Plugin Wordpress é um grupo de ferramentas complementares ao bom funcionamento de um site. Os plugins agregam funções que não são nativas da plataforma e ajudam o usuário na personalização máxima da sua página online, de acordo com suas necessidades.

Você acha bastante atrativo quando entra em um site e tem a opção de compartilhamento em diversas redes sociais ou um formulário de contato para falar com a empresa? Essas são algumas funções exercidas pelos plugins no Wordpress.

Você sabe quais Wordpress plugins, não podem faltar em seu site? Nós contamos neste artigo!

Wordpress plugins: descubra quais os 5 mais populares para seu site

Os plugins são ferramentas que vieram para ajudar tanto nas funcionalidades de quem está online no site, como do usuário da plataforma. Entretanto, é preciso utilizar os Wordpress plugins com cautela. Instalar dezenas deles, certamente, trará erros para a sua página!

Sabendo disso, pensamos em uma lista rápida com os 5 mais populares e que você precisa ter em sua página. Descubra quais são.

1 – Yoast SEO: o melhor plugin para otimização de páginas

Há quem possa discordar que o Yoast SEO é realmente o melhor na sua categoria, mas é um fato que a maioria dos sites faz uso da ferramenta para se posicionar melhor no Google.

O plugin vai auxiliar o usuário do Wordpress a visualizar os possíveis erros de SEO que existem em seus posts de blog e páginas do site. Além de fazer esses apontamentos, ele ainda é uma ótima maneira de aprender mais sobre mecanismos de busca.

2 – WooCommerce: lojas virtuais mais completas e sem riscos para o usuário

Assim como o Yoast SEO vem se tornando indispensável para quem quer posicionar melhor no Google, o WooCommerce ganhou espaço entre as lojas virtuais instaladas no Wordpress.

O plugin é bastante simples – o que o fez ganhar muitos adeptos -, permitindo que uma loja virtual seja construída do zero, a partir de códigos abertos.

Alguns plugins podem ser utilizados junto com o WooCommerce. Eles trazem ainda mais usabilidade, como: 

  • Cadastro de produtos;

  • Imagens com zoom e descrições individuais;

  • Diversidade nas opções de pagamento. Apenas com o plugin dá para cadastrar contas, por exemplo, do PagSeguro, Paypal, transferências bancárias e mais 140 meios;

  • Ativação de cupons de desconto;

  • Acompanhamento de pedidos;

  • Entregas personalizadas;

  • Marketing de review.

3 – Jetpack: o plugin multiuso que você precisa para seu site

Quem utiliza frequentemente o Wordpress acaba sentindo a necessidade de um plugin multiuso, aquele onde é possível configurar toda a página sem abrir diversas telas, por exemplo.

O Jetpack veio com essa função e também se destaca bastante entre os usuários ultimamente. A partir do plugin é possível, por exemplo, ver as estatísticas do site, encurtar as urls, ativar botões de compartilhamentos em diversas redes sociais, etc.

4 – Elementor: construir páginas será bem mais fácil

Nem todo usuário tem a experiência com construção de páginas. O Elementor permite essa ação e com resultados bastante profissionais.

Apesar de ter uma versão free bastante limitada, é possível ter uma boa noção sobre como ele é eficiente em sua função. Vale bastante a pena, inclusive, investir na versão PRO do plugin.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

5 – Akismet: comentários com spam sempre filtrados

É bastante incômodo para o usuário, entrar em um site e perceber que os comentários contêm spam. Geralmente essas mensagens são propagandas de outros canais ou links bastante suspeitos. Isso compromete também a popularidade da sua página.

O Akismet é o último plugin da nossa lista e ajuda bastante com essa filtragem. Ele foi criado pelo co-fundador do Wordpress e, através de algoritmos bastante precisos, consegue identificar comentários e pingbacks suspeitos.

Além disso, o Akismet ainda mostra para o proprietário da página, conteúdos do seu site que podem ser considerados spams no futuro.

O que achou da nossa lista com os melhores Wordpress plugins? Conhece mais algum que vale a pena instalar no site? Comente!

É possível conhecer diversos plugins também no Curso Online de Wordpress do Educamundo! A plataforma contém ainda diversos cursos online com certificado de outras áreas para você abranger mais seu conhecimento.

São mais de 1.200 cursos online por apenas R$ 69,90 anual no nosso Pacote Master! Faça a sua inscrição hoje mesmo!