Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Entenda o procedimento do inquérito policial de maneira definitiva

Inquerito-Policial3-2-1

O inquérito é um procedimento utilizado pela autoridade policial que, seguindo passos elencados pela lei, busca realizar diligências e todos os meios disponíveis na legislação processual para que se consiga reunir os elementos necessários para a elucidação da infração penal.

Portanto, o procedimento do inquérito policial dispõe de fases específicas que serão explicadas logo a seguir neste artigo. Vamos aprender!

Procedimento do inquérito policial

Para acompanhar o procedimento deste instrumento utilizado pela polícia judiciária, é necessário seguir o disposto no artigo 5º e seguintes do diploma processual.

A primeira fase a ser observada é a inicial, em que se dá a instauração do inquérito, em seguida vem a fase de diligências e por último o indiciamento e conclusão com o relatório final. Vejamos cada um.

A instauração do inquérito

Nos crimes de ação penal pública incondicionada:

  • após a notificação da ocorrência de um fato criminoso, a autoridade policial dá início a este procedimento de ofício, através da portaria de instauração, ou por meio da formalização do ato de prisão em flagrante (nos casos de prisão em flagrante).
  • Além disso, poderá ser iniciada por requisição do Juiz, do Ministério Público ou do ofendido, nos termos do artigo 5º, inciso I e II do CPP.

Nos crimes de ação penal pública condicionada:

  • Aqui a instauração do inquérito se dá por meio da representação do ofendido, que nada mais é do que um pedido ou autorização para seu início (artigo 5º, § 4º CPP).

A fase investigativa (instrução): o que é diligência?

Após a instauração do inquérito inicia-se a fase de investigação, também conhecida como diligência. Apesar de ser bastante falada, você sabe de fato o que é diligência?

Nada mais é do que uma atuação da polícia para reunir os elementos necessários para constar na documentação do inquérito.

Os artigos 6º e 7º do Código de Processo Penal mencionam uma série de diligências a serem efetuadas pela autoridade policial, tais como:

  • colher provas;
  • ouvir o ofendido;
  • ouvir o indiciado;
  • proceder o reconhecimento de pessoas ou coisas e muito mais.

O indiciamento

Concluída a fase de coleta de elementos probatórios e tendo o delegado de polícia reunidos o necessário para a sua convicção, ocorrerá o indiciamento.

O que significa indiciado em um processo?

Indiciado é o sujeito apontado pelo delegado de polícia (após a reunião de provas suficientes para a sua convicção) como sendo o possível autor da infração penal (ou seja, do crime ou contravenção cometidos).

O encerramento e o relatório do inquérito policial

Findo essas etapas, chegamos ao encerramento do procedimento, que se dá por meio da confecção do relatório do inquérito policial, contendo informações colhidas em todo o procedimento investigativo e a classificação do crime.

Após a sua confecção, cabe a autoridade policial enviá-lo para o juiz competente (artigo 10, §1º do CPP).

Aprenda mais sobre inquérito com o Educamundo

Bem, este é o procedimento do inquérito policial de forma resumida, se você quer entendê-lo de forma completa e ainda optar por um certificado com carga horária que varia de 5 a {carga horaria maxima} horas, temos a solução para você.

Investindo apenas R$ 79,90 uma única vez ao ano (sem mensalidades), você garante acesso não apenas ao Curso Online Inquérito Policial do portal, mas a todos os mais de 1.500 cursos online com certificado opcional do Pacote Master.

São cursos online nas mais variadas áreas para você estudar, atualizar-se e se capacitar conosco.

E então, está esperando o que para aproveitar essa incrível oportunidade? Inscreva-se agora mesmo no portal e comece seus estudos ainda hoje!

Ah, não esqueça de deixar um comentário e compartilhar este artigo com colegas de estudo ok? Até a próxima!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.