Home / Cursos Online / Administração / Recepcionista

Curso Online Recepcionista

Avaliação

O que você aprenderá

  • As características da profissão do recepcionista
  • A rotina de trabalho na recepção
  • A postura e as qualidades ideais de um bom recepcionista
  • O atendimento interno e externo
  • A organização profissional do recepcionista
  • Os tipos de recepcionista.

Descrição

Para ficarmos satisfeitos com um serviço ou nos tornamos clientes fiéis de uma empresa, uma coisa com toda certeza não pode faltar: atendimento de qualidade. Porém, não é apenas uma função do setor de vendas ou da equipe de suporte. Precisa ser um valor de toda a empresa, desde o começo da transação, quando o cliente faz o seu primeiro contato, até a conclusão dela. E quem faz esse primeiro contato com o cliente muitas vezes é o recepcionista.

Um recepcionista não deve ser bom apenas em receber pessoas ou passar informações com clareza. Ele precisa transparecer a imagem e os ideias que a marca prega, fazendo com que o consumidor sinta-se acolhido e feliz por ter escolhido a sua empresa.

Cursos online são importantes não só para conquistar novas capacitações, como também para se atualizar e aperfeiçoar suas habilidades. Para ter uma boa qualificação e entender melhor o que faz um recepcionista,  além de executar bem  o seu papel na empresa, invista na sua educação e matricule-se no Curso Online Recepcionista.

O que você irá estudar

No curso de recepcionista, o aluno compreenderá as questões básicas relacionadas à profissão. Qual é o perfil que o profissional precisa ter para conquistar um bom emprego, o que faz um recepcionista, quais suas funções principais, o que se deve ou não fazer ao desempenhar as suas atividades, e quais capacitações e qualidades são necessárias para exercer bem os pré-requisitos da vaga.

Além disso, o aluno terá acesso a dicas super interessantes sobre atendimento de excelência, tais como a recepção de qualidade, a importância de um bom atendimento ao cliente, o que deve ser considerado no momento de conversar com o público em geral, o que diz o manual de atendimento ao público, importante para o recepcionista.

O curso de recepcionista auxilia o aluno a desenvolver melhor o seu marketing pessoal e apresenta algumas regras de etiqueta. Isso porque, para oferecer um bom atendimento, é preciso ter uma boa postura, delicadeza, empatia e educação, e não apenas receber pessoas e passar informações.  

Para os interessados no ramo da hotelaria, temos um tópico especial que desvenda um pouco mais esse universo, explicando para o aluno como funciona o trabalho de recepcionista nesse ambiente e quais diferenciais e qualidades necessárias devem ser desenvolvidas para se destacar e executar bem as suas funções. 

Áreas de atuação

A área de atuação do recepcionista é vasta, não só em relação às funções que ele exerce ou sobre o que faz um recepcionista, como também os ambientes nos quais ele pode trabalhar.

O ramo da hotelaria por exemplo, é um dos mais tradicionais quando mencionamos essa profissão. Ali, o funcionário trabalha não só recebendo o público externo, como também reservando quartos, instruindo hóspedes, resolvendo problemas técnicos, e garantindo que os visitantes tenham uma boa experiência e queiram retornar.

Porém, a recepcionista também pode trabalhar em hospitais, universidades, escolas, clínicas de estética, consultórios médicos ou qualquer empresa que tenha um sede comercial e atenda o público externo.

Além disso, não é só o setor privado que oferece vagas. A administração pública também necessita de uma boa colaboradora em ministérios públicos, prefeituras, câmara dos vereadores entre outros órgãos governamentais.

Seja qual for a vaga de recepcionista para a qual você se aplique, algumas atividades, sem dúvida, entrarão na sua rotina. Receber e informar pessoas, atender telefonemas, responder e-mails, organizar agendas, marcar consultas ou reuniões, entre outras atividades. E com o curso de recepcionista, você com estará preparado para tirar de letra todas elas.

Objetivos

• Refletir sobre a profissão do recepcionista.
• Compreender o treinamento de recepcionistas.
• Conhecer as funções do recepcionista de hotel.
• Estudar o marketing pessoal e etiqueta.
• Aprender dicas para recepcionar bem.
• Conhecer os sete passos para a excelência no atendimento.

Área de aplicação

O Curso Online Recepcionista é indicado principalmente para profissionais e estudantes que desejam ampliar seus conhecimentos nas áreas do secretariado, recepção, administração, hotelaria, entre outros. Além disso, o curso também é direcionado para aqueles que queiram aperfeiçoar, atualizar seus conhecimentos na área e aprender mais sobre a profissão de recepcionista e suas características.

Pré-requisitos acadêmicos

Nossos cursos online com certificados são direcionados para várias áreas de atuação profissional, para que estes possam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, bem como para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes Livres online.

MEC e Conselhos Profissionais

Uma dúvida muito comum entre os alunos é se os certificados de cursos livres são reconhecidos pelo MEC, mas esta é uma questão que fica muito simples depois de conhecermos suas responsabilidades.

O MEC somente reconhece cursos online ou presenciais de graduação ou pós graduação. Ou seja, os cursos livres não são regulamentados pelo MEC. Mas pode ficar tranquilo, pois nossos cursos são válidos e reconhecidos de acordo com a lei. Vamos aos detalhes:

Veja a explicação no próprio site no MEC:

“Há exigência de atos autorizativos para a oferta de "cursos livres", como de capacitação, extensão e aperfeiçoamento, por exemplo?
Não. O que caracteriza os "cursos livres" é justamente a ausência de atos autorizativos por parte do Poder Público...”

Quer conferir? Segue o link do site do MEC: http://portal.mec.gov.br

Como aluno do Educamundo é pessoa bem informada, ainda trazemos mais detalhes sobre regulamentações de cursos:

Quanto aos cursos técnicos ou de ensino médio?
Para estes, a regulamentação fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação.

E no ensino fundamental e infantil?
A regulamentação fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação

Mas então, qual a regulamentação para os cursos livres?
Nossos cursos livres são amparados pelas seguintes legislações:

  • Lei de Diretrizes e Bases - LDB - Lei 9394/96, Art.40;
  • CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
  • Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

E para quê servem os certificados de cursos livres?
Nossos certificados são frequentemente utilizados para:

  • Fins curriculares;
  • Provas de títulos;
  • Avaliações de empresas, bem como promoções internas;
  • Para enriquecer o currículo;
  • Para obter gratificações adicionais conforme plano de carreira;
  • Para seleções em mestrados e doutorados;
  • Para créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos públicos e várias outras possibilidades, nas modalidades atualização, aperfeiçoamento ou capacitação.

Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

No entanto, como somos zelosos com nossos alunos, orientamos a consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade, conselhos profissionais (CRECI, CRO, CREA e outros) ou na instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma ou especificação que impeça sua aceitação. Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Conteúdo Programático

Introdução

Módulo I: Panorama geral da função do recepcionista

  • Aula 1
  • Os idiomas mais exigidos no mercado de trabalho
  • Quais são as atribuições de uma boa recepcionista?
  • Tudo o que você precisa saber para ser um bom recepcionista

Módulo II: Tipos de recepcionista

  • Aula 1
  • Recepção de hotel: oito dicas para um bom funcionamento
  • Aprenda a deixar sua recepção ainda mais agradável
  • Características do recepcionista de hotel

Módulo III: As funções do recepcionista

  • Aula
  • Princípios básicos do atendimento telefônico
  • O que é arquivologia?
  • Google agenda: compromissos, tarefas e projetos

Módulo IV: A rotina do recepcionista

  • Aula 1
  • Aula 2
  • Aula 3
  • Qualidade no atendimento ao cliente externo e interno
  • Como deve ser um bom atendimento telefônico ao seu cliente?
  • Como atender melhor o seu cliente interno e externo?

Módulo V: Organização profissional e postura

  • Aula 1
  • Doze dicas para ter uma postura profissional
  • Relacionamento interpessoal e intrapessoal no trabalho
  • Relacionamento interpessoal no trabalho

Módulo VI: Perfil ideal do recepcionista

  • Aula 1
  • Os dez mandamentos da ética profissional no trabalho
  • Marketing pessoal é importante para a sua carreira?
  • Ética nas relações de trabalho

Conclusão

Bibliografia

1
MATRICULE-SE
Acesse mais de 1.200 cursos por um ano inteiro investindo apenas R$ 69,90 e ganhe 10 certificados digitais de 5h.
2
ESCOLHA SEUS CURSOS
Você escolhe quantos cursos deseja fazer e aproveita todo o material selecionado pela equipe pedagógica.
3
AVALIE SEUS CONHECIMENTOS
Você escolhe a carga horária do curso, entre 5h a 420h e faz uma avaliação de verdadeiro ou falso.
4
CONQUISTE SEU CERTIFICADO
Seja aprovado na avaliação, pague a taxa e emita seu certificado para subir de nível em sua carreira.

O que faz com que nosso certificado seja tão valorizado e destaca o Educamundo

  • Tempo ideal de estudos

Uma plataforma que respeita o tempo mínimo de estudos para dar credibilidade a quem aprende e confiança a quem contrata.

  • Autenticidade do certificado

Todo certificado possui o QR Code, um número exclusivo para dar segurança para você e quem recebe seu certificado.

  • Múltiplos conteúdos

Oferecemos, em nossos cursos, conteúdos diversificados e rigorosamente escolhidos por nosso setor pedagógico, para lhe proporcionar o melhor desenvolvimento e senso crítico.

  • Carga horária flexível

Aqui você tem a liberdade para escolher cargas horárias entre 5h e 420h, conforme sua necessidade.

Cursos online em diversas áreas do conhecimento

No Educamundo, você encontra cursos online sobre Administração, Saúde, Direito, Comunicação, Educação, Idiomas, Bem-estar, Psicologia, Tecnologia, entre muitas outras áreas do conhecimento. Oferecemos mais de 1.200 opções de cursos para agregar valor à sua formação acadêmica, profissional e pessoal.

Todos os cursos online com certificado são desenvolvidos por um setor pedagógico dedicado que seleciona os temas de alta relevância e os materiais mais enriquecedores.

Certificados valorizados e com flexibilidade

Oferecemos também a opção de obter uma certificação de qualidade em todos os cursos. A carga horária da certificação varia entre 5 e 420 horas e é definida pelo aluno antes de fazer a avaliação.

Os cursos online com certificado são excelentes para você:

  • Prova de títulos em concurso público;
  • Melhorar sua performance em entrevistas de emprego e processos de progressão de carreira;
  • Somar horas em atividades complementares da faculdade;
  • Comprovar seus conhecimentos.

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem que lhe dá total liberdade

Para agregar a qualidade do ensino a recursos tecnológicos excelentes, o Educamundo disponibiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de um ambiente totalmente dinâmico, intuitivo e otimizado para computadores e dispositivos móveis.

No AVA você:

  • Confere todos os materiais contidos nos cursos;
  • Consegue facilmente assimilar todas as aulas;
  • Se organiza de maneira prática;
  • Acompanha todo o processo de certificação.

O que você aprenderá

  • As características da profissão do recepcionista
  • A rotina de trabalho na recepção
  • A postura e as qualidades ideais de um bom recepcionista
  • O atendimento interno e externo
  • A organização profissional do recepcionista
  • Os tipos de recepcionista.

Descrição

Para ficarmos satisfeitos com um serviço ou nos tornamos clientes fiéis de uma empresa, uma coisa com toda certeza não pode faltar: atendimento de qualidade. Porém, não é apenas uma função do setor de vendas ou da equipe de suporte. Precisa ser um valor de toda a empresa, desde o começo da transação, quando o cliente faz o seu primeiro contato, até a conclusão dela. E quem faz esse primeiro contato com o cliente muitas vezes é o recepcionista.

Um recepcionista não deve ser bom apenas em receber pessoas ou passar informações com clareza. Ele precisa transparecer a imagem e os ideias que a marca prega, fazendo com que o consumidor sinta-se acolhido e feliz por ter escolhido a sua empresa.

Cursos online são importantes não só para conquistar novas capacitações, como também para se atualizar e aperfeiçoar suas habilidades. Para ter uma boa qualificação e entender melhor o que faz um recepcionista,  além de executar bem  o seu papel na empresa, invista na sua educação e matricule-se no Curso Online Recepcionista.

O que você irá estudar

No curso de recepcionista, o aluno compreenderá as questões básicas relacionadas à profissão. Qual é o perfil que o profissional precisa ter para conquistar um bom emprego, o que faz um recepcionista, quais suas funções principais, o que se deve ou não fazer ao desempenhar as suas atividades, e quais capacitações e qualidades são necessárias para exercer bem os pré-requisitos da vaga.

Além disso, o aluno terá acesso a dicas super interessantes sobre atendimento de excelência, tais como a recepção de qualidade, a importância de um bom atendimento ao cliente, o que deve ser considerado no momento de conversar com o público em geral, o que diz o manual de atendimento ao público, importante para o recepcionista.

O curso de recepcionista auxilia o aluno a desenvolver melhor o seu marketing pessoal e apresenta algumas regras de etiqueta. Isso porque, para oferecer um bom atendimento, é preciso ter uma boa postura, delicadeza, empatia e educação, e não apenas receber pessoas e passar informações.  

Para os interessados no ramo da hotelaria, temos um tópico especial que desvenda um pouco mais esse universo, explicando para o aluno como funciona o trabalho de recepcionista nesse ambiente e quais diferenciais e qualidades necessárias devem ser desenvolvidas para se destacar e executar bem as suas funções. 

Áreas de atuação

A área de atuação do recepcionista é vasta, não só em relação às funções que ele exerce ou sobre o que faz um recepcionista, como também os ambientes nos quais ele pode trabalhar.

O ramo da hotelaria por exemplo, é um dos mais tradicionais quando mencionamos essa profissão. Ali, o funcionário trabalha não só recebendo o público externo, como também reservando quartos, instruindo hóspedes, resolvendo problemas técnicos, e garantindo que os visitantes tenham uma boa experiência e queiram retornar.

Porém, a recepcionista também pode trabalhar em hospitais, universidades, escolas, clínicas de estética, consultórios médicos ou qualquer empresa que tenha um sede comercial e atenda o público externo.

Além disso, não é só o setor privado que oferece vagas. A administração pública também necessita de uma boa colaboradora em ministérios públicos, prefeituras, câmara dos vereadores entre outros órgãos governamentais.

Seja qual for a vaga de recepcionista para a qual você se aplique, algumas atividades, sem dúvida, entrarão na sua rotina. Receber e informar pessoas, atender telefonemas, responder e-mails, organizar agendas, marcar consultas ou reuniões, entre outras atividades. E com o curso de recepcionista, você com estará preparado para tirar de letra todas elas.

Objetivos

• Refletir sobre a profissão do recepcionista.
• Compreender o treinamento de recepcionistas.
• Conhecer as funções do recepcionista de hotel.
• Estudar o marketing pessoal e etiqueta.
• Aprender dicas para recepcionar bem.
• Conhecer os sete passos para a excelência no atendimento.

Área de aplicação

O Curso Online Recepcionista é indicado principalmente para profissionais e estudantes que desejam ampliar seus conhecimentos nas áreas do secretariado, recepção, administração, hotelaria, entre outros. Além disso, o curso também é direcionado para aqueles que queiram aperfeiçoar, atualizar seus conhecimentos na área e aprender mais sobre a profissão de recepcionista e suas características.

Pré-requisitos acadêmicos

Nossos cursos online com certificados são direcionados para várias áreas de atuação profissional, para que estes possam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, bem como para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes Livres online.

MEC e Conselhos Profissionais

Uma dúvida muito comum entre os alunos é se os certificados de cursos livres são reconhecidos pelo MEC, mas esta é uma questão que fica muito simples depois de conhecermos suas responsabilidades.

O MEC somente reconhece cursos online ou presenciais de graduação ou pós graduação. Ou seja, os cursos livres não são regulamentados pelo MEC. Mas pode ficar tranquilo, pois nossos cursos são válidos e reconhecidos de acordo com a lei. Vamos aos detalhes:

Veja a explicação no próprio site no MEC:

“Há exigência de atos autorizativos para a oferta de "cursos livres", como de capacitação, extensão e aperfeiçoamento, por exemplo?
Não. O que caracteriza os "cursos livres" é justamente a ausência de atos autorizativos por parte do Poder Público...”

Quer conferir? Segue o link do site do MEC: http://portal.mec.gov.br

Como aluno do Educamundo é pessoa bem informada, ainda trazemos mais detalhes sobre regulamentações de cursos:

Quanto aos cursos técnicos ou de ensino médio?
Para estes, a regulamentação fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação.

E no ensino fundamental e infantil?
A regulamentação fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação

Mas então, qual a regulamentação para os cursos livres?
Nossos cursos livres são amparados pelas seguintes legislações:

  • Lei de Diretrizes e Bases - LDB - Lei 9394/96, Art.40;
  • CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
  • Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

E para quê servem os certificados de cursos livres?
Nossos certificados são frequentemente utilizados para:

  • Fins curriculares;
  • Provas de títulos;
  • Avaliações de empresas, bem como promoções internas;
  • Para enriquecer o currículo;
  • Para obter gratificações adicionais conforme plano de carreira;
  • Para seleções em mestrados e doutorados;
  • Para créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos públicos e várias outras possibilidades, nas modalidades atualização, aperfeiçoamento ou capacitação.

Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

No entanto, como somos zelosos com nossos alunos, orientamos a consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade, conselhos profissionais (CRECI, CRO, CREA e outros) ou na instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma ou especificação que impeça sua aceitação. Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Conteúdo Programático

Introdução

Módulo I: Panorama geral da função do recepcionista

  • Aula 1
  • Os idiomas mais exigidos no mercado de trabalho
  • Quais são as atribuições de uma boa recepcionista?
  • Tudo o que você precisa saber para ser um bom recepcionista

Módulo II: Tipos de recepcionista

  • Aula 1
  • Recepção de hotel: oito dicas para um bom funcionamento
  • Aprenda a deixar sua recepção ainda mais agradável
  • Características do recepcionista de hotel

Módulo III: As funções do recepcionista

  • Aula
  • Princípios básicos do atendimento telefônico
  • O que é arquivologia?
  • Google agenda: compromissos, tarefas e projetos

Módulo IV: A rotina do recepcionista

  • Aula 1
  • Aula 2
  • Aula 3
  • Qualidade no atendimento ao cliente externo e interno
  • Como deve ser um bom atendimento telefônico ao seu cliente?
  • Como atender melhor o seu cliente interno e externo?

Módulo V: Organização profissional e postura

  • Aula 1
  • Doze dicas para ter uma postura profissional
  • Relacionamento interpessoal e intrapessoal no trabalho
  • Relacionamento interpessoal no trabalho

Módulo VI: Perfil ideal do recepcionista

  • Aula 1
  • Os dez mandamentos da ética profissional no trabalho
  • Marketing pessoal é importante para a sua carreira?
  • Ética nas relações de trabalho

Conclusão

Bibliografia

1
MATRICULE-SE
Acesse mais de 1.200 cursos por um ano inteiro investindo apenas R$ 69,90 e ganhe 10 certificados digitais de 5h.
2
ESCOLHA SEUS CURSOS
Você escolhe quantos cursos deseja fazer e aproveita todo o material selecionado pela equipe pedagógica.
3
AVALIE SEUS CONHECIMENTOS
Você escolhe a carga horária do curso, entre 5h a 420h e faz uma avaliação de verdadeiro ou falso.
4
CONQUISTE SEU CERTIFICADO
Seja aprovado na avaliação, pague a taxa e emita seu certificado para subir de nível em sua carreira.

O que faz com que nosso certificado seja tão valorizado e destaca o Educamundo

  • Tempo ideal de estudos

Uma plataforma que respeita o tempo mínimo de estudos para dar credibilidade a quem aprende e confiança a quem contrata.

  • Autenticidade do certificado

Todo certificado possui o QR Code, um número exclusivo para dar segurança para você e quem recebe seu certificado.

  • Múltiplos conteúdos

Oferecemos, em nossos cursos, conteúdos diversificados e rigorosamente escolhidos por nosso setor pedagógico, para lhe proporcionar o melhor desenvolvimento e senso crítico.

  • Carga horária flexível

Aqui você tem a liberdade para escolher cargas horárias entre 5h e 420h, conforme sua necessidade.

Cursos online em diversas áreas do conhecimento

No Educamundo, você encontra cursos online sobre Administração, Saúde, Direito, Comunicação, Educação, Idiomas, Bem-estar, Psicologia, Tecnologia, entre muitas outras áreas do conhecimento. Oferecemos mais de 1.200 opções de cursos para agregar valor à sua formação acadêmica, profissional e pessoal.

Todos os cursos online com certificado são desenvolvidos por um setor pedagógico dedicado que seleciona os temas de alta relevância e os materiais mais enriquecedores.

Certificados valorizados e com flexibilidade

Oferecemos também a opção de obter uma certificação de qualidade em todos os cursos. A carga horária da certificação varia entre 5 e 420 horas e é definida pelo aluno antes de fazer a avaliação.

Os cursos online com certificado são excelentes para você:

  • Prova de títulos em concurso público;
  • Melhorar sua performance em entrevistas de emprego e processos de progressão de carreira;
  • Somar horas em atividades complementares da faculdade;
  • Comprovar seus conhecimentos.

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem que lhe dá total liberdade

Para agregar a qualidade do ensino a recursos tecnológicos excelentes, o Educamundo disponibiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de um ambiente totalmente dinâmico, intuitivo e otimizado para computadores e dispositivos móveis.

No AVA você:

  • Confere todos os materiais contidos nos cursos;
  • Consegue facilmente assimilar todas as aulas;
  • Se organiza de maneira prática;
  • Acompanha todo o processo de certificação.

Cursos Relacionados