Você tem vários débitos que pesam no orçamento mensal? Está sem crédito no mercado e deseja colocar as contas em dia? Bem, o primeiro passo para isso é descobrir como negociar dívidas. Sabia que é possível?

No artigo de hoje, vamos dar dicas do que fazer para se livrar das parcelas atrasadas e, assim, ter mais dinheiro livre a cada mês. Além do mais, do final do texto, será possível baixar um e-book gratuito e completo que vai ensiná-lo a superar seus problemas com dinheiro. Então, não perca tempo e siga com a leitura.

Como negociar dívidas

Cartão de crédito, empréstimo e crediário são alguns exemplos de contas em que é fácil perder o controle dos gastos e, assim, criar dívidas que parecem não ter fim. De repente, você vê que aquele valor inicial já está bem maior por conta de taxas e juros e começam a chegar os avisos de cobrança. Agora, é o momento de negociar.

Faça uma análise orçamentária

A primeira coisa que você precisa fazer antes de entrar em contato com qualquer instituição de cobrança é realizar uma análise orçamentária do seu próprio dinheiro. Observe qual a sua receita média e quais são seus gastos fixos essenciais (aluguel, conta de água, luz, escola dos filhos etc.).

A partir daí, avalie o que sobra do orçamento todos os meses. Desse valor, separe a quantia que você consegue destinar para a quitação de dívidas. Ela deve representar o custo máximo a ser trabalhado na hora da negociação.

Assim, é possível argumentar melhor com os atendentes de cartões de crédito, bancos etc. - e fazer transação que seja possível de cumprir em longo prazo.

Não deixe de ler: Investimento de curto ou longo prazo: descubra qual o melhor.

Solicite redução de juros

Na hora de negociar diretamente com as empresas credoras, não se esqueça de pedir a redução de juros da sua dívida. Afinal, essas taxas compõem grande parte do montante final do débito.

Caso esteja tentando fazer a quitação vista, barganhe com o atendente e veja o quanto de desconto ele pode lhe oferecer. Se o pagamento for ser forma parcelada, pergunte quanto de juros você pagará no acordo.

A partir de então, avalie se é mais vantajoso diminuir a quantidade de prestações para pagar taxas menores ou se o valor atual permanece dentro do seu orçamento definido no tópico anterior.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Aproveite o Feirão do Serasa

O Feirão do Serasa é um evento que ocorre de forma anual e é voltado especificamente para a negociação de dívidas. O objetivo é fazer credores e devedores entrarem em um acordo de pagamento. Para isso, são ofertados descontos nos débitos que podem chegar a 90% do valor total. Ou seja, é uma bela chance para se livrar das contas atrasadas.

Para participar do feirão, basta se inscrever no site do Serasa Consumidor e acompanhar as novidades.

O que é o Serasa?

O Serasa é órgão de proteção ao crédito que funciona como um banco de dados onde constam informações (em geral, nome e CPF) de pessoas que possuem alguma dívida no mercado financeiro. Isso inclui cartão de crédito, cheque especial, financiamento, empréstimo etc.

Depois do que apresentamos, dá para notar que a negociação é essencial na hora de pagar as suas dívidas e o melhor é que ela pode garantir a você bons descontos. Dessa maneira, coloque em prática cada uma das dicas citadas.

Porém, caso queira aprender a lidar melhor com seu dinheiro, confira os cursos online aqui do Educamundo. Temos mais de 1.200 conteúdos em diferentes áreas e um deles é o Curso Online Educação Financeira, que vai ajudá-lo a lidar melhor com seu dinheiro.

Agora, contudo, baixe o e-book Guia definitivo para você superar problemas financeiros e quitar dívidas. O material foi elaborado com total cuidado pela equipe pedagógica da plataforma que é referência nacional em cursos online com certificado. Ou seja, pode ter certeza que é um conteúdo de qualidade. Até a próxima!

E-book Educação Financeira