Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Entenda os impactos da transformação digital e como lidar com eles

Inclusao-Digital3-2-1

Atualmente os líderes das empresas têm iniciado um processo de implementação de novas tecnologias, visando uma melhora na produtividade e na qualidade de serviços e produtos oferecidos. Nesse processo, a tecnologia tem se tornando um elemento central, provocando mudanças estruturais dentro das companhias.

Tranformação digital: inovar é preciso

Essa mudança que vem acontecendo é chamada de transformação digital. Diante dela, muitas regras que funcionavam até pouco tempo, não são mais capazes de nortear o andamento das organizações.

Como a sociedade influenciou o processo de transformação digital

A partir do ano de 1994, uma nova geração se formava: a chamada geração Z. O avanço tecnológico que passou a acontecer na época influenciou diretamente as relações da sociedade. As coisas se tornavam cada vez mais cômodas, rápidas e o volume de informação crescia de forma assustadora.

Por conta disso, a geração que cresceu em meio a essas mudanças transformou-se em um novo tipo de público, um que corresponde a 40% dos consumidores atuais.

Por se tratarem de pessoas que cresceram em meio à evolução da tecnologia e a dispositivos digitais, elas se tornaram consumidores extremamente exigentes, que esperam das empresas soluções tecnológicas, agilidade, eficiência e excelente experiência digital.

Por isso, as companhias têm se preocupado em implementar novas formas de se organizarem e de lidarem com o cliente. Mais do que isso, têm pensado em novas maneiras de atraí-lo, pois hoje, velhas práticas de marketing são insuficientes para gerar interesse.

Percebe como a sociedade tem influência direta na transformação digital? Foi exatamente por causa da necessidade de atender um novo perfil de consumidor, mais informado, exigente e capacitado digitalmente, que as empresas começaram o processo chamado transformação digital.

Tantas mudanças nos levaram a quarta revolução industrial. Um momento que inaugura o surgimento de novas ferramentas tecnológicas e, principalmente, novas maneiras das empresas se relacionarem com seus clientes.

##lista_curso##

Transformação digital e sua relação com a quarta revolução industrial

Quem prestou atenção nas aulas de história conhece bem o termo revolução industrial. Esse foi um marco muito importante para a sociedade, afinal ele dá início a um momento em que o vapor se torna a nova fonte de energia.

Isso foi um avanço e tanto para a época e nos levou para um caminho sem volta, um em que máquinas e humanos passaram a conviver lado a lado.

Após esse marco histórico novas revoluções industriais aconteceram, veio eletricidade, a computação e chegamos no momento atual com a quarta etapa desse processo.

Uma fase em que fazemos compras por comando de voz, temos carros autônomos e dispositivos que nos mantêm conectados, mas, mais do que isso, que tem como principal característica a transformação da experiência do cliente devido a presença da inteligência artificial, da robótica e da internet das coisas.

Porém, uma coisa tem preocupado muitos pesquisadores: a desigualdade digital que existe no mundo e os impactos dela nessa nova fase em que a tecnologia tem tido um papel central cada vez mais forte.

Como lidar com a desigualdade digital causada pela exclusão digital

É indiscutível que a transformação digital trará muitos benefícios, porém também trará muitos desafios. Como apenas uma parcela da população tem acesso a ferramentas tecnológicas, pessoas de baixa renda e com pouco ou nenhum estudo, por exemplo, podem ter dificuldades em lidar com essa mudança.

Realizar tarefas simples, como compras ou até mesmo atividades mais importantes, como conseguir um emprego podem se tornar um problema. Afinal, a transformação digital modifica todos os aspectos da vida em sociedade.

Por isso, é importante pensar formas de trabalhar a inclusão digital, promovendo-a nas escolas, nas oficinas públicas ou em palestras.

E não podemos esquecer de um outro público que também acaba tendo muitas dificuldades em lidar com essa mudança, afinal, fazem parte de uma outra geração, a terceira idade.

Inclusão digital na terceira idade

Ao incluir a terceira idade no universo tecnológico, vários aspectos de suas vidas podem melhorar, tornando-os mais produtivos e socialmente interativos.

Uma das formas de fazer isso é por meio de iniciativas públicas ou privadas que ofereçam aulas de informática, por exemplo. É preferível, inclusive, que essas aulas sejam exclusivas para a terceira idade, assim eles se sentem mais à vontade e sem receio de cometer erros.

Estamos caminhando para uma nova realidade, muitos especialistas dizem que o mundo será outro em apenas 10 anos. Estamos falando de uma mudança drástica em pouquíssimo tempo. Por isso, é tão importante trabalhar para inserir pessoas de diferentes idades e classes sociais, caso contrário podemos ter um aumento nos números de exclusão social.

Não precisamos nos assustar diante das mudanças que estão por vir, apenas nos prepararmos para lidar com elas da melhor forma possível.

##lista_vantagens##

Transformação digital: a importância de nos prepararmos para ela

Quando a sociedade passa por mudanças, é importante analisar e refletir de forma holística as interferências que elas trarão para todos. Assim é possível se preparar melhor para os benefícios dos pontos positivos e encontrar formas de lidar com os aspectos negativos.

Para entender um pouco mais sobre essa transformação e temas correlatos, como exclusão digital e revolução industrial, recomendamos o Curso Online Inclusão Digital que te ajudará a entender alguns conceitos bem importantes.

Invista apenas {preco_matricula} por ano e tenha acesso não só a esse curso, mas a todos os mais de 1.200 cursos online do Pacote Master.

Faça agora mesmo a sua inscrição e estude em um portal que é referência em cursos online com certificado.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.