Home / Blog / Educação / Letramento digital: veja o que é e como funciona
Letramento digital Educação

Letramento digital: veja o que é e como funciona

  • Por: Equipe Educamundo
  • 07/12/2021

Que as restrições impostas pela pandemia da Covid-19 afetaram diretamente o cotidiano escolar já não é mais uma novidade, não é mesmo?

Nesse período, as escolas passaram a ter aulas online e as ferramentas digitais foram de suma importância para que as atividades de ensino não fossem totalmente interrompidas. 

Agora, o letramento digital já é foco de diversas discussões e um assunto que tem sido diariamente ampliado. 

Quer saber mais sobre o tema? Continue lendo a seguir e se informe!

O que é letramento digital?

O letramento digital é definido como sendo a capacidade de dominar técnicas para acessar, interagir e compreender a leitura dos diversos tipos de mídia. 

O conceito de letramento digital remete ao do letramento tradicional, no entanto, adiciona-se as tecnologias ao processo de convivência. Nesse contexto, as ferramentas digitais são consideradas um novo idioma. 

Ocorre que, com a difusão das tecnologias, viver sem elas tornou-se algo praticamente impossível (ou muito difícil). Tendo em vista que as relações de trabalho e de estudo (como falamos no início do texto) são em grande parte por essas vias, sobretudo, depois do isolamento social. 

Quando você foi alfabetizado, você aprendeu mais do que decodificar os códigos linguísticos, que diz respeito a compreender as letras, palavras e textos. Para além disso, você aprendeu também a interpretar e por consequência, passou a utilizar isso como uma forma de comunicação.

Logo, as pessoas consideradas “letradas” compreendem o que leem, e sabem utilizar cada tipo de aglomerado de palavras em cada tipo de situação. 

Quando o termo letramento vem acompanhado do adjetivo digital, refere-se a capacidade de cada indivíduo em compreender as diversas situações de leitura e de escrita que acontecem no mundo digital. 

Mas, assim como o letramento não inclui somente a decodificação, o letramento digital inclui o domínio dessas ferramentas tecnológicas e utilizá-las para comunicar entre as pessoas e também, utilizá-las em seu cotidiano. 

Em resumo, o letramento digital envolve a utilização dos recursos tecnológicos, em favor do seu cotidiano. E não podemos deixar de citar que a linguagem digital abrange muito mais do que palavras, pois tem códigos não verbais, abreviações, símbolos, imagens, desenhos, e etc. 

Para que serve o letramento digital?

Agora, falando para o que serve o letramento digital, podemos citar alguns exemplos, tais como:

Adaptação com a modernidade 

O letramento digital contribui diretamente na adaptação das pessoas para com as mudanças sociais que a tecnologia trouxe e trará com a sua expansão constante. Com essa adaptação, o indivíduo passa a ter mais oportunidades, seja de trabalho ou de aprendizagem (no caso das crianças). 

Melhora na comunicação 

Outra grande utilidade do letramento digital é a expansão da capacidade de comunicar-se com outros indivíduos, o que fortalece interações e também, as aproxima. 

O domínio obtido com o letramento digital contribui diretamente em trabalhos desenvolvidos em equipe, com o intercâmbio de pessoas e também, as relações pessoais. Afinal, nunca foi tão fácil se conectar com as pessoas, não é mesmo?

Contato com conhecimentos multidisciplinares 

A difusão das tecnologias possibilita o contato direto com conhecimentos nas mais diversas áreas de conhecimento, as quais contribuem de forma direta para a formação do indivíduo multidisciplinar. 

E esse é o perfil mais procurado no mercado de trabalho hoje em dia, além disso, o letramento digital possibilita a aprendizagem de diversas ferramentas que podem ajudar o profissional no desenvolvimento do trabalho. 

Melhora da atenção e foco 

Quando o letramento digital é utilizado de forma adequada no processo de ensino e aprendizagem, o mesmo estimula a melhora da atenção e do foco. Tendo em vista que esse recurso na educação tende a utilizar uma linguagem mais atrativa para as crianças. 

Quando o letramento digital é utilizado com outras ferramentas, os resultados tendem a ser ainda mais promissores. 

Pensamento crítico 

No meio digital há diversas formas de fortalecer o pensamento crítico, pois o acesso à informação é ampliado (desde que sejam verificadas as informações previamente). Por conta disso, é importante que as crianças recebam a alfabetização tecnológica desde cedo, e desenvolvam a capacidade de filtrar as informações. 

Desenvolvimento da autonomia do aluno 

Em diálogo com o item anterior, esse tópico diz respeito ao acesso das crianças às tecnologias. A autonomia do aluno pode ser fortalecida com o letramento digital, pois em uma sociedade digital, aquele que não é letrado acaba sendo mais dependente de outras pessoas. 

Além disso, quando a criança tem acesso a esses recursos, elas podem buscar outras fontes de informação, não ficando limitado somente aos conteúdos aprendidos em sala de aula. 

Não podemos deixar de citar que o letramento digital deixou o período de isolamento social com um pouco menos de impactos na vida das pessoas. 

Exemplos de letramento digital

Agora que você já conhece o que é letramento digital, nada melhor que entender através de exemplos, não é mesmo?

São eles:

  • Um arquiteto que domina as ferramentas tecnológicas disponíveis na área, pode ser considerado um exemplo clássico de letramento digital; 

  • Um influenciador que cria conteúdo de diversas naturezas e em diversas plataformas, também é um exemplo; 

  • Uma professora que utiliza das ferramentas no processo de ensino e aprendizagem de seus alunos, pode ser uma forma de expandir o letramento digital nas futuras gerações; 

  • Jogadores de jogos online, podem ser também considerados letrados digitais. 

Como você pode observar, o letramento digital ultrapassa relações entre pessoas e é utilizado, inclusive, em atividades de lazer. 

Linguagem digital x letramento digital?

E por último, mas não menos importante, temos que ressaltar que apesar de serem termos que dialogam entre si, a linguagem digital e o letramento digital possuem diferenças marcantes. 

Enquanto o letramento digital diz respeito ao domínio das inúmeras ferramentas disponíveis de forma digital, a linguagem digital é entendida como a forma de comunicação baseada em palavras, dígitos ou símbolos que facilitam a comunicação no meio digital. 

Dessa forma, a linguagem digital é um resultado do letramento digital e também do avanço das tecnologias no cotidiano das pessoas. Por isso, não confunda esses termos!

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Aprenda mais com cursos do Educamundo

Iai, compreendeu o que é letramento digital?

Agora quero te fazer um convite para você aprender mais sobre educação e outras diversas áreas do conhecimento.

O Educamundo colocou a disposição o Pacote Master, um conjunto de cursos online com certificado opcional que dá direito ao estudante o acesso por um ano a mais de 1200 cursos, sem mensalidade, e o melhor, investindo apenas R$ 69,90 ao ano.

Faça agora mesmo a sua matrícula e aproveite para aprender sobre letramento, educação infantil, direito e muito mais.

Você já conhecia o letramento digital? Você se considera fluente nesse novo “idioma”? Conta para a gente nos comentários! 

Artigos que podem te interessar:

Artigos em Destaque