Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

O que é Pacote Office e qual a importância dele para sua carreira?

pacote-office-2

É cada vez mais comum estarmos diante da tela do computador, seja para trabalho, estudo ou lazer.

 

Falando em trabalho, nos últimos dois anos o tempo em que ficamos online aumentou de forma significativa, isso pode ser considerado devido a pandemia e a popularização do trabalho remoto.

Apesar de para alguns essa forma de trabalho a distância ser uma grande realização, para outros ela trouxe a dificuldade no manuseio de ferramentas que são utilizadas no dia a dia das empresas.

Uma dessas ferramentas é o Pacote Office, que com a sua suíte de aplicativos ajuda a manter a produtividade no ambiente laboral.

Por isso tem sido fundamental que o profissional domine os programas que o compõe, sendo que uma das habilidades mais exigidas dos últimos tempos tem sido justamente a facilidade com o manuseio desses recursos digitais.

E para ajudar você a conquistar uma certa familiaridade com o Office, nós preparamos este artigo que vai explicar o que é o Pacote Office, como utilizá-lo e por fim, ainda daremos uma super dica de curso para você se capacitar.

O que é Pacote Office?

Pacote Office é uma suíte de aplicativos que reúne editor de textos, tabelas e apresentações para você utilizar no seu dia a dia. Ela pode ser baixada no seu computador para uso offline ou você também pode utilizar a versão online como a disponível no site da Microsoft.

Além da Microsoft, existem atualmente alguns concorrentes que oferecem soluções de qualidade similar, inclusive fornecendo produtos com acesso gratuito, são eles: Google Drive (a mais popular), LibreOffice (muito utilizado, inclusive, no setor público) e a FreeOffice (ainda pouco conhecida por aqui).

Quais os programas do Pacote Office?

Três são as aplicações mais populares dentro do Pacote Office: um editor de texto, um editor de planilhas e um que cria apresentações.

Entretanto, é comum ver outros programas que complementam essa suíte como o OneNote ou o Publisher, mas hoje vamos focar nos três mais utilizados.

Word

O programa mais popular de todos e que é utilizado para a produção de textos.

O Word funciona como uma folha em branco em que você pode escrever os mais diversos textos para as mais diversas finalidades, desde a criação de um currículo a elaboração de um livro ou monografia.

Diferente do papel físico, o Word visa facilitar o trabalho fornecendo recursos para auxiliar a edição do seu conteúdo, como a troca e o ajuste no tamanho da fonte, mudança da cor, inclusão de notas de rodapé e muito mais.

Nas versões online ainda é possível compartilhar o conteúdo com outros usuários e deixar comentários para ajustes ou edições posteriores.

Excel

Pode-se dizer que o Excel é o segundo aplicativo mais popular dentro do Pacote Office e é com ele que torna-se possível editar, inserir e organizar dados, realizar cálculos e atividades diversas com os mais variados comandos existentes. Ele é muito popular entre empresas de contabilidade, mas seu uso não se limita a elas.

Power Point

Apresentações para o trabalho e para a escola ou faculdade tem se tornado cada vez mais dinâmicas e interativas com o uso do Power Point. Com esse programa é possível inserir imagens, vídeos, animações e deixar suas exposições ainda mais profissionais.

O trabalho fica ainda mais facilitado quando criado em uma versão online que te dá a liberdade de acessar o seu material de qualquer lugar, sem precisar levar consigo pendrives, cartões de memória ou outros armazenadores de mídia.

Qual a importância de aprender o Pacote Office?

Três são os principais motivos que dão fundamento para que se invista em conhecimento nessa suíte de aplicativos, vamos conhecê-los.

Amplamente utilizada em empresas privadas e órgãos públicos

Não é de hoje a popularidade do Pacote Office e de seus aplicativos. Inclusive eles foram criados para suprir uma demanda que surgia com a imersão das empresas no ambiente digital, bem como o uso de tecnologias da informação para melhorar seus processos.

Pela sua ampla utilização, se faz necessário que os profissionais dessas empresas possuam o conhecimento nessas ferramentas e desse modo consigam se adaptar às rotinas exigidas no ambiente profissional.

Possibilidade de crescimento profissional

Um bom gestor precisa entender de pessoas, saber liderar e administrar os recursos disponíveis e dominar ferramentas para que se atinja os resultados almejados pela empresa.

Daí é comum que, dentre as avaliações feitas pela companhia para a escolha de bons profissionais que serão responsáveis por liderar processos, se observe se ele possui competências técnicas mínimas para ocupar o cargo, o que inclui o domínio dessa suíte de aplicativos.

Logo, os mais capacitados conseguem se destacar pois são capazes de comprovar uma autoridade sobre os pontos exigidos.

Passa a imagem de confiança, eficiência e de que você é um profissional atualizado

Estar a frente do que as empresas vão exigir, mostrar comprometimento com a sua carreira e seu desenvolvimento pessoal bem como apresentar-se como alguém que está disposto a aprender e se adaptar para os mais diversos desafios, esses são apenas alguns benefícios que comprovar o conhecimento em Pacote Office pode te proporcionar.

Isso serve tanto para ganhar pontos em uma entrevista de emprego, quanto para crescer dentro da própria empresa.

Entretanto, é necessário comprovar e deixar claro, desde logo que você se dedicou, estudou e aprendeu e a melhor forma de fazer isso é através de um certificado, seja de uma palestra, de um workshop ou de cursos online que você fez.

Optar por cursos online traz diversos benefícios que vão além do certificado. Estudando por eles você pode aprender no seu tempo e investindo bem menos do que é exigido em um curso presencial.

Aqui no Educamundo, nós colocamos à disposição um curso criado por profissionais que reuniu os melhores conteúdos para você ter uma capacitação completa.

O melhor é que para estudar este conteúdo, não é preciso pagar planos mensais ou um valor extremamente alto, basta se matricular no Pacote Master e investir apenas R$ 79,90 ao ano para ter acesso não apena a um, mas a todos os mais de 1500 cursos online com certificado opcional por um ano inteiro.

Não deixe para depois, faça agora mesmo a sua matrícula, comece seus estudos com nosso Curso Online de Pacote Office e colha todos os benefícios que só a educação pode lhe proporcionar.

Agora queremos saber: qual a sua experiência com essa suíte de aplicativos? Deixa pra gente na caixa de comentários abaixo e até a próxima!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.