Com a revolução da internet, o acesso à informação se tornou cada vez mais fácil. Vemos isso no jornalismo, com o surgimento de portais online transmitindo notícias em tempo real. Ou no serviço de streaming, como Google Play, o Globo Play ou a Netflix, que facilitou o acesso à documentários, novelas e filmes. A informação está à um clique, e no setor da educação, o cenário não se encontra muito diferente. 

Os cursos online tem revolucionado cada vez mais a área do ensino. Os cursos à distância possuem não só a vantagem da autogerência e a flexibilização do seu tempo de estudo, como também permite a distribuição de conhecimento quebrando barreiras físicas. A pesquisa de um professor dos Estados Unidos pode ser facilmente acessada por um aluno do Rio de Janeiro e o mesmo aluno do Rio de Janeiro pode tirar dúvidas com um colega do Mato Grosso. Fatores esses que são muito limitado em casos de cursos presenciais, uma vez que ficamos muito limitados ao mesmo ciclo de convivência.  

Além dessas vantagens, a internet disponibiliza diversas opções de cursos EAD, que possibilitam oportunidades em diferentes modalidades para os alunos. Essa variedade transforma de extrema importância traçar qual o seu objetivo principal durante a sua escolha entre modalidades, a fim de descobrir qual melhor atende às suas expectativas.

Cursos livres, de extesão e especialização: entenda as diferenças

Por que entender as diferenças entre modalidades é tão importante?

Compreender as diversas modalidades disponíveis de cursos profissionalizantes é essencial na hora de traçar um plano de carreira e de investimento. Embora todas as modalidades possuam importância e agreguem valor, elas possuem objetivos, descrições e propostas diferentes. 

É comum que um curso livre e um curso de pós graduação à distância, tenham o mesmo nome. Por exemplo, pode existir um curso livre chamado Gestão de Pessoas, e um outro curso, de pós-graduação, pode ter o mesmo nome, apesar de serem de modalidades diferentes. Embora a nomenclatura seja a mesma, a carga horária, o conteúdo abordado e a legislação são completamentes diferentes. Além disso, cursos de especialização costumam ter duração e investimento maior do que um curso de extensão ou um curso livre exigiria. Podemos observar isso quando alguma instituição exige nas expecificações da vaga de emprego que está oferencendo um curso de administração, ela pode estar procurando um profissional certificado em um curso livre para a vaga, e não necessariamente um colaborador formado em alguma graduação.

Alcance seus objetivos

Caso você já tenha um objetivo concreto, seja um concurso ou uma vaga de emprego, é muito importante ficar atento ao edital e as exigências solicitadas. Em uma grande parte dos concursos, o reconhecimento do MEC não é necessário, apesar do senso comum acreditar que por ser um curso reconhecido pelo MEC necessariamente ele é melhor que os demais. Pelo contrário. Cursos livres possuem tanta qualidade quanto, ou até são melhores. A única diferença é a modalidade, o MEC só reconhece cursos de graduação e pós-graduação. Inclusive, quando solicitam um curso de capacitação ou atualização com uma carga horária específica, quer dizer que o curso pode ser um curso livres. 

E já que mencionei a pressa, é importante lembrar que essa é sempre inimiga da perfeição. Um planejamento prévio é fundamental para que oportunidades não sejam perdidas. Pode ser prejudicial correr atrás de sites de cursos online com certificado e tentar concluir uma carga horária de 360 horas em dois dias. Primeiro, porque portais confiáveis exigem períodos mínimos de estudos. Os períodos mínimos são o que vão garantir a qualidade da sua certificação, incentivando o aluno a estudar bem o material antes de realizar a avaliação. Segundo, porque você corre um sério risco de encontrar um site que até não exija períodos mínimos, mas que não possui muita credibilidade no mercado. E terceiro, porque a própria credibilidade da certificação será questionada. Em um ponto de vista matemático, como é possível apreender um material, que levaria 360 horas para ser estudado, em menos de 48 horas? Um pouco complicado, não é mesmo?

Se a credibilidade for uma preocupação, como no caso de um portal desconhecido, uma alternativa para afirmar a confiabilidade do site de cursos à distância que está interessado é realizar uma pesquisa prévia sobre ele. Conferir se a empresa possui registro na ABED, a Associação Brasileira de Ensino a Distância, é uma boa forma de começar a analisar o portal. Procurar depoimento de outros alunos, ler as informações disponíveis no site, pesquisar a reputação dele, também é uma forma de conhece-lo melhor. Além disso, tentar entrar em contato diretamente com a central de atendimento para tirar as suas dúvidas pode possibilitar uma perspectiva diferente e proporcionar maior confiança na informação que está sendo passada.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Cursos livres

Não é mais novidade que o mercado de trabalho está cada vez mais exigindo qualificação profissional. E embora o conhecimento empírico, aquele que a gente aprende a partir da experiência de anos de trabalho, seja extremamente importante, a probabilidade do empregador solicitar a comprovação desse conhecimento antes da contratação é muito grande. Ele precisa de uma perspectiva concreta do profissional que está querendo contratar além do depoimento do mesmo. Os cursos livres são plenamente aceitos no mercadod e trabalho e são bem mais em conta que outros tipos de cursos EADCursos online com certificado são formas de aprender um conteúdo específico e ainda ter a comprovação do seu conhecimento através da certificação. O que é extremamente importante para a credibilidade do profissional diante do empregador. 

Os cursos livres disponibilizam conhecimento específico para o aluno, se tornando uma oportunidade para pessoas que precisam de um retorno a curto prazo. Qualquer pessoa pode se matricular em um curso livre, não é necessário ter uma formação anterior ou um conhecimento prévio. Regulamentados pela lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96, essa modalidade de cursos profissionalizantes não é fiscalizada por um órgão em particular, como o MEC ou secretarias de educação regionais.  E isso de forma alguma diminui a credibilidade do curso.Primeiro por que o MEC regula apenas cursos de especialização, como os de pós graduação e graduação. Segundo, porque a credibilidade está ligada à instituição de ensino que o disponibiliza e à qualidade do material ofertado.

Além disso, o tempo de duração desse tipo de curso costuma ser mais rápido. Os cursos online do Educamundo, por exemplo, possuem carga horária de 5h à 360h. Os cursos livres podem ser usados para a realização de certos concursos, capacitação para editais de vagas específicas, créditos extras em faculdades, além de crescimento profissional, se tornando um grande diferencial no currículo. Geralmente, eles são ofertados em 3 modalidades:

Aperfeiçoamento

Os cursos de aperfeiçoamento são voltados para o profissional que já possui experiência e formação em sua área de atuação e deseja ampliar ainda mais os seus conhecimentos específicos naquela área. Um educador, por exemplo, poderia fazer o curso de Bullying nas Escolas, como forma de se aperfeiçoar em sua profissão. A grande vantagem de realizar um curso de aperfeiçoamento é que o profissional demonstra interesse por sua área e busca por conhecimento, sendo essa uma característica importante, além ampliar suas capacidades em sua área de atuação.

Atualização

Toda área de trabalho se atualiza certo? Novas pesquisas surgem, novos conceitos e metodologias. Os cursos online de atualização são destinados para os profissionais que também possuem experiência em uma área específica, mas que precisam estudar as novas técnicas descobertas da sua área de atuação. Essa modalidade é importante porque, em um mercado cada vez mais tecnológico, é importante estar atualizado, para se adaptar às novas descobertas feitas a cada instante.

Capacitação

Já os cursos à distância de capacitação são voltados para tornar o profissional apto a realizar alguma tarefa ou alguma atividade. É importante tomar cuidado para não confundir essa modalidade com um curso de especialização. Um exemplo de curso de capacitação seria o curso do SUAS, (Sistema Único de Assistência Social), ou o curso Pacote Office, que tornam o profissional apto a trabalhar com determinado sistema.  Com um curso de capacitação, o profissional demonstra poder assumir determinadas funções e tarefas que outro não poderia. Além de se destacar em sua empresa, o curso de capacitação pode ser um diferencial  e te ajudar a se destacar para uma vaga de emprego.

Cursos de extensão

Um curso de extensão pode ser parecido com um curso livre. Ele possui uma duração menor do que a de uma especialização, é mais específico, mas seus objetivos são outros. Existem algumas diferenças importantes que é necessário mapear:

  • os cursos de extensão são oferecidos por uma faculdade ou ligados diretamente uma essa instituição de ensino universitária. Seu principal objetivo é complementar o aprendizado de uma determinadas área de conhecimento, de forma limitada;
  • por serem oferecidos por universidade e serem específicos, essa modalidade de cursos profissionalizantes exige como pré-requisito que o aluno seja universitário;
  • mesmo sendo oferecidos por universidades, os cursos de extensão não fazem parte da grade curricular de um curso de graduação ou pós graduação à distância. Eles são, como já mencionamos, uma forma de aprofundar um pouco mais de forma complementar em uma área específica. 

Curso de especialização

Cursos de especialização são voltados para profissionais que buscam se aprofundar de forma intensa em determinada área de atuação, os cursos de especialização são os cursos de pós graduação, como mestrado, doutorado ou MBA.

Para realizar uma especialização, é necessário que o profissional seja graduado e tenha um diploma. Com uma duração mais extensa, de no mínimo de 360h, os cursos de especialização costumam durar em média de 1 a 2 anos. As aulas são semelhantes como em uma faculdade. Diferente de cursos de curta duração, que muitas vezes possuem apenas uma prova como processo avaliativo, os cursos de especialização possuem matérias, seminários, trabalhos, conferências, provas, entre outros. Os cursos de pós graduação à distância são procurados cada vez mais por diversos profissionais, devido à flexibilização das horas de estudos que a modalidade possibilita, tornando responsabilidade do aluno fazer a sua própria grade horária. 

Em um ponto de vista acadêmico, a especialização é importante para quem deseja se dedicar à docência. Para se tornar um professor e pesquisador de faculdade, é decisivo ter uma pós-graduação. Inclusive, não necessariamente um mestrado é pré-requisito de um doutorado, porém é interessante realizar um mestrado primeiro para adquirir experiência acadêmica, uma vez que um doutorado exige maior conhecimento e dedicação do que um mestrado.

Em um ponto de vista profissional, existe um mito de que, quando se fala de mercado de trabalho, quanto mais títulos melhor. Em teoria, eles sim são importantes, uma vez que o estudo significa não só uma grande dedicação na área de atuação, como também um alto grau de especialização. Esse mito instiga cada vez mais os recém-formados a emendarem um curso de longa duração a outro, acreditando que, dessa forma, estarão mais preparados. Porém, é preciso tomar cuidado para não se enrolar. 

Em 2013, uma pesquisa revelou uma grande divergência entre o que os empregadores consideram um profissional pronto para o mercado de trabalho e o que as instituições de ensino afirmam ser um profissional preparado. Isso ressalta a importância de distribuir a formação profissional de forma balanceada em acadêmica e empírica. 

Além disso, os cursos de especialização exigem um grande conhecimento relacionado a uma determinada área específica, tanto acadêmico, quanto empírico. É muito importante conhecer melhor o meio em que se está trabalhando antes de realizar um estudo relacionado ao tópico que deseja se especializar. Primeiro porque a compreensão do mercado de trabalho de forma ampla é necessária para se desenvolver uma tese, assim como a certeza de que aquela área de atuação é a que o profissional realmente quer se desenvolver. Dessa forma, pode ser mais interessante fazer cursos de curta duração, para ir compreendendo a área aos poucos ao invés de investir tempo e dinheiro em um curso de longa duração.

 

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Onde fazer Cursos Online?

Agora que você já conhece um pouquinho mais sobre as diferenças entre cursos livres, cursos de extensão e cursos de especialização, deve estar se perguntando: Qual o melhor lugar para fazer cursos EAD?

O portal Educamundo oferece mais de 1200 cursos online com certificado, nas modalidades de capacitação, atualização ou aperfeiçoamento, para você aprimorar os seus conhecimentos e se destacar no mercado de trabalho. São diversas áreas com conteúdos variados, como educação, administração, marketing, entre outros. Para ter acesso a todo esse material, basta se inscrever em nosso site. E não se esqueça, qualquer dúvida que você tiver, é só comentar ou entrar em contato que a gente te responde.