Milhares de pessoas enfrentam, em determinados momentos da vida, doenças como ansiedade, depressão e outras que afetam a saúde mental. Com isso, a busca por terapias com psicólogos e psiquiatras só aumenta com o passar dos anos. Porém, há a opção de tentar uma terapia alternativa para ajudar no tratamento desses problemas. Confira mais sobre isso neste artigo.

Terapia alternativa para melhorar a saúde mental

Muitas pessoas que realizam tratamentos de saúde mental utilizam medicamentos, fazem acompanhamento com psicólogos ou terapeutas e procuram mudar seu estilo de vida. Entretanto, os medicamentos utilizados nesses tipos de tratamentos, conhecidos como faixa preta, não se adequam a todos os organismos.

A saída é buscar novas formas de terapias para superar doenças, ou então para complementar o tratamento. Importante lembrar que a maioria das terapias alternativas existentes podem ser utilizadas junto de outros tratamentos, como um complemento.

Conheça as principais terapias alternativas existentes

Arteterapia

Consiste em uma terapia utilizando as artes. Nela a pessoa tem liberdade para expressar seus sentimentos através da pintura, escultura e demais atividades artísticas. Ela resgata a criatividade do paciente enquanto atua como catalisador de energia, entre o indivíduo externo e o indivíduo interno, favorecendo a reflexão.

Aromaterapia

Trata-se de um tratamento terapêutico realizado com óleos essenciais. Pesquisadores da área afirmam que determinadas plantas podem tratar certas enfermidades, apenas com o aroma. A lavanda por exemplo é utilizada para relaxamento, insônia e diminuição do nível de ansiedade. Já a hortelã ajuda na respiração, combatendo doenças como rinite, bronquite e sinusite.

Acupuntura

Surgiu da medicina tradicional chinesa, essa prática consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, denominados de “pontos da acupuntura”. Esses pontos estão distribuídos sobre linhas chamadas de “meridianos chineses”, assim se obterá o efeito terapêutico desejado.

Homeopatia

Essa prática percebe os sintomas como uma reação à doença, na qual perturba a energia vital da pessoa. Dessa forma, a homeopatia procura restabelecer o equilíbrio. Nele são oferecidas doses diluídas dos compostos que são as causas dos sintomas, para as pessoas. Assim, através da técnica de diluição e dinamização, libera-se a energia para o tratamento da doença.

Reiki

O Reiki acredita na existência de uma energia vital universal, denominada de “ki”. Nessa técnica acredita-se que é possível canalizar essa energia, restabelecendo o equilíbrio natural, consequentemente melhorando o estado emocional e físico do paciente.

Ioga

É um conceito tirado das disciplinas físicas que teve origem na Índia. Nela, seus praticantes tentam alcançar um determinado nível de meditação e concentração, em determinada posições. É comum nas aulas de ioga, além da concentração, a tentativa de realizar várias posições com o corpo, com o objetivo de melhorar a flexibilidade, trabalhar o relaxamento e a musculatura.

Tudo sobre a musicoterapia

A musicoterapia busca utilizar a música como uma ferramenta para melhorar a saúde mental dos pacientes. Um dos seus objetivos é restaurar as funções da pessoas, para que assim ela consiga desenvolver uma melhor qualidade de vida, tratando e prevenindo doenças.

Há também a musicoterapia comunitária, que tem por objetivo o empoderamento de determinados grupos, possibilitando engajamento e organização. Em consequência disso, eles terão mais êxito enfrentando os desafios do cotidiano.

A música está presente diariamente na vida das pessoas, em todas as suas formas encontradas na natureza, na rua, nas mídias, e demais lugares que habitam o ser humano. Ela é terapêutica e serve para expressar os sentimentos internos. Além disso, ela promove a dança, que também pode vir a ser um tipo de terapia.

A terapia com artesanato

A terapia com artesanato, além de ser um hobby, é uma maneira de empreendimento e de tratamento para distúrbios psicológicos. Consiste em atividades de trabalho ou lazer, que podem ser realizadas individualmente ou em grupos.

Ele demanda criatividade, faz com que o paciente descubra seu potencial interno e se sinta útil. Pesquisadores afirmam que trabalhos manuais ajudam a aumentar a autoestima, melhorando o estado emocional.

Essas práticas, exigem bastante concentração, fazendo com que a pessoa se distraia de seus problemas e dedique sua atenção e tempo em um hobby. Ele também pode ser um meio de expressão, fazendo o paciente expressar seus sentimentos internos na arte que está criando. Ele é muito indicado para pessoas com transtorno de humor, depressão, entre outros problemas da saúde mental.

Terapias alternativas oferecidas pelo SUS

  • Cromoterapia

  • Terapia de Florais

  • Aromaterapia

  • Ioga

  • Homeopatia

  • Fitoterapia

  • Geoterapia

  • Hipnoterapia

  • Musicoterapia

  • Arteterapia

 

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Agora que você já sabe mais sobre as terapia alternativas, venha fazer o Curso Online Arteterapia para ficar por dentro de tudo sobre o assunto. E se você quer ampliar o conhecimento e estudar sobre outras terapias alternativas, temos também o Curso Online Aromaterapia

O Educamundo é referência nacional em cursos online com certificado. Além disso, oferece vários benefícios, um deles é o baixo investimento. Por apenas R$ 69,90, em taxa única e anual, você tem acesso ao Pacote Master, como mais de 1.200 cursos online em várias áreas. Você pode fazer quantos desses quiser, enquanto vigorar a sua matrícula. Faça já a sua incrição e comece se qualificar agora mesmo.