Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Introdução ao projeto mecânico e suas aplicações em diversas áreas

Solidworks3-1-1

Você sabe o que é um projeto mecânico e qual a função do projetista? Esse profissional trabalha com projetos e desenhos técnicos de máquinas, equipamentos e peças. Também é de sua alçada a elaboração e controle de documentos e laudos técnicos, assim como o controle de matéria-prima e estoque.

Para conhecer mais sobre essa carreira, vamos fazer uma breve introdução ao projeto mecânico, a exemplos de projetos e demais assuntos pertinentes ao tema.

##lista_curso##

Introdução ao projeto mecânico e processos relacionados

O projeto mecânico é a representação de uma peça ou de uma máquina, criado com o uso de softwares específicos, como Autodesk Inventor, AutoCad ou SolidWorks.

Seu principal objetivo é chegar a um produto ou equipamento final funcional, seguro e confiável. É um meio de se buscar soluções para resolver deficiências e se chegar a um bom design das peças, equipamentos ou máquinas.

Todo projeto mecânico é representado por um desenho, que ilustra as formas e medidas do objeto, tudo padronizado e normatizado conforme a ABNT, a fim de ser interpretado da mesma forma por clientes, fabricantes e projetistas.

Conheça alguns trabalhos desenvolvidos por meio de um projeto mecânico

No dimensionamento de estruturas metálicas

Uma das possíveis funções de um projetista mecânico é trabalhar com cálculos estruturais para dimensionamento de estruturas metálicas, barras de carga, colunas e vigas, conforme a norma ABNT específica.

Em processos de soldagem

As vagas na área de projetista mecânico exigem que o profissional tenha conhecimento em processos de soldagem e no desenvolvimento de projetos de dispositivos e ferramentas de solda, e também de fundição, dobra, usinagem e molde.

Isso exige que esse profissional tenha habilidades para a construção de estruturas metálicas de vários perfis, tubos, cantoneiras, vigas I etc.

Em máquina pneumática

O projetista mecânico também desenvolve projetos para criação de peças para equipamentos de ar comprimido, como uma máquina pneumática.

A utilização da pneumática em aplicações industriais é bastante comum, principalmente por oferecer vantagens em termos de custo e confiabilidade. Uma das coisas que o projetista faz nesse segmento é o desenvolvimento de circuitos pneumáticos, que é a projeção da relação entre os componentes do comando para a sua operação.

Por exemplo: fazer com que os pacotes que chegam em uma esteira transportadora sejam levantados e empurrados para outra esteira, por meio de hastes de cilindros pneumáticos.

Seleção de materiais no projeto mecânico

Uma das decisões mais importantes em um projeto é a escolha dos materiais. A quantidade de materiais disponíveis a engenheiros, projetistas, designers e outros profissionais de áreas correlatas é bastante ampla: mais de 160 mil.

As propriedades são importantes na escolha dos materiais. São elas:

  • Gerais: densidade e preço

  • Mecânicas: limite de resistência e taxa de desgaste

  • Térmicas: condutividade térmica e resistência a choque térmico

  • Elétricas: força dielétrica e fator de potência

  • Óticas: índice de refração

  • Propriedades ecológicas: energia incorporada e pegada de carbono

##lista_vantagens##

Quer saber mais sobre projeto mecânico?

O Curso Online Projetista Mecânico do Educamundo dá a você um excelente embasamento sobre projeto e desenho mecânico, tecnologias como usinagem e estampagens e outros aspectos inerentes à área.

Ao inscrever-se em nosso portal, você ganha acesso à plataforma por um ano e pode fazer todos os cursos que quiser do Pacote Master. São mais de 1.200 opções em cursos online à sua escolha. Para isso, investe uma taxa única de {preco_matricula}.

Faça a sua inscrição agora mesmo e aproveite todas as vantagens de fazer nossos cursos online com certificado. Bons estudos e até o próximo post!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.