Desde a antiguidade o homem escrevia e a milhares de anos a biblioteca surgiu para conservar esses escritos de forma organizada e controlada.

Neste artigo você conhecerá um pouco das maiores bibliotecas do mundo, alguns dos principais conceitos de acervos e pesquisa bibliográfica. Confira!

Qual foi a primeira biblioteca nacional?

Em meados dos séculos VII e VIII a.C, surgiram as primeiras bibliotecas, entre elas a Biblioteca de Alexandria que marcou a época.

Ela reunia os primeiros e principais escritos do mundo antigo, nos quais eram organizados em rolos, etiquetados com a descrição de seus respectivos autores e estruturados em pilhas.

Sem falar que desde aquele tempo, o bibliotecário já desempenhava um papel extremamente útil para escolher os escritos e incentivar a leitura.

Depois disso, surgiram outras bibliotecas que foram adaptando-se às necessidades da época: os escritos religiosos, universidades, o advento da tecnologia.

E além do mais, foi necessário que esse profissional estivesse disposto a estudar, entender e responder às necessidades dos leitores sedentos por informações cada vez mais precisas.

Ainda hoje isso é necessário, o profissional qualificado sai na frente da concorrência. Conheça os cursos online e descubra um mundo de possibilidades.

Conheça as 5 maiores bibliotecas do mundo:

Confira as 5 maiores acervos de biblioteca pelo mundo e veja a densidade das obras literárias milenares.

1. A Biblioteca do Congresso - Estados Unidos

A Biblioteca do Congresso é a maior de todas as bibliotecas e abriga cerca de 155 milhões de exemplares catalogados.

 O local reserva jornais, manuscritos, dados numéricos entre outras relíquias.

2. Biblioteca Britânica

A Biblioteca Britânica abriga mais de 150 milhões de exemplares. Entre eles os principais manuscritos de autores famosos como Leonardo da Vinci.

3. Biblioteca Pública de Nova York

A Biblioteca Pública de Nova York é a segunda maior biblioteca dos Estados Unidos.

Ela conta com cerca de 53,1 milhões de exemplares. Por causa de sua arquitetura ela é considerada um ponto turístico para exposições de obras artísticas.

4. Biblioteca do Estado Russo

A Biblioteca do Estado Russo fica localizada em Moscou e abriga cerca 44,4 milhões de exemplares, inclusive os registros da antiga União Soviética.

5. Biblioteca Nacional da Rússia

A Biblioteca Nacional da Rússia fica localizada em São Petersburgo. Ela possui o segundo maior acervo do país, cerca de 36,5 milhões de exemplares.

O interessante é que essa biblioteca surgiu a partir da Biblioteca Pública Imperial, fundada pela imperatriz Catarina, a Grande.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

O que é acervo de biblioteca?

O acervo de biblioteca significa uma abundância de escritos sobre determinados assuntos. Aqui no Brasil, nós temos a Biblioteca Nacional, que divide o seu acervo em diversos idiomas nas seguintes categorias:

  • bndigital — mediante a demanda de pesquisa as obras são digitalizadas, os assuntos são diversificados e suas imagens possuem alta resolução;
  • hemeroteca — é outro acervo digital focado em pesquisas a revistas, periódicos, jornais e comunicados oficiais;
  • cartografia — mapas manuscritos e impressos relacionados a fatos históricos;
  • manuscritos — documentos pessoais, institucionais, obras literárias;
  • iconografia — imagens: caricaturas, gravuras, desenhos históricos, artes visuais;
  • música e arquivos sonoros — livros, partituras, libretos de ópera;
  • obras gerais — livros para pesquisa sobre diversos assuntos e em hipótese alguma podem ser emprestados;
  • obras raras — obras extremamente raras e preciosas de diferentes países, seja pelos registros ou pelo material externo (capas luxuosas, couros, seda, pergaminhos).
  • periódicos — conserva os principais jornais e revistas diários, semanais e mensais para curadoria;
  • referência — dicionários técnicos e gerais, enciclopédias sobre vários assuntos.

Como fazer uma pesquisa bibliográfica?

Para realizar uma pesquisa bibliográfica, a pessoa deve ter em mente o objetivo da investigação em si, como o início da abordagem, o meio que pretende discorrer e os autores como base para defesa dos assuntos.

O profissional que trabalha na biblioteca deve entender sobre isso para direcionar os livros e documentos certos para quem for realizar a pesquisa bibliográfica.

Sempre deve aconselhar a pessoa a ser ampla em sua pesquisa, existem diversos meios para encontrar as informações e aprofundar sobre o assunto. Veja no Curso Online Auxiliar de Biblioteca um conteúdo completo sobre as técnicas e controle de conservação dos livros.

Concluímos que as bibliotecas são mais importantes do que pensamos, pois guardam as memórias que desejamos manter vivas em nossas mentes. E nesse contexto, a organização é fundamental. Para isso existem diversas categorias de arquivos literários, escritos, sonoros, artísticos.

Gostou do conteúdo? Aproveite, inscreva-se no Portal Educamundo e aprofunde os seus conhecimentos.

Ao fechar o Pacote Master você paga somente R$ 69,90 ao ano e tem acesso ao maior portal de cursos online com certificado (o certificado é cobrado a parte mediante contratação prévia) do Brasil!