Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Primeiros socorros para professores: baixe e-book completo

Imagens-ebook-Lei-Lucas3-2-1

Você sabe o que fazer caso um aluno sofra uma picada de escorpião ou fique engasgado e não consiga respirar? Situações como essa não são incomuns e podem ter consequências graves, principalmente para crianças. Por isso, agora é obrigatório que os professores conheçam técnicas de primeiros socorros.  

Diante desse cenário, montamos um e-book apresentando as principais técnicas de salvamento para os mais diferentes acidentes escolares. O material é gratuito e você pode baixá-lo no final do texto. Antes disso, no entanto, que tal conhecer algumas informações básicas sobre o assunto? Siga com a leitura!

A importância dos primeiros socorros

Os primeiros socorros são procedimentos de auxílio imediato a vítimas de acidentes ou pessoas que estejam passando por um mal súbito. Eles não substituem de forma alguma o atendimento médico especializado. Porém, são essenciais para lidar com problemas de forma emergencial, mantendo a situação controlada enquanto a ambulância não chega.

Na verdade, com técnicas simples, é possível salvar vidas em situações que envolvem afogamento, engasgo, desmaio, queimadura etc. Por conta disso, foi criada um lei, intitulada Lei Lucas, que obriga professores e funcionários de escolas a receberem um curso de capacitação em primeiros socorros.

Para saber mais sobre o assunto, veja o nosso Curso Online Lei Lucas. Você também pode conferir outras mais de 1.200 opções de cursos online com certificado na plataforma para complementar seu conhecimento.

##lista_curso##

A manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich é uma das técnicas de salvamento mais conhecidas quando se trata de situações envolvendo asfixia decorrente de engasgo. Ela foi criada por um  médico dos Estados Unidos no ano de 1974, o dr. Henry Heimlich.

O procedimento pode ser feito por qualquer pessoa, basta seguir as orientações de salvamento adequadas. Inclusive, ela pode ser aplicada em adultos, crianças e, até mesmo, bebês.

O objetivo da manobra é fazer pressão no diafragma da vítima, forçando uma tosse, de modo que o objeto que está preso seja expulso. Para entender todos os detalhes, basta conferir o nosso e-book.

O que são manobras de RCP?

Manobras de RCP são aquelas de reanimação cardiopulmonar. Elas devem ser realizadas em pessoas que estejam sofrendo uma parada cardíaca e são vitais para aumentar as chances de sobrevivência da vítima. O procedimento deve ser feito a cada 2 minutos até a chegada dos médicos.

O perigo das picadas de animais peçonhentos

Os acidentes envolvendo picadas de animais peçonhentos, como escorpiões, formigas, vespas, aranhas e besouros são mais comum do que se imagina. No ano de 2014, foram mais de 150 mil pessoas afetadas em todo o território nacional. Isso de acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

Esses acidentes podem causar intoxicações graves, com sintomas que envolvem vômito, diarreia, sonolência, visão turva, falta de ar etc. As reações em crianças, geralmente, são mais intensas e, sem os primeiros socorros adequados, podem levar à morte. Também vamos falar sobre esse assunto no e-book.

##lista_vantagens##

O risco das quedas e fraturas

Os ossos de crianças e adolescentes têm características diferentes daqueles dos adultos, sendo mais frágeis e suscetíveis à quebra. Isso é agravado pelo fato das brincadeiras constantes que podem levar a quedas, principalmente no ambiente escolar.

Uma fratura mal cuidada pode causar problemas por toda a vida, gerando deformidades na estrutura óssea durante a fase de crescimento. Por essa razão, é muito importante conhecer as técnicas de primeiros socorros relativas a imobilização para agir com a devida cautela em meio a essas situações.

No nosso e-book, temos um tópico dedicado apenas a quedas e fraturas e vamos apresentar, dentre outras coisas, quais são fraturas mais comuns nessa faixa etária.

Ficou curioso sobre tudo o que comentamos ao longo do artigo? Então, baixe agora o material Professores são obrigados a saber primeiro socorros: técnicas para salvar a vida de uma criança. Ele foi preparado com todo o carinho para você pela mesma equipe pedagógica responsável pela elaboração dos nossos cursos online. Não perca!

##banner_landing_page_3426##

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.