Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Como definir o propósito da sua empresa?

proposito-empresa-2

O propósito da empresa é fundamental para que a marca alcance o lucro e se mantenha competitiva no mercado. Mas, se você chegou até aqui e não sabe como definir no seu negócio, fique tranquilo, pois vamos te explicar!

Sabemos que para os gestores, ter um objetivo definido auxilia na tomada de decisão estratégica a fim de se destacar da concorrência e ser referência no segmento de atuação.

Nesse sentido, independente de qual for o seu negócio, seja em distribuição de peças para ônibus, comércio, entre outros, a definição do propósito é primordial para que a empresa tenha a clareza sobre aonde deseja chegar e qual a sua contribuição para o mundo, além de deixar claro para os colaboradores e clientes sobre o porquê ela existe.

Isso permite ter uma equipe mais engajada, sendo orientada pelos objetivos e propósitos da empresa.

Quer saber como definir o propósito da sua empresa? Continue a leitura e confira!

O que é propósito de uma empresa?

Propósito é definido por algo que move pessoas, ou seja, é o que define os motivos para uma empresa estar ativa no mercado. Isso significa que o propósito não é relacionado a missão, visto que a missão é definida pela proposta de valor da empresa, voltado ao ambiente externo.

Em suma, o propósito tem como objetivo definir a cultura de uma organização e, basicamente, é composto por valores, éticos, emocionais, históricos e práticos. Portanto, tem foco no ambiente interno sendo a essência para o negócio funcionar. Confira logo abaixo como definir o propósito da sua empresa.

Como definir o propósito da sua empresa?

O propósito é ideal para descobrir a identidade da empresa além de ser fundamental para destacar em meio a concorrência e captar clientes. Contudo, para atrair o público e manter a competitividade, é preciso se identificar com o posicionamento da marca. Confira logo abaixo como definir o propósito corretamente.

1. Entenda como os seus produtos e serviços contribuem para a sociedade

Já parou para pensar sobre a contribuição de uma empresa que presta serviços de coleta de resíduos industriais, para a sociedade?

Quando há contribuição de uma organização para um mundo melhor, é possível ter em mente qual é o seu propósito, que não está relacionado diretamente em apenas vender!

Dito isto, para definir o propósito da sua marca, busque entender como os seus serviços e produtos contribuem para a sociedade, como ajudam os usuários e assim por diante.

Ao compreender como os serviços da empresa podem contribuir na sociedade, é possível definir o propósito com assertividade.

2. Defina os objetivos

Aonde deseja chegar e quais passos seguir para alcançar? Quais são os objetivos do seu negócio?

Pois bem! É de suma importante fazer esses questionamentos para definir o propósito da empresa. Suponhamos que você esteja começando atuar com locação de gerador de energia.

Defina quais são os seus objetivos, sendo em relação a referência no segmento de atuação, captar mais clientes e gerar satisfação com diferenciais competitivos, e oferecer produtos de qualidade que atenda as expectativas e contribua de alguma forma na rotina do cliente, e assim sucessivamente. 

Ou seja, o objetivo não estará apenas em vender, muito menos em foco nos valores financeiros.

3. Agregue valor ao cliente

Entregar valor ao cliente é primordial, visto que o consumidor não será visto apenas como mais um número de vendas!

Isso significa que, embora o cliente faça compras, o mais importante para o seu negócio será a satisfação em ver o cliente satisfeitos com os serviços da marca.

Portanto, busque investir em agregar valor ao produto e cliente, a fim de fazer com que ele sinta que está adquirindo um produto e obter alguma emoção na aquisição. Logo entenda quais são os sentimentos gerados pela sua marca para definir o seu propósito.

Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário!

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.