Adquirir conhecimento e obter a comprovação das habilidades conquistadas é muito simples no Educamundo. Realizando a sua inscrição e investindo na taxa de matrícula, você terá acesso a um completo e amplo material de estudos dos mais de 1.200 cursos online disponibilizados.

Material de estudos

O aluno terá acesso a vídeos, artigos, links, livros para downloads e muito mais. Alguns cursos são disponibilizamos com conteúdos modulares, que são agrupados por assuntos, antecipando o que será abordado, ou por conteúdos exclusivos, elaborado pela nossa equipe pedagógica competente. A equipe é responsável também por reunir e selecionar os melhores conteúdos para compor o material dos cursos, atualizar o material e criar novos cursos. Tudo isso facilitar o processo de aprendizagem do aluno e fornecer mais e mais conhecimento.

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Para facilitar ainda mais os seus estudos, utilizamos nossa expertise em tecnologia para criar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nele, o aluno acessa um sistema desenvolvido especialmente para maximizar os resultados e facilitar a sua vida, de maneira moderna e intuitiva. O AVA é otimizado para tablets, smartphones e computadores, assim, você pode estudar quando e onde quiser.

Processo avaliativo e certificados

Após estudar o conteúdo completo dos cursos, você pode testar os conhecimentos através de uma avaliação final composta por questões de verdadeiro ou falso. Nesse momento, o aluno selecionará a carga horária desejada do curso online, bem como a modalidade do curso: capacitação, atualização ou aperfeiçoamento. Você terá cinco tentativas para conquistar nota igual ou superior a sete pontos. Caso necessite de mais chances, o aluno pode entrar em contato com nossa Central de Atendimento clicando aqui.

Se desejar receber o certificado, será necessário efetuar o pagamento da taxa de avaliação e aguardar o período mínimo de estudos para cada carga horária. Um dos nossos diferenciais é nosso cuidado com a datação e quantificação horária dos nossos certificados. Cada carga horária possui um período mínimo de estudos que deve ser cumprido individualmente para dar validade e segurança ao certificado. Para conferir os valores e período mínimo, clique aqui e não deixe de realizar sua matrícula no Educamundo.

Clique e conheça o Educamundo
Cargas-horárias disponíveis:

De 5h a 360h. Você terá acesso a 100% do material deste curso e decidirá qual carga horária quer, somente se desejar prestar avaliação;

Investimento:

Você terá acesso a este curso assim que se inscrever no Educamundo. Inscreva-se agora mesmo, investindo apenas R$69,90 e tenha acesso integral a este curso e a todos os mais de 1.200 cursos, durante 1 ano inteiro. Você poderá estudar quantos cursos quiser, sem pagar nada a mais por isso. Não há mensalidades!

Certificado:

Caso desejar certificado, o processo de certificação é opcional e está disponível para todos os nossos cursos do nosso portal.

Certificado

Cursos lançados nos últimos 3 meses

Mostrar Senha
Registrar

Já tem cadastro? Login