Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Quarta Revolução Industrial: os impactos na administração de empresas

Administracao-de-Empresas-1-2-1

A Quarta Revolução Industrial promove rupturas nos processos fabris conhecidos até então. Conhecida também como Indústria 4.0, a nova era industrial engloba tecnologias como sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas, Biotecnologia e computação em nuvem.

Estamos entrando em uma nova era industrial, que promove mudanças significativas nos processos de fabricação de produtos ao utilizar sistemas guiados por inteligência artificial, robótica, sistemas ciber-físicos, Internet das coisas e outros.

Essa nova fase ganhou a denominação de Quarta Revolução Industrial – ou Indústria 4.0.

A Indústria 4.0 e seus novos modelos de produção causarão impactos em vários segmentos do mercado, sociedade e economia. Não de forma negativa, no entanto. Tudo que é novo precisa de pessoas bem preparadas para conduzir as adaptações.

Os administradores de empresas servem como exemplo, uma vez que, assim como representa oportunidades, a Quarta Revolução Industrial também representa ameaças, caso as organizações não aperfeiçoem suas políticas internas e assimilem as mudanças tecnológicas rapidamente.

##lista_curso##

A Quarta Revolução Industrial e suas perspectivas

Os impactos e benefícios da Indústria 4.0

Os benefícios da Indústria 4.0 vão além da produção industrial, apesar da denominação.

A área da saúde é uma das que serão contempladas com os avanços nesse campo. Quer saber como? No desenvolvimento de novos tratamentos, na gestão de recursos de unidades de saúde e no monitoramento de pacientes, inclusive, em tempo real e a distância em casos que permitirem.

As máquinas (cada vez mais) inteligentes revolucionarão o processamento de exames laboratoriais. A conexão entre máquinas promoverá a troca de comandos entre elas, gerando resultados mais precisos e em menos tempo.

A Biologia Sintética, outro elemento importante da Quarta Revolução Industrial, promete resultados certeiros no combate a infecções, tratamento do câncer e desenvolvimento de novas vacinas. Além disso, no setor industrial, promete resultados no desenvolvimento de combustíveis regenerativos.

É um cenário totalmente novo, no qual começamos a engatinhar, mas que promete mudanças significativas em vários aspectos.

Indústria 4.0 e a administração de empresas

Com esse cenário de mudanças surge o conceito de Administração 4.0, em que os administradores passam a empregar tecnologias inteligentes em suas rotinas, substituindo seu trabalho manual e liberando-se para somente tomar decisões nos negócios.

Os benefícios da indústria 4.0 também contemplam a geração de novas ocupações, no entanto, sempre haverá a necessidade de um bom administrador de empresas para levar a sua organização a um alto patamar de produtividade.

O que é Manufatura 4.0?

Manufatura 4.0 é a outra denominação dada à Quarta Revolução Industrial e à Indústria 4.0. Essa nomenclatura direciona mais para a parte fabril, mas como vimos ao longo do texto, as novas – e cada vez mais inteligentes – tecnologias estão voltadas a vários setores da sociedade. 

##lista_vantagens##

Faça um curso de Administração de Empresas no Educamundo

Para isso, é preciso estar preparado. Nada melhor que cursos online com certificado para agregar conhecimentos e valor no currículo. O Educamundo tem no Curso Online Administração de Empresas uma ferramenta poderosa para preparar futuros administradores e atualizar os conhecimentos de quem já atua na área.

Para ter acesso a esse e demais opções que o portal oferece – são mais de 1.200 cursos online disponíveis no Pacote Master – você investe uma taxa única de {preco_matricula}. Ao fazer isso, ganha acesso à plataforma durante um ano inteiro e pode fazer todos os cursos que quiser do Pacote Master. Não perca essa oportunidade! Inscreva-se agora mesmo, comece imediatamente sua qualificação e prepare-se para a Indústria 4.0. Boa sorte!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.