Todos nós lidamos com textos diariamente: são mensagens trocadas no WhatsApp, postagens lidas no Instagram ou Facebook, emails enviados, currículos escritos, entre tantas outras situações. Porém, apesar de ser algo muito comum, ou exatamente por esse fato, nem sempre é dada a devida importância ao texto escrito.

Então, é recorrente vermos erros de ortografia e de digitação nas conversas, lermos produções maçantes e nos depararmos com informações de difícil compreensão. Mas, afinal de contas, qual o problema disso tudo ocorrer e como esses erros podem afetar nossas atividades cotidianas. É o que vamos apresentar no artigo de hoje. Siga acompanhando!

A importância de elaborar um bom texto escrito

A escrita surgiu há milhares de anos, mais precisamente por volta de 4.000 a.C., na região da Mesopotâmia. E esse foi um marco extremamente importante para a humanidade, pois permitiu que informações pudessem ser arquivadas por gerações, evitando que o conhecimento se perdesse dentro da comunicação oral.

Contudo, elaborar uma mensagem textual demanda muito mais trabalho do que aquela feita pela fala. Afinal de contas, é preciso ter atenção com a grafia das palavras, a coordenação das ideias, a forma de construção para prender a atenção do leitor e a objetividade do conteúdo. Por isso, muita gente, ainda nos dias atuais, não gosta de escrever textos e teme provas tenham redação como parte do processo avaliativo.

Porém, apesar do medo que desperta, a escrita é uma habilidade necessária, afetando a comunicação em diversas situações gerais.

Quais são os tipos de textos existentes?

Os textos pode ser divididos em cinco categorias básicas: dissertativo, narrativo, descritivo, expositivo e de instrução. Cada um deles tem um estilo diferente e precisa apresentar características específicas, como utilizar muitos adjetivos, descrever situações, expor ideias e fatos, relatar procedimentos etc.  

Como o texto escrito pode afetar o nosso dia a dia

Das diversas situações que exigem o uso da comunicação escrita, três delas possuem um grande impacto em nosso cotidiano.

Melhorar ou piorar o desempenho acadêmico

Várias provas em faculdades, colégios e concursos contêm questões dissertativas. Além disso, a criação de trabalhos, as provas de redação e o temido TCC fazem parte do cotidiano de quase todo mundo.

Então, se você não souber expressar suas ideias por meio do texto, provavelmente terá muita dificuldade para obter um bom desempenho acadêmico durante a vida. Primeiro porque erros gramaticais ou de coerência fazem você perder pontos em processos avaliativos. Segundo porque um texto mal escrito pode não transmitir o assunto que você está estudando da forma errada, o que gera diminuição da nota.

Desse modo, vale a pena:

  • revisar um pouco os conteúdos de português nos quais você sente dificuldade;

  • usar sempre que possível o dicionário quando estiver em dúvida na escrita de alguma palavra;

  • reler seu texto depois de finalizá-lo para observar erros que tenha passado despercebidos;

  • pedir para alguém ler o seu trabalho ou redação e dizer o que entendeu com o texto;

  • usar um corretor ortográfico.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Ajudar ou gerar problemas no desenvolvimento profissional

No mundo do trabalho, o texto é tanto ou até mais requisitado do que nos momentos de estudo. Isso porque muitas informações importantes precisam estar registradas de forma escrita, seja por e-mail, relatórios ou atas de reunião. Nesses casos, uma mensagem expressa da forma errada pode gerar mal entendidos e consequências graves para o bom desempenho das atividades.

Afinal, imagine escrever um relatório para o seu chefe resumindo os acontecimento de uma determinada transação e, por falta de organização de ideias, expressar algo completamente diferente daquilo que ocorreu na realidade? Problemas, com certeza, vão aparecer por conta disso e devem afetar seu desenvolvimento profissional.

Fora isso, textos com ortografia incorreta ou erros constantes de digitação não transmitem credibilidade, independentemente da eficiência que você tenha para desempenhar sua função. Desse modo, é sempre importante:

  • revisar aquilo que acabou de escrever, corrigindo possíveis erros;

  • não escrever de forma apressada, pois a probabilidade de cometer erros é muito maior;

  • tirar dúvidas em um dicionário ou uma gramática na hora que precisar redigir um relatório;

  • manter um constante hábito de leitura.

Contribuir ou gerar ruídos na transmissão de informações online

As informações online estão presente todos os dias em nosso cotidiano. Porém, como se destacar positivamente em meio a uma enxurrada de dados na internet? Uma das formas de fazer isso é com um ótimo texto escrito. E aqui não entra apenas a excelência gramatical, mas a escrita objetiva, com capacidade de persuasão e de se conectar com o leitor de imediato. Para fazer isso, é importante ter noções de storytelling, marketing de conteúdo e técnicas de redação.

De forma geral, textos curtos são indicados para postagens em redes sociais, pois os leitores estão apenas passando os olhos pelo feed e não têm interesse se fixar durante muito tempo em nenhuma informação. O uso de perguntas também ajudam no engajamento.

No caso de produções para sites ou blogs, o foco deve ser na objetividade do texto. Apresentar para as pessoas as respostas que elas vieram buscar é essencial. Sendo assim, desenvolva o conteúdo com atenção, faça revisões no material que acabou de escrever e valorize o desenvolvimento de parágrafos curtos, pois são mais objetivos e fáceis de serem lidos.

Veja também:4 dicas para evitar ruídos na comunicação escrita

importância do texto escrito

Como o Educamundo ajuda você a escrever melhor?

Como deu para perceber, escrever um bom texto pode ajudá-lo a se destacar em diversas áreas da vida. Então, caso queira melhorar seu processo de escrita, que tal conferir o nosso Curso Online Comunicação Escrita e Revisão Gramatical? Ao longo de cinco módulos, você vai aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa e, assim, será bem mais fácil melhorar a qualidade da sua produção textual.

Cadastre-se aqui na plataforma e tenha acesso a esse e outros 1.200 cursos online do Pacote Master em diversas áreas do conhecimento. Tudo isso por apenas R$ 69,90 ao ano, sem mensalidades. Então, quer se qualificar? Não perca tempo, inscreva-se agora mesmo aqui no Educamundo e descubra por que somos referência nacional em cursos online com certificado. E você, o que acha dos textos escritos? Tem dificuldade em elaborá-los? Conte para a gente aqui nos comentários! Até breve.