Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Livros de elementos de máquinas e outras opções ao projetista mecânico

Solidworks1-1-1

A busca por conhecimento e atualização constante é importante em qualquer profissão, principalmente nas que trabalham com tecnologia, quando essa evolui à velocidade da luz.

Nesse grupo se encaixam os projetistas mecânicos, que desenvolvem seu trabalho utilizando como ferramentas softwares CAD e seguindo normas, que eventualmente são revisadas e atualizadas.

Como forma de atualização e aquisição de conhecimento adicional existem opções como cursos online na área de desenho mecânico, livros de elementos de máquinas, seminários, palestras e treinamentos diversos no segmento.

Quem trabalha com projeto mecânico ou tem interesse na área pode se interessar por nosso Curso Online Projetista Mecânico e pelas dicas de literatura que não podem faltar em sua formação. Temos ótimas sugestões, acompanhe.

##lista_curso##

Leitura obrigatória a todo projetista mecânico: livros de elementos de máquinas e outras dicas

O livro Elementos de Máquinas (Sarkis Melconian, Editora Érica) é a leitura perfeita para quem busca por explicações simples e objetivas. É de grande ajuda a quem está projetando máquinas simples.

Nessa mesma linha, há outras opções:

  • Elementos de Máquinas de Shigley (Richard G. Bodynas e J. Keith Nisbett, editora Mc Graw Hill)

  • Elementos de Máquinas em Projetos Mecânicos (Robert L. Mott, editora Pearson)

Fundamentos de resistência dos materiais em livros

É essencial que um projetista mecânico saiba tudo sobre resistência dos materiais, uma vez que as peças que compõem uma máquina ou determinada estrutura devem ter proporções e dimensões adequadas para aguentar os esforços que receberão.

Sobre esse tema, seguem algumas dicas:

  • Fundamentos de Resistência dos Materiais (Antonio Carlos da Fonseca Bragança Pinheiro e Marcos Crivelaro, editora LTC)

  • Resistência dos Materiais – Uma abordagem Sintética (Marcelo Greco e Daniel Nelson Maciel, editora Elsevier)

Estado triplo de tensão

As tensões são estudadas para que se entenda o comportamento mecânico dos sólidos quando submetidos a ações externas, como deslocamentos impostos e esforços.

O estado triplo de tensão é estudado juntamente com o estado duplo e deformação, em livros de mecânica dos materiais, que está diretamente ligado à resistência dos materiais:

  • Mecânica dos Materiais (Ansel C. Ugural, editora LTC)

  • Mecânica dos Materiais (Beer, Johnston, DeWolf, Mazurek, editora Mc Graw Hill)

##lista_vantagens##

Simulação computacional

À simulação computacional ligamos o trabalho com softwares como o SolidWorks e AutoCad. No entanto, um dos autores que vamos indicar a seguir, diz que: “Se o engenheiro não sabe modelar o problema sem o computador, ele não deve fazê-lo tendo o computador”.

Essa frase é de Avelino Ales Filho, autor do livro “Elementos Finitos – A Base da Tecnologia CAE”, nossa indicação nessa área.

O que são elementos finitos?

Por elementos finitos define-se um procedimento numérico que define soluções aproximadas às incógnitas em um número de pontos sobre o domínio. Como resultado se tem equações algébricas, que ajudam a resolver o que se quer, subdividindo um grande problema em partes menores.

Estude no Educamundo e alavanque sua carreira

Logo no início da postagem demos uma excelente dica para sua capacitação: nosso curso de projetista mecânico.

Por apenas {preco_matricula}, você assina o Pacote Master e tem acesso a mais de 1.200 cursos, podendo fazer quantos quiser, dentro do período de um ano.

Faça a sua inscrição agora mesmo, aproveite todos os benefícios que o portal oferece e descubra por que somos referência em cursos online com certificado no país. Bons estudos e até a próxima postagem!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.