Elaboração de Projetos

Matricule-se neste curso e ganhe acesso a mais de 1.500 cursos online por apenas: R$79,90

Detalhes do Curso

Carga horária de 5h a 420h

Curso com certificado opcional

Materiais diversificados (Vídeos, PDFs e etc)

Declaração de matrícula ao iniciar curso

27cf7475eddce9b9730aeee32443b597

O que você aprenderá

  • Os fundamentos da linguagem de projetos;
  • A gestão de projetos no setor público e e privado;
  • As leis que regulamentam parceria entre empresas privadas e setor público;
  • Os padrões para gerenciamento de projetos (Pmbok e ICB);
  • As metodologias e ferramentas para elaboração e gestão de projetos;
  • A relação entre estrutura organizacional  e tipos de PMO

Objetivos

  • Conceituar termos referentes à elaboração de projetos.
  • Conhecer as diretrizes do Pmbok, Prince2 e ICB.
  • Adaptar as fases de vida do projeto a diferentes realidades.
  • Relacionar áreas do conhecimento e grupos de processos.
  • Conhecer as competências e certificações primordiais para um gerente de projetos.
  • Diferenciar Pmbok, PMI, PMP e demais siglas referentes a um projeto.
  • Entender as normas e legislações norteadores para executar os diferentes projetos.
  • Analisar a importância dos projetos no setor público.

Descrição

Dentro do contexto de gestão, o termo projeto é definido como um esforço único, temporário e progressivo empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Diferente das atividades do dia a dia, as quais chamamos de rotinas ou processos, os projetos são atividades com começo, meio e fim, destinadas a realizar um objetivo específico. Assim que tal objetivo é concluído, o projeto é encerrado.

Além da definição mencionada acima, existem outras definições para o termo projeto, mas todas são bem similares a ela. Esta, no entanto, é a mais utilizada por ter sido elaborada pelo PMI, o maior instituto a nível mundial a promover conhecimentos na área de gerenciamento de projetos.

O instituto é conhecido pela publicação do guia Pmbok, um guia onde a gestão de projetos é dividida em áreas de gerenciamento e grupos de processos.

Nele, o gerente de projetos encontrará diretrizes para implementar o projeto nas organizações, padronizar a comunicação entre os envolvidos e integrar as áreas ao grupos.

Mesmo o guia Pmbok sendo o padrão de projetos mais utilizado, existem outros guias tão eficazes quanto ele, por exemplo, o Prince2 e o ICB.

Todas essas informações e várias outras são abordadas no nosso Curso Online Elaboração de Projetos. Composto por nove módulos, as aulas foram pensadas para que você aprenda desde os conceitos básicos até as melhores formas de gerenciar e encerrar um projeto.

O que você vai estudar no Curso Online Elaboração de Projetos

No primeiro módulo, você será introduzido a linguagem de projetos, portanto, compreenderá termos como PMI, Pmbok, integração, corpo de conhecimentos e gestão de projetos.

Também entenderá o conceito, as características e por onde começar a elaboração de projetos a partir do Pmbok. Tais conhecimentos servem de base para o segundo módulo, etapa composta por aulas sobre toda a estrutura da gestão de projetos.

No segundo módulo, há conteúdo sobre definição de objetivo, termo de abertura, mapeamento de stakeholders, EAP e triângulo de ferro, gerenciamento de escopo, cronograma e custos e modelos dos documentos utilizados para registrar todas estas informações.

Após a aprendizagem dos tópicos relacionados ao gerenciamento de projetos, você será direcionado ao terceiro módulo. Nessa fase, entenderá como se dá a implantação dos projetos no setor público e no terceiro setor, afinal existem inúmeras especificidades destes setores para serem consideradas durante a gestão.

Primeiro, o gerente de projetos deve conhecer as diferenças entre 1°, 2° e 3º setor, conhecer as práticas recomendadas em projetos públicos e como é a configuração de um escritório de projetos no segundo setor.

Por fim, deve conhecer ainda as estruturas e bases normativas da área em que está inserido. Todas essas informações você encontrará no terceiro módulo do curso.

Já no quarto módulo, você vai conhecer as possibilidades de parcerias entre o setor público e o privado, as chamadas parcerias público privada (PPP). Também entenderá quais os processos envolvidos e as leis que regularizam esses contratos.

O conteúdo do quinto módulo é a respeito dos padrões de projetos, o Pmbok e o ICB, bem como o Prince2, uma metodologia muito utilizada na Europa.

Por falar em metodologias, é no sexto módulo que você entenderá como utilizar as metodologias ágil, tradicional e híbrida associadas ao padrão escolhido para o projeto.

Como existem diversos softwares destinados à otimização de tempo e melhoria na produtividade dos projetos, o sétimo módulo trata exclusivamente sobre as ferramentas ideais para melhorar as fases do ciclo de vida de um projeto.

No penúltimo módulo, você entenderá como a cultura organizacional de cada empresa interfere no tipo de PMO e na postura do gestor em relação à integração das fases do projeto.

E é justamente com o tema gestor que se encerra nosso Curso Online Elaboração de Projetos. No nono módulo, você saberá mais sobre o papel deste profissional, bem como as competências e certificações necessárias para se ocupar o cargo de gerente de projetos.

Áreas de atuação para quem domina a Elaboração de Projetos

Os projetos são necessários em qualquer área de atuação, o mercado precisa de novidades que vão desde campanhas publicitárias e implantação de softwares até protótipos de carros e novos processos em plataformas de petróleos.

A área administrativa em particular, por ser bem ampla, talvez seja o setor que ofereça mais opções. Até porque se trata de uma área que abrange também a gestão pública, portanto as possibilidades de atuação são diversas.

Justamente pela amplitude da função, o gerente de projetos precisa dominar temas como áreas do conhecimento, grupos de processos, metodologias ágeis e tradicionais, ferramentas e integração.

Para tanto, a busca de conhecimentos deve ser contínua e ir além das certificações exigidas no mercado. É fundamental que esse profissional busque conhecer o que há de mais recente em legislação, liderança e cultura organizacional.

É preciso ter em mente que quanto mais habilidades e competências e, portanto, mais a oferecer ao mercado, melhor serão suas chances de se destacar no mercado e a remuneração oferecida.

Avaliação e certificação para quem estuda elaboração de projetos

Oferecemos certificação para todos os cursos online do portal, no entanto a aquisição desta é opcional. Ou seja, você pode cursar os temas abordados mesmo que não queira o certificado.

Todavia, ressaltamos que o certificado é uma das melhores formas de comprovar suas habilidades e competências em processos seletivos, entrevistas para progressão de carreira e prova de títulos em concursos públicos – caso o certame permita.

Sabemos que, para executar as atribuições como gerente de projetos de forma adequada, o mais importante é aprender o conteúdo do curso. Mas, o certificado comprova aos recrutadores que você realmente estudou sobre o assunto que diz dominar.

O certificado também é uma excelente opção se você precisar computar horas de atividades extracurriculares em cursos técnicos ou de graduação. Sem contar que, nesse caso, você terá ainda a vantagem de agregar mais conhecimentos ao seu currículo antes mesmo de se formar.

Se optar por seguir com a certificação, é importante ter alguns pontos em mente. Logo após a conclusão do curso elaboração de projetos será necessário fazer uma avaliação.

Trata-se de um questionário composto por questões de verdadeiro ou falso cujo aproveitamento deve ser de 70% ou mais.

Caso as questões acertadas não alcancem esses 70%, você poderá tentar mais quatro vezes. Basta estudar mais um pouquinho!

Acertando a quantidade exigida, basta a seguir as condições definidas no seu contrato e dar continuidade ao processo de certificação.

Outro ponto importante sobre a certificação e a avaliação dos nossos cursos online é que você pode escolher por qual carga horária quer ser avaliado – entre 5 horas até a quantidade integral que é de 420 horas.

Diferenciais do portal

Aqui no portal, oferecemos uma série de vantagens aos alunos, a começar pela qualidade dos nossos cursos online com certificado opcional. Temos uma equipe pedagógica que seleciona os melhores e mais atuais materiais a fim de garantir a você acesso ao que há de mais novo no mercado.

Outro ponto positivo do nosso portal é que você terá a possibilidade de acessar os cursos no momento mais adequado, conforme sua rotina.

Como a plataforma é moderna e intuitiva você pode acessar as aulas tanto em PCs, quanto em tablets e smartphones conectados a internet quando, onde e como quiser.

Para isso, basta fazer sua matrícula e investir o valor único de R$ 79,90 ao ano. Este valor permite que você acesse o Pacote Master, que é composto por mais de 1.500 cursos online.

Nesse período, você também poderá sugerir temas para a criação de novos cursos. Caso nosso departamento pedagógico aprove o pedido, o curso será desenvolvido e você poderá cursá-lo sem nenhum custo adicional.

E então, está pronto para estudar em um portal que é referência em todo o país?

Aproveite e nos acompanhe nas redes sociais, assim você fica sempre por dentro das novidades do portal.

##social_login##

Mostrar Mais

Conteúdo Programático

Módulo 1 – Fundamentos da linguagem de projetos

  • O que é um projeto?
  • O que é o PMI e como ele ajuda no gerenciamento de projetos
  • Como é um projeto conforme o Pmbok e quais são seus benefícios?
  • Introdução a estrutura dos projetos
  • Projetos e gerenciamento da integração

Módulo 1 – Fundamentos da linguagem de projetos

  • O que é um projeto?
  • O que é o PMI e como ele ajuda no gerenciamento de projetos
  • Como é um projeto conforme o Pmbok e quais são seus benefícios?
  • Introdução a estrutura dos projetos
  • Projetos e gerenciamento da integração

Módulo 1 – Fundamentos da linguagem de projetos

  • O que é um projeto?
  • O que é o PMI e como ele ajuda no gerenciamento de projetos
  • Como é um projeto conforme o Pmbok e quais são seus benefícios?
  • Introdução a estrutura dos projetos
  • Projetos e gerenciamento da integração

Módulo 1 – Fundamentos da linguagem de projetos

  • O que é um projeto?
  • O que é o PMI e como ele ajuda no gerenciamento de projetos
  • Como é um projeto conforme o Pmbok e quais são seus benefícios?
  • Introdução a estrutura dos projetos
  • Projetos e gerenciamento da integração

Módulo 2 – Gestão de projetos

  • Objetivo, termo de abertura e stakeholders
  • Conteúdo EAP: áreas do conhecimento, grupos de processos e triângulo de ferro
  • Controle de encerramento
  • Relação entre grupos de processos e áreas de conhecimento
  • Gerenciamento de escopo e elaboração de uma EAP
  • Gerenciamento do cronograma e dos custos do projeto
  • Gerenciamento de riscos, partes interessadas e comunicação
  • Gerenciamento da qualidade, dos recursos e das aquisições
  • Modelo de guia para projetos públicos

Módulo 2 – Gestão de projetos

  • Objetivo, termo de abertura e stakeholders
  • Conteúdo EAP: áreas do conhecimento, grupos de processos e triângulo de ferro
  • Controle de encerramento
  • Relação entre grupos de processos e áreas de conhecimento
  • Gerenciamento de escopo e elaboração de uma EAP
  • Gerenciamento do cronograma e dos custos do projeto
  • Gerenciamento de riscos, partes interessadas e comunicação
  • Gerenciamento da qualidade, dos recursos e das aquisições
  • Modelo de guia para projetos públicos

Módulo 2 – Gestão de projetos

  • Objetivo, termo de abertura e stakeholders
  • Conteúdo EAP: áreas do conhecimento, grupos de processos e triângulo de ferro
  • Controle de encerramento
  • Relação entre grupos de processos e áreas de conhecimento
  • Gerenciamento de escopo e elaboração de uma EAP
  • Gerenciamento do cronograma e dos custos do projeto
  • Gerenciamento de riscos, partes interessadas e comunicação
  • Gerenciamento da qualidade, dos recursos e das aquisições
  • Modelo de guia para projetos públicos

Módulo 2 – Gestão de projetos

  • Objetivo, termo de abertura e stakeholders
  • Conteúdo EAP: áreas do conhecimento, grupos de processos e triângulo de ferro
  • Controle de encerramento
  • Relação entre grupos de processos e áreas de conhecimento
  • Gerenciamento de escopo e elaboração de uma EAP
  • Gerenciamento do cronograma e dos custos do projeto
  • Gerenciamento de riscos, partes interessadas e comunicação
  • Gerenciamento da qualidade, dos recursos e das aquisições
  • Modelo de guia para projetos públicos

Módulo 3 – Importância e especificidades dos projetos no setor público e no terceiro setor

  • Diferença entre primeiro, segundo e terceiro setor
  • Projetos empresariais
  • Gestão no terceiro setor
  • Comparando a gestão de projetos na administração pública e privada
  • Gerenciamento de projetos no setor público: práticas recomendadas
  • Gerenciamento de projetos na administração pública
  • Modelo de maturidade aplicado a educação EAD
  • Escritório de gerenciamento de projetos (PMO) na administração pública
  • Introdução à gestão de riscos: estruturas de gerenciamento e bases normativas
  • Estrutura do COSO ERM na gestão de riscos do setor público
  • Desafios e especificidades da gestão de projetos no setor público

Módulo 3 – Importância e especificidades dos projetos no setor público e no terceiro setor

  • Diferença entre primeiro, segundo e terceiro setor
  • Projetos empresariais
  • Gestão no terceiro setor
  • Comparando a gestão de projetos na administração pública e privada
  • Gerenciamento de projetos no setor público: práticas recomendadas
  • Gerenciamento de projetos na administração pública
  • Modelo de maturidade aplicado a educação EAD
  • Escritório de gerenciamento de projetos (PMO) na administração pública
  • Introdução à gestão de riscos: estruturas de gerenciamento e bases normativas
  • Estrutura do COSO ERM na gestão de riscos do setor público
  • Desafios e especificidades da gestão de projetos no setor público

Módulo 3 – Importância e especificidades dos projetos no setor público e no terceiro setor

  • Diferença entre primeiro, segundo e terceiro setor
  • Projetos empresariais
  • Gestão no terceiro setor
  • Comparando a gestão de projetos na administração pública e privada
  • Gerenciamento de projetos no setor público: práticas recomendadas
  • Gerenciamento de projetos na administração pública
  • Modelo de maturidade aplicado a educação EAD
  • Escritório de gerenciamento de projetos (PMO) na administração pública
  • Introdução à gestão de riscos: estruturas de gerenciamento e bases normativas
  • Estrutura do COSO ERM na gestão de riscos do setor público
  • Desafios e especificidades da gestão de projetos no setor público

Módulo 3 – Importância e especificidades dos projetos no setor público e no terceiro setor

  • Diferença entre primeiro, segundo e terceiro setor
  • Projetos empresariais
  • Gestão no terceiro setor
  • Comparando a gestão de projetos na administração pública e privada
  • Gerenciamento de projetos no setor público: práticas recomendadas
  • Gerenciamento de projetos na administração pública
  • Modelo de maturidade aplicado a educação EAD
  • Escritório de gerenciamento de projetos (PMO) na administração pública
  • Introdução à gestão de riscos: estruturas de gerenciamento e bases normativas
  • Estrutura do COSO ERM na gestão de riscos do setor público
  • Desafios e especificidades da gestão de projetos no setor público

Módulo 4 – Legislação para projetos executados em parceria entre empresas privadas e setor público

  • Concessões e parcerias público-privadas
  • Chamamento público no “Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor”
  • Lei 11.079: normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada
  • Tipos de PPP
  • PPP: parceria público-privada
  • Planos de trabalho da lei 13.019/14
  • Lei 8.666: normas para licitações e contratos do Estado
  • O novo (futuro) marco legal das parcerias público-privadas

Módulo 4 – Legislação para projetos executados em parceria entre empresas privadas e setor público

  • Concessões e parcerias público-privadas
  • Chamamento público no “Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor”
  • Lei 11.079: normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada
  • Tipos de PPP
  • PPP: parceria público-privada
  • Planos de trabalho da lei 13.019/14
  • Lei 8.666: normas para licitações e contratos do Estado
  • O novo (futuro) marco legal das parcerias público-privadas

Módulo 4 – Legislação para projetos executados em parceria entre empresas privadas e setor público

  • Concessões e parcerias público-privadas
  • Chamamento público no “Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor”
  • Lei 11.079: normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada
  • Tipos de PPP
  • PPP: parceria público-privada
  • Planos de trabalho da lei 13.019/14
  • Lei 8.666: normas para licitações e contratos do Estado
  • O novo (futuro) marco legal das parcerias público-privadas

Módulo 4 – Legislação para projetos executados em parceria entre empresas privadas e setor público

  • Concessões e parcerias público-privadas
  • Chamamento público no “Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor”
  • Lei 11.079: normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada
  • Tipos de PPP
  • PPP: parceria público-privada
  • Planos de trabalho da lei 13.019/14
  • Lei 8.666: normas para licitações e contratos do Estado
  • O novo (futuro) marco legal das parcerias público-privadas

Módulo 5 – Pmbok e ICB: padrões para gerenciamento de projetos

  • Pmbok, Prince2 e ICB: comparação entre três padrões tradicionais
  • O Tema Progresso e o Princípio de Gerenciar por Estágios
  • Diferença entre as certificações PMP e CAPM
  • IPMA: o que é e sua origem
  • Pmbok: diferenças entre processo, metodologia, framework e guia

Módulo 5 – Pmbok e ICB: padrões para gerenciamento de projetos

  • Pmbok, Prince2 e ICB: comparação entre três padrões tradicionais
  • O Tema Progresso e o Princípio de Gerenciar por Estágios
  • Diferença entre as certificações PMP e CAPM
  • IPMA: o que é e sua origem
  • Pmbok: diferenças entre processo, metodologia, framework e guia

Módulo 5 – Pmbok e ICB: padrões para gerenciamento de projetos

  • Pmbok, Prince2 e ICB: comparação entre três padrões tradicionais
  • O Tema Progresso e o Princípio de Gerenciar por Estágios
  • Diferença entre as certificações PMP e CAPM
  • IPMA: o que é e sua origem
  • Pmbok: diferenças entre processo, metodologia, framework e guia

Módulo 5 – Pmbok e ICB: padrões para gerenciamento de projetos

  • Pmbok, Prince2 e ICB: comparação entre três padrões tradicionais
  • O Tema Progresso e o Princípio de Gerenciar por Estágios
  • Diferença entre as certificações PMP e CAPM
  • IPMA: o que é e sua origem
  • Pmbok: diferenças entre processo, metodologia, framework e guia

Módulo 6 – Ágil, tradicional e híbrida: metodologias para gerenciar projetos

  • Aplicação da metodologia “Basic Methodware” em um projeto de inovação
  • Metodologia “Value for Money” como opção no setor público
  • Abordagens ágeis, tradicionais e híbridas de gestão de projetos
  • Como mesclar métodos ágeis e tradicionais de gerenciamento de projetos?
  • Entenda o que são os métodos ágeis
  • Por que e quando usar métodos ágeis
  • Gerenciamento ágil: aplicabilidade do Scrum com Pmbok e/ou Prince2
  • Análise da implantação de diretrizes ágeis à gestão tradicional
  • A metodologia Prince2 e sua utilização na gestão de projetos de TI
  • Gestão ágil de projetos: Scrum e seus conceitos

Módulo 6 – Ágil, tradicional e híbrida: metodologias para gerenciar projetos

  • Aplicação da metodologia “Basic Methodware” em um projeto de inovação
  • Metodologia “Value for Money” como opção no setor público
  • Abordagens ágeis, tradicionais e híbridas de gestão de projetos
  • Como mesclar métodos ágeis e tradicionais de gerenciamento de projetos?
  • Entenda o que são os métodos ágeis
  • Por que e quando usar métodos ágeis
  • Gerenciamento ágil: aplicabilidade do Scrum com Pmbok e/ou Prince2
  • Análise da implantação de diretrizes ágeis à gestão tradicional
  • A metodologia Prince2 e sua utilização na gestão de projetos de TI
  • Gestão ágil de projetos: Scrum e seus conceitos

Módulo 6 – Ágil, tradicional e híbrida: metodologias para gerenciar projetos

  • Aplicação da metodologia “Basic Methodware” em um projeto de inovação
  • Metodologia “Value for Money” como opção no setor público
  • Abordagens ágeis, tradicionais e híbridas de gestão de projetos
  • Como mesclar métodos ágeis e tradicionais de gerenciamento de projetos?
  • Entenda o que são os métodos ágeis
  • Por que e quando usar métodos ágeis
  • Gerenciamento ágil: aplicabilidade do Scrum com Pmbok e/ou Prince2
  • Análise da implantação de diretrizes ágeis à gestão tradicional
  • A metodologia Prince2 e sua utilização na gestão de projetos de TI
  • Gestão ágil de projetos: Scrum e seus conceitos

Módulo 6 – Ágil, tradicional e híbrida: metodologias para gerenciar projetos

  • Aplicação da metodologia “Basic Methodware” em um projeto de inovação
  • Metodologia “Value for Money” como opção no setor público
  • Abordagens ágeis, tradicionais e híbridas de gestão de projetos
  • Como mesclar métodos ágeis e tradicionais de gerenciamento de projetos?
  • Entenda o que são os métodos ágeis
  • Por que e quando usar métodos ágeis
  • Gerenciamento ágil: aplicabilidade do Scrum com Pmbok e/ou Prince2
  • Análise da implantação de diretrizes ágeis à gestão tradicional
  • A metodologia Prince2 e sua utilização na gestão de projetos de TI
  • Gestão ágil de projetos: Scrum e seus conceitos

Módulo 7 – Ferramentas para elaboração e gestão de projetos

  • Principais ferramentas de gerenciamento de projetos
  • Melhores Ferramentas de Gerenciamento de Projetos
  • FERRAMENTAS DE GERÊNCIA DE PROJETOS
  • Manual de gestão de projetos
  • UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM CONCESSIONÁRIAS DE FUNILARIA E PINTURA
  • Gestão de Projetos Inovativos
  • Quais Ferramentas para Gestão de Projetos?

Módulo 7 – Ferramentas para elaboração e gestão de projetos

  • Principais ferramentas de gerenciamento de projetos
  • Melhores Ferramentas de Gerenciamento de Projetos
  • FERRAMENTAS DE GERÊNCIA DE PROJETOS
  • Manual de gestão de projetos
  • UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM CONCESSIONÁRIAS DE FUNILARIA E PINTURA
  • Gestão de Projetos Inovativos
  • Quais Ferramentas para Gestão de Projetos?

Módulo 7 – Ferramentas para elaboração e gestão de projetos

  • Principais ferramentas de gerenciamento de projetos
  • Melhores Ferramentas de Gerenciamento de Projetos
  • FERRAMENTAS DE GERÊNCIA DE PROJETOS
  • Manual de gestão de projetos
  • UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM CONCESSIONÁRIAS DE FUNILARIA E PINTURA
  • Gestão de Projetos Inovativos
  • Quais Ferramentas para Gestão de Projetos?

Módulo 7 – Ferramentas para elaboração e gestão de projetos

  • Principais ferramentas de gerenciamento de projetos
  • Melhores Ferramentas de Gerenciamento de Projetos
  • FERRAMENTAS DE GERÊNCIA DE PROJETOS
  • Manual de gestão de projetos
  • UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM CONCESSIONÁRIAS DE FUNILARIA E PINTURA
  • Gestão de Projetos Inovativos
  • Quais Ferramentas para Gestão de Projetos?

Módulo 8 – Influência da estrutura organizacional na integração das fases e tipo de PMO

  • Estruturas organizacionais: funcional, projetizada e matricial
  • Variações e tendências de estruturas organizacionais
  • Estruturas organizacionais de acordo com a 6ª edição do PMBOK
  • Como estruturar um PMO?
  • Implantação de escritórios de projetos em organizações públicas
  • Escritório de projetos
  • Funções dos escritórios de projetos no desenvolvimento de produtos: pesquisa-ação em empresa de alta tecnologia
  • Gestão da qualidade: diretrizes para a qualidade no gerenciamento de projetos
  • Gestão de projetos e legislação orçamentária no setor público

Módulo 8 – Influência da estrutura organizacional na integração das fases e tipo de PMO

  • Estruturas organizacionais: funcional, projetizada e matricial
  • Variações e tendências de estruturas organizacionais
  • Estruturas organizacionais de acordo com a 6ª edição do PMBOK
  • Como estruturar um PMO?
  • Implantação de escritórios de projetos em organizações públicas
  • Escritório de projetos
  • Funções dos escritórios de projetos no desenvolvimento de produtos: pesquisa-ação em empresa de alta tecnologia
  • Gestão da qualidade: diretrizes para a qualidade no gerenciamento de projetos
  • Gestão de projetos e legislação orçamentária no setor público

Módulo 8 – Influência da estrutura organizacional na integração das fases e tipo de PMO

  • Estruturas organizacionais: funcional, projetizada e matricial
  • Variações e tendências de estruturas organizacionais
  • Estruturas organizacionais de acordo com a 6ª edição do PMBOK
  • Como estruturar um PMO?
  • Implantação de escritórios de projetos em organizações públicas
  • Escritório de projetos
  • Funções dos escritórios de projetos no desenvolvimento de produtos: pesquisa-ação em empresa de alta tecnologia
  • Gestão da qualidade: diretrizes para a qualidade no gerenciamento de projetos
  • Gestão de projetos e legislação orçamentária no setor público

Módulo 8 – Influência da estrutura organizacional na integração das fases e tipo de PMO

  • Estruturas organizacionais: funcional, projetizada e matricial
  • Variações e tendências de estruturas organizacionais
  • Estruturas organizacionais de acordo com a 6ª edição do PMBOK
  • Como estruturar um PMO?
  • Implantação de escritórios de projetos em organizações públicas
  • Escritório de projetos
  • Funções dos escritórios de projetos no desenvolvimento de produtos: pesquisa-ação em empresa de alta tecnologia
  • Gestão da qualidade: diretrizes para a qualidade no gerenciamento de projetos
  • Gestão de projetos e legislação orçamentária no setor público

Módulo 9 – Competências, atribuições e certificações: conhecimentos necessários para o gerente de projetos

  • Função ou profissão: como definir o cargo de gerente de projetos
  • Opções de atuação para o gerente de projetos
  • Triângulo de talentos para o gerente de projetos
  • Competências e talentos de um gerente de projetos
  • CARACTERIZAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DO GERENTE DE PROJETOS NO SETOR PÚBLICO
  • O papel do gerente de projetos

Módulo 9 – Competências, atribuições e certificações: conhecimentos necessários para o gerente de projetos

  • Função ou profissão: como definir o cargo de gerente de projetos
  • Opções de atuação para o gerente de projetos
  • Triângulo de talentos para o gerente de projetos
  • Competências e talentos de um gerente de projetos
  • CARACTERIZAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DO GERENTE DE PROJETOS NO SETOR PÚBLICO
  • O papel do gerente de projetos

Módulo 9 – Competências, atribuições e certificações: conhecimentos necessários para o gerente de projetos

  • Função ou profissão: como definir o cargo de gerente de projetos
  • Opções de atuação para o gerente de projetos
  • Triângulo de talentos para o gerente de projetos
  • Competências e talentos de um gerente de projetos
  • CARACTERIZAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DO GERENTE DE PROJETOS NO SETOR PÚBLICO
  • O papel do gerente de projetos

Módulo 9 – Competências, atribuições e certificações: conhecimentos necessários para o gerente de projetos

  • Função ou profissão: como definir o cargo de gerente de projetos
  • Opções de atuação para o gerente de projetos
  • Triângulo de talentos para o gerente de projetos
  • Competências e talentos de um gerente de projetos
  • CARACTERIZAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DO GERENTE DE PROJETOS NO SETOR PÚBLICO
  • O papel do gerente de projetos

Com os certificados Educamundo você pode:

Tirar licença capacitação

Conquistar progressão de carreira

Comprovar títulos em concursos

curriculo

Comprovar conhecimento no currículo

horas-complementares

Complementar carga horária na faculdade

Como você aprende

Conteúdo 100% online

Vídeos, PDFs e muito mais

Atividades práticas

Materiais de apoio

Certificados opcionais

Depoimentos

Pacote Master

Este curso está incluído no pacote Master, que oferece mais de 1.500 cursos
R$98.79
R$ 79,90
Anual
  • Acesso Ilimitado: mais de 1.500 cursos à sua escolha
  • Liberdade de Aprendizado: Acesso Total por 1 Ano a Todos os Cursos do Portal
  • Certificados opcionais que vão ajudar a conquistar os seus objetivos
  • Carga horária curso e certificado: de 5h a 420h

Perguntas Frequentes

Para agilizar a sua consulta, organizamos as perguntas e respostas mais frequentes.

Qual a validade do certificado?

Os certificados do Educamundo são reconhecidos e válidos em todo o território nacional. São amparados legalmente por:

  • Lei de Diretrizes e Bases – LDB – Lei 9394/96, Art.40;
  • CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
  • Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

No entanto, como primamos em trabalhar com o máximo de transparência, orientamos os nossos alunos que realize uma consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade, conselhos profissionais (CRECI, CRO, CREA e outros) ou na instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma ou especificação que impeça a aceitação do mesmo.

Deste modo, como atendemos a todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Como obter a certificação?

Após ter se matriculado, você irá desenvolver seu conhecimento estudando o material oferecido no curso. Quando se sentir apto(a), poderá realizar uma avaliação com questões de V (verdadeira) ou F (falsa). A prova de conhecimento irá considerar 70% de aproveitamento relacionado à carga horária do curso que você escolheu.

Lembrando que todos os cursos oferecem cargas horárias de 5 a 420 horas e cada uma delas exige um período mínimo de estudos.

O próximo passo é investir na taxa de avaliação conforme a carga horária do curso realizado e aguardar a liberação de seu certificado.

O seu certificado ficará disponível na área do aluno para você imprimir no momento que desejar! Caso necessite, pode fazer a solicitação do impresso via Correios.

Taxa de avaliação e período mínimo de estudo dos certificados

Nossos certificados têm cargas horárias flexíveis para atender às diversas demandas do mercado e necessidades de nossos alunos. Para chegar a essa etapa, você precisará ter estudado o material do curso, ter feito a avaliação e atingido um resultado de 70% ou mais de aproveitamento. Conquistando a aprovação, poderá realizar o pagamento da taxa de avaliação, que varia de acordo com a carga horária do curso escolhida por você.

Assim que cumprir o período mínimo de estudos, o certificado digital fica disponível no ambiente de aprendizagem do aluno e você pode imprimi-lo no momento que desejar! Caso queira a via impressa, basta solicitar no momento da pré-avaliação.

Clique aqui e confira mais detalhes sobre valores e tempo mínimo de estudo.

Os cursos livres do Educamundo são válidos?

O reconhecimento do MEC não é necessário para cursos livres, sejam eles cursos online ou presenciais.

A regulamentação pelo MEC é válida apenas para cursos online ou presenciais de graduação ou pós-graduação.

Quanto a cursos técnicos ou de ensino médio, esta regulamentação fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação.

No ensino fundamental e infantil, fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação.

Os certificados dos cursos livres, poderão ser utilizados para fins curriculares, tirar licença capacitação, prova de títulos, avaliações de empresas bem como promoções internas, para enriquecer seu currículo, obter gratificações adicionais conforme plano de carreira, seleções para mestrados e doutorados, créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos pblicos e vrias outras possibilidades, nas modalidades atualizaão/aperfeiçoamento/capacitação.

Nossos certificados são amparados legalmente através do Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º; A Lei de Diretrizes e Bases – LDB – Lei 9394/96, Art.40, e o CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25.

Contudo, apesar de nossos certificados serem validados e protegidos por estas leis, ressaltamos que, antes de sua certificação, o aluno sempre deverá confirmar no edital e/ou instituião e/ou Conselhos Profissionais em que pretende utilizar o certificado, tais como CREA, CRECI, CRO, dentre outros, quanto à aceitação do mesmo, haja vista que poderá haver alguma norma ou especificação interna ou externa que invalide sua aceitação.

Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados so utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Portanto, a realizaão de sua inscrição aos cursos bem como sua certificação implica na aceitação e verificação por parte do aluno, isentando nossa empresa caso o curso ou certificado não seja aceito.

Matricule-se neste curso e ganhe acesso a mais de 1.500 cursos online por apenas: R$79,90

Carga horária de 5h a 420h

Curso com certificado opcional

Materiais diversificados (Vídeos, PDFs e etc)

Declaração de matrícula ao iniciar curso