Uma das grandes estratégias da era digital é o e-mail marketing. Através dele, é possível aumentar a receita da sua empresa e otimizar a retenção de clientes.

No artigo de hoje, você irá entender melhor o que é e-mail marketing, como ele funciona e como encaixá-lo na sua estratégia de marketing digital. Confira!

O que é e-mail marketing?

No livro “Tração: Como Qualquer Startup Consegue Atingir um Crescimento Explosivo de Tráfego”, Gabriel Weinberg classifica o e-mail marketing como um canal de aquisição na era digital.

É através de canais de aquisição que é possível conversar com consumidores, oferecer novas ofertas, realizar conversões com pessoas interessadas no seu produto e fechar vendas.

De forma geral, o e-mail marketing é um conjunto de ações e campanhas que procuram educar, informar e divulgar novos produtos, ideias ou dados sobre os seus produtos e serviços oferecidos para os seus clientes através de um e-maill.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

E-mail marketing funciona?

Mas vamos a pergunta que não quer calar: e-mail marketing funciona? Quando bem feito, sim, essa estratégia pode trazer uma receita substancial para a sua empresa.

Isso porque através do e-mail, você consegue conversar com um grupo de clientes específicos que já conhecem o seu produto e demonstraram interesse nos serviços que a sua empresa disponibiliza. Ou seja, o seu público alvo no e-mail marketing é bastante qualificado.

Porém, é preciso que algo fique bem claro: e-mail nem sempre se encaixará no seu plano de marketing. É preciso entender bem o seu cliente e a sua estratégia, a fim de compreender de que forma ele se adequará sem dar prejuízo.

Como construir uma lista de e-mails

A melhor forma de construir uma lista de e-mails é organicamente, através de formulários de coleta de e-mail em seu blog ou site, de forma com que todas as pessoas que se inscrevam na sua lista estejam realmente interessadas em seu produto.

 

Como e-mails se encaixam no seu plano de marketing

Um dos erros mais comuns de quem faz e-mail marketing é copiar algum case de sucesso. Pela lógica, faz todo sentido replicar uma estratégia que deu certo, porém, quando o assunto é e-mail, cada caso é um caso.

O modelo de newsletter costuma ser um dos mais utilizados. Porém, ele não é muito rentável. Por isso, muitas empresas que testam o e-mail marketing acham que ele não funciona.

Em e-commerce, por exemplo, optar por e-mails oferecendo descontos para quem deixou produtos no carrinho é uma opção muito melhor do que enviar as últimas postagens do blog. É preciso ser estratégico, entender seu produto e o seu cliente para encaixar e-mail no plano de marketing.

Como fazer e-mail marketing

O primeiro passo para entender como fazer e-mail marketing é estudar. Entenda o que o seu consumidor está buscando, quais as opções de e-mail que você pode enviar, como funciona uma campanha e qual a melhor plataforma de e-mails para utilizar.

Uma das formas de aprender mais sobre o tema, entender melhor esse canal de aquisição e desenvolver os seus conhecimentos sobre marketing digital é investir em cursos online com certificado

Aqui no portal, investindo apenas R$69,90, você tem acesso por um ano a mais de 1.200 cursos online disponíveis no Pacote Master, nas mais diferentes áreas de atuação, inclusive ao Curso Online E-mail Marketing.

Não perca essa incrível oportunidade e invista na sua educação. Inscreva-se hoje mesmo e comece já a estudar!