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Inteligência Emocional no Trabalho: conheça os benefícios

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Quem já não teve aquele dia no escritório em que parecia que tudo estava dando errado? Mas embora momentos como esse sejam comuns, nem todos têm inteligência emocional no trabalho para lidar bem com os obstáculos do dia a dia.

A capacidade de manter-se firme, centrado e produtivo, em especial naqueles momentos mais desafiadores, configura uma importantíssima habilidade profissional — e justamente por isso que a inteligência emocional se tornou um dos principais requisitos para as empresas.

Quer entender o que realmente significa ter inteligência emocional no trabalho, e quais os seus benefícios, na prática, para a produtividade? Então, este texto foi feito sob medida para você. Confira!

O que é ter inteligência emocional no trabalho?

A inteligência emocional no trabalho é uma habilidade essencial para lidar com as pressões, desafios e estresses, sempre presentes em qualquer ambiente corporativo.

Afinal, o mercado é um espaço de ampla e crescente competitividade, tanto para os colaboradores como para as próprias empresas. Dessa forma, saber lidar com suas emoções, medos e inseguranças é fundamental, e pode fazer toda a diferença no rendimento do seu trabalho.

Ainda, vale ressaltar que todos nós temos uma vida além das fronteiras da empresa. Portanto, é natural que todos tenhamos que lidar com dificuldades relacionadas às outras esferas das nossas vidas. 

Por isso, ter inteligência emocional no trabalho significa também saber deixar de lado essas outras questões pessoais e conseguir se concentrar nas suas atividades profissionais.

Então, embora não pareça muito, manter a cabeça fria e raciocinar com calma, principalmente nos momentos difíceis, são duas peças-chave para manter-se sempre produtivo, solucionando problemas e superando obstáculos em meio à adversidades.

Não à toa, as chamadas soft skills, que envolvem habilidades sociais, tais como a inteligência emocional, são cada vez mais demandadas pelo mercado de trabalho.

inteligência emocional no trabalho

Manter-se calmo, concentrado e proativo nos momentos de maior tensão é um dos pilares da inteligência emocional no trabalho.

Quais os benefícios da inteligência emocional para a produtividade?

A inteligência emocional no trabalho impacta a produtividade em duas frentes diferentes. A primeira frente é a da produtividade individual, ou seja, de cada colaborador.

Isso porque quando temos controle emocional sobre nós mesmos, conseguimos atuar de forma mais concentrada, proativa e motivada. Tudo isso é de essência para mostrar serviço e manter um alto nível de produtividade, independente de possíveis problemas pessoais ou de pressões no trabalho.

A segunda frente é a da produtividade coletiva, que envolve a todos na empresa. Mas como ter inteligência emocional pode melhorar a produtividade de todos?

Para responder essa pergunta, tomemos o seguinte exemplo. Vamos supor que, em uma fábrica de sapatos, houve um problema na linha de montagem, e isso pode acabar atrasando as entregas de demandas importantes.

Infelizmente para muitos, a primeira resposta a essa crise envolve pânico, desespero e aquele sentimento terrível de “não tem jeito” e “vai dar tudo errado”.

Logo, pessoas começam a se desentender, apontar responsáveis e se eximir de qualquer tipo de culpa, aumentando ainda mais a pressão dentro da empresa.

Mas, como você pode adivinhar, essas reações em nada ajudam na resolução do problema, que é entregar as demandas no tempo certo. 

Além disso, esse sentimento de derrota, logo de início, desmotiva a todos, e isso tem um impacto enorme no nível de satisfação e na produtividade dos funcionários da empresa. 

Demonstrar essa falta de inteligência emocional no trabalho é também um péssimo sinal para os gestores, que desejam soluções práticas para o problema em questão.

Por isso, nos processos seletivos das empresas, principalmente para posições de lideranças, os candidatos que demonstram ter controle emocional costumam sair com bastante vantagem.

Como se tornar um profissional melhor?

Agora que você já entende o que é inteligência emocional no trabalho, bem como os seus benefícios para a produtividade, vamos dar uma excelente dica para você se tornar um profissional ainda melhor: priorize a qualidade de vida no trabalho!

Quando você se sente acolhido, respeitado e valorizado na empresa, é natural que se sinta menos estressado, mais motivado e produtivo em sua posição. E isso pode, até, ter consequências positivas para a sua vida pessoal. 

Afinal, o trabalho é uma parte importantíssima das nossas vidas, e quando estamos satisfeitos com o nosso emprego, é natural que essa positividade respingue em nosso humor no dia a dia, bem como em nossas relações com amigos e familiares.

Por isso, pense bem em como você se sente em seu ambiente de trabalho, o que você considera positivo e negativo, e se está feliz onde você se encontra. 

Responder perguntas como essas não é fácil, mas pode ser exatamente o que você precisa para acelerar sua carreira no mercado de trabalho.

E, com isso, encerramos por aqui o nosso texto de hoje! 

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