Você sabe lidar com os problemas de aprendizagem dos seus alunos? Dislexia, déficit de atenção, discalculia, entre vários outros distúrbios são questões que afetam milhares de crianças no mundo todo. Apenas no Brasil, a porcentagem chega a 15% dos pequenos em idade escolar.

Apesar dos altos números, nem sempre os professores estão preparados para lidar com esse tipo de estudante em sala de aula. Porém, no artigo de hoje, vamos ajudá-lo a superar esse cenário. Além, reservamos um e-book incrível e totalmente gratuito para você baixar. Siga com a leitura!

Como lidar com problemas de aprendizagem?

Os problemas de aprendizagem podem se apresentar de diferentes formas, contudo, em geral eles têm origem neurológica. Ou seja, são consequência de alterações na forma de trabalhar do cérebro. Isso resulta em dificuldades para ler, fazer cálculos, escrever, se concentrar etc.

Os professores que trabalham com estudantes que apresentam esses problemas em escolas regulares precisam ficar atento a três questões básicas: infraestrutura escolar, métodos de avaliação e preconceito.

Vamos detalhar cada um desses aspectos nos tópicos a seguir, porém não deixe de conferir nosso Curso Online Distúrbios de Aprendizagem e a Educação Inclusiva para compreender em profundidade o assunto. Além deste, temos diversos outros cursos online com certificado na área da Educação disponíveis no portal.

Fique atento à infraestrutura escolar

A escola deve ser um ambiente que estimule a curiosidade dos alunos e não um espaço rígido voltado para a padronização do conhecimento. Tendo isso em mente, você enquanto educador deve observar o local onde trabalha e propor mudanças na infraestrutura escolar sempre que possível.

Sendo assim, converse com a gestão sobre a importância de se ter:

  • turmas reduzidas no local;
  • recursos tecnológicos para o desenvolvimentos de atividades diversas com os alunos;
  • uma equipe psicopedagógica e multidisciplinar atuando no colégio;
  • uma reestruturação dos conteúdos, prezando pela qualidade e não quantidade;
  • jogos para a realização de um aprendizado lúdico;
  • a presença de um professor auxiliar na sala.

Para entender: qual a importância da psicopedagogia?

A psicopedagogia trabalha o processo de aprendizagem de forma completa. Ou seja, ela ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades individuais independentemente das dificuldades que apresentem. Assim, ela é importante, pois trabalha a autoestima das crianças e utiliza técnicas que as ajudam a ter prazer em aprender.

Adapte os métodos de avaliação

Adaptar os métodos de avaliação também é essencial para os professores que lidam com distúrbios de aprendizagem em sala. Sendo assim, aquelas provas tradicionais baseadas na memorização devem ser reformuladas.

Desse modo, você pode avaliar o desenvolvimento do aluno ao longo de determinado período e não apenas em um momento pontual. Pode elaborar exames baseados em jogos, que estimulem o conhecimento de forma diferente e oferecer ferramentas auxiliares aos estudantes, como uso de ábacos, calculadora, computadores etc.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Combata o preconceito na escola 

Outra questão muito importante na hora de lidar com os problemas de aprendizagem dos estudantes é ficar atento ao preconceito na escola. Sendo assim, explique para a turma que o aluno X tem determinadas dificuldades, mas que isso não é ruim, afinal todos são diferentes.

Com isso em mente, incentive a interação entre todos na classe. Também crie atividades que mostrem como cada aluno tem habilidades e dificuldades, dependendo da situação que vivenciem.

Confira o nosso e-book voltado ao tema

Com tudo o que apresentamos, você já consegue criar aulas muito melhores para todos os alunos com os quais trabalha. Porém, para melhorar ainda mais sua capacitação, não deixe de baixar o e-book Distúrbios de Aprendizagem e a Educação Inclusiva: Tudo o que você precisa saber para ensinar alunos com TDAH e Dislexia.

O material foi construído pela mesma equipe pedagógica que elabora os cursos online do portal e tem um conteúdo completo para você. Baixe agora!

E-book Distúrbios de Aprendizagem e a Educação Inclusiva