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Relatório Individual do Aluno: otimize seu tempo e ganhe qualidade

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O relatório descritivo é o documento no qual os educadores avaliam os alunos, suas vivências, habilidades, avanços e dificuldades. No relatório descritivo fica registrada a trajetória de aprendizagem de determinado período, assim como os encaminhamentos necessários para a solução de problemas, por sugestões e ações possíveis.

Pensando nas dificuldades enfrentadas pelos professores dos ensinos fundamental e médio, nós do Portal Educamundo preparamos o Curso Online Elaboração de Relatório Individual do Aluno (ou Descritivo do Aluno).  Nesse curso, os professores e coordenadores pedagógicos aprenderão diversas técnicas de produção de relatórios individuais de seus alunos, abrindo espaço em suas rotinas, seja para outras atividades profissionais ou pessoais e também possibilitará ao educador ter mais controle do seu tempo.

O curso apresenta seis objetivos específicos, e nele o educador irá aprender a:

  • Identificar as características de um relatório individual;
  • Começar um relatório individual;
  • Produzir textos descritivos, coesos e coerentes, ajustados a objetivos e leitores determinados;
  • Utilizar recursos discursivos e linguísticos que deem ao texto organização, unidade, coerência, coesão, clareza e concisão;
  • Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
  • Dicas e técnicas essenciais para a redação de um relatório descritivo.

Ainda sobre o curso, o educador conhecerá a estrutura do texto descritivo e os tipos de descrição, aprenderá a planejar suas ações e terá à sua disposição vários modelos de relatórios.

No caso da educação infantil, o desenvolvimento acontece de maneira única entre as crianças, portanto, é dever do professor conceber e considerar os conhecimentos e valores culturais que cada criança traz consigo ao ingressar no ensino fundamental para que, progressivamente, o conhecimento seja ampliado, de maneira a permitir a construção da autonomia, da cooperação, da criatividade, da responsabilidade e o desenvolvimento do autoconceito positivo, que levam à formação da cidadania.

Modelo de relatório descritivo: passo a passo para a criação de um

  • Ter em mãos o máximo de informações sobre cada um dos alunos;
  • Elaborar o instrumento de avaliação, definindo seu formato e itens que estarão contidos nele;
  • Dar prioridade às produções, aos aspectos psicomotores e cognitivos;
  • Indicar formas de ação para superar as dificuldades;
  • Juntar o relatório aos planos de estudos, de trabalho e à proposta pedagógica.

Elaborar o Relatório Descritivo do Aluno, portanto, não é somente produzir um relatório, é fazer parte da vida escolar do aluno, é transcrever tudo aquilo que pode ser observado dentro da sala de aula, de maneira a produzir um conteúdo objetivo e consistente que seja capaz de transmitir o que melhor descreve as habilidades e dificuldades apresentadas pelos alunos.

Além do professor, o relatório descritivo é um documento que será utilizado na confecção do histórico escolar do aluno. Portanto, é importante tomar cuidado com o uso de expressões pejorativas, com julgamentos e também com as ambiguidades. O professor possui papel fundamental na vida escolar de seus alunos e suas decisões poderão fazer toda a diferença.

São diversos os benefícios que este curso trará para sua rotina. O curso oferece certificado de 80 horas, sendo necessário obter rendimento de 70% para ser aprovado. Acesse www.educamundo.com.br e conheça o único curso da web que ensina todos os passos para produção e otimização dos seus pareceres descritivos.

Que tal um plus?

  • O que é o relatório descritivo? É o registro do percurso de aprendizado de um determinado período. Nele os educadores contemplam o que o aluno aprendeu, como se relaciona socialmente, o que se avalia pelas suas produções e demais aspectos relacionados são seu desenvolvimento social, cognitivo e psicomotor.

Como fazer:

  • Relatório descritivo para educação infantil: O educador deve colocar o máximo de informações que conseguir, seja no contexto individual seja nas relações do aluno com o meio. Em caso de dúvidas, sempre dar prioridade às produções, aspectos comportamentais e cognitivos.
  • Relatório descritivo de alunos com necessidades especiais: O educador deve ser bem claro com relação às dificuldades apresentadas pelo aluno. Deve dizer, por exemplo, o que ele deveria apresentar naquela idade e ainda não conseguiu, assim como as intervenções para alcançar esse resultado.
  • Relatório descritivo de aluno com paralisia cerebral: O educador deve abordar os aspectos socioemocional, psicomotor e cognitivo, bem como o trabalho feito com relação à dificuldade do aluno, a acessibilidade aos materiais e recomendações de intervenções para a próxima etapa (semestre, ano).

E você, professor, possui alguma história sobre relatórios não muito bem sucedidos? Nos diga como está indo, temos dicas importantes para você. Não perca essa oportunidade, increva-se agora mesmo.

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