Home / Cursos Online / Administração / Elaboração de Projetos

Curso Online Elaboração de Projetos

Avaliação

O que você aprenderá

  • Os fundamentos da linguagem de projetos
  • A gestão de projetos no setor público e e privado
  • As leis que regulamentam parceria entre empresas privadas e setor público
  • Os padrões para gerenciamento de projetos (Pmbok e ICB)
  • As metodologias e ferramentas para elaboração e gestão de projetos
  • A relação entre estrutura organizacional  e tipos de PMO

Descrição

Dentro do contexto de gestão, o termo projeto é definido como um esforço único, temporário e progressivo empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Diferente das atividades do dia a dia, as quais chamamos de rotinas ou processos, os projetos são atividades com começo, meio e fim, destinadas a realizar um objetivo específico. Assim que tal objetivo é concluído, o projeto é encerrado.

Além da definição mencionada acima, existem outras definições para o termo projeto, mas todas são bem similares a ela. Esta, no entanto, é a mais utilizada por ter sido elaborada pelo PMI, o maior instituto a nível mundial a promover conhecimentos na área de gerenciamento de projetos.

O instituto é conhecido pela publicação do guia Pmbok, um guia onde a gestão de projetos é dividida em áreas de gerenciamento e grupos de processos. 

Nele, o gerente de projetos encontrará diretrizes para implementar o projeto nas organizações, padronizar a comunicação entre os envolvidos e integrar as áreas ao grupos.

Mesmo o guia Pmbok sendo o padrão de projetos mais utilizado, existem outros guias tão eficazes quanto ele, por exemplo, o Prince2 e o ICB. 

Todas essas informações e várias outras são abordadas no nosso Curso Online Elaboração de Projetos. Composto por nove módulos, as aulas foram pensadas para que você aprenda desde os conceitos básicos até as melhores formas de gerenciar e encerrar um projeto.

O que você vai estudar no Curso Online Elaboração de Projetos

No primeiro módulo, você será introduzido a linguagem de projetos, portanto, compreenderá termos como PMI, Pmbok, integração, corpo de conhecimentos e gestão de projetos.

Também entenderá o conceito, as características e por onde começar a elaboração de projetos a partir do Pmbok. Tais conhecimentos servem de base para o segundo módulo, etapa composta por aulas sobre toda a estrutura da gestão de projetos.

No segundo módulo, há conteúdo sobre definição de objetivo, termo de abertura, mapeamento de stakeholders, EAP e triângulo de ferro, gerenciamento de escopo, cronograma e custos e modelos dos documentos utilizados para registrar todas estas informações.

Após a aprendizagem dos tópicos relacionados ao gerenciamento de projetos, você será direcionado ao terceiro módulo. Nessa fase, entenderá como se dá a implantação dos projetos no setor público e no terceiro setor, afinal existem inúmeras especificidades destes setores para serem consideradas durante a gestão.

Primeiro, o gerente de projetos deve conhecer as diferenças entre 1°, 2° e 3º setor, conhecer as práticas recomendadas em projetos públicos e como é a configuração de um escritório de projetos no segundo setor. 

Por fim, deve conhecer ainda as estruturas e bases normativas da área em que está inserido. Todas essas informações você encontrará no terceiro módulo do curso.

Já no quarto módulo, você vai conhecer as possibilidades de parcerias entre o setor público e o privado, as chamadas parcerias público privada (PPP). Também entenderá quais os processos envolvidos e as leis que regularizam esses contratos.

O conteúdo do quinto módulo é a respeito dos padrões de projetos, o Pmbok e o ICB, bem como o Prince2, uma metodologia muito utilizada na Europa.

Por falar em metodologias, é no sexto módulo que você entenderá como utilizar as metodologias ágil, tradicional e híbrida associadas ao padrão escolhido para o projeto.

Como existem diversos softwares destinados à otimização de tempo e melhoria na produtividade dos projetos, o sétimo módulo trata exclusivamente sobre as ferramentas ideais para melhorar as fases do ciclo de vida de um projeto.

No penúltimo módulo, você entenderá como a cultura organizacional de cada empresa interfere no tipo de PMO e na postura do gestor em relação à integração das fases do projeto.

E é justamente com o tema gestor que se encerra nosso Curso Online Elaboração de Projetos. No nono módulo, você saberá mais sobre o papel deste profissional, bem como as competências e certificações necessárias para se ocupar o cargo de gerente de projetos. 

Áreas de atuação para quem domina a Elaboração de Projetos

Os projetos são necessários em qualquer área de atuação, o mercado precisa de novidades que vão desde campanhas publicitárias e implantação de softwares até protótipos de carros e novos processos em plataformas de petróleos. 

A área administrativa em particular, por ser bem ampla, talvez seja o setor que ofereça mais opções. Até porque se trata de uma área que abrange também a gestão pública, portanto as possibilidades de atuação são diversas.

Justamente pela amplitude da função, o gerente de projetos precisa dominar temas como áreas do conhecimento, grupos de processos, metodologias ágeis e tradicionais, ferramentas e integração. 

Para tanto, a busca de conhecimentos deve ser contínua e ir além das certificações exigidas no mercado. É fundamental que esse profissional busque conhecer o que há de mais recente em legislação, liderança e cultura organizacional.

É preciso ter em mente que quanto mais habilidades e competências e, portanto, mais a oferecer ao mercado, melhor serão suas chances de se destacar no mercado e a remuneração oferecida. 

Avaliação e certificação para quem estuda elaboração de projetos

Oferecemos certificação para todos os cursos online do portal, no entanto a aquisição desta é opcional. Ou seja, você pode cursar os temas abordados mesmo que não queira o certificado.

Todavia, ressaltamos que o certificado é uma das melhores formas de comprovar suas habilidades e competências em processos seletivos, entrevistas para progressão de carreira e prova de títulos em concursos públicos - caso o certame permita.

Sabemos que, para executar as atribuições como gerente de projetos de forma adequada, o mais importante é aprender o conteúdo do curso. Mas, o certificado comprova aos recrutadores que você realmente estudou sobre o assunto que diz dominar. 

O certificado também é uma excelente opção se você precisar computar horas de atividades extracurriculares em cursos técnicos ou de graduação. Sem contar que, nesse caso, você terá ainda a vantagem de agregar mais conhecimentos ao seu currículo antes mesmo de se formar.

Se optar por seguir com a certificação, é importante ter alguns pontos em mente. Logo após a conclusão do curso elaboração de projetos será necessário fazer uma avaliação.

Trata-se de um questionário composto por questões de verdadeiro ou falso cujo aproveitamento deve ser de 70% ou mais. 

Caso as questões acertadas não alcancem esses 70%, você poderá tentar mais quatro vezes. Basta estudar mais um pouquinho!

Acertando a quantidade exigida, basta a seguir as condições definidas no seu contrato e dar continuidade ao processo de certificação.

Outro ponto importante sobre a certificação e a avaliação dos nossos cursos online é que você pode escolher por qual carga horária quer ser avaliado - entre 5 horas até a quantidade integral que é de 420 horas.

 

Objetivos

• Conceituar termos referentes à elaboração de projetos.
• Conhecer as diretrizes do Pmbok, Prince2 e ICB.
• Adaptar as fases de vida do projeto a diferentes realidades.
• Relacionar áreas do conhecimento e grupos de processos.
• Conhecer as competências e certificações primordiais para um gerente de projetos.
• Diferenciar Pmbok, PMI, PMP e demais siglas referentes a um projeto.
• Entender as normas e legislações norteadores para executar os diferentes projetos.
• Analisar a importância dos projetos no setor público.

Área de aplicação

O Curso Online Elaboração de Projetos é destinado a gestores, funcionários públicos e líderes em geral atuantes na elaboração e execução de projetos.
Profissionais com atuação em outros cargos, especialmente na administração e administração pública também podem realizar nosso curso online.
Nele há um conteúdo rico e atual, ideal para a auxiliar profissionais diversos.

Pré-requisitos acadêmicos

Nossos cursos online com certificados são direcionados para várias áreas de atuação profissional, para que estes possam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, bem como para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes Livres online.

MEC e Conselhos Profissionais

Uma dúvida muito comum entre os alunos é se os certificados de cursos livres são reconhecidos pelo MEC, mas esta é uma questão que fica muito simples depois de conhecermos suas responsabilidades.

O MEC somente reconhece cursos online ou presenciais de graduação ou pós graduação. Ou seja, os cursos livres não são regulamentados pelo MEC. Mas pode ficar tranquilo, pois nossos cursos são válidos e reconhecidos de acordo com a lei. Vamos aos detalhes:

Veja a explicação no próprio site no MEC:

“Há exigência de atos autorizativos para a oferta de "cursos livres", como de capacitação, extensão e aperfeiçoamento, por exemplo?
Não. O que caracteriza os "cursos livres" é justamente a ausência de atos autorizativos por parte do Poder Público...”

Quer conferir? Segue o link do site do MEC: http://portal.mec.gov.br

Como aluno do Educamundo é pessoa bem informada, ainda trazemos mais detalhes sobre regulamentações de cursos:

Quanto aos cursos técnicos ou de ensino médio?
Para estes, a regulamentação fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação.

E no ensino fundamental e infantil?
A regulamentação fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação

Mas então, qual a regulamentação para os cursos livres?
Nossos cursos livres são amparados pelas seguintes legislações:

  • Lei de Diretrizes e Bases - LDB - Lei 9394/96, Art.40;
  • CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
  • Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

E para quê servem os certificados de cursos livres?
Nossos certificados são frequentemente utilizados para:

  • Fins curriculares;
  • Provas de títulos;
  • Avaliações de empresas, bem como promoções internas;
  • Para enriquecer o currículo;
  • Para obter gratificações adicionais conforme plano de carreira;
  • Para seleções em mestrados e doutorados;
  • Para créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos públicos e várias outras possibilidades, nas modalidades atualização, aperfeiçoamento ou capacitação.

Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

No entanto, como somos zelosos com nossos alunos, orientamos a consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade, conselhos profissionais (CRECI, CRO, CREA e outros) ou na instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma ou especificação que impeça sua aceitação. Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Conteúdo Programático

Introdução

Módulo I: Fundamentos da linguagem de projetos

  • O que é um projeto?
  • O que é o PMI e como ele ajuda no gerenciamento de projetos
  • Como é um projeto conforme o Pmbok e quais são seus benefícios?
  • Introdução a estrutura dos projetos
  • Projetos e gerenciamento da integração
  • Pmbok: corpo de conhecimento em gestão de projetos

Módulo II: Gestão de projetos

  • Objetivo, termo de abertura e stakeholders
  • Conteúdo EAP: áreas do conhecimento, grupos de processos e triângulo de ferro
  • Controle de encerramento
  • Relação entre grupos de processos e áreas de conhecimento
  • Gerenciamento de escopo e elaboração de uma EAP
  • Gerenciamento do cronograma e dos custos do projeto
  • Gerenciamento de riscos, partes interessadas e comunicação
  • Gerenciamento da qualidade, dos recursos e das aquisições
  • Modelo de projeto de pesquisa
  • Fluxo de processos segundo a 6º edição Pmbok
  • Modelo de pré-projeto de pesquisa
  • Manual para projetos de pesquisa
  • Modelo de guia para projetos públicos

Módulo III: Importância e especificidades dos projetos no setor público e no terceiro setor

  • Diferença entre primeiro, segundo e terceiro setor
  • Projetos empresariais
  • Projetos públicos
  • Gestão no terceiro setor
  • Fundamentos básicos do gerenciamento de projetos no setor público
  • Gerenciamento de projetos no setor público: práticas recomendadas
  • Gerenciamento de projetos na administração pública
  • Modelo de maturidade aplicado a educação EAD
  • Escritório de gerenciamento de projetos (PMO) na administração pública
  • Introdução à gestão de riscos: estruturas de gerenciamento e bases normativas
  • Estrutura do COSO ERM na gestão de riscos do setor público
  • Desafios e especificidades da gestão de projetos no setor público
  • Comparando a gestão de projetos na administração pública e privada
  • Terceiro setor e a gestão de projetos com sustentabilidade

Módulo IV: Legislação para projetos executados em parceria entre empresas privadas e setor público

  • Manual de parcerias público-privadas: orientações gerais
  • Concessões e parcerias público-privadas
  • Lei 11.079: normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada
  • Tipos de PPP
  • PPP: parceria público-privada
  • Lei de parcerias
  • Lei 8.666: normas para licitações e contratos do Estado
  • Características das licitações para contratação de parcerias público-privadas (PPPs)
  • Planos de trabalho da lei 13.019/14
  • Formas de participar dos estudos para uma parceria público-privada
  • Chamamento público no “Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor"
  • Manifestação de interesse: benefícios para a empresa privada
  • O novo (futuro) marco legal das parcerias público-privadas

Módulo V: Pmbok e ICB: padrões para gerenciamento de projetos

  • Pmbok, Prince2 e ICB: comparação entre três padrões tradicionais
  • Pmbok vs Prince2
  • IPMA e PMI: diferença entre certificações
  • IPMA: o que é e sua origem
  • Pmbok: diferenças entre processo, metodologia, framework e guia
  • Diferença entre as certificações PMP e CAPM
  • Prince2: o progresso do projeto a partir do gerenciamento por estágios

Módulo VI: Ágil, tradicional e híbrida: metodologias para gerenciar projetos

  • Prince2 como metodologia de gerenciamento de projetos
  • Benefícios de adotar o Prince2 na gestão de projetos
  • Abordagens ágeis, tradicionais e híbridas de gestão de projetos
  • Como mesclar métodos ágeis e tradicionais de gerenciamento de projetos?
  • Entenda o que são os métodos ágeis
  • Metodologia Lean
  • Gerenciamento ágil: aplicabilidade do Scrum com Pmbok e/ou Prince2
  • Análise da implantação de diretrizes ágeis à gestão tradicional
  • A metodologia Prince2 e sua utilização na gestão de projetos de TI
  • Por que e quando usar métodos ágeis
  • Gestão ágil de projetos: Scrum e seus conceitos
  • Metodologia “Value for Money” como opção no setor público
  • Aplicação da metodologia "Basic Methodware" em um projeto de inovação
  • O que é o "Project Model Canvas"?
  • Project Model Canvas: o que é, qual a sua importância e como utilizá-lo
  • Metodologia "Six Sigma": vantagens de alinhar com a gestão de projetos
  • Seis Sigma: estudo e analise de uma coletânea de artigos
  • Roteiro para aplicação do "Lean Seis Sigma" na melhoria de processos industriais

Módulo VII: Ferramentas para elaboração e gestão de projetos

  • Principais ferramentas de gerenciamento de projetos
  • Scrum: teoria e princípios
  • Scrum em escala
  • Design Thinking: como aplicá-lo aos projetos
  • Ferramentas para gestão de tarefas
  • JIRA ou NetProject
  • Ciclo PDCA: o que é e como ele pode ajudar sua empresa
  • Gráfico de Gantt: aprenda o que é, seus benefícios e como fazer o seu
  • O que é e como funciona o Kanban
  • 5W2H: o que é, como e quando utilizar
  • Análise SWOT no gerenciamento de projetos
  • Opções de softwares para a gestão dos projetos

Módulo VIII: Influência da estrutura organizacional na integração das fases e tipo de PMO

  • Estruturas organizacionais: funcional, projetizada e matricial
  • Variações e tendências de estruturas organizacionais
  • Estruturas organizacionais de acordo com a 6ª edição do PMBOK
  • Como estruturar um PMO?
  • Implantação de escritórios de projetos em organizações públicas
  • O escritório de projetos: PMO, virtualizado e remoto
  • Funções dos escritórios de projetos no desenvolvimento de produtos: pesquisa-ação em empresa de alta tecnologia
  • Gestão da qualidade: diretrizes para a qualidade no gerenciamento de projetos
  • Gestão de projetos e legislação orçamentária no setor público
  • Escritório de projetos

Módulo IX: Competências, atribuições e certificações: conhecimentos necessários para o gerente de projetos

  • Função ou profissão: como definir o cargo de gerente de projetos
  • Opções de atuação para o gerente de projetos
  • Triângulo de talentos para o gerente de projetos
  • Competências e talentos de um gerente de projetos
  • Scrum master ou product owner: quem é o gerente na gestão ágil
  • O PMO no contexto da transformação digital: tendências para a gestão de projetos
  • O que é e como conseguir o certificado de Project Manage
  • Tipos de certificação do PMI
  • Papéis na gestão de projetos: guia para consulta rápida
  • Soft Skills: habilidades essenciais para o gerente de projetos
  • Profissional de concessões e PPP
  • O papel do gerente de projetos

Bibliografia

Créditos

1
MATRICULE-SE
Acesse mais de 1.200 cursos por um ano inteiro investindo apenas R$ 69,90.
2
ESCOLHA SEUS CURSOS
Você escolhe quantos cursos deseja fazer e aproveita todo o material selecionado pela equipe pedagógica.
3
AVALIE SEUS CONHECIMENTOS
Você escolhe a carga horária do curso, entre 5h a 420h e faz uma avaliação de verdadeiro ou falso.
4
CONQUISTE SEU CERTIFICADO
Seja aprovado na avaliação, pague a taxa e emita seu certificado para subir de nível em sua carreira.

O que faz com que nosso certificado seja tão valorizado e destaca o Educamundo

  • Tempo ideal de estudos

Uma plataforma que respeita o tempo mínimo de estudos para dar credibilidade a quem aprende e confiança a quem contrata.

  • Autenticidade do certificado

Todo certificado possui o QR Code, um número exclusivo para dar segurança para você e quem recebe seu certificado.

  • Múltiplos conteúdos

Oferecemos, em nossos cursos, conteúdos diversificados e rigorosamente escolhidos por nosso setor pedagógico, para lhe proporcionar o melhor desenvolvimento e senso crítico.

  • Carga horária flexível

Aqui você tem a liberdade para escolher cargas horárias entre 5h e 420h, conforme sua necessidade.

Cursos online em diversas áreas do conhecimento

No Educamundo, você encontra cursos online sobre Administração, Saúde, Direito, Comunicação, Educação, Idiomas, Bem-estar, Psicologia, Tecnologia, entre muitas outras áreas do conhecimento. Oferecemos mais de 1.200 opções de cursos para agregar valor à sua formação acadêmica, profissional e pessoal.

Todos os cursos online com certificado são desenvolvidos por um setor pedagógico dedicado que seleciona os temas de alta relevância e os materiais mais enriquecedores.

Certificados valorizados e com flexibilidade

Oferecemos também a opção de obter uma certificação de qualidade em todos os cursos. A carga horária da certificação varia entre 5 e 420 horas e é definida pelo aluno antes de fazer a avaliação.

Os cursos online com certificado são excelentes para você:

  • Prova de títulos em concurso público;
  • Melhorar sua performance em entrevistas de emprego e processos de progressão de carreira;
  • Somar horas em atividades complementares da faculdade;
  • Comprovar seus conhecimentos.

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem que lhe dá total liberdade

Para agregar a qualidade do ensino a recursos tecnológicos excelentes, o Educamundo disponibiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de um ambiente totalmente dinâmico, intuitivo e otimizado para computadores e dispositivos móveis.

No AVA você:

  • Confere todos os materiais contidos nos cursos;
  • Consegue facilmente assimilar todas as aulas;
  • Se organiza de maneira prática;
  • Acompanha todo o processo de certificação.

O que você aprenderá

  • Os fundamentos da linguagem de projetos
  • A gestão de projetos no setor público e e privado
  • As leis que regulamentam parceria entre empresas privadas e setor público
  • Os padrões para gerenciamento de projetos (Pmbok e ICB)
  • As metodologias e ferramentas para elaboração e gestão de projetos
  • A relação entre estrutura organizacional  e tipos de PMO

Descrição

Dentro do contexto de gestão, o termo projeto é definido como um esforço único, temporário e progressivo empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Diferente das atividades do dia a dia, as quais chamamos de rotinas ou processos, os projetos são atividades com começo, meio e fim, destinadas a realizar um objetivo específico. Assim que tal objetivo é concluído, o projeto é encerrado.

Além da definição mencionada acima, existem outras definições para o termo projeto, mas todas são bem similares a ela. Esta, no entanto, é a mais utilizada por ter sido elaborada pelo PMI, o maior instituto a nível mundial a promover conhecimentos na área de gerenciamento de projetos.

O instituto é conhecido pela publicação do guia Pmbok, um guia onde a gestão de projetos é dividida em áreas de gerenciamento e grupos de processos. 

Nele, o gerente de projetos encontrará diretrizes para implementar o projeto nas organizações, padronizar a comunicação entre os envolvidos e integrar as áreas ao grupos.

Mesmo o guia Pmbok sendo o padrão de projetos mais utilizado, existem outros guias tão eficazes quanto ele, por exemplo, o Prince2 e o ICB. 

Todas essas informações e várias outras são abordadas no nosso Curso Online Elaboração de Projetos. Composto por nove módulos, as aulas foram pensadas para que você aprenda desde os conceitos básicos até as melhores formas de gerenciar e encerrar um projeto.

O que você vai estudar no Curso Online Elaboração de Projetos

No primeiro módulo, você será introduzido a linguagem de projetos, portanto, compreenderá termos como PMI, Pmbok, integração, corpo de conhecimentos e gestão de projetos.

Também entenderá o conceito, as características e por onde começar a elaboração de projetos a partir do Pmbok. Tais conhecimentos servem de base para o segundo módulo, etapa composta por aulas sobre toda a estrutura da gestão de projetos.

No segundo módulo, há conteúdo sobre definição de objetivo, termo de abertura, mapeamento de stakeholders, EAP e triângulo de ferro, gerenciamento de escopo, cronograma e custos e modelos dos documentos utilizados para registrar todas estas informações.

Após a aprendizagem dos tópicos relacionados ao gerenciamento de projetos, você será direcionado ao terceiro módulo. Nessa fase, entenderá como se dá a implantação dos projetos no setor público e no terceiro setor, afinal existem inúmeras especificidades destes setores para serem consideradas durante a gestão.

Primeiro, o gerente de projetos deve conhecer as diferenças entre 1°, 2° e 3º setor, conhecer as práticas recomendadas em projetos públicos e como é a configuração de um escritório de projetos no segundo setor. 

Por fim, deve conhecer ainda as estruturas e bases normativas da área em que está inserido. Todas essas informações você encontrará no terceiro módulo do curso.

Já no quarto módulo, você vai conhecer as possibilidades de parcerias entre o setor público e o privado, as chamadas parcerias público privada (PPP). Também entenderá quais os processos envolvidos e as leis que regularizam esses contratos.

O conteúdo do quinto módulo é a respeito dos padrões de projetos, o Pmbok e o ICB, bem como o Prince2, uma metodologia muito utilizada na Europa.

Por falar em metodologias, é no sexto módulo que você entenderá como utilizar as metodologias ágil, tradicional e híbrida associadas ao padrão escolhido para o projeto.

Como existem diversos softwares destinados à otimização de tempo e melhoria na produtividade dos projetos, o sétimo módulo trata exclusivamente sobre as ferramentas ideais para melhorar as fases do ciclo de vida de um projeto.

No penúltimo módulo, você entenderá como a cultura organizacional de cada empresa interfere no tipo de PMO e na postura do gestor em relação à integração das fases do projeto.

E é justamente com o tema gestor que se encerra nosso Curso Online Elaboração de Projetos. No nono módulo, você saberá mais sobre o papel deste profissional, bem como as competências e certificações necessárias para se ocupar o cargo de gerente de projetos. 

Áreas de atuação para quem domina a Elaboração de Projetos

Os projetos são necessários em qualquer área de atuação, o mercado precisa de novidades que vão desde campanhas publicitárias e implantação de softwares até protótipos de carros e novos processos em plataformas de petróleos. 

A área administrativa em particular, por ser bem ampla, talvez seja o setor que ofereça mais opções. Até porque se trata de uma área que abrange também a gestão pública, portanto as possibilidades de atuação são diversas.

Justamente pela amplitude da função, o gerente de projetos precisa dominar temas como áreas do conhecimento, grupos de processos, metodologias ágeis e tradicionais, ferramentas e integração. 

Para tanto, a busca de conhecimentos deve ser contínua e ir além das certificações exigidas no mercado. É fundamental que esse profissional busque conhecer o que há de mais recente em legislação, liderança e cultura organizacional.

É preciso ter em mente que quanto mais habilidades e competências e, portanto, mais a oferecer ao mercado, melhor serão suas chances de se destacar no mercado e a remuneração oferecida. 

Avaliação e certificação para quem estuda elaboração de projetos

Oferecemos certificação para todos os cursos online do portal, no entanto a aquisição desta é opcional. Ou seja, você pode cursar os temas abordados mesmo que não queira o certificado.

Todavia, ressaltamos que o certificado é uma das melhores formas de comprovar suas habilidades e competências em processos seletivos, entrevistas para progressão de carreira e prova de títulos em concursos públicos - caso o certame permita.

Sabemos que, para executar as atribuições como gerente de projetos de forma adequada, o mais importante é aprender o conteúdo do curso. Mas, o certificado comprova aos recrutadores que você realmente estudou sobre o assunto que diz dominar. 

O certificado também é uma excelente opção se você precisar computar horas de atividades extracurriculares em cursos técnicos ou de graduação. Sem contar que, nesse caso, você terá ainda a vantagem de agregar mais conhecimentos ao seu currículo antes mesmo de se formar.

Se optar por seguir com a certificação, é importante ter alguns pontos em mente. Logo após a conclusão do curso elaboração de projetos será necessário fazer uma avaliação.

Trata-se de um questionário composto por questões de verdadeiro ou falso cujo aproveitamento deve ser de 70% ou mais. 

Caso as questões acertadas não alcancem esses 70%, você poderá tentar mais quatro vezes. Basta estudar mais um pouquinho!

Acertando a quantidade exigida, basta a seguir as condições definidas no seu contrato e dar continuidade ao processo de certificação.

Outro ponto importante sobre a certificação e a avaliação dos nossos cursos online é que você pode escolher por qual carga horária quer ser avaliado - entre 5 horas até a quantidade integral que é de 420 horas.

 

Objetivos

• Conceituar termos referentes à elaboração de projetos.
• Conhecer as diretrizes do Pmbok, Prince2 e ICB.
• Adaptar as fases de vida do projeto a diferentes realidades.
• Relacionar áreas do conhecimento e grupos de processos.
• Conhecer as competências e certificações primordiais para um gerente de projetos.
• Diferenciar Pmbok, PMI, PMP e demais siglas referentes a um projeto.
• Entender as normas e legislações norteadores para executar os diferentes projetos.
• Analisar a importância dos projetos no setor público.

Área de aplicação

O Curso Online Elaboração de Projetos é destinado a gestores, funcionários públicos e líderes em geral atuantes na elaboração e execução de projetos.
Profissionais com atuação em outros cargos, especialmente na administração e administração pública também podem realizar nosso curso online.
Nele há um conteúdo rico e atual, ideal para a auxiliar profissionais diversos.

Pré-requisitos acadêmicos

Nossos cursos online com certificados são direcionados para várias áreas de atuação profissional, para que estes possam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, bem como para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes Livres online.

MEC e Conselhos Profissionais

Uma dúvida muito comum entre os alunos é se os certificados de cursos livres são reconhecidos pelo MEC, mas esta é uma questão que fica muito simples depois de conhecermos suas responsabilidades.

O MEC somente reconhece cursos online ou presenciais de graduação ou pós graduação. Ou seja, os cursos livres não são regulamentados pelo MEC. Mas pode ficar tranquilo, pois nossos cursos são válidos e reconhecidos de acordo com a lei. Vamos aos detalhes:

Veja a explicação no próprio site no MEC:

“Há exigência de atos autorizativos para a oferta de "cursos livres", como de capacitação, extensão e aperfeiçoamento, por exemplo?
Não. O que caracteriza os "cursos livres" é justamente a ausência de atos autorizativos por parte do Poder Público...”

Quer conferir? Segue o link do site do MEC: http://portal.mec.gov.br

Como aluno do Educamundo é pessoa bem informada, ainda trazemos mais detalhes sobre regulamentações de cursos:

Quanto aos cursos técnicos ou de ensino médio?
Para estes, a regulamentação fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação.

E no ensino fundamental e infantil?
A regulamentação fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação

Mas então, qual a regulamentação para os cursos livres?
Nossos cursos livres são amparados pelas seguintes legislações:

  • Lei de Diretrizes e Bases - LDB - Lei 9394/96, Art.40;
  • CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
  • Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

E para quê servem os certificados de cursos livres?
Nossos certificados são frequentemente utilizados para:

  • Fins curriculares;
  • Provas de títulos;
  • Avaliações de empresas, bem como promoções internas;
  • Para enriquecer o currículo;
  • Para obter gratificações adicionais conforme plano de carreira;
  • Para seleções em mestrados e doutorados;
  • Para créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos públicos e várias outras possibilidades, nas modalidades atualização, aperfeiçoamento ou capacitação.

Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

No entanto, como somos zelosos com nossos alunos, orientamos a consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade, conselhos profissionais (CRECI, CRO, CREA e outros) ou na instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma ou especificação que impeça sua aceitação. Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Conteúdo Programático

Introdução

Módulo I: Fundamentos da linguagem de projetos

  • O que é um projeto?
  • O que é o PMI e como ele ajuda no gerenciamento de projetos
  • Como é um projeto conforme o Pmbok e quais são seus benefícios?
  • Introdução a estrutura dos projetos
  • Projetos e gerenciamento da integração
  • Pmbok: corpo de conhecimento em gestão de projetos

Módulo II: Gestão de projetos

  • Objetivo, termo de abertura e stakeholders
  • Conteúdo EAP: áreas do conhecimento, grupos de processos e triângulo de ferro
  • Controle de encerramento
  • Relação entre grupos de processos e áreas de conhecimento
  • Gerenciamento de escopo e elaboração de uma EAP
  • Gerenciamento do cronograma e dos custos do projeto
  • Gerenciamento de riscos, partes interessadas e comunicação
  • Gerenciamento da qualidade, dos recursos e das aquisições
  • Modelo de projeto de pesquisa
  • Fluxo de processos segundo a 6º edição Pmbok
  • Modelo de pré-projeto de pesquisa
  • Manual para projetos de pesquisa
  • Modelo de guia para projetos públicos

Módulo III: Importância e especificidades dos projetos no setor público e no terceiro setor

  • Diferença entre primeiro, segundo e terceiro setor
  • Projetos empresariais
  • Projetos públicos
  • Gestão no terceiro setor
  • Fundamentos básicos do gerenciamento de projetos no setor público
  • Gerenciamento de projetos no setor público: práticas recomendadas
  • Gerenciamento de projetos na administração pública
  • Modelo de maturidade aplicado a educação EAD
  • Escritório de gerenciamento de projetos (PMO) na administração pública
  • Introdução à gestão de riscos: estruturas de gerenciamento e bases normativas
  • Estrutura do COSO ERM na gestão de riscos do setor público
  • Desafios e especificidades da gestão de projetos no setor público
  • Comparando a gestão de projetos na administração pública e privada
  • Terceiro setor e a gestão de projetos com sustentabilidade

Módulo IV: Legislação para projetos executados em parceria entre empresas privadas e setor público

  • Manual de parcerias público-privadas: orientações gerais
  • Concessões e parcerias público-privadas
  • Lei 11.079: normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada
  • Tipos de PPP
  • PPP: parceria público-privada
  • Lei de parcerias
  • Lei 8.666: normas para licitações e contratos do Estado
  • Características das licitações para contratação de parcerias público-privadas (PPPs)
  • Planos de trabalho da lei 13.019/14
  • Formas de participar dos estudos para uma parceria público-privada
  • Chamamento público no “Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor"
  • Manifestação de interesse: benefícios para a empresa privada
  • O novo (futuro) marco legal das parcerias público-privadas

Módulo V: Pmbok e ICB: padrões para gerenciamento de projetos

  • Pmbok, Prince2 e ICB: comparação entre três padrões tradicionais
  • Pmbok vs Prince2
  • IPMA e PMI: diferença entre certificações
  • IPMA: o que é e sua origem
  • Pmbok: diferenças entre processo, metodologia, framework e guia
  • Diferença entre as certificações PMP e CAPM
  • Prince2: o progresso do projeto a partir do gerenciamento por estágios

Módulo VI: Ágil, tradicional e híbrida: metodologias para gerenciar projetos

  • Prince2 como metodologia de gerenciamento de projetos
  • Benefícios de adotar o Prince2 na gestão de projetos
  • Abordagens ágeis, tradicionais e híbridas de gestão de projetos
  • Como mesclar métodos ágeis e tradicionais de gerenciamento de projetos?
  • Entenda o que são os métodos ágeis
  • Metodologia Lean
  • Gerenciamento ágil: aplicabilidade do Scrum com Pmbok e/ou Prince2
  • Análise da implantação de diretrizes ágeis à gestão tradicional
  • A metodologia Prince2 e sua utilização na gestão de projetos de TI
  • Por que e quando usar métodos ágeis
  • Gestão ágil de projetos: Scrum e seus conceitos
  • Metodologia “Value for Money” como opção no setor público
  • Aplicação da metodologia "Basic Methodware" em um projeto de inovação
  • O que é o "Project Model Canvas"?
  • Project Model Canvas: o que é, qual a sua importância e como utilizá-lo
  • Metodologia "Six Sigma": vantagens de alinhar com a gestão de projetos
  • Seis Sigma: estudo e analise de uma coletânea de artigos
  • Roteiro para aplicação do "Lean Seis Sigma" na melhoria de processos industriais

Módulo VII: Ferramentas para elaboração e gestão de projetos

  • Principais ferramentas de gerenciamento de projetos
  • Scrum: teoria e princípios
  • Scrum em escala
  • Design Thinking: como aplicá-lo aos projetos
  • Ferramentas para gestão de tarefas
  • JIRA ou NetProject
  • Ciclo PDCA: o que é e como ele pode ajudar sua empresa
  • Gráfico de Gantt: aprenda o que é, seus benefícios e como fazer o seu
  • O que é e como funciona o Kanban
  • 5W2H: o que é, como e quando utilizar
  • Análise SWOT no gerenciamento de projetos
  • Opções de softwares para a gestão dos projetos

Módulo VIII: Influência da estrutura organizacional na integração das fases e tipo de PMO

  • Estruturas organizacionais: funcional, projetizada e matricial
  • Variações e tendências de estruturas organizacionais
  • Estruturas organizacionais de acordo com a 6ª edição do PMBOK
  • Como estruturar um PMO?
  • Implantação de escritórios de projetos em organizações públicas
  • O escritório de projetos: PMO, virtualizado e remoto
  • Funções dos escritórios de projetos no desenvolvimento de produtos: pesquisa-ação em empresa de alta tecnologia
  • Gestão da qualidade: diretrizes para a qualidade no gerenciamento de projetos
  • Gestão de projetos e legislação orçamentária no setor público
  • Escritório de projetos

Módulo IX: Competências, atribuições e certificações: conhecimentos necessários para o gerente de projetos

  • Função ou profissão: como definir o cargo de gerente de projetos
  • Opções de atuação para o gerente de projetos
  • Triângulo de talentos para o gerente de projetos
  • Competências e talentos de um gerente de projetos
  • Scrum master ou product owner: quem é o gerente na gestão ágil
  • O PMO no contexto da transformação digital: tendências para a gestão de projetos
  • O que é e como conseguir o certificado de Project Manage
  • Tipos de certificação do PMI
  • Papéis na gestão de projetos: guia para consulta rápida
  • Soft Skills: habilidades essenciais para o gerente de projetos
  • Profissional de concessões e PPP
  • O papel do gerente de projetos

Bibliografia

Créditos

1
MATRICULE-SE
Acesse mais de 1.200 cursos por um ano inteiro investindo apenas R$ 69,90.
2
ESCOLHA SEUS CURSOS
Você escolhe quantos cursos deseja fazer e aproveita todo o material selecionado pela equipe pedagógica.
3
AVALIE SEUS CONHECIMENTOS
Você escolhe a carga horária do curso, entre 5h a 420h e faz uma avaliação de verdadeiro ou falso.
4
CONQUISTE SEU CERTIFICADO
Seja aprovado na avaliação, pague a taxa e emita seu certificado para subir de nível em sua carreira.

O que faz com que nosso certificado seja tão valorizado e destaca o Educamundo

  • Tempo ideal de estudos

Uma plataforma que respeita o tempo mínimo de estudos para dar credibilidade a quem aprende e confiança a quem contrata.

  • Autenticidade do certificado

Todo certificado possui o QR Code, um número exclusivo para dar segurança para você e quem recebe seu certificado.

  • Múltiplos conteúdos

Oferecemos, em nossos cursos, conteúdos diversificados e rigorosamente escolhidos por nosso setor pedagógico, para lhe proporcionar o melhor desenvolvimento e senso crítico.

  • Carga horária flexível

Aqui você tem a liberdade para escolher cargas horárias entre 5h e 420h, conforme sua necessidade.

Cursos online em diversas áreas do conhecimento

No Educamundo, você encontra cursos online sobre Administração, Saúde, Direito, Comunicação, Educação, Idiomas, Bem-estar, Psicologia, Tecnologia, entre muitas outras áreas do conhecimento. Oferecemos mais de 1.200 opções de cursos para agregar valor à sua formação acadêmica, profissional e pessoal.

Todos os cursos online com certificado são desenvolvidos por um setor pedagógico dedicado que seleciona os temas de alta relevância e os materiais mais enriquecedores.

Certificados valorizados e com flexibilidade

Oferecemos também a opção de obter uma certificação de qualidade em todos os cursos. A carga horária da certificação varia entre 5 e 420 horas e é definida pelo aluno antes de fazer a avaliação.

Os cursos online com certificado são excelentes para você:

  • Prova de títulos em concurso público;
  • Melhorar sua performance em entrevistas de emprego e processos de progressão de carreira;
  • Somar horas em atividades complementares da faculdade;
  • Comprovar seus conhecimentos.

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem que lhe dá total liberdade

Para agregar a qualidade do ensino a recursos tecnológicos excelentes, o Educamundo disponibiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de um ambiente totalmente dinâmico, intuitivo e otimizado para computadores e dispositivos móveis.

No AVA você:

  • Confere todos os materiais contidos nos cursos;
  • Consegue facilmente assimilar todas as aulas;
  • Se organiza de maneira prática;
  • Acompanha todo o processo de certificação.

Cursos Relacionados