Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Entenda quais as diferenças entre os principais tipos de massagens

massoterapia1-2-1

A massoterapia é um tratamento terapêutico que reúne um conjunto de massagens. Suas técnicas atuam no alívio e cura de várias dores e doenças que proporcionam a melhora física, psicológica e espiritual.

Para cada tipo de problema, há um tipo de massagem, desde a relaxante, para quem quer aliviar o estresse diário até a desportiva, para quem é atleta ou pratica exercícios físicos com regularidade.

Acompanhe nosso texto e fique inteirado sobre o assunto.

Os 7 principais tipos de massagem e suas diferenças

Os principais tipos de massagem são: Shiatsu, Ayurvédica, Desportiva, Abhyanga, Relaxante, Destoxi drenante e Reflexologia. Saiba mais sobre cada um deles.

1. Técnica de massagem Shiatsu

Shiatsu é uma técnica oriental que equilibra os canais do corpo. Durante a sessão, o profissional da massoterapia emite pressão através de seus dedos e palma da mão em pontos específicos do corpo, principalmente naqueles que são trabalhados na acupuntura e estão ligados ao fluxo de energia vital do corpo.

Além do equilíbrio de canais, essa massagem tem o objetivo de aliviar dores físicas, liberar a tensão muscular, prevenir patologias e tratar doenças agudas e crônicas. O shiatsu também proporciona bem-estar físico e emocional, melhora o sistema circulatório e combate a ansiedade e a insônia.

2. Benefícios da massagem Ayurvédica

Esse tipo de massagem de origem indiana é feita com as mãos, cotovelos e pés do massoterapeuta. Seus toques alternam entre intensidades suaves e profundas. Seu principal benefício é liberar toxinas nocivas presentes nos músculos e tecidos, trabalhando as cadeias musculares e articulações do corpo.

A técnica Ayuvérdica também favorece o realinhamento postural, fortalece o sistema imunológico e alivia tensões, sendo ideal para sofre de estresse ou depressão.

3. Massagem relaxante desportiva

Indicada para pessoas que praticam esporte, profissionalmente ou não, essa técnica atua prevenindo lesões e recuperando os músculos. Os principais benefícios da massagem desportiva são a melhora da circulação sanguínea, recuperação do vigor físico, oxigenação das células e relaxamento dos músculos.

Seus efeitos são fisiológicos, mecânicos e psicológicos, o que proporciona o aumento no rendimento físico. Além disso, a massagem também pode reduzir a fadiga, aumentar a confiança e produzir mais serenidade na mente.

4. Benefícios da massagem Abhyanga

A massagem Abhyanga é muito utilizada para eliminar as toxinas do organismo. O massoterapeuta faz movimentos leves no corpo do paciente, que está banhado de óleos nutritivos em temperatura morna, relaxando os músculos, nervos e juntas. O óleo é sempre escolhido de acordo com as características biológicas do paciente. Como essa técnicas de massagem atua nos sistemas linfático, nervoso e sanguíneo, também estimula o sistema digestivo.

5. Massagem relaxante

Essa técnica sueca pode ser realizada em todo o corpo e, como o próprio nome já diz, é uma massagem relaxante. Os movimentos leves e suaves do massoterapeuta têm a intenção de proporcionar relaxamento muscular, sensação de descanso e conforto e combater a falta de concentração e irritabilidade. Além disso, a massagem relaxante ainda melhora a circulação do sangue, relaxa a mente e fortalece o sistema imunológico.

6. Técnica de massagem destoxi drenante

A massagem destoxi drenante é um pouco diferente das outras, pois utiliza derivados da biotecnologia marinha que drenam o organismo. Entre os principais benefícios da massagem estão a desintoxicação, eliminação de toxinas, equilíbrio das funções metabólicas, diminuição de edemas, combate a flacidez e relaxamento da musculatura.

7. Benefícios da massagem de reflexologia

Diferente dos outros, a reflexologia é feita na região dos pés, já que neles encontram-se pontos reflexos de todos os órgãos do corpo. Essa técnica da massoterapia proporciona bem-estar, oxigena o organismo e atua de forma eficaz no tratamento de diversas dores e doenças. Pode não parecer, mas a reflexologia está entre as melhores técnicas de redução de estresse e alívio de tensões e nervosismo.

Estude Massoterapia no Educamundo

Aqui no Educamundo você encontra o Curso Online Massoterapia, uma opção muito completa para você se capacitar e adquirir conhecimentos sólidos sobre o tema. Investindo apenas R$ 79,90 (taxa única anual) você tem acesso ao Pacote Master com mais de 1.500 opções em cursos online de altíssima qualidade.

Faça já a sua inscrição e descubra por que somos referência em cursos online com certificado no país. Bons estudos!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.