Qualidade no Atendimento Aplicada ao Serviço Público

Matricule-se neste curso e ganhe acesso a mais de 1.500 cursos online por apenas: R$79,90

Detalhes do Curso

Carga horária de 5h a 420h

Curso com certificado opcional

Materiais diversificados (Vídeos, PDFs e etc)

Declaração de matrícula ao iniciar curso

Red and White Geometric Page Border Double-Sided Poster A3 Landscape (1)

O que você aprenderá

  • O servidor como prestador de serviços e o cidadão como usuário; 
  • O atendimento ao cliente como princípio da Qualidade Total; 
  • As ferramentas facilitadoras da prestação de serviços; 
  • A importância da comunicação e como evitar ruídos; 
  • As dicas teleatendimento e atendimento presencial; 
  • O atendimento a pessoas com deficiência. 

Objetivos

  • Visualizar o servidor como prestador de serviços e o cidadão como usuário.
  • Entender o atendimento ao cliente como princípio da Qualidade Total.
  • Conhecer ferramentas facilitadoras da prestação de serviços.
  • Entender sobre a importância da comunicação e como evitar ruídos.
  • Obter dicas sobre teleatendimento e atendimento presencial.
  • Compreender sobre o atendimento a pessoas com deficiência.
  • Aprender como lidar com clientes difíceis e prevenir conflitos.
  • Saber como prestar um bom atendimento ao cidadão.

Descrição

A qualidade do atendimento no setor público é assunto de rodas de conversa desde sempre. Na verdade, há uma má fama de que o atendimento ao cidadão é falho, demorado e muitas vezes desinteressado.

Entende-se que muito dessa fama se deve ao fato de o setor ser extremamente burocrático e, como sabemos, sempre que há burocracia envolvida há significativos tempos de espera.

No entanto, os tempos mudaram. No meio corporativo a qualidade no atendimento é crucial para conquistar, manter e fidelizar o cliente. Novos modelos de gestão imprimiram esse fundamento, que com o passar dos anos se estendeu também à Administração Pública.

Dessa forma, podemos afirmar que o setor público também está comprometido com a excelência no atendimento à população (que não é cliente, e sim cidadã-usuária).

O nosso portal de cursos online, o Educamundo, entende que esse é um tema permanente na gestão pública e como forma de ajudar na capacitação de servidores, criou o Curso Online Qualidade no Atendimento Aplicada ao Serviço Público.

Então se você quer estudar pontos relevantes sobre o atendimento no serviço público, está no lugar certo. A partir daqui vamos contar sobre os conteúdos do curso e os diferenciais de nosso portal, que é referência em cursos online com certificado no país.

O que você estudará no Curso Online Qualidade no Atendimento Aplicada ao Serviço Público

O Curso Online Qualidade no Atendimento Aplicada ao Serviço Público está estruturado em oito módulos, com materiais como links, artigos e vídeos e exercícios ao final.

Veja a seguir os temas tratados e quais os objetivos de cada módulo.

No módulo 1, o objetivo é entender o papel do servidor como prestador de serviços e o cidadão como usuários dos serviços públicos. Um erro muito comum é achar que o cidadão é cliente e que o servidor é seu funcionário. Não é assim. Por isso, neste módulo é explicado tanto sobre a valorização do servidor público quanto sobre os direitos da população.

O módulo 2 trata do atendimento ao cliente como princípio da Qualidade Total. Ferramenta da Administração gerencial e bastante utilizada no meio corporativo a princípio, a Qualidade Total também norteia a qualidade do atendimento no serviço público.

No módulo 3, você vai conhecer ferramentas facilitadoras da prestação de serviços. Elas ajudam na organização e controle de processos e práticas administrativas do setor público para que, quando solicitados serviços, o atendimento ao cidadão seja mais ágil e rápido.

O módulo 4 aborda a importância da comunicação e formas de evitar ruídos. A comunicação é importante não somente entre servidor e usuário, mas também no ambiente interno, porque a excelência no atendimento no setor público começa internamente.

O módulo 5 traz dicas sobre teleatendimento e atendimento presencial, principalmente no que diz respeito à ética e princípios legais. No módulo 6, o tema é o atendimento a pessoas com deficiência. É importante abordar esse tópico, pois nem todos estão preparados para atender normalmente esse público. Muitas pessoas, por exemplo, falam com o acompanhante da pessoa com deficiência enquanto deveriam se dirigir a ela. Há ótimos materiais explicando sobre isso.

O módulo 7 mostra como lidar com clientes difíceis e prevenir conflitos. Sempre há pessoas de comportamento difícil, agitado ou agressivo, e é imperativo que se tenha conhecimento sobre formas de prestar o melhor atendimento possível.

O módulo 8 traz vários materiais também com dicas sobre como prestar um bom atendimento ao cidadão.

Áreas de atuação para quem domina a qualidade no atendimento

O atendimento ao cidadão acontece em todos os segmentos da Administração Pública.

Quem vai na Receita Federal, por exemplo, é atendido por um servidor público. O mesmo acontece a quem vai a postos de saúde, hospitais, creches, escolas, universidades públicas, bancos, museus, bibliotecas públicas e as várias instituições que compõe a Administração Pública direta e indireta, como empresas de economia mista e autarquias.

Sendo assim, qualquer profissional do setor público deve ter entre suas habilidades comportamentais um curso de qualidade no atendimento, relações interpessoais ou administração de conflitos, por exemplo.

Curso Online Qualidade no Atendimento Aplicada ao Serviço Público: avaliação e certificação

Quando você faz nossos cursos online, você se capacita para um mercado de trabalho competitivo e bastante exigente quando se trata de qualificação profissional.

O seu currículo tem que ser impecável, além de ter todas as competências e habilidades adquiridas por meio de treinamentos e cursos. Você adquire competências e habilidades técnicas e comportamentais, tão valorizadas pelo mercado atual. E elas são validadas por meio de suas certificações.

Aqui no Educamundo, a certificação é opcional. Entretanto, essa é a única forma para você comprovar suas qualificações.

Nosso certificado pode também ser usado para:

  • incrementar e valorizar seu currículo profissional;

  • conseguir progressão funcional de carreira, no setor público;

  • comprovar créditos de atividades complementares do curso de graduação;

  • somar pontos em provas de títulos, caso esteja previsto no edital; entre outras coisas.

    Para ser certificado, você precisa fazer uma avaliação. Nesse momento, escolhe a carga horária N que pode ser de 5 até 420 horas.

    A avaliação consiste em questões de Verdadeiro ou Falso. Acertando 70% delas, pode dar continuidade ao processo de certificação, investindo na taxa de avaliação.

    Caso não consiga a pontuação na primeira tentativa, não se preocupe, pode tentar mais quatro vezes.

    Feito isso, o próximo passo é o investimento na taxa de avaliação e, se preciso, aguardar o período mínimo de estudos para a liberação do certificado.

    Diferenciais para quem estudo sobre qualidade no atendimento e outros temas

    O Educamundo tem as melhores alternativas em cursos online com certificado do mercado. Mas não é apenas nisso que o portal se diferencia dos demais, veja:

    – Temos um Pacote Master com mais de 1.500 cursos online em várias áreas;

    – Nossos cursos estão disponíveis em qualquer horário do dia, todos os dias da semana, ou seja, você pode estudar quando quiser. A flexibilidade dos cursos online permite que você adapte completamente os estudos aos seus horários disponíveis;

    – Temos um ambiente de aprendizado virtual (AVA) moderno, intuitivo e otimizado para todos os tipos de dispositivos móveis e computadores. Isso significa que você pode estudar como quiser e de onde estiver;

    – Para ter acesso a todo o conteúdo que oferecemos, você investe apenas R$ 79,90 e, durante um ano inteiro, pode fazer quantos cursos quiser;

    – Não há cobrança de mensalidades;

    – Nossa certificação é reconhecida em todo o Brasil.

    São muitas vantagens, não? E você não pode perdê-las! Faça como os mais de 1 milhão de alunos já fizeram nossos cursos: faça a sua inscrição, comece a estudar agora mesmo e entenda por que somos referência em cursos online com certificado. Bons estudos!

    ##social_login##

  • Mostrar Mais

    Conteúdo Programático

    Módulo 1 – O servidor como prestador de serviços e o cidadão como usuário

    • A importância do servidor público
    • Código de Defesa do Usuário do Serviço Público (CDU)
    • Como funciona o foco do cliente na Administração Pública
    • O papel do servidor público
    • Atendimento ao Cidadão
    • Serviços Públicos: Definição do Conceito e Características Essenciais

    Módulo 2 – O atendimento ao cliente como princípio da Qualidade Total

    Módulo 3 – Ferramentas facilitadoras da prestação de serviços

    Módulo 4 – A importância da comunicação e como evitar ruídos

    Módulo 5 – Teleatendimento e atendimento presencial ao cidadão

    Módulo 6 – O atendimento a pessoas com deficiência

    Módulo 7 – Como lidar com clientes difíceis e prevenir conflitos

    Módulo 8 – Como prestar um bom atendimento ao cidadão

    Módulo 9 – Livros e Utilitários

    Com os certificados Educamundo você pode:

    Tirar licença capacitação

    Conquistar progressão de carreira

    Comprovar títulos em concursos

    curriculo

    Comprovar conhecimento no currículo

    horas-complementares

    Complementar carga horária na faculdade

    Como você aprende

    Conteúdo 100% online

    Vídeos, PDFs e muito mais

    Atividades práticas

    Materiais de apoio

    Certificados opcionais

    Depoimentos

    Pacote Master

    Este curso está incluído no pacote Master, que oferece mais de 1.500 cursos
    R$98.79
    R$ 79,90
    Anual
    • Acesso Ilimitado: mais de 1.500 cursos à sua escolha
    • Liberdade de Aprendizado: Acesso Total por 1 Ano a Todos os Cursos do Portal
    • Certificados opcionais que vão ajudar a conquistar os seus objetivos
    • Carga horária curso e certificado: de 5h a 420h

    Perguntas Frequentes

    Para agilizar a sua consulta, organizamos as perguntas e respostas mais frequentes.

    Qual a validade do certificado?

    Os certificados do Educamundo são reconhecidos e válidos em todo o território nacional. São amparados legalmente por:

    • Lei de Diretrizes e Bases – LDB – Lei 9394/96, Art.40;
    • CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
    • Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

    Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

    No entanto, como primamos em trabalhar com o máximo de transparência, orientamos os nossos alunos que realize uma consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade, conselhos profissionais (CRECI, CRO, CREA e outros) ou na instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma ou especificação que impeça a aceitação do mesmo.

    Deste modo, como atendemos a todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

    Como obter a certificação?

    Após ter se matriculado, você irá desenvolver seu conhecimento estudando o material oferecido no curso. Quando se sentir apto(a), poderá realizar uma avaliação com questões de V (verdadeira) ou F (falsa). A prova de conhecimento irá considerar 70% de aproveitamento relacionado à carga horária do curso que você escolheu.

    Lembrando que todos os cursos oferecem cargas horárias de 5 a 420 horas e cada uma delas exige um período mínimo de estudos.

    O próximo passo é investir na taxa de avaliação conforme a carga horária do curso realizado e aguardar a liberação de seu certificado.

    O seu certificado ficará disponível na área do aluno para você imprimir no momento que desejar! Caso necessite, pode fazer a solicitação do impresso via Correios.

    Taxa de avaliação e período mínimo de estudo dos certificados

    Nossos certificados têm cargas horárias flexíveis para atender às diversas demandas do mercado e necessidades de nossos alunos. Para chegar a essa etapa, você precisará ter estudado o material do curso, ter feito a avaliação e atingido um resultado de 70% ou mais de aproveitamento. Conquistando a aprovação, poderá realizar o pagamento da taxa de avaliação, que varia de acordo com a carga horária do curso escolhida por você.

    Assim que cumprir o período mínimo de estudos, o certificado digital fica disponível no ambiente de aprendizagem do aluno e você pode imprimi-lo no momento que desejar! Caso queira a via impressa, basta solicitar no momento da pré-avaliação.

    Clique aqui e confira mais detalhes sobre valores e tempo mínimo de estudo.

    Os cursos livres do Educamundo são válidos?

    O reconhecimento do MEC não é necessário para cursos livres, sejam eles cursos online ou presenciais.

    A regulamentação pelo MEC é válida apenas para cursos online ou presenciais de graduação ou pós-graduação.

    Quanto a cursos técnicos ou de ensino médio, esta regulamentação fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação.

    No ensino fundamental e infantil, fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação.

    Os certificados dos cursos livres, poderão ser utilizados para fins curriculares, tirar licença capacitação, prova de títulos, avaliações de empresas bem como promoções internas, para enriquecer seu currículo, obter gratificações adicionais conforme plano de carreira, seleções para mestrados e doutorados, créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos pblicos e vrias outras possibilidades, nas modalidades atualizaão/aperfeiçoamento/capacitação.

    Nossos certificados são amparados legalmente através do Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º; A Lei de Diretrizes e Bases – LDB – Lei 9394/96, Art.40, e o CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25.

    Contudo, apesar de nossos certificados serem validados e protegidos por estas leis, ressaltamos que, antes de sua certificação, o aluno sempre deverá confirmar no edital e/ou instituião e/ou Conselhos Profissionais em que pretende utilizar o certificado, tais como CREA, CRECI, CRO, dentre outros, quanto à aceitação do mesmo, haja vista que poderá haver alguma norma ou especificação interna ou externa que invalide sua aceitação.

    Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados so utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

    Portanto, a realizaão de sua inscrição aos cursos bem como sua certificação implica na aceitação e verificação por parte do aluno, isentando nossa empresa caso o curso ou certificado não seja aceito.

    Matricule-se neste curso e ganhe acesso a mais de 1.500 cursos online por apenas: R$79,90

    Carga horária de 5h a 420h

    Curso com certificado opcional

    Materiais diversificados (Vídeos, PDFs e etc)

    Declaração de matrícula ao iniciar curso