Alunos conectados a smartphones, aulas online no YouTube disponíveis sobre qualquer assunto e processos de ensino-aprendizagem mudando rapidamente com o uso dos recursos digitais. De fato, a tecnologia educacional é uma realidade na sociedade do século XXI e vem trazendo muito avanços para a construção do conhecimento.

A questão é que essas transformações nem sempre são acompanhadas pelos professores, que, muitas vezes, sentem-se perdidos na sala de aula. Então, se esse é o seu caso, siga com a leitura do texto. Afinal, aqui, vamos conversar sobre como a tecnologia vem mudando a forma de aprender e, assim, exige inovações do corpo docente.

O que é tecnologia educacional?

Tecnologia educacional refere-se ao emprego de recursos digitais e tecnológicos dos mais diversos tipos para facilitar o desenvolvimento acadêmico dos estudantes, tornando o aprendizado mais dinâmico e eficaz. Esses recursos podem ser desde a tradicional lousa até o uso de tablets e chamadas de vídeo.

Isso significa que a tecnologia educacional não está ligada apenas à internet, sendo um termo que engloba todas as descobertas feitas ao longo do tempo com o objetivo de tornar mais fáceis os processos de ensino e aprendizagem. E, a cada nova conquista, é necessário se readaptar para incorporar as alterações no cotidiano.

Atualmente, as inovações aparecem no campo da informática, e os professores precisam aprender como lidar e como aproveitar a hiperconectividade. Da mesma forma que, há alguns anos, aprenderam como fazer uso da caneta esferográfica, dos projetores etc.

Aproveite e confira o nosso post O papel do psicopedagogo educacional na criação de recursos digitais.

Como o mundo digital afeta os processos de ensino-aprendizagem?

A chegada da Internet e de todos os recursos digitais agregados a ela (computador, jogos, plataformas de streaming, aplicativos, entre outros) impactou fortemente o sistema educacional. E isso exige uma nova postura dos professores para se conectar aos estudantes.

Aqui, selecionamos dois pontos básicos desse novo cenário digital que afetam, de modo direto, a sala de aula. Porém, em nosso Curso Online Educação Digital, você pode aprofundar-se nesse assunto e entender melhor cada detalhe.

A era da informação

Há alguns anos, o professor era visto como a fonte do saber, e os alunos estavam lá para aprender todo esse conhecimento. Nos dias de hoje, no entanto, vivemos a era da informação e quase tudo está disponível para acesso, facilitando o processo de aprendizagem.

Isso significa que os estudantes, muitas vezes, chegam na aula comentando sobre algo que você, enquanto educador, nem sabe do que se trata. Ou seja, a situação mudou e é preciso adequar-se a ela para criar aulas produtivas. Afinal, agora você não é mais o centro do conhecimento, mas deve ser o guia desse processo.

Desse modo, uma ideia interessante para colocar em prática é apresentar o tema da aula para as crianças ou os adolescentes de forma superficial. A partir daí, coloque como atividade a realização de uma pesquisa online sobre aspectos relacionados ao tema.

O objetivo é despertar a curiosidade nos alunos e incentivá-los a usar a tecnologia para aprender. Depois, basta fazer uma debate a partir das informações que cada um trouxe. Inclusive, esse é um ótimo momento para conversar sobre fake news e uso de fontes confiáveis.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

A personalização do ensino

personalização do ensino é outro ponto importante quando se fala em tecnologia educacional. Isso porque, levando em conta os recursos digitais, é possível desenvolver práticas pedagógicas que atendam alunos com os mais diferentes perfis, facilitando o processo de inclusão.

Sendo assim, os professores devem fazer uso das ferramentas de informática que já estão disponíveis. Isso inclui jogos online, softwares que trabalham lendo a tela do computador para estudantes com problemas de visão, aplicativos para criação de quizzes, plataforma para gravação de vídeo etc.

Além do mais, é possível até recorrer a cursos online como parte da construção do conhecimento da sala de aula presencial. Ou seja, as possibilidade são infinitas, mas cada uma delas ajuda na superação de dificuldades, tornando o aprendizado mais individualizado.

Como deu para notar, os professores precisam sair da zona de conforto e aproveitar as novas tecnologias para criar aulas que prendam a atenção dos jovens no século XXI. Afinal de contas, existe um universo de possibilidades disponível.

E para ajudá-lo nesse processo de inovação, o Educamundo possui diversos cursos online com certificado opcional para você se qualificar. São mais de 1.200 opções em diferentes área do ensino. Inscreva-se agora por R$ 69,90 ao ano, sem mensalidades, e tenha acesso a todos os conteúdos do Pacote Master.