A qualidade do atendimento no setor público é assunto de rodas de conversa desde sempre. Na verdade, há uma má fama de que o atendimento ao cidadão é falho, demorado e muitas vezes desinteressado.
Entende-se que muito dessa fama se deve ao fato de o setor ser extremamente burocrático e, como sabemos, sempre que há burocracia envolvida há significativos tempos de espera.
No entanto, os tempos mudaram. No meio corporativo a qualidade no atendimento é crucial para conquistar, manter e fidelizar o cliente. Novos modelos de gestão imprimiram esse fundamento, que com o passar dos anos se estendeu também à Administração Pública.
Dessa forma, podemos afirmar que o setor público também está comprometido com a excelência no atendimento à população (que não é cliente, e sim cidadã-usuária).
O nosso portal de cursos online, o Educamundo, entende que esse é um tema permanente na gestão pública e como forma de ajudar na capacitação de servidores, criou o Curso Online Qualidade no Atendimento Aplicada ao Serviço Público.
Então se você quer estudar pontos relevantes sobre o atendimento no serviço público, está no lugar certo. A partir daqui vamos contar sobre os conteúdos do curso e os diferenciais de nosso portal, que é referência em cursos online com certificado no país.
O que você estudará no Curso Online Qualidade no Atendimento Aplicada ao Serviço Público
O Curso Online Qualidade no Atendimento Aplicada ao Serviço Público está estruturado em oito módulos, com materiais como links, artigos e vídeos e exercícios ao final.
Veja a seguir os temas tratados e quais os objetivos de cada módulo.
No módulo 1, o objetivo é entender o papel do servidor como prestador de serviços e o cidadão como usuários dos serviços públicos. Um erro muito comum é achar que o cidadão é cliente e que o servidor é seu funcionário. Não é assim. Por isso, neste módulo é explicado tanto sobre a valorização do servidor público quanto sobre os direitos da população.
O módulo 2 trata do atendimento ao cliente como princípio da Qualidade Total. Ferramenta da Administração gerencial e bastante utilizada no meio corporativo a princípio, a Qualidade Total também norteia a qualidade do atendimento no serviço público.
No módulo 3, você vai conhecer ferramentas facilitadoras da prestação de serviços. Elas ajudam na organização e controle de processos e práticas administrativas do setor público para que, quando solicitados serviços, o atendimento ao cidadão seja mais ágil e rápido.
O módulo 4 aborda a importância da comunicação e formas de evitar ruídos. A comunicação é importante não somente entre servidor e usuário, mas também no ambiente interno, porque a excelência no atendimento no setor público começa internamente.
O módulo 5 traz dicas sobre teleatendimento e atendimento presencial, principalmente no que diz respeito à ética e princípios legais. No módulo 6, o tema é o atendimento a pessoas com deficiência. É importante abordar esse tópico, pois nem todos estão preparados para atender normalmente esse público. Muitas pessoas, por exemplo, falam com o acompanhante da pessoa com deficiência enquanto deveriam se dirigir a ela. Há ótimos materiais explicando sobre isso.
O módulo 7 mostra como lidar com clientes difíceis e prevenir conflitos. Sempre há pessoas de comportamento difícil, agitado ou agressivo, e é imperativo que se tenha conhecimento sobre formas de prestar o melhor atendimento possível.
O módulo 8 traz vários materiais também com dicas sobre como prestar um bom atendimento ao cidadão.
Áreas de atuação para quem domina a qualidade no atendimento
O atendimento ao cidadão acontece em todos os segmentos da Administração Pública.
Quem vai na Receita Federal, por exemplo, é atendido por um servidor público. O mesmo acontece a quem vai a postos de saúde, hospitais, creches, escolas, universidades públicas, bancos, museus, bibliotecas públicas e as várias instituições que compõe a Administração Pública direta e indireta, como empresas de economia mista e autarquias.
Sendo assim, qualquer profissional do setor público deve ter entre suas habilidades comportamentais um curso de qualidade no atendimento, relações interpessoais ou administração de conflitos, por exemplo.
Curso Online Qualidade no Atendimento Aplicada ao Serviço Público: avaliação e certificação
Quando você faz nossos cursos online, você se capacita para um mercado de trabalho competitivo e bastante exigente quando se trata de qualificação profissional.
O seu currículo tem que ser impecável, além de ter todas as competências e habilidades adquiridas por meio de treinamentos e cursos. Você adquire competências e habilidades técnicas e comportamentais, tão valorizadas pelo mercado atual. E elas são validadas por meio de suas certificações.
Aqui no Educamundo, a certificação é opcional. Entretanto, essa é a única forma para você comprovar suas qualificações.
Nosso certificado pode também ser usado para:
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incrementar e valorizar seu currículo profissional;
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conseguir progressão funcional de carreira, no setor público;
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comprovar créditos de atividades complementares do curso de graduação;
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somar pontos em provas de títulos, caso esteja previsto no edital; entre outras coisas.
Para ser certificado, você precisa fazer uma avaliação. Nesse momento, escolhe a carga horária – que pode ser de 5 até 420 horas.
A avaliação consiste em questões de Verdadeiro ou Falso. Acertando 70% delas, pode dar continuidade ao processo de certificação, investindo na taxa de avaliação.
Caso não consiga a pontuação na primeira tentativa, não se preocupe, pode tentar mais quatro vezes.
Feito isso, o próximo passo é o investimento na taxa de avaliação e, se preciso, aguardar o período mínimo de estudos para a liberação do certificado.
Diferenciais para quem estudo sobre qualidade no atendimento e outros temas
O Educamundo tem as melhores alternativas em cursos online com certificado do mercado. Mas não é apenas nisso que o portal se diferencia dos demais, veja:
– Temos um Pacote Master com mais de 1.500 cursos online em várias áreas;
– Nossos cursos estão disponíveis em qualquer horário do dia, todos os dias da semana, ou seja, você pode estudar quando quiser. A flexibilidade dos cursos online permite que você adapte completamente os estudos aos seus horários disponíveis;
– Temos um ambiente de aprendizado virtual (AVA) moderno, intuitivo e otimizado para todos os tipos de dispositivos móveis e computadores. Isso significa que você pode estudar como quiser e de onde estiver;
– Para ter acesso a todo o conteúdo que oferecemos, você investe apenas R$ 79,90 e, durante um ano inteiro, pode fazer quantos cursos quiser;
– Não há cobrança de mensalidades;
– Nossa certificação é reconhecida em todo o Brasil.
São muitas vantagens, não? E você não pode perdê-las! Faça como os mais de 1 milhão de alunos já fizeram nossos cursos: faça a sua inscrição, comece a estudar agora mesmo e entenda por que somos referência em cursos online com certificado. Bons estudos!
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