Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Professor de Geografia: torne suas aulas de cartografia interessantes!

cartografia5-2

O desafio de professores de séries do ensino fundamental e médio é proporcionar a aprendizagem de forma que atraia a atenção e envolva os alunos. Um professor de Geografia, por exemplo, como pode tornar suas aulas interessantes para ensinar os tipos de mapas? Pode parecer uma tarefa difícil, mas não é.

Vamos lhe mostrar, em algumas dicas, como as aulas sobre mapas podem prender a atenção de seus alunos. Acompanhe!

Professor de Geografia: como tornas suas aulas de cartografia interessantes

Primeiro, é imperativo entender sobre a importância da cartografia no ensino da Geografia. Uma de suas principais funções é ajudar a desenvolver a noção espacial nas crianças, assim como o entendimento das transformações ocorridas nos espaços.

O que é cartografia escolar?        

Cartografia escolar é o estudo das representações gráficas e mapas do mundo que cerca o homem e suas formas de ocupação de espaços, descrição do globo terrestre e conhecimento de todos os espaços da Terra, habitados ou não.

##lista_curso##

O que é um mapa cartográfico?

Mapa cartográfico é o nome dado ao documento que pode ser lido por meio dos símbolos e das convenções cartográficas. É a ferramenta principal da cartografia. Os mapas mais comuns são os mapas políticos e os topográficos. Mas há muitos outros tipos, conforme veremos a seguir.

Tipos de mapas      

Existem diversos tipos de mapas. Conheça alguns deles o que eles representam:

  • topológicos: as altitudes da Terra;

  • físicos: configuração física da terra e como seus recursos são distribuídos (bacias hidrográficas, relevo etc);

  • políticos: fronteiras geográficas e divisão territorial do país;

  • históricos: situações passadas, como antigas rotas e fronteiras;

  • rodoviários: ruas e estradas de regiões geográficas;

  • marítimo: fenômenos que acontecem em oceanos e mares, como existência de rochas, profundidade, faróis etc.

Cartografia escolar: dicas para aulas criativas

Veja como você pode atrair a atenção de seus alunos ao trabalhar cartografia:

1. A forma da Terra

A Terra é mesmo redonda? Levantar essa discussão certamente renderá muita atenção voltada ao tema, pesquisa, teorias etc. Muitos não sabem sobre as formas geoide e elíptica. Assim como também não sabem que a superfície terrestre sofre alterações frequentes e que isso causa modificações constantes (condições climáticas, erosões, tsunamis, movimentos tectônicos etc). Além disso, trabalha o conceito de Geodésia, que é a ciência que estuda a Terra.

2. Instrumentos usados na cartografia

Desenvolver uma aula baseada no trabalho com uma bússola e um GPS, por exemplo. Conceituar cartografia e relacionar o uso desses objetos a essa ciência.

3. Mapa em forma de jogo

Trabalhar o mapa político do Brasil em forma de um quebra-cabeça, por exemplo. Dá para introduzir o conceito de cartografia, definir o tipo de mapa e, enquanto os estudantes montam o mapa, aprendem sobre as regiões, estados e suas capitais.

4. Conhecendo o mundo

Invente uma brincadeira usando um globo terrestre (ou mapa mundi) e um atlas. De olhos fechados, os alunos têm que apontar um lugar. Ao conhecerem o destino, têm que juntar informações dos vários tipos de mapas do local: político, físico, rodoviário etc.

É claro que hoje em dia isso é bem mais fácil, e os alunos podem pesquisar na internet, usar o Google Maps e o Google Earth, por exemplo. Mesmo assim, é interessante que também haja mapas físicos.

##lista_vantagens##

Estude Cartografia no Educamundo

Esperamos que tenham gostado das dicas. Para aprofundar seus conhecimentos no tema, o portal tem o excelente Curso Online Introdução à Cartografia.

Ao se inscrever para esse curso, você ganha acesso a mais de 1.200 outras opções em cursos online e pode fazer quantos quiser durante um ano inteiro. Esses cursos fazem parte do Pacote Master, o qual você assina investindo apenas uma taxa de {preco_matricula} por ano.

Faça a sua inscrição agora mesmo e descubra por que somos referência em cursos online com certificado! Bons estudos.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.