Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Você sabia que Tangram na matemática é utilizado na escola?

Tangram2-2-1

A área do Tangram é calculada da seguinte forma: primeiro, você divide as sete figuras do Tangram e calcula a área de cada uma delas. Depois, com o quadrado formado pelas figuras, você calcula a área total dele. Agora é só comparar os resultados.  

Você sabe o que é um Tangram? Trata-se de um tipo de jogo de quebra-cabeças muito antigo, conhecido por pessoas de várias partes do mundo. Ele surgiu na China antiga, e era usado como uma forma de medir a inteligência dos cidadãos.

O Tangram é um instrumento de ensino adotado por muitas escolas, por ser lúdico e didático. Confira esse artigo sobre o Tangram na matemática para saber como melhorar a aprendizagem dos seus alunos. 

Vamos entender melhor por que utilizar o Tangram na matemática 

Vamos conhecer mais sobre esse quebra-cabeça na matemática? Esse jogo é formado por sete peças, um quadrado, dois triângulos isósceles, um paralelogramo, dois triângulos menores e um triângulo médio.

Atualmente, o Tangram faz parte do cotidiano de escolas no mundo todo é muito utilizado em explicações de matemática em Lisboa e em diversas cidades do planeta.

Muito apreciado pelos professores de matemática no ensino da geometria, entre outros ramos. É muito comum que estudantes da pedagogia aprendam como usar o Tangram na matemática para utilizar esse conhecimento em seus estágios e futuramente em sua carreira.

As crianças são muito atraídas por jogos de quebra cabeças. Há um grande fascínio pelo Tangram. Isso se dá por causa da variedade de peças, pelo desafio de montar figuras e pela manipulação do material concreto.

##lista_curso##

Conheça tudo sobre o quebra-cabeça na matemática

A criança passa por um processo de formação cognitiva. O quebra-cabeças ajuda a estimular o desenvolvimento neurológico, psicomotor, noção espacial, a concentração, a paciência e a percepção visual. Ele é indicado para crianças de todas as idades, estimulando a resolução de problemas e o amadurecimento da criança.

Você sabe como usar o Tangram na matemática?

Não há dúvidas que o jogo utiliza muito da ludicidade, mas além disso ele é muito importante para o ensino da matemática. Com ele é possível trabalhar conteúdos como perímetro, área, proporção, fração, razão, divisão, multiplicação, simetrias, semelhanças, entre outros.

Além disso, é possível realizar um trabalho interdisciplinar com o Tangram, envolvendo as disciplinas de Artes, História e Ciências. Nas artes é possível explorar todas as construções artísticas concretas e abstratas das figuras formadas através das sete peças. Na história, está o lugar onde surgiu, a lenda que conta a sua criação e a importância dele para o mundo. Na disciplina de ciências são trabalhadas as transformações, as propriedades do material concreto, o senso de direção e a localização.

Você sabe como desenhar um Tangram?

Vamos aprender como desenhar um Tangram. Inicie desenhando um quadrado, no meio do quadrado trace uma reta de ponta a ponta. Trace outra reta paralelo à diagonal que acabou de ser traçada. Agora desenhe outra reta diagonal do quadrado até à segunda linha que foi desenha. A parte maior já está com os dois triângulos maiores. Desenhe as duas retas que faltam para finalizar os dois triângulos menos próximo do quadrado menor.  

Quer deixar seu Tangram mais bonito? Você pode colar ele em uma cartolina e fazer pinturas e ilustrações. Uma ideia interessante é incentivar seus alunos a decorar as peças do jogo. Outra ideia é criar histórias em quadrinho a partir das peças do Tangram, com balões e falas, deixando super colorido. Ficará muito lindo!

##lista_vantagens##

Você tem interesse em aprender mais sobre como utilizar o Tangram em suas aulas? Conheçar agora mesmo o Curso Online Tangram. Nele você vai aperfeiçoar os seus conhecimentos e aprender tudo sobre esse jogo. Que tal aprender sobre outros assuntos da área da educação?

Inscreva-se agora mesmo no Educamundo. Nele você encontra muitas opções de cursos online de qualidade, No Pacote Master, por um valor de apenas {preco_matricula} por ano, você realiza vários cursos online com certificado. Venha para o Educamundo!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.